O novo Volkswagen Tiguan Allspace, nessa versão Comfortine, intermediária (veja outras versões aqui), corrige isso, entrando na disputa por R$ 149.990 reais.
O novo Tiguan AllSpace chega ao Brasil importado do México - isento de imposto de importação de 35% aplicado ao modelo anterior, proveniente da Alemanha - o que permitiu à Volkswagen do Brasil operar com preços bem mais competitivos.
Esse Novo Tiguan é um sucesso global, posicionando-se como 5º carro mais vendido do planeta, e o segundo carro mais vendido da Volkswagen em âmbito global. Baseado na mesma plataforma ampliada do Golf, este modelo oferece um par extra de bancos em uma terceira linha que pode ser dobrada no chão quando não estiver em uso.
Para alcançar este objetivo, a Volkswagen ampliou a distância entre eixos do Tiguan em quase 20 cm, passando de 2,6 do modelo atual para 2,79 metros no AllSpace. O comprimento passou de 4,42 metros para 4,7 metros (+28 cm). Para melhorar a acessibilidade, colocou portas traseiras maiores para permitir acesso facilitado ao compartimento traseiro.
Essas dimensões fazem do Tiguan AllSpace o maior SUV dessa categoria, mesmo sendo também, como já mencionamos, o mais barato SUV de 7 lugares do mercado brasileiro.
Nesta versão intermediária, o Tiguan Comfortline recebe o motor 250 TSI Flex, produzido em São Carlos (SP). É o mesmo motor usado no Golf Highline, quatro cilindros, 1.4 Turbo e Injeção direta, com 150 cv e 25,5 Kgfm de torque, associado com uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de 6 marchas. A tração é dianteira.
Consumo e Desempenho
Esse propulsor acelera os 1.600 Kg desta versão de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 198 Km/h, segundo dados da fábrica. Na prática, como mostramos no vídeo abaixo, este SUV é rápido e ágil em todas as faixas de rotação.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 6,8 Km/l de etanol em cidade, e 8 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 10,1 Km/l em cidade, e 11,7 Km/l em estrada.
O quadro abaixo traz um comparativo desses indicadores com os seus principais concorrentes.
Habitalidade
Quanto ao espaço, aqueles que estão na segunda fileira desfrutam de bastante espaço para as pernas, desde que o banco (que conta com uma divisão de 60:40 em vez de três assentos individuais) seja posicionado para trás.
O espaço para cabeça também é generoso e há 686 litros no porta-malas (o modelo de acesso, 250 TSI, tem 721 litros).
Essa segunda fileira de bancos conta com um ajuste de posicionamento longitudinal, permitindo um ajuste para a frente e para trás. Caso os dois bancos da terceira fileira estejam em uso, o espaço do porta-malas cai para 216 litros.
De fato, esses dois bancos adicionais traseiros são de uso ocasional, e a prsionais - até mesmo a VW reconhece que eles foram projetados para pessoas com menos de 1,57 metros.
Pessoas de estatura superior a isso ficarão com a cabeça batendo no teto. O espaço para as pernas nessa terceira fileira é reduzido, mas pode ser melhorado caso se convença os passageiros da segunda fileira a empurrar seu assento para frente.
De qualquer forma, todos esses ajustes são bem fáceis de serem executados em poucos segundos.
Interior
O Tiguan AllSpace 250 TSI Comfortline vem de série com ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media,sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira, sensor de chuva.
Há ainda sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.
Essa configuração Comfortline traz ainda vários elementos cromados, como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento. Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também em LED. As rodas de liga leve estilo “Kingston” são de 18 polegadas (pneus 235/55 R18).
Com sete assentos de série, ele traz ainda retrovisores externos e banco do motorista contam, ainda, com ajustes elétricos e três memórias de posição. O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação. Há ainda as mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos embutido atrás dos bancos dianteiros e a câmera traseira de auxílio ao estacionamento.
O sistema de informação e entretenimento conta com sistema de navegação integrado e ainda permite espelhamento de tela de smartphone via os aplicativos Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link.
A decoração interna é sóbria, com tonalidade preta e cinza, e requintada. O painel é revestido de material macio ao toque, assim como a parte superior dos painéis de porta. A montagem de peças e a qualidade geral é excelente, e esbanja a precisão germânica.
Comportamento dinâmico
A plataforma MQB da Volkswagen é reconhecida por gerar carros sólidos e de excelente comportamento dinâmico, mas ela não faz milagre. O Tiguan é um SUV, com altura quase 20 cm maior que o Golf, e, consequentemente, maior centro de gravidade e é mais de 300 Kg mais pesada.
Dessa forma, as reações do carro são mais lentas que as do hatch - o que é esperado. Mas ainda que não seja uma obra-prima dinâmica em termos de dirigibilidade, ela transmite muita segurança ao motorista em uso para o qual ela foi projetada.
O Tiguan AllSpace é tão alto quanto qualquer outro SUV na estrada. Os ruídos em passeio, tanto do motor quanto aerodinâmicos são muito bem controlados, e não se sente qualquer tipo de vibração através dos pedais, alavanca de velocidades ou volante. A visibilidade é excelente.
Conclusão
O Tiguan AllSpace é o primeiro de uma série de 5 SUV´s que a Volkswagen lançará no mercado brasileiro nos próximos dois anos. Nesta versão Comfortline 250 TSI 4x2 com 7 lugares oferece praticidade, bom desempenho, uma robusta lista de itens de série por um preço competitivo. Nessa faixa de preços, chega como o SUV a ser batido em termos de dinâmica, acabamento e custo x benefício.
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ResponderExcluirgenti...design do tiguan está matador!!!!
ResponderExcluirachei lindíssimo....muito imponente...e elegante!
um show!
E o interior? Bem resolvido. Motor é o melhor. Preço bem coerente.
Carlos, qual o porque desse retrocesso mecânico por parte da VW em utilizar um câmbio mais barato para o Tiguan, além do sistema start/stop, que exige uma bateria de quase R$ 2.000,00 ?
ResponderExcluirSó falta esse carro vir com a desconfortável e defasada suspensão multilink, que encarece a manutenção do veículo por exigir alinhamento no eixo traseiro...
Vc quer fazer gracinha, mas, na real, faz papel de idiota com esse monte de bobagens.
ExcluirPrimeiro, o conjunto 1.4 tsi + DSG-6 é usado no Tiguan desde sempre. Se não pesquisou sobre isso, não relinche. E este novo Tiguan tem a vantagem do motor flex.
O câmbio DSG-6 altamente robusto e confiável, como provado por milhares de Golf GTI, Jetta 2.0 TSI e o próprio Tiguan no Brasil.
E, sim, ele é mais barato, pois esse câmbio é feito internamente pela VW. Então nada mais lógico colocar um câmbio ótimo como o DSG-6 e mais barato. Apenas idiotas não entendem isso.
Quanto à suspensão, se tivesse pesquisado, não estaria aí como um idiota relinchando mimimii multilink. A suspensão traseira é McPherson. Independente, McPherson com mola integrada.
Ah, sei, vc não sabe o que é. Sabe repetir como um papagaio "multilink". Então agora eu te ensinei mais um esquema de suspensão para vc repetir por aí feito um papagaio amestrado: McPherson. Tem para traseira também. Mané.
Acho que vc esqueceu de nos inundar com sua sapiência automotiva a respeito do sistema start/stop...
Excluiro start stop vc pode deixar desarivado.
ExcluirEu quero multimídia de gente. Cadê o Discovery pro e o Head up display no r-line? Os argentinos recebem. E vem do mesmo lugar que o nosso tá vindo.
ResponderExcluirAntigo fremomt 7 lugares pareceu melhor
ResponderExcluirAcho admirável os 7 lugares, mas para gosto pessoal, foto mãos da tiguan sem ser all space...acho o design mais equilibrado e certamente dinâmica melhor... Praticidade para estacionamento etc
ResponderExcluirO New Tucson, ganha desde Tiguan de entrada em tudo, é mais rápido, melhor desempenho, mais economico e pesquisando, você compra com o mesmo preço ou até menor.
ResponderExcluirO engraçado que ninguém mais compara com ele, pois ele detona todos no desempenho e economia.
O New Tucson não é mais econômico. Ele faz 9,8 Km/l em cidade, e o Tiguan faz 10,1.
ExcluirTucson não é flex.
Tucson não tem entrada key less.
não tem banco do motorista elétrico
não tem painel com material macio
tucson não tem ar condicionad tri zone
tucson não tem 7 lugares
O Tucson usa um cambio dupla embreagem e motor turbo quie a Hyundai descontinuu nos EUA.
Tucson de 132k não tem farol em LED,
Não tem lanterna em LED.
O Tucson de 133k é muioto pior equipado que o Tiguan.
QUem compra o Tucson precisa de internação.;
Tem muito orelha relinchando sem fundamento algun m,
Olha no próprio carblog mostram a New Tucson mais econômica. Tenho um New Tucson é excelente carro tem banco elétrico. Achei a Tiguan linda já tive a versão anterior e penso em ver essa nova para trocar a minha NT. Único porém para mim é que achei o motor fraco 1.4 150 cd 25 torque me deixou com pé atrás pelo porte do carro. NT faz de 0 a 100 8s a Tiguan quase 2 segundos mais lenta. Quando der vou fazer teste drive para ver mas pelo porte teria que ter uns 170cv e 27 torque. Mas ficou belíssimo Suv
ExcluirO 5008 tem 7 lugares de verdade já da Tiguan é como se não tivesse de tão pequeno.
ExcluirCarlota, ele comparou com a Tiguan de entrada, não sabe ler, realmente nessa comparação, sim o Tucson levaria vantagem, pare de relinchar, aceite às opiniões dos outros.
ExcluirNo início da reportagem, eles comentam sobre o 5008, e no comparativo eles nem comparam, porque?
Excluiragora as VW vai vender os SUVs PMG.ja nao bastava os hatchs e sedans
ResponderExcluirO cara que comprar um SUV esperando um comportamento dinâmico de sedã ou hatch com certeza não sabe para que servem os SUVs, pois um bom acerto dinâmico nele é conseguir fazer curva, e não serem divertidos.
ResponderExcluirVejo muito por aqui o pessoal dizendo que a Amarok tem o conforto de um sedã. Só se for de um Voyage, porque está longe, mas muito longe de qualquer Amarok (troque Amarok por qualquer pickup) chegar perto do conforto de um sedã médio, principalmente para quem vai atrás. É um sacolejo e pulação só, porém elas vão onde nenhum sedã vai, então o dono tem que saber para qual utilidade o carro vai ser usado.
Qaunto ao Tiguan, belo carro. O conjunto mecânico da versão de entrada atende totalmente qualquer família numa viagem para ultrapassagens com segurança. Acho o máximo reclamarem da "pouca potência", como se carros de 200 cv fossem a coisa mais normal no mercado nacional, onde o que impera ainda são os 1.0.
Fora que falo por experiência própria, vale muito mais itens de conforto e segurança do que um motorzão, pois este último só será utilizado em ultrapassagens, enquanto o conforto vai te acompanhar a viagem toda, seja num congestionamento, seja viajando com a família. Agora se o cidadão faz o perfil de ficar apostando arrancada em semáforo, recomendo que ao contrário de comprar o Tiguan, guarde o dinheiro e junte mais uns 900 mil e compre um Porshe.
kkkk boa
ExcluirVamos aos fatos. Ambas de entrada na cor preta NT 129mil Tiguan 127mil. NT tem a mais câmera de ré, banco couro, banco elétrico, roda 18 e ganha em desempenho e câmbio tem 7 marchas. CONSUMO equivalente e Desing é de gosto. TIGUAN tem mais porta malas, mais espaço
ResponderExcluirEsse cara é tao doente. Vamos la entao..
ResponderExcluir"não tem banco do motorista elétrico"
Tem, visite uma css e veja vc próprio.
"não tem painel com material macio"
Material macio??? Nao era vc mesmo q ficava falando "esse povo gosta de ficar alisando painel!" "Mimimi isso" agora vem com esse papo??? Por favor ne, menos hiprocrisia
No meu entendimento o sistema start stop é condizente com um carro desse porte, que por ser um SUV pesado precisa mesmo de um sistema para economizar combustível, já esse mesmo sistema não é condizente com o Argo, que é um carro leve, bem mais barato e com motor menor que deveria ser econômico normalmente e não ter que recorrer a esse sistema, se a bateria custa R$ 2.500,00 como já foi mencionado aqui, levando em consideração o preço da Tiguan não está cara, já considerando o preço do Argo realmente não faz sentido custar tanto, a conclusão é que sim faz sentido esse sistema na Tiguan e não faz sentido no Argo.
ResponderExcluirJa tem bateria de star/stop que custa próximo dos 1.500, 1.600 reais cara..
ResponderExcluirFato que é mais cara que uma normal, mas nao esse valor mais
Resumindo, corram e comprem logo, pois a promessa de aumento de 35% está clara, como nosso guru sempre fala, está muito barato, ele mesmo já tem 2.
ResponderExcluirPenso em comprar uma Tiguan! Os.7 lugares para mim é algo dispensável ainda mais na Tiguan que é super pequeno. Agora pagar 25mil a mais da.versao de entrada para ter banco couro, roda 18, câmera de ré,.frisos cromados e.farol full lead acho muito caro. E versão de entrada faltam algumas coisas.
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