A novidade em termos de gama de versões é a introdução das versões X-STD (exclusiva para vendas corporativas) tanto no hatch quanto no sedã, que são R$ 80 reais mais baratas que as versões X do modelo 2018, e são as únicas a não contar com os novos recursos de segurança - sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).
Aumento de Preços
Outra novidade é que as versões XS foram renomadas para X-Plus, e todas tiveram aumentos de preços, conforme tabela abaixo.
O Etios 2019 traz algumas alterações cosméticas. A moldura da grade central recebeu retoque na cor preta, a fim de harmonizar com o novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
As versões X-Plus, em relação à anterior XS, receberam rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores. Já a XLS vem com novo desenho de rodas.
Itens de série
- Etios X-STD: direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
- Etios X: todos os itens disponíveis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.
- Etios X-Plus: todos os itens do X e acrescenta sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.
- Etios XLS: agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
- Etios Platinum: todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Mecânica
A mecânica fica inalterada, com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, associados com transmissão de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).
Itens de segurança
O line-up, considerando as versões X, X-Plus, XLS e Platinum acompanham novos sistemas de segurança passiva. Na lista, estão incluídos: sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).
Os reforços colocam o Etios um passo à frente no quesito experiência de segurança veicular e postula o modelo entre os compactos mais seguros do mercado latino-americano.
Na linha 2019, os equipamentos de segurança como: encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX são padrão.
O reforço é garantido ao trazer, em todas as versões, airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Custo de revisões
Até os 60.000 km, o custo total com revisões é de pouco mais de R$ 2.800,00.
Cada vez mais feio
ResponderExcluirSimples, não compre.
ExcluirGostei do aumento da seguranca...não tem nenhum concorrente agora que tem todos esses itens de segurança desde a versão de entrada
ResponderExcluirNão é aumento de preços e sim valorização!
ResponderExcluirALGUÉM JA SE PERGUNTOU QUANTO CUSTARÁ UM CARRO POPULAR NOVO AKI NO BRASIL DAKI A 10 ANOS?
ResponderExcluir100 mil
ExcluirE continua feio zzzzzz
ResponderExcluirFeio como sempre, nada mudou !!!!!
ResponderExcluirCada dia que passa, esse indiano fica mais lindo!
ResponderExcluirPode até ter uma mecânica confiável. Mas o designer é horroroso
ResponderExcluirO único equipado com câmbio AT e ESP de série desde a versão mais barata. Grande destaque do segmento e sem duvidas o melhor custo-benefício hoje na categoria de entrada.
ResponderExcluirEstá ficando cada dia mais difícil para os haters, não tem o que criticar, só falam do "designer".
Qual designer?
ExcluirNão conheço nenhum da Toyota
Pediu? Carro atrasado.. anos 90.. motor 1.5 com 107cv e 14 kgfm torque / Fechadura estilo Del Rey / Limpador do para-brisa de uma haste/ “borucutu” no capô para saída de água do limpador / teto parece que fechou um portão em cima / não tem único toque dos vidros/ não têm antiesmagamento/ não tem Módulo de subida/ não alarme volumétrico/ não luz de cortesia no quebra sol/ regulagem do volante cai ao soltar a alavanca/ câmbio com engate impreciso/embreagem dura por ser a cabo/ câmbio automático de 4 marchas/ porta luvas corta a mão por não ter acabamento/ freio de mão machuca o dedo ao soltar... ESS / Tilt down/ acionamento automático do limpador ao engatar a re não existe... presilhas aparentes para segurar o forro do teto.. tampão do porta malas de baixa qualidade, porta malas pequeno.. isolamento acústico péssimo.. agora se nada disso importa.. concluo que não gosta de dirigir e nem carro.. apenas dirige por obrigação
ExcluirAdriano,
Excluiranálise fria e imparcial. Listou alguns itens pavorosos desse modelo. Enfim, nada nele é bom. No Brasil, afirmam que a marca Toyota tem qualidade. Em mercados maduros, a marca é mediana para menos. Vende muito porque nesse mercados o preço é reduzido para compensar a qualidade menor. Algumas montadoras no Brasil adotam essa mesma política.
E a qualidade do som é uma bos*$&'*ta.
ExcluirNão é fria, muito menos imparcial.. é um lixo com marca Toyota que vende fama.. deveria custar muito menos.. assim como o Dacia Sandero.. que é vendido como Renault pelo mesmo preço de carros de verdade
ExcluirPode chegar até a oferecer condução autônoma nível 4, tosco de feio desse jeito não dá...
ResponderExcluirVw polo manda um abraço
ResponderExcluirSó na TSI Highline porquê nas outras não
ExcluirEm todas inclusive as 1.0
Excluirdiga um exemplo com preços...
ExcluirMuito feio. Só vende porque é Toyota.
ResponderExcluirDeveria vender menos por causa disso.
ExcluirSe colocar o câmbio CVT do Corolla melhora o carro em 100%.... FicRa mais econômico, e melhoraria a qualidades de conforto e dinâmica.
ResponderExcluirO que mata o hatch é painel, já que por fora ele até aceitável. No caso do sedan não tem salvação, só outro mesmo.
ResponderExcluirExatamente, esse painel central e de doer os olhos.
ExcluirBoa iniciativa ter controle de estabilidade em carros de entrada!
Pra mim o carro oriental nunca tem estilo! FEIO!
ResponderExcluirO clister de instrumentos tem ficar do lado do motorista, pois dessa forma, tira sua atenção toda vez que vai olhar a velocidade, mas é uma boa opção entre o up.
ResponderExcluirPresumo que você queria escrever "cluster", pois clister é a
Excluirinstilação, pelo ânus, de água ou líquido medicamentoso nos intestinos, por meio de seringa, irrigador, etc.
O melhor da categoria.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircarro bom !
ResponderExcluirVW Polo e Virtus massacram essa coisa horrorosa tanto em preço, como segurança, motores, espaço, e principalmente em design. Coisa que esses Toyota passaram longe de ter. Respeito o gosto de cada um! Mais ao escolher um desses carros acho que merece ser estudado urgentemente. Gosto do Corolla, mais esses Etios não me entram na cabeça mesmo.
ResponderExcluirColoque uma comparação com preços...vc vai perceber que até o X-plus não tem como comparar com Polo/Virtus...
ExcluirÉ como os antigos falam, a mulher é uma pessoa boa, mais feia, está ai um carro que dizem ser bom, mais de uma feiura sem tamanho.
ResponderExcluirBom, não. Razoável.
Excluirserá quando que o toyota vai mudar o interior deste carro ...ele e muito feio..
ResponderExcluirserá quando que o toyota vai mudar o interior deste carro ...ele e muito feio..
ResponderExcluirPobre gosta de carro bonito, ainda que não preste. O importante é postar no Facebook. O importante é aparecer e viver na pitimba c/ o aluguel,condomínio, escola do filho atrasada, mas o carrão "da hora" estacionado na garagem c/ o ipva atrasado....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.