O governo federal prepara um decreto de regulamentação do programa de biocombustíveis (RenovaBio) - qual prevê redução de poluentes na gasolina e aumento da participação de combustíveis mais limpos como o etanol.
Dessa forma, a legislação, que hoje estabelece que cada litro de gasolina tenha 27% de álcool anidro, poderá permitir um índice de até 30%, em 2022, e 40%, em 2030.
O decreto pode sair esta semana, mas há divergências dentro do próprio governo, com uma parte defendendo os 40%, e alinhados com produtores rurais.
Outras correntes, porém, estimam que o aumento do percentual pode levar a aumento de preço.
Fonte: Folha de São Paulo
E o que acontece com os carros importado, movidos somente à gasolina?
ResponderExcluirEsse protecionismo.....
Mantem isso viu!!!
ResponderExcluirPagar mais por menos?!
A política tem que ser na conscientização do uso do etanol em 100%, alinhado com preço JUSTO (aumenta gasolina o álcool vai atrás feito procissão).
O projeto e argumentos parecem bons na primeira visão, mas na prática vamos levar tinta!!!
Concordo, é um absurdo!!!
ExcluirEu sou produtor rural e nem por isso adiro a esse tipo de política. Mais um arranjo medíocre, ou seja: protecionismo!! Que sempre resulta em atraso.
Deve sim tributar menos o álcool e em contrapartida exigir a evolução da qualidade do mesmo.
Governo mais uma vez tentando fazer o povo pagar pelos seus intentos.
ResponderExcluirIsso seria adulteração, felizmente é o último ano desse desgoverno.
ResponderExcluirgoverno não se resume a ``presidente da república´´
ExcluirMas basta ele dizer "não" e essa medida não seria tomada.
ExcluirNegativo Os deputados derrubam o veto quando quiserem
ExcluirÚltimo anos, isso mesmo! São 16 anos de petismo. Não voto mais neles.
ExcluirAh tá bom
ResponderExcluirEles querem vender etanol a preço de gasolina..
E o meu carro que é somente a gasolina?
Políticos fdp isso é tudo armação pra ganhar mais... e a gente pagando esses valores absurdos, esse Brasil não tem solução.
ResponderExcluirÉ o protecionismo disfarçado. Os carros importados serão inviaveis para o Brasil e vamos pagar 4 reais no litro do alcool....
ResponderExcluirBondo de safados, pior é o povo que fica de boca aberta sem reclamar feito uns idiotas , eta povo vagabundo.
ResponderExcluirVai la e solta uma bomba no Palácio do Planalto,Já que vc já se enquadra no seu texto.
ExcluirNão tem nada de preocupação com meio ambiente. Isso é lobby de usineiro. Quem estuda sabe que a cadeia de produção de um litro de álcool é quase tão poluente quanto um litro de gasolina. E podem esperar um aumento no preço final da gasolina. Esse governo nai está nem aí para o povo. E como o povo não faz nada e deita e rola
ResponderExcluirQuem estuda o que?? só se for astrologia ;;; pois os entendidos falam ao contrário. Qual foi o esperto que te falou que o álcool polui? Haa, você se refere a produção de cana, combustível dos tratores, insumos quimicos utilizados, transporte e produção do combustível, etc;;; é isso??
ExcluirEntão tirar petróleo a 5km do fundo do mar, processar , refinar tem dispêndio energético semelhante a produção de álcool (com a cana de açúcar) ??????? cada um que aparece aqui tá loco
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ENQUANTO ISSO NA EUROPAAAAAA....2030 SÓ CARROS ELÉTRICOS
ResponderExcluirPode crê!!!
ExcluirSe quisessem despoluir alguma coisa mesmo, estariam falando em investimentos em carros elétricos e infra-estrutura para isso.
ResponderExcluirOu seja, isso não passa de "acordo entre governo e produtores" para enriquecer alguns políticos e usineiros.
Evidente: que a cana vai virando abacaxi para o consumidor descascar.
ResponderExcluirNão preciso que o governo fique com frescura com a gasolina pra eu usar etanol...
ResponderExcluirSó não ter a palhaçada dos usineiros com o etanol, manter a diferença com preço 30% menor que a gasolina que eu naturalmente prefiro o etanol...
ESSA DESGRAÇA, DEVE MORRER TODO MUNDO ENVOLVIDO, CAMBADA DE DESGRAÇAAA, MEU CARRO É GASOLINA PURA, EU ENTRO NA JUSTIÇA PORRAAAA.
ResponderExcluirO problema é que 90 do brasileiro é acéfalo, masoquista, idiota, e covarde! No carnaval todo mundo viajando, ou pulando que nem macaco índio pelas ruas.O brasileiro é tão medíocre em sua grande maioria que ri da própria desgraça, sempre que falam de aumento da gasolina por exemplo as reportagens saem na rua entrevistando motoristas, e o que se ouve na maioria das vezes saindo da boca dos entrevistados é: " Fazer oq né? è pagar mais caro e pronto, não temos o que fazer" com um sorriso de idiota absurdo no rosto. Então alguém já falou a muito tempo atrás que " CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" e é a pura verdade. Na Copa e na Olimpiada milhões de brasileiros imbecis, e cretinos apoiaram, agora quem paga a conta?
ResponderExcluirConcordo plenamente Marcos, entra e saí gente do governo e a porcaria só aumenta mais, quem paga por tudo isso??? NÓS IDIOTAS QUE SACRIFICAMOS OS SALÁRIOS CADA VEZ PIOR PRA PAGAR O ROMBO DOS ROUBOS DOS DESGRAÇADOS. A a inflação está a menor entre os 20 anos, e a grana não rende, tem coisa essa errada.
ExcluirSe querem reduzir o uso de combustíveis fósseis, que façam isso corretamente subsidiando os combustíveis "limpos". Mas como o governo nunca quer sair perdendo, obriga o cidadão a engolir etanol a força. Quer colocar 30, 40% de etanol na gasolina, colocam, mas deixem uma opção com 100% de gasolina, mesmo que tenhamos que pagar bem mais por isso. Eu defenderia que as gasolinas premium a exemplo da podiam tenham % zero de etanol.
ResponderExcluirUm outro detalhe que eu queria abordar, quando compramos gasolina (na bomba está escrito gasolina) e na pratica rebemos 27% de etanol, não caberia um processo contra o posto de combustível por vender combustível adulterado mesmo essa mistura sendo licita e obrigatória? Ou talvez se enquadre como venda casada (que de acordo com a lei não pode acontecer) ou até mesmo propaganda enganosa?
Nesse caso vc teria que processar o governo e escrever um testamento para seu tataraneto receber.
ExcluirQuanto mais o governo se mete na vida da população, mais a gente se ferra, vai chegar o dia que 100 da população vai defender a privatização da maioria das estatais por causa dessas mazelas, não dá pra entender ver países que não produzem petróleo, e compram do Brasil vender mais barato que ai...
ResponderExcluirFora o etanol que colocam nos postos.
ResponderExcluirPra quem tem carro flex sem problemas , mas quem tem um carro que é so movido a gasolina e o motor foi feito pra receber somente a gasolina como que fica ? A cada dia que passa a Gasolina ta so piorando a qualidade ...Aqui na minha cidade a maioria sabe que a gasolina e batisada com agua e um monte de mistura ,tem sei la 5 postos mas dentre eles so 1 que é de dono diferente , e esse diferente é do posto Ipiranga , são mais caras mas dizem que é melhor ,no posto que a gasolina é batisada ta 4.39 se nao me engano e nesse posto melhor do Ipiranga 4.84 , e vou falar com voces o barato sai caro , compensa pagar mais por um combustivel melhor ( gasolina se achar )...Hoje em dia quem tem carro somente a gasolina ta começando a ficar na desvantagem ,alem do preço elevado ,não tem qualidade ...Como o amigo citou acima ,poderia ter a Gasolina pura ,como tem em paises vizinhos ,mesmo que mais cara ,mas que tivesse qualidade e o povo tivesse acesso pra usar em seus veiculos ou o resto pra quem pode é usar etanol ,pode ficar mais cara dependendo do valor do etanol de sua cidade ,mas pelo menos com certeza passara menos raiva do que usar gasolina suja ( ja que não se usa so o acrescimo do etanol ,usão outros produtos quimicos tambem ) .
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEssa mistura de 40 ou mais do álcool a gasolina já existe a muito tempo e falo mais deve ter posto já adicionando ate mais quê isso a gasolina, vivemos no Brasil !!!!
ResponderExcluirSim. Nem da pra dizer que colocaram mais alcool na gasolina, estão colocando gasolina no alcool e vendendo como gasolina... :(
ExcluirÉ assim mesmo !!!!
ExcluirSenhores, a única pressão será feita por todos nós unidos, até esses aumentos que a Petrobras diz ser baseada no mercado internacional, é BALELA pra enganar otário. Ou fizemos pressão com reivindicações, abastecimentos mínimos exigindo NF ou seremos mais e mais prejudicados, Caminhoneiros, faz greve tb, tem que parar o pais.
ResponderExcluir2013 - Preço internacional do barril de petróleo: 100 dólares - gasolina no Brasil R$2,65.
Excluir2018 - Preço internacional do barril de petróleo: 50 dólares - gasolina no Brasil R$4,19...é uma velha estrategia do tempo do fhc de deixar o povo mais pobre aumentando gas ..gasolina... luz
Correto! Os sucessivos aumentos são apenas a tentativa de tapar um rombo de anos anteriores onde o preço foi contido com fins eleitoreiros da cleptocracia petista! A solução só passa pela remoção dos parasitas do setor, e o nome disso é privatização!
ExcluirMais álcool = maior consumo = maior arrecadação de impostos. Simples assim.
ResponderExcluirEvapora mais rápido, você vai cair muito mais em posto de gasolina, gastar mais e se F... mais e mais velho.
ExcluirUma canalhice meio que travestida de estupidez, pois promove o protecionismo contra carros importados e, no máximo, como temos visto DESDE SEMPRE, não resulta em preços melhores ao consumidor EM QUALQUER DOS COMBUSTÍVEIS. O ideal é os mantem SEPARADOS, com a gasolina com, NO MÁXIMO, 15% (quinze por cento) de etanol, variação aceitável de 3% para cima ou para baixo, como nos EUA e em vários países europeus, pois com este índice, o desempenho e economia da gasolina permanecem praticamente inalterados e o etanol, em outra frente, como outra forma de escolha. SIMPLES ASSIM.
ResponderExcluirÉ muita filha da put#%^*+*% isso...e quem tem carro que nao é flex???? Como faz? Se ferra ne
ResponderExcluirÉ só bater panelas, que resolve na hora! foi assim com o último governo. Quem sabe funciona! Afinal, a materia do globo reporter da próxima semana será essa: " PANELEIROS, onde vivem, como pensam, onde estão neste momento,de que se alimentam??, nesta sexta no GLOBO REPORTER, não percam!!??
ExcluirSeguinte galera vamos pros carros elétricos, que não terão incentivos e serão extremamente caros, porém você pode colocar um painel solar na sua casa e gerar a energia do seu veículo elétrico e nunca mais vais sustentar com dinheiro de combustível essa corja de vagabundos disfarçados de políticos, que unica e exclusivamente ficam bolando jeitos mirabolantes de enfiar a mão no bolso de quem trabalha.
ResponderExcluirO combustível no Brasil seria muito mais barato se nele não estivesse embutido, PIS, COFINS, ICMS, ISS, CID que no caso seria bi-tributação, uma vez que seria para manter as ruas e estradas. Então para onde vai o meu IPVA? Aqui no falido Estado do Rio de Janeiro, foi desviado para pagar os salários atrasados dos servidores públicos estaduais e municipais. E os contribuintes que se F.... e continuem andando pelas crateras das ruas e estradas.)
ResponderExcluirAí você vai na Europa e o combustível é barato(frente ao salário de lá.) É pagam cerca de 20 Euros. Pelo licenciamento anual do veículo e tem ruas e estradas excelentes. Vi estrada com limite de 160Km/h mas parecia mais uma pista de autódromo de Fórmula 1, face a qualidade asfáltica.
Nos EUA, o preço da gasolina, obedece o preço do petróleo. O preço do barril sobe a gasolina também, se desce o preço cai. Aqui ela só sobe nunca desce e quando desce, nunca chega a nós, pois os postos alegam ser (estoque antigo!!).
Em suma: privatizar não é a saída. Mas eleger os pessoas sérias,patriotas, que realmente amem essa Nação e que mudem as regras. Não pode uma estatal do tamanho de uma Petrobrás, ficar sob jugo de partidos políticos. Ela deve se gerir por si só e que seus diretores e presidentes, sejam funcionários de carreira e não de apadrinhados políticos.
Que o governo reduza o tamanho de sua máquina. Para que mais de 500 deputados, mais de 80 senadores.Por que um judiciário tão oneroso. Por que um ex presidente continuar a ganhar salário. Se eu perco a minha função, a minha empresa não continua a pagar. Para quê?? Isto fica caro e para se manter, eles têm que morder cada vez mais e mais. E se faltar dinheiro ê só aumentar os impostos. E isto afeta diretamente os nossos combustíveis.
Primeiro: IPVA é imposto e vai para o caixa único que financia o estado. Afora crescentes exceções, a Constituição veda vinculação de imposto a despesa, ou seja, besteira pensar que seu IPVA deve pagar pelo estado da sua rua! Ele financiará, mal ou bem, as despesas do seu estado.
ExcluirSegundo: privatizar É a saída! De boas intenções (e patriotas) o inferno está cheio! Se não for assim, esse mastodonte sempre estará sob jugo de políticos! Que se abra o mercado, que se desregulamente, que se promova a concorrência, e veja a mágica acontecer: qualidade a preços mais baixos!
Kkkkk!!! Isso mesmo!! Tem que privatizar, aí vamos ficar nas mãos dos industriais que passarão a corromper nossos políticos e tudo ficará na mesma é trocar seis por meia dúzia.
ExcluirNão trabalho na Petrobrás. Mas classificá-la como mastodonte só pode ser oriundo de uma mente tacanha e neoliberalista, que acha que a saída para tudo é a privatização das empresas estatais. Sou a favor, desde que a empresa não dê lucro, o que não é o caso dela. Que já esteve no ranking das melhores empresas para se trabalhar no mundo.
A maior empresa de petróleo do mundo é uma estatal e chinesa. Então dizer que privatizar é a solução, não é.
Quanto ao IPVA, este deveria sim ser utilizado apenas para conservação e abertura de ruas e estradas e não para pagamento de salários.
Temos que todos se unir contra isso, já é um absurdo a porcentagem atual e o valor cobrado. Se aumentar mesmo para 30 ou 40% vou abrir um processo contra o governo (se isso for possível) pois meu carro é somente gasolina e se tornaria um bem extremamente desvalorizado. E mesmo se fosse flex, temos que ter o direito de escolha do que compramos, isso é venda casada!
ResponderExcluirDeveriam das opção para o consumidor.
ResponderExcluirQue aumente o etanol, mas deveriam deixar uma opção, ainda que cobrasse caro por isso, de uma gasolina pura.
Que cobrassem R$ 6,00 ou R$ 7,00 o litro, mas deveria ter a opção.
Fazendeiros produtores de cana, empresários donos de usinas que beneficiam a cana. Quantos desses são políticos, ou parentes de políticos? E quantos desses pagam a campanha de políticos para leis absurdas como essas serem colocadas em prática....?
ResponderExcluirPessoal é preciso compreender algumas questões sobre o preço dos nossos produtos derivados de petróleo e o álcool combustível: o preço da gasolina está atrelado a uma cesta de preços internos e externos, derivados por sua vez dos custos fixos e variáveis de nossa produção (refino principalmente) e àqueles derivados da importação (hoje em cerca de 60%). Ou seja, como não refinamos todo o nosso petróleo, além da oscilação do preço do barril do petróleo, temos a variação cambial (relação real dólar). O preço do álcool com custo muito menor que o da gasolina está preso a variação da gasolina, sabe-se lá o porquê, talvez como alguns disseram para garantir a produção do álcool. Acredito que haja uma necessidade de incentivar a produção do álcool, mas atrelá-lo ao da gasolina não ajuda a ampliar o consumo, só prejudica o consumidor.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.