A Renault do Brasil inaugura, em São José dos Pinhais, uma nova fábrica - a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), resultado de um investimento de R$ 350 milhões, e que tem capacidade de produção de 250 mil blocos e 250 mil cabeçotes do motor 1.6 SCe.

Renault inicia a produção nacional do motor 1.6 SCe

Essa nova fábrica permitirá à Renault produzir, no Brasil, bloco e cabeçote do motor 1.6 SCe, antes importados, e que equipam modelos como Captur, Sandero, Logan, Duster e Oroch.

Renault Captur 1.6

A produção do bloco é composta por quatro etapas: fusão, injeção de alta pressão, acabamento e tratamento térmico. A injeção do alumínio no bloco é feita de forma totalmente robotizada, a uma velocidade de 200 km/h, com pressão de 900 bar.

Renault Oroch 1.6

Já a produção do cabeçote é composta de cinco etapas: fusão, sopro de machos de areia, injeção de baixa pressão, acabamento e tratamento térmico.

Renault Logan 1.6

O controle de qualidade do bloco e do cabeçote é feito na própria CIA, que possui um laboratório metalúrgico, onde são realizados diversos testes - como um equipamento de tomografia computadorizada industrial, capaz de fazer a análise das peças em três dimensões.

Renault Sandero 1.6

Os componentes produzidos na CIA têm como destino final a Curitiba Motores (CMO), onde são fabricados os propulsores que equipam os veículos da marca.

23 Comentários

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  1. Enquanto isso, a VW produz no Brasil dois motores turbo e de injeção direta, o 1.0 TSI e o 1.4 TSi. E também um 1.6 MSI 16V e um 1.6 8V, inclusive o motor 1.6 8V da VW é superior a esse 1.6 SCe da Renault. AH, a e VW produz também o 1.0 MPI.

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    1. A notícia é sobre Renault e lá vem você falar de VW.

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    2. A matéria tá falando sobre VW???? Que cara mais chato!

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    3. Áspero, menor potência e torque, maior consumo, idoso... Melhor em que?

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    4. Percebemos mais uma vítima do sistema educacional brasileiro, um cara que não sabe interpretar textos e responde tudo sem coerência nenhuma, fugindo totalmente ao tema. Se fosse no ENEM teria tomado um ZERO.

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    5. O nível de hipocrisia é tanto, que tudo que o carlota fala é piada. A gente nunca sabe quando um asno que nem ele fala sério. É obvio que um motor de 2016 é muito superior ao motor do século passado da VW, aliás e aquele 2.0 da VW de 120cv .. que até ontem rodava no golf e jetta? kkkkkkk é a mesma concepção desse 1.6 8v ,, o motor não é ruim, só é beberrão pros padroes atuais e não é bom em altos regimes, altos ruidos. o SCE e´ algo moderno inovador, agora o 1.6 8v antigo (da Renault) era pior que o da VW, mas esse SCE é novo, nada haver com aquele .. e chupa aqui o consumo do renault 1.6 SCE: 13km/L em cidade
      http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=7503

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    6. Carlota é o Pedro de Lara do site.

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  2. Explique melhor pq o 1.6 8v da VW é superior ao 1.6 sce, tecnicamente.
    Sem devaneios.

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    1. O motor 1.6 8V da VW tem mais torque em baixos regimes, tornando o carro mais ágil. E o motor 1.6 8V da VW é mais suave e funcionamento menos áspero que o 1.6 SCE da Renault.

      Mesmo em altos regimes o motor da VW é superior.

      De mais a mais, o Gol 1.6 8V faz 14 Km/l de gasolina em estrada, enquanto o Sandero 1.6 SCE faz 13,4 Km/l.

      Ou seja, o motor 1.6 8V da VW e mais eficiente.

      O 1.6 MSI eu nem menciono, pois aí é lavada.

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    2. Sou proprietário de um sandero 1.6 sce. Em uma viagem recente de aproximadamente 250km com três adultos e malas leves, o carro apresentou um consumo de 17 km/l andando com velocidades de 80/90/100km/h de acordo com as vias trafgeadas.

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    3. O motor 1.6 Sce é muito melhor que o motor 1.6 8V e 16V. Mais leve, mais elástico, tem mais potência e torque na faixa de rotação que interessa. Além do mais, é bem mais eficiente, sendo portanto mais econômico.

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  3. É cada piada que esse asno fala aqui que é brincadeira

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  4. O indivíduo em vez de entender que isso é ótimo para o mercado brasileiro...abrindo oportunidades de emprego, importações (taxa) e ainda uma nova geração de competição mecânica no mercado....prefere enaltecer outras coisas que a matéria nem aborda!!!

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    1. Isso é caso de internação. Ele tem a Volkswagen como deusa absoluta que deve ser adorada. Para ele, qualquer pessoa que tecer o menor elogio a qualquer outra marca é digno de ir para o inferno. Esse indivíduo precisa de tratamento urgentemente. Kkk

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  5. Nessa situação parabéns a Renault! Sobre o carlos, você percebe claramente que a criança ali, mata aulas de português. Pois, pulou o conteúdo "interpretação de texto" onde ele vem comentar coisas que nao são abordadas...mais uma vítima da educação brasileira...

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  6. Alem de tudo, voce consegue ver como uma pessoa inconveniente é..

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  7. Ótima notícia, isso significa mais empregos, e mais desenvolvimento para a região.
    Parabéns a Renault.

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  8. Pena que a Renault não irá mais trazer o Koleos para cá.

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  9. Pena que o Renault Koleos não será mais vendido aqui.Parece q.a Renault desistiu.

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  10. Haja relinchos pois a Renault tem motores e carros na F1; enquanto outras...

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