Esse Jetta de primeira geração (Mk1) foi lançado nos EUA em 1980 e, desde então, se tornou o modelo alemão mais vendido nos Estados Unidos, com mais de 3,2 milhões de modelos vendidos desde então.
No vídeo a seguir fez-se um comparativo entre um Jetta 1982, adquirido e restaurado pelo Volkswagen of America, representante da primeira geração do modelo, e novo Jetta 2019, mostrando o avanço da engenharia automotiva em quatro décadas que separam esses dois modelos.
O Jetta de primeira geração usava um motor quatro cilindros 1.6 de 76 avalos. Hoje ele usa um 1.4 turbo com transmissão automática de 8 marchas, com praticamente o dobro de potência.
Entretanto, o modelo atual, apesar de maior, mais pesado e duas vezes mais potente, é 61% mais econômico, conforme mostrado no quadro abaixo.
O Jetta Mk1 tinha uma lista de itens de série que contemplava rádio AM/FM com toda fitas, freios assistidos.
O modelo vinha com transmissão manual de cinco marchas, mas opcionalmente poderia ser equipado com um câmbio automático de três marchas, como o modelo das imagens.
Ar condicionado, teto solar, vidros escurecidos e rodas liga de alumínio também poderiam ser solicitados como opcionais.
À primeira vista, a maior diferença entre 39 anos de desenvolvimento automotivo não é apenas o tamanho ou uma posição de dirigir. O Jetta 2019 é quase 50 cm maior, 20 cm mais largo.
A tecnologia aplicada também demonstra uma impressionante evolução da engenharia. Em 1980, os LEDs eram aplicados em calculadoras, enquanto hoje o Jetta 2019 usa faróis de LED e também no DRL - Daytime Running Lights.
Os recursos de assistência ao motorista da primeira geração do Jetta incluíam retrovisor do lado do motorista que você podia ajustar sem abaixar a janela.
O espelho lateral do Jetta 2019 é eletricamente ajustável e pode oferecer o sistema de aviso de ponto cego que alerta os motoristas sobre os veículos que eles podem não ver de outra forma. Uma câmera de ré é de série agora.
O Jetta de 1980 não tinha piloto automático, e o atual oferece como opcional Adaptive Cruise Control (ACC).
E o sistema de informação e entretenimento conta com App-Connect, que oferece integração de smartphone compatível com as três principais plataformas - Apple CarPlay ™, Android Auto ™ e MirrorLink®.
Conclusão
O Jetta 2019 é um carro maior, mais potente e econômico que o modelo de 1982, mas preserva a essência que é ser um sedã alemão, com comportamento dinâmico esportivo, porém acessível.
olha ai o modelo 80 tinha acessorios que o 2019 nao tem (cinzeiro) kkkkk
ResponderExcluirverdade ..mas naquele tempo e vindo de uma marca alemã acho q todo mundi fumava pra aquecer os dias ai todo carro tinha..aqui no brasil a decada de 90 pra trás o tinhamos mais fumantes asidos
ExcluirDaqui a pouco chega o Carlos4carros para falar que esse Jetta 1982 é equivalente ao Corolla 2018.
ResponderExcluirkkkkkk
Excluirkkkkk
Excluireu teria facil um modelo desse 82 em minha garagem, mas tinha q sem MT.
ResponderExcluirVoyajão... enfim... sei que o brasil exportou o voyage pros EUA na década de 80 sob o nome de Fox.. era muito parecido com esse Jetta aí... porém tiveram que incorporar uns 50 itens de segurança a mais porque o nosso aqui era uma cadeira elétrica... coisas da VWB... kkkkk
ResponderExcluirCoisas de Brasileiros só olha preço e hoje a VW fica perdendo tempo com 5 estrelas enquanto GM liderado com 0 estrelas se não fossem obrigados seria 0 até hoje. O serto é a VW fazer com UP! O mesmo que a Ford fez bota um chama Samu e foda-se. Kkkkkk
ExcluirEfeito Virtus.
ResponderExcluirEsse estilo da dianteira apareceu aqui em 1983 no Passat e durou até 1989. O volante veio no fim da década de 80 e as lanternas traseiras vieram parecidas no Voyage 92. Já estávamos bastante atrasados naquela época.
ResponderExcluirAcho que por isso os adoradores de VW tem tanta raiva da Fiat, isso aí nada mais é que frente de Passat com traseira de Voyage, aí a Fiat cópia a VW até hj (vide argo, lateral de Palio, frente de Mobi é traseira de alfa Romeo) e os faboy ficam loucos, pra VW acabar com isso passou a fazer todos carros iguais mudando só g,GG,xl bela evolução.
ExcluirÉ Jetta ou Santana???
ResponderExcluirPelo que vi nestas fotos o Santana dos anos 80 é mais bonito!
ExcluirO Santana era o Passat...
ExcluirMas nota-se que a padronização de design não é de hoje!!!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCarros cada vez maiores e mais largos! em todas as marcas!
ResponderExcluirAlguém tem uma expllicação?
Segurança...
ExcluirAltura, peso e largura da população tem aumentado ao longo dos anos.
ExcluirVc gosta de um carro e quer trocar sempre pelo mesmo. A marca faz vc gastar mais encarecendo, crescendo o tamanho e mantendo o nome. Vide Golf, Passat, Corolla, Civic e todos os carros de mesmo nome que se mantem por muitos anos.
ExcluirVolante do falecido Santana e Gol GTS
ResponderExcluirO Passat Pointer também tinha
ExcluirOs carros estão ficando enormes... Daqui uns 20 anos Galaxie Landau vai ser considerado compacto
ResponderExcluirEsse Jetta era menor que o nosso Santana, e tinha uma traseira que lembra nosso Voyage, com portas traseiras do Logan kkk
ResponderExcluirMas é lindo!
Os vws se parecem desde sempre e a geracao bob esponja so fala de hj.
ResponderExcluirDa para notar clara inspiração no modelo de 82!
ResponderExcluirEsse Jetta MK1 é equivalente ao Corolla atual. Com pequena vantagem por ser um VW.
ResponderExcluirO que mais me impressionou é que, embora ficando bem mais largo e comprido, o porta-malas continuou do mesmo tamanho, ao menos segundo o quadro de informações.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.