Fiat Cronos, sedã compacto da Fiat, neste artigo avaliamos a versão Drive 1.3 com transmissão manual em relação ao seu custo x benefício frente ao VW Virtus 1.6 MSI.
O Fiat Cronos é um sedã baseado na plataforma do Argo, mantendo a mesma distância entre-eixos do hatch, de 2,52 metros.
O comprimento total, porém, aumentou de 3,99 metros no Argo, para 4,36 metros neste Cronos. Com isso, o porta-malas cresceu de 300 litros para 525 litros e o banco traseiro foi modificado para oferecer um espaço de 1 cm adicional no compartimento traseiro.
Em relação aos preços, o Cronos Drive parte de R$ 55.990 reais, mas o modelo que está nas imagens custa R$ 64.920 reais. Isso porque ele tem o Kit Stile (rodas de liga de 15, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido), Kit Parking (sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré), Kit Convenience (retrovisores elétricos com tild down, vidros elétricos traseiros) e o alarme. Mais a pintura metálica que acrescenta R$ 1.700 reais. Então ele fica em R$ 64.920 reais.
O Cronos Drive 1.3 adota um motor FireFly 1.3 de 101 cv (G) e 109 cv (E) e torque de 13,7 Kgfm (g) ou 14,2 Kgfm (E), associado com cambio manual de cinco marchas, ou automatizado GSR (antigo dualogic) também de 5 marchas. No caso do Cronos Automatizado, o preço sobe R$ 5.000 reais, e vai a R$ 69.920 reais.
Com câmbio manual, ele acelera de 0 a 100 Km/h em 12,3 s (gasolina), e 11,5 s (etanol), segundo dados da Fiat. Na revista Quatro Rodas ele obteve, com gasolina, ele obteve 13,7 segundos.
Análise de custo x benefício
O preço do Cronos 1.3 Drive de R$ 64.920 reais o coloca em enfrentamento direto com o VW Virtus 1.6 MSI, que, com todos opcionais, sai a R$ 64.390 reais, sendo R$ 600 reais mais barato que o Cronos.
Além de mais barato, o Virtus tem um motor 1.6 mais potente, que o acelera de 0 a 100 Km/h em 12,7 segundos no teste da Quatro Rodas - 1 segundo mais rápido que o modelo da Fiat. O consumo do Virtus é de 17,7 Km/l em estrada, e 12,8 Km/l em cidade - o Virtus é mais econômico em estrada, enquanto o Cronos é mais frugal em cidade.
Nos itens de segurança o Virtus se sobressai também, oferecendo todos os itens do Cronos Drive 1.3, e ainda 4 airbags (contra 2 do Cronos), ESP - controle eletrônico de estabilidade e tração, e hill assist, itens ausentes no Cronos.
Conclusão
O Cronos 1.3 Drive 1.3 Manual não oferece uma boa relação custo x benefício, visto que ele é mais caro que o Virtus 1.6 MSI. O Cronos é 13 cm menor no comprimento e no entre-eixos, com menor espaço interno. O VW Virtus é a melhor opção, pois é mais barato, mais equipado, mais seguro, tem melhor desempenho e melhor consumo em estrada.
Já sabemos que o Virtua é superior ao chronos mas essa reportagem está muito simplista, parece tirar conclusões de modo muito apressado
ResponderExcluirO pior de tudo é ler os comentários dos apaixonados por marcas.
ExcluirTodos que fazem comentários apaixonados acabam falando várias asneiras.
Brasileiros não sabem escolher carros. A maioria não verifica testes Crash (questão mais importante na escolha de um carro, pois coloca-se a própria vida e dos familiares dentro dessas máquinas), não avaliam espaço de frenagem, não avaliam tabelas de consumo do inmetro. Simplesmente escolhem um carro por gostarem da marca ou por acharem bonitinho.
Não vou defender nenhum dos carros aqui testados, pois acredito que existem opções melhores, principalmente entre as japonesas, em questão de segurança, desempenho, etc. Coisas que realmente importam.
Comentários como os que vi abaixo, do tipo "O cambio manual do Cronos é feio" me deixam espantado com a falta de noção. Imagina o sujeito deixar de comprar um carro porque acha a alavanca de câmbio feia, como se isso fosse um fator importante. Ou ainda, elogiarem o design do Virtus. Me desculpem os apaixonados pela marca, mas a frente dos VW não muda há quase uma década. A frente do Virtus tem poucas modificações em relação a de um gol de 10 anos atrás. Reforço que design de um carro não deveria ser fator de decisão, mas se for levar isso em conta, a frente do Cronos e do Argo estão uma década a frente em relação ao Virtus. Estilão Mercedes.
Outro comentário comum é: Tal carro anda mais, então é melhor. Coisa de gente sem noção.
O que realmente faz um carro melhor é segurança (resistência a impacto, Frenagem em espaços menores, estabilidade, etc)e confiabilidade do sistema mecânico e eletrônico (não existe coisa pior que ter um carro bonitinho carregado por guincho).
Os Volvo são considerados os carros mais seguros do mundo e se fossem vendidos modelos deles no Brasil, muita gente não compraria porque iria preferir um carro das marcas de paixão.
Que povinho sem noção.
Suas colocações são a expressão da verdade, alem de inteligentes, concordo com voce 110%
Excluirgenti...se o cronos é tão bom porque não vendi?
ResponderExcluirCompra um, aí vão vender
ExcluirMe pergunto a mesma coisa, sobre a Savaiero. Rsrs
Excluirnao vende???? vc tem certeza dessa aformação? vende e vem colado no virtus
ExcluirEsse cornolindo toma benga do Virtus geral e sem doo. Pfinal. Hasta la vista
ExcluirCronos é mais frugal em cidade.... eita dicionario de sinônimos hahaha
ResponderExcluirIsso mesmo. São concorrentes. Além deles, Prisma, City, Ka Sedan. Concorrentes diretos que brigam entre si pra ver quem ganha o título de melhor pior sedan do Brasil.
ResponderExcluirResumo: o sujeito que compra um Cronos Drive 1.3 pagando mais caro que um Virtus 1.6 MSI, o sujeito que compra o Cronos assina atestado de idiota, e, pior, precisa ser internado urgentemente, pois está com sérios problemas mentais.
ResponderExcluirAh vá !
ExcluirQuantas vezes o site vai comparar Cronos com virtus? Essa comparação já deu.
ExcluirAgora gosto é problema mental. kkkkkkk
Excluirse o dinheiro é dele.... pq se mete?
Excluiraté parece q vc só compra coisas de cxb.... aham....
Isso tudo é inveja de quem tem dinheiro para comprar um carro zero. Trabalhe mais carlota, sua Caloi está cansada de você.
ExcluirNão sei porque,mas eu bato o olho nesse Cronos e já vejo um Gran Siena.
ResponderExcluirOutra coisa, esse cambio manual da Fiat é muito feio, digo no sentido estético mesmo.
Um outro detalhe que notei no Argo e nesse Cronos; a quantidade pequena de porta objetos.
Verdade, esse cambio manual mais parece da década de 90, ridículo !
ExcluirSem dúvida nenhuma que prefiro o VIRTUS, porque?
ResponderExcluirO VIRTUS é maior, tem mais espaço, anda mais, mais econômico em algumas ocasiôes, tem estrutura melhor com solda a laser e é mais bonito também.
Ah!, e o melhor, é mais barato que o Cronos.
Verdade. E não menos importante, na hora da venda...
ExcluirVirtus, sem sombras de dúvidas. Só o nível de construção e segurança já abrem um abismo entre os dois.
ResponderExcluirHoje vi Um Virtus msi táxi,aqui em SP ele tá caindo no gosto dos taxistas
ResponderExcluirVi um tsi no centro de BH e muitos polos no meu bairro
ExcluirNa verdade eles nem concorrente são.
ResponderExcluirOu são?
Com certeza o Virtus, disparado.
ResponderExcluirCronos é um "Sienão" em todos os sentidos.
Andaram relinchando por aqui que o sedan médio Virtus superou o sedan grande Corolla no varejo... MENTIRA!!!!!
ResponderExcluirRelatório de fechamento da Fenabrave, Abril 2018, no site fenabrave.org.br para quem quiser ver!
Vendas no Varejo:
Corolla - 3.963
Virtus - 2.905
O Corolla, com preços a partir de 90.000, enfiou mais de 1.000 unidades a mais, só no varejo, no Virtus com preços a partir de 60.000. 36% a mais!!!! Surra!!!! Enrabada!!!! Humilhação!!!!
Isso porque, segundo o Inmetro, o Corolla é sedan grande, portanto de categoria superior ao Virtus, que segundo o Inmetro é médio, inferior. Ainda segundo o Inmetro, tão defendido por certas pessoas aqui, também são sedans médios, e portanto concorrentes reais do Virtus: Cobalt, Prisma (lider isolado em vendas dessa categoria), Etios Sedan, Logan, HB20S, City, Grand Siena, Cronos, Ka Sedan, New Fiesta Sedan e até o velhusco Voyage! kkkkkkkkkk
Sugestão à mentirosa de plantão: para de mentir e vai passear com sua Caloi Ceci!
Fatos, apenas fatos, o resto é relincho!
Pra quê humilhar assim?
ExcluirSó o fã boy acha q eles competem.
ExcluirTô aqui de boa esperando a recalcada da Caloi falar qual é o carro dele?
ExcluirPiloto de teclado.
Como se pagar 90.000,00 num Vovorolla com Calotas e sem rádio fosse um baita negócio né?! Corolla é carro de idoso e taxista acéfalo! Dos médios é disparado o pior no Custo X benefício. É como o Onix em primeiro no ranking disparado, Existem dezenas de opções bem melhores, mas como a grande maioria do Brasileiro é acéfala o Onix nada de braçadas sendo um dos piores carros nacionais. E desde de quando o mais vendido é o melhor?
ExcluirMencionar Logan, Grand Siena, Ka Sedan é uma verdadeira piada ! São de outra categoria ! Informe-se antes de publicar !
ExcluirMocinho, a quanto tempo o Vovorolla está no mercado ? Só pode ser Fã boy mesmo !
ExcluirQue preguiça de quem não entende ironia... Eu ia explicar, mas deixa pra lá, não vale a pena... rs.
ExcluirE apenas para registro, não tenho Corolla, nem gosto do Corolla (tenho um Civic), mas gosto menos ainda de quem comenta um monte de informações falsas, distorcidas e, principalmente, falta com o respeito aos outros. Abraços.
Ué, o Virtus não concorre com Corolla?
ResponderExcluirEnquanto não tiver MSI Automático, o Cronos sobrevive.
ResponderExcluirAcho engraçado, porque não compara o virtus 1.6 completo, com o cronos 1.8 manual básico, pois os equipamentos se igualam, para ver quem é o melhor?
ResponderExcluirPorque os comparativos são feitos com versões e equipamentos que favorecem o virtus, pra ele sempre ganhar... Vw blog
ExcluirUma coisa que ninguem fala é que por ser mais comprido o virtus exige uma garagem maior além de precisar de mais espaço para estacionar na rua.
ResponderExcluirCorreto, na realidade vendo pessoalmente fica muito desproporcional !
ExcluirCRONOS É O MESMO QUE NEW LINEA...NEW MICO !!
ResponderExcluirKkkkk new micos! É mesmo
ExcluirQuem compra o virtus assina na testa que é um idiota! Um carro nesse valor q não tem nem uma regulagem de altura de volante Kkkkkk, carro seco por dentro, é um gol um pouco melhorado, Cronos 1.3 é superior ao virtus 1.6 e pronto.
ResponderExcluirO dono do blog é puxa saco da volks e pronto pra ele sem a Volks vai ser melhor!
Nunca compraria esse Cronos. Na verdade nenhum da Fiat.
ExcluirGosto é igual a c* cada um tem o seu !!!
ExcluirO airton senta. Que boboeira. Toma concorrência!!!
ExcluirNem de longe esse virtus 1.6 é melhor q o cronos 1.3.
ResponderExcluirVirtus não é melhor que o Cronos? Só no seu planeta Fiat colega. te provo de de A a Z que o Virtus esculacha o seu amado Cornos parafuso por parafuso, ponto por ponto de Solda. A começar pelo câmbio, A alavanca do câmbio do Cronos parece daquelas DKW da década de 70, friba e fica soltacom engates imprecisos. O Virtus usa a plataforma MQB, enquanto o seu amado Cronos usa plataforma de Punto, Só por isso o Virtus já sai muito a frente. Já ouviu falar em rigidez a torção? sabe a diferença que isso faz em qualquer veículo? Então vá se informar e verás como o seu amado Cronos se torna Lixo quando comparado ao Virtus! Vou para a Humilhação por aqui, mas por favor não faça mais seus pais sentirem vergonha!
ExcluirVirtus é maior, mais equipado, mais seguro, mais barato, tem desempenho melhor, manutenção e seguro mais baratos e desvalorizará menos. Mas talvez quem compra um Cronos apenas queira sentar no banco do motorista e olhar a cabine sem ter a nítida impressão de estar num carro de categoria inferior...
ResponderExcluirTenho um Polo Comfortline e é assim que me sinto sempre que entro no carro (à exceção do volante em couro do Golf - do Pack I)!
A política de pacotes opcionais (com recursos essenciais) vai afundar a Fiat cada vez mais. A VW também comete seus micos, mas já aliviou um pouco o seu histórico de 487 pacotes disponíveis. Sensor de estacionamento, vidro elétrico traseiro, farol de neblina, banco bipartido, enfim, todos itens básicos, coisa de carro popularesco... Por que isso em pacote opcional??? Ferra a linha de produção, ferra as concessionárias e ferra os clientes, que acabam comprando o que tem na concessionária. Aí levam carros incompletos pra casa, com o tempo gera insatisfação e vão mudando de marca...
ResponderExcluirAté o momento é claro que o Cronos é inferior ao Virtus (mesmo com seu irritante suporte fixo de celular). O Fiat deveria vir com todos esses itens de conveniência, por 3 a 5 mil mais barato que o VW. Dessa forma, ou a Fiat vai ficar dependendo de altos descontos, ou a dupla Argo / Cronos é mais uma candidata a desaparecer em pouco tempo...
E a VW Brasil que acorde também, pois ainda está no meio do caminho, oferecendo itens básicos em pacotes opcionais. Melhorou, mas ainda peca.
Realmente, hoje em dia, não tem muita lógica ficar com a dupla da Fiat. Em alguns pontos podem até oferecer uma satisfação visual mais interessante, principalmente no interior do carro. Porém, mesmo assim, não vale a pena não.
A Fiat está se segurando no preço mais barato, pois deve estar oferecendo esses carros sem os itens de dignidade. Mas isso tende a ser um tiro pela culatra, prejudicando a marca cada vez mais nos comparativos e principalmente com os clientes.
Quase todos os comentários abaixo detonam o Cronos e dizem que o Virtus é muito melhor. Não concordo. Pelo menos nessas versões, Cronos Drive 1.3 e Virtus MSI, a disputa é acirrada.
ResponderExcluirPrimeiramente, o Cronos é 4.000,00 mais barato que o Virtus. Esses opcionais que o Cronos avaliado aqui tem, encareceram demais o carro. E 4 mil é bastante coisa na hora de decidir a compra.
Segundo. O Polo é maior, mas esse tamanho se reflete apenas para os passageiros de trás, pois os porta malas se equivalem.
Terceiro. O Polo é mais potente, mas tem um motor mais antiquado. O Cronos é mais eficiente quando se fala em economia na cidade e na estrada. A reportagem se baseia numa aferição de consumo da Quatro Rodas, que não reflete a realidade.
Terceiro. O Cronos é muito mais bem equipado. A central de multimídia e o sistema de som são os melhores entre os concorrentes de mesma categoria.
Quarto. Gosto é uma coisa pessoal. Mas pelo menos internamente, é difícil encontrar quem prefira o visual do Virtus ao do Cronos.
Obviamente, a favor do Virtus está a segurança, com 2 airbags a mais.
Com relação ao comprimento maior do virtus eu acho uma desvantagem pois ocupa mais espaço de garagem e para estacionar na rua além de ser mais ruim de manobrar em garagem de apartamentos por exemplo.
ExcluirDe onde vc tirou que o Cronos é mais equipado que o Virtus?
ExcluirVc não leu nem a matéria que deixou explícito que o cronos para se equiparar com o Virtus em equipamentos é necessário adquirir vários pacotes de equipamento e acaba ficando mais carro mesmo não tendo vários itens de segurança que no Virtus já são de série? E segurança pra vc não conta? Melhor é multimídia né? Raciocínio bem típico de brasileiro Motor e cãmbio no Virtus ta,mbém são superiores ao Cronos. Vc foi irõnico ou é tão fiateiro assim? KKKKKKKKKKKK
Marcos Vianna. Quando eu falo que o Cronos é mais equipado, eu me refiro a comparação Drive 1.3 x Virtus MSI. O Virtus não tem retrovisor elétrico, nem ajuste da coluna de direção, nem multimídia de série. E multimídia não é coisa de brasileiro como vc insinuou. Todo mundo em todos os países querem, ainda mais um equipamento ultraconectado como o da Fiat.
ExcluirO motor 1.3 firefly do Cronos é tecnologicamente superior ao velho MSI que já equipava Fox e Gol há um bom tempo, e que já foi objeto de várias reclamações. Só foi um pouco melhorado.
Quanto aos "vários itens de segurança"que vc citou, eu só vejo os airbags laterais como diferença, já que o controle de estabilidade e tração é opcional no Virtus MSI.
E fiateiro eu não sou. A minha preferência sempre foi a VW, mas vejo uma injustiça nessa comparação.
O msi não é velho,estreou no fox
ExcluirO firefly 1.3 do Cronos tem 8 válvulas
ExcluirO Polo é mais potente, mas tem um motor mais antiquado.
ExcluirO motor do Virtus é infinitamente mais moderno que o do Cronos. O Virtus tem cabeçote de 16 válvulas, o Cronos tem o antiquando cabeçote de 8 V, ou seja, menos potência e torque. O Cronos 1.3 é uma piada. Anda menos e bebe mais que o Virtus 1.6, e tem mané que fala que esse motor da Fiat é "muderno"? O sujeito precisa não entender nada de carro para dizer uma idiotice dessa.
Relinche menos, pesquise mais. Só relincho. Dizer que o motor do Cronos é mais moderno é totalmente nonsense. Mostra que vc não tem a menor idéia do que fala.
Quando eu falo que o Cronos é mais equipado, eu me refiro a comparação Drive 1.3 x Virtus MSI. O Virtus não tem retrovisor elétrico, nem ajuste da coluna de direção, nem multimídia de série.
Os modelos comparados tem tudo isso, e Virtus é mais barato.
Agora, observa-se uma pessoa fútil, apreciadora de novelas, quando ele dá um imenso valor a irrelevâncias como "retrovisor elétrico", e ignora sumariamente o fato de que o Virtus tem 4 airbags, controle de estabilidade e de tração, e hill assist.
Fica de mimimi com retrovisor elétrico, e não dá importânica a itens como ESP, ASR, DXDS+ e Hill Assit. Em resumo, um mané.
ainda mais um equipamento ultraconectado como o da Fiat.
Ultra-conectado? kkk...tem as mesmas conexões da central mais boqueta do Virtus, que é CarPlay e Android Auto. E o Virtus ainda tem opção de Multimídia com GPS, indisponível no Cronos, e o mané vem relcinchar sobre central com termos que ele repete de marketing como "ultraconectado".
que mané.
O motor 1.3 firefly do Cronos é tecnologicamente superior ao velho MSI que já equipava Fox e Gol há um bom tempo, e que já foi objeto de várias reclamações.
Tecnologicamente superior em quê? O motor 1.3 da Fiat é um museu perto do MSI 1.6 do Polo/Virtus. Vc só relincha baboseiras.
Essas pessoas limitadas acham que só porque o motor da Fiat chegou depois é mais moderno. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
que idiota.
O motor da Fiat tem 2 válculas por cilindro, o do Virtus 4 V. O motor do Virtus tem dupla variação de fase na admissão de escapamento.
O motor do Virtus tanto é mais moderno, que é maior, mais potente, tem muito mais torque e ainda consome menos.
Esse coitado só fala besteira.
Esse carlos só fala mentiras para tentar provar que a sua amada VW é insuperável.
Excluir"O Virtus tem cabeçote de 16 válvulas, o Cronos tem o antiquando cabeçote de 8 V, ou seja, menos potência e torque"
Quem disse que 16v é necessariamente melhor que um 8v. O motor da fiat tem menos torque, mas o torque é oferecido desde as rotações mais baixas, o que proporciona bom desempenho e consumo menor na cidade. Aliás, veja na ultima Quatro Rodas de maio/18, a espetacular economia na estrada do Argo 1.3 irmão do Cronos, contra diversos concorrentes, só perdeu em consumo para o Prius, que é híbrido.
"O motor do Virtus é infinitamente mais moderno que o do Cronos"
Menos né? nenhum motor é tão melhor que outro
"O motor 1.3 da Fiat é um museu perto do MSI 1.6 do Polo/Virtus"
O motor 1.3 firefly estreou na linha 2017 do Uno, desde quando é museu. O motor MSI está por aqui desde 2014.
"tem as mesmas conexões da central mais boqueta do Virtus, que é CarPlay e Android Auto. E o Virtus ainda tem opção de Multimídia com GPS, indisponível no Cronos"
O sistema Composition Phone que equipa o Virtus é que é uma piada. Não passa de um aplicativo que faz com que o seu celular vire a telinha do carro. Ou seja, nem a VW chama isso de multimídia. E obviamente não tem GPS, ele usa o GPS do celular, se cair o sinal, já era.
"O motor do Virtus tanto é mais moderno, que é maior, mais potente, tem muito mais torque e ainda consome menos."
O motor do Virtus é mais potente, mas nem em sonho é mais econômico que o 1.3 firefly. Consulte o seu amado inmetro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe antes com o Fox a Vw usava por um mundo melhor, com o Virtus eh por um mundo pior?? Me assusta o crescimento do tamanho dos carros, imagina como vai fluir o transito das cidades e os congestionamentos crwscendo...
ResponderExcluirO Virtus é maior que o Cronos, e mais leve. O Virtus é mais potente, mais equipado, anda muito mais e bebe menos.
ExcluirE ainda o Virtus é mais barato.
Em resumo: quem diz que o Cronos é melhor = idiota.
carlos. Aceite que pessoas que pensam diferente de vc não são idiotas
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.