A Ford comemorou hoje três marcos importantes da fábrica de Taubaté, no interior paulista: os 50 anos de operação da unidade e o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65. Além do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, o evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Junior, e outras autoridades, executivos, sindicalistas e empregados.
O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, que hoje equipa o EcoSport, também será oferecido em breve no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto global da marca, junto com a transmissão MX65. O Brasil foi o primeiro a lançar o novo propulsor global e agora será um dos únicos a produzi-lo, ao lado da China, do México e da Índia, país de onde ele era importado até então.
Primeiro 1.5 do mundo com três cilindros, ele oferece um nível inédito de potência e economia de combustível, seguindo a tendência conhecida como “downsizing”. Com 91,5 cv por litro, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado.
“A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”
Tomara que a transmissão seja uma nova referência em termos de precisão, hoje no mercado de carros manuais só me recordo de VW e Honda com engates decentes. A GM melhorou bastante no câmbio de 6 marchas também.
ResponderExcluirImpressionante a eficiência do 1.5 Dragon, a concorrência deveria investir mais em 3 cilindros de maiores cilindradas também.
Cara, a transmissão automática está fantástica. Aliás, esse conjunto motor+câmbio da nova ecosport está mto bom! O motorzinho tem um ótimo torque entregue logo cedo. parece até mais forte do que realmente é. As trocas de marcha são suaves e bem escalonadas. Só vejo um pequeno lag na troca de marcha pelas paddle shifts. Mas não chega a incomodar.
ExcluirO Dragon 1.5 com o turbo é muito bom, foi premiado na Europa ano passado. Acho que é oque tem de melhor por aí.
ExcluirA transmissão manual da hyundai também é ótima!
ExcluirO que a Ford fez foi tirar 1 cilindro do 2.0. Deixar cada cilindro com 500cc aproxima o motor à combustão de uma melhor eficiência. O bom desse motor são as melhorias, como as bobinas individuais (como nos TSI), bomba de óleo variável, eixo balanceiro com mancais hidrodinÂmicos, além do já usado TiVCT.
ExcluirFord como sempre inovando quando o assunto é tecnologia, vence de lavada seus concorrentes quando se fala de carro! Parabéns Ford.
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
Excluirkkkkkkkk o comentário mais sem noção que passou por aqui ou foi ironia? kkkkkk
Excluirtecnologia do q? carros desalinhados, motores beberroes, cambio de dupla embreagem boqueta...... infiltrações de poeira e agua na carroceria.. é muita tecnologia mesmo..... Camaçari que o diga!
ExcluirÉ um ótimo motor na Ecosport: bom desempenho e consumo aceitável pelo peso do carro. Só estou preocupado com o recall sobre ressonancia: tomara que não prejudique nenhum dos dois...
ResponderExcluir137.25 cv para um 1.5 3 cil aspirado, é muito bom, chegando fácil aos 200cv com turbo, bota thp, tsi é v-tec no bolso.
ResponderExcluirComo que vc pode falar isso se vc nunca viu por exemplo um similar TSI de 1.5 ou 2.0 aspirado? Já existe Tsi 2.0 com 400 cavalos de fábrica colega. Menos para a sua amada Ford.... Bem menos mesmo! Mas que é um excelente motor não há nenhuma dúvida
ExcluirMuito bom é 1.0 com 128cv, o resto é resto.
ExcluirMarcus, deixa de ser fanboy e se atenta aos fatos, carro fuçando não é parâmetro, sabe muito bem que jetta é nosso golf, sem o turbo, se bobear não chega nessa potência.
ExcluirO Dragon 1.5 com o turbo é muito bom, foi premiado na Europa ano passado. Acho que é oque tem de melhor por aí.
ExcluirSério mesmo que o indivíduo acima está comparando um motor turbo com um aspirado? Deve ter tratamento para "fanboyzisse".
Excluirótimos números, eu teria um Ford se a concessionária da minha região não fosse a pior do Brasil, e se a Ford fosse mais caprichosa na montagem dos seus carros.
ResponderExcluirSão os carros pior montados no Brasil, principalmente os que vem de Camaçari.
ExcluirEngraçado que a Ford aqui também é uma bosta! Fui em uma que simplesmente fechou e largou todo mundo na mão e a outra recém inaugurada trata os clientes igual UPA pé de comunidade...
Excluir91,5 CV por/L, da quase 140cv nesse motor 1.5. Vai ser um Ford ka bem fortinho.
ResponderExcluirCVT?
ResponderExcluirOu tira aquele estepe da porta traseira ou vai ficar na mesma média de vendas. Poderia tirar o pneu pelo menos em uma versão.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluiro 1.0 3 canecos ja é muito bom, o 1.5 4 cilindros já dá conta do recado....imagina esse novo 1.5!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.