Os primeiros reviews da imprensa automotiva europeia sobre o Volkswagen T-ROC, o SUV do Golf, têm pelo menos uma coisa me comum com as avaliações sobre o novo Polo e Virtus no Brasil: o "mimimi" sobre ausência de "soft-touch" no painel.

Volkswagen T-ROC

É interessante notar que nas primeiras matérias de apresentação sobre o carro as referências foram todas positivas, mas, agora, em reviews mais aprofundados o "mimimi" sobre o painel confeccionado inteiramente em plástico rígido parece bem disseminado - como no vídeo do canal britânico carwow que reproduzimos abaixo.



Exagera-se: "O que aconteceu com a Volkswagen?". A ausência de material macio no painel do T-ROC é apontado como um sinal de que a "VW já não é mais a mesma - aquela fabricante de carros bem concebidos, sóbrios, práticos e com a melhor qualidade de construção no segmento".

Volkswagen T-ROC
Volkswagen T-ROC - painel sem soft-touch: mimimi
De fato, no lançamento do modelo, os designers da marca apontaram que consideram o material "soft touch" como "fora de moda". Exceto bancos e teto, todos os materiais do interior do T-ROC são rígidos, mas sofisticadamente texturizados, perfeitamente alinhados e com lacunas mínimas.

Volkswagen T-ROC - interior

Segundo os projetistas, seria muito "old-school" associar superfícies de toque suave com qualidade hoje em dia: os jovens consumidores não estão preocupados com isso e o paradigma é o iPhone da Apple - que só usa materiais rígidos em sua construção e é tido como referencial em qualidade.

Volkswagen T-ROC - interior

O "mimimi" no caso do T-ROC é de certa forma compreensível, já que que o Golf, no qual o T-Roc é baseado, tem painel revestido de material de toque suave. A questão é se Golf 8, que será apresentado no ano que vem, manterá a tradição ou terá um painel menos "old-school"?

Volkswagen T-ROC

Apesar das lamúrias da imprensa sobre o painel rígido do T-ROC, o modelo vem sendo bem elogiado por suas características de dirigibilidade, especialmente quando equipado com o pacote Sport - que o torna melhor que a maioria dos crossovers. O motor TSI 2.0 associado com transmissão DSG-7 e tração AWD 4-Motion conferem uma dinâmica que se torna referencial no segmento, mas ao custo de um menor espaço traseiro, já que o eixo de transferência ocupa um espaço na parte traseira da cabine.

Volkswagen T-ROC

De qualquer forma, aponta-se que o conforto de passeio, apesar de acima da média do segmento de crossovers, ainda fica aquém do observado no Golf. O que é explicável: quando os engenheiros sobem um carro, pode-se deixa-lo com a suspensão com o mesmo nível de maciez e vê-lo inclinar nas curvas; ou enderece-la para compensar. A última opção foi a escolhida neste caso.

67 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Associar painel soft-touch a um público mais velho e afirmar que os jovens não ligam pra isso é estratégia de marketing para justificar a economia de materiais. Painel macio é sempre bom e o público de qualquer idade vai aprovar, mas é a escolha da VW pra vender mais barato e atingir mais gente "chófem". Gosto muito dos carros da VAG, mas prefiro os carros mais sisudos mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui entre nós, não haveria uma valorização exagerada por painel soft touch ??? Afinal das contas quem é que fica tocando no painel. Parece-me coisa bem idiota alguém ficar tocando no painel... rsss. Qual o problema se for de plástico de boa qualidade, bem encaixado, que não fique rangendo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mimimi de soft touch é uma tara de quem não tem dinheiro para comprar o carro.
      Basta ver que a VW não dá conta de fabricar Polo e T-ROC, nem na Europa e nem no Brasil. Nos dois continentes têm filas de espera enormes pelos dois carros.
      Ou seja, quem tem dinheiro para comprar, está cagando para soft touch.

      Neste blog tem muitos que não tem um gato para puxar pelo rabo. Quanto mais ter dinheiro para comprar um polo. Então para esses incompetentes, a tara do soft touch velho é relevante. Mas eles são irrelevantes...

      Excluir
    2. JF...vc tem razão...o painel emborrachado do Golf 7 e mesmo do 4.5 nao faz barulho algum por isso os melhores carros e mais caros usam esta técnica. Entretanto hoje a VWB e VWAG fazem paineis de plástico rigido perfeitos. Up e Polo tem paineis sem qqr ruido. Se o custo é menor a montadora irá nesta direção até ninguém lembrar mais do emborrachado.

      Excluir
    3. Eu concordo, ao invés de ficar conferindo se o painel é soft touch, porque não pegam as mulher de vocês? Sao todas softtouch!

      Excluir
    4. Frescura!! Existem DEZENAS de coisas infinitamente mais importantes em um carro do que painel macio. Obsessão com isso é coisa de quem não sabe droga nenhuma de motor, transmissão, diferencial, etc. Compra um bicho de pelúcia e fica se esfregando nele!!

      Excluir
    5. Parece que o o André Gama não tinha o que escrever... Sem noção!

      Excluir
  4. Sem cabimento essa comparação do painel do carro com o iphone. Alguém já viu algum celular macio ao toque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm achei sem noção. A carcaça de um celular uma peça externa (diferentemente do interior de um carro) e como tal há de ser rígida.

      Excluir
    2. Antigamente os celulares highend tinham acabamento emborrachado, com isso os celulares tinham uma pegada mais macia, quando a Apple lançou o primeiro iPhone ele não tinha esse acabamento "soft touch" e fez com que as outras seguissem essa tendência, hoje os celulares Premium tem acabamento e matérias como alumínio ou vidro, que que apesar da qualidade não tem uma pagada tão boa e se você não usar uma capa eles escorregam da mão como sabão.

      Excluir
    3. Mas não podemos esquecer que os celulares da Apple utilizam materiais refinados, como alumínio, aço cirúrgico e até mesmo cristal zarovski. Não são feitos de plásticos.....

      Excluir
    4. Pois é, a Apple coloca alumínio, ação não sei das quantas e cristal zrav...e....

      e....está reduzindo a produção do iphone x pela metade por falta de procura.

      https://www.tecmundo.com.br/mercado/126641-encalhou-apple-corta-producao-iphone-x-conta-baixa-vendas.htm

      Enquanto isso, a VW coloca plástico texturizado de alta qualidade no T-ROC e no Polo, e tem fila de espera de 5 meses na Europa, e de 3 meses no Brasil.

      Como se pode ver, consumidores reais estão cagando para cristal zara ROSCA não sei o que, aço não sei das quantas...

      Agora, na boa, cara que fica com mimimi de cristal zaraROSCA...mimimi...parece que gosta de Fanta...

      Excluir
    5. Realmente celular soft touch nunca existiu

      Excluir
  5. Para mim a questão é mais estética, painel sem soft fica simplório e feio! Olhe para o painel do polo e depois olhe para o painel de um corolla que tem o desenho similar em design porém TEM soft touch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corolla não tem soft touch nada. Tem uim revestimento engana trouxa em cima, ridículo por sinal.

      Excluir
    2. Porém o painel do corolla faz barulho em estradas irregulares. Mesmo 0km

      Veja: https://www.reclameaqui.com.br/toyota/corolla-0km-barulho-painel-e-vidro_X1kdmamV_xZ5zcuZ/

      "Comprei um Corolla XEI 0km em abril e, desde sempre, ele apresentou inúmeros barulhos, estalos e ruídos no painel. Depois, também notei que o vidro do motorista, quando um pouco aberto, fica vibrando e fazendo barulho."

      "Alexandre Augusto Santos
      Estou com os mesmos problemas"

      "Kenned Agripino · Petrolina
      Caramba pensei que fosse só comigo! Tbm escuto vários rangidos "

      Há centenas de relatos.

      Fora do Brasil inclusive:

      "I just bought my 2015 Toyota corolla S plus in June and my Corolla S have Dashboard Rattle and Squeeze Noise like crazy"

      "Mine makes strange noises that come form the fan or zone settings. If I hit the "off" button the sounds go away." - nate42nd 2015 Corolla LE

      http://www.toyotanation.com/forum/377-corolla-11th-gen-2014-scion-im-2016/1207218-2015-toyota-corolla-s-plus-dashboard-rattle-squeeze-noise.html

      Ou seja, melhor que seja de plástico seco, mas que não bata.

      Excluir
    3. Engraçado, eu tenho um xei 2018 e não faz nenhum barulho, roda silencioso mesmo em piso irregular!

      Excluir
    4. Melhoraram para o modelo 2017/2018 (pós facelift).

      Mas as 2015-2016-2017 apresentam defeito de projeto no acabamento interno em painel, portas e bancos.

      Excluir
    5. Quem achar Soft Touch no Polo ou Virtus ganha um doce (MISSÃO IMPOSSIVEL) rsrs
      O meu Xei 2016 não notei nenhum barulho.. Nunca fiz "off road" com ele também, mas nas ruas ruins da Bahia, incluindo ruas de paralelepípidos, não notei nada até agora... O Rodar confortável demais, parece que está voando, além de um isolamento acústico excelente, principalmente quando comparado com meu carro anterior (Honda City) e com o carro da minha esposa Fox...
      Agora Carlos, teste antes de falar algo.
      Se você for checar as reclamações do Polo, vai ver o que é desesperador, problemas em câmbio e motor, em carros que acabaram de sair das concessionárias! Mas você só vê defeito nos carros das outras montadoras rsrs

      Excluir
  6. Como não tem argumentos já começam a achar pelo em ovo. Os SUVS fabricados aqui, a maioria é plástico rígido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente porque todos os SUVs são carros superfaturados, onde as montadoras têm suas maiores margens de lucros.

      Excluir
  7. Que tirem o soft touch, que é um primor de acabamento, mas também não queiram chamar de Premium um amontoado de plástico

    ResponderExcluir
  8. Se não te incomodasse vc não agradeceria se tivesse.

    ResponderExcluir
  9. Agora, sofisticação, chama-se old-scholl. Então todas as marcas premium estão defasadas, segunda a lógica da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa!
      Então soft touch em carros caros é chique e sofisticado, mas nos demais é mimimi?
      Então por que a própria VW tem versão do Polo europeu com soft touch?

      Excluir
    2. No começo o painel dos carros era de ferro, depois teve a fase dos revestiemntos de madeira. Depois veio o plástico, e depois a VW inventou de fazer de material emborrachado.
      A VW sempre lança as tendências. Agora está abandonando os emborrachados pelos plásticos texturizados de alta qualidade. Inclusive na Europa.
      E a VW não dá conta de produzir nem T_ROC e nem Polo, nem na Europa, e nem no Brasil. Tamanha é a demanda.
      Isso signfica que os compradores estão CAGANDO para soft touch, e preferem o não soft touch.
      Mas aqui neste blog, que tem um monte de duro que não tem nem um gato para puxar pelo rabo, então o soft touch é um problema.
      Não é. O problemas são eles. O painel sem soft touch do Polo e do T-ROC é SOLUÇÃO!

      Excluir
  10. Um bom toque serve bem para o volante pois, ficamos 90% do tempo segurando o volante e 10% restante no cambio.
    Esses sim merecem uma textura mais confortável. O painel fica lá na dele..

    ResponderExcluir
  11. O povo coloca acabamento mais barato, mantendo o preço e o brasileiro acha que é mimimi. Não é atoa que a lucratividade das montadoras é relativamente maior no Brasil que em muitos países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ para de relinchar. A matéria é do T-ROC na Europa.

      E para de relinchar mesmo. Porque o Polo vendido no Brasil é R$ 24 mil mais barato que o vendido na Europa.

      E para de relinchar mesmo, porque o preço do Polo brasileiro está ridiculamente barato. E se mesmo barato do jeito que está, vc não pode comprar, o problema é seu. Não de quem o criou, desenvolveu e o produz.

      Reconhecer que o problema é seu, é o primeira etapa para deixar de ser um relinchador.

      Excluir
    2. Em tempo: polo brasileiro 24 mil reais mais barato que o Europeu:
      https://www.car.blog.br/2017/10/vw-polo-preco-no-brasil-ate-r-24-mil.html

      Excluir
    3. Comparação de quem entende hein?
      Já ouviu falar em renda per capita?

      Excluir
  12. A principal questão é o passar do tempo.
    Os veículos que tive com painel soft nunca apresentaram ruídos mesmo após anos de uso.
    Os que tive com painel rígido em dois a três anos se tornaram fonte de ruídos.
    Pela minha experiência painel com acabamento soft demonstram melhor qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Puro relincho. Sem fundamentação alguma.

      O Up! naõ tem soft touch e tem vários aí com mais de 100 mil km sem ruído algum. Zero.

      Enquanto isso, Peugeot 308, C4 Lounge e etc, tem soft touch, e se tornam escolas de samba com menos de 20.000 Km.

      Então, mais fatos, menos relinchos.

      Excluir
  13. Fã que é fã corre pra defender o seu idolo.

    ResponderExcluir
  14. Todos querem mais qualidade, principalmente de uma grande montadora que tem capacidade de melhorar cada vez mais.

    Concordo 100% com o host do CarWoW (corrige ai, não é Car Now) comentou, são esses detalhes que mostram que se trata de um carro de qualidade superior e não faz sentido um carro inferior como o Polo ter e o T-Roc, mais caro não ter.

    A BMW X1 2018 tem novo cambio DCT (dupla embreagem) pq o convencional é lento em geral e estepe normal ao invés de run-flat, que deixava o carro duro, porque assim que o consumidor quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo 100% com o host do CarWoW (corrige ai, não é Car Now) comentou,

      Vc só concorda porque vc é 100% desinformado quanto ele. E repete a papagaiada sem pensar.

      são esses detalhes que mostram que se trata de um carro de qualidade superior e não faz sentido um carro inferior como o Polo ter e o T-Roc, mais caro não ter.

      O Polo não tem soft touch. A única versão do Polo que tem isso, na Europa, é a Highline. E a VW deve estar arrependida de ter colocado, pois o Polo, e o IBIZA também, que tb não tem soft touch, estão com filas de espera de 5 meses na Europa. Iguais ao T-ROC.

      Logo, como se vê, para quem interessa, que são os consumidores europeus e brasileiros com dinheiro para comprá-los, os novos materiais de plásticos texturizados da VW estão agradando e muito.

      Quem tem dinheiro compra. Os incompetentes ficam relinchando baboseiras sem fundamento....

      Excluir
    2. BMW X1 com DCT, energydrink????

      Vx tem mais algum detalhe dessa informação?? Pois até onde sei continua sendo AT8...

      Excluir
  15. Se o material for de boa qualidade não importa muito e aparecia boa o problema n é lá na europa é aqui que as ruas são esburacadas lá com certeza n vão ter dor de cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Besteira. O Up! brasileiro não tem soft touch e tem vários aí com mais de 100 mil km sem ruído algum. Zero.

      Enquanto isso, Peugeot 308, C4 Lounge e etc, tem soft touch, e se tornam escolas de samba com menos de 20.000 Km.

      Então, mais fatos, menos relinchos.

      Excluir
  16. Concordo contigo, tenho o Novo Polo 200TSI até o momento nada a reclamar, mas se tivesse o soft touch como no Golf acharia ótimo, pois acho bonito e da um toque de luxo.

    ResponderExcluir
  17. "mimimi"? me decepcionou essa matéria profundamente. Gosto muito da VW mas sou crítico e acho uma falta de respeito com consumidores da marca, não por um acabamento como o soft touch nos carros e cobrarem o que cobram, ainda vim colunista e defender a VW sobre isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, para de choradeira. Não percebe não que oainel do T-ROC é uma questão de evolução do uso de materiais. O material usado agora é superior ao soft touch, é mais rígido, sólido e resistente, similar ao dos smartphones.


      E o mercado gostou, tanto que está comprando T-ROC como nunca e a VW não dá conta de entregar.

      Então, opinião de orelha e um monte de estrume têm o mesmo valor. Ou não, porque o estrume serve para adubo...

      Excluir
  18. Essa desculpa da VW é como aquela da Toyota que dizia que o Corolla não precisava de controles de estabilidade e de tração porque já era muito seguro. O resultado? Hoje o Corolla conta com o equipamento de série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW foi pioneira em cologar ESP e ASR em carros de massa. O Golf foi o primeiro a ter tal recurso. O Corolla só teve isso 20 anos depois do Golf.
      O Painel do T-ROC é uma questão de evolução do uso de materiais. O material usado agora é superior ao soft touch, é mais rígido, sólido e resistente, similar ao dos smartphones.


      E o mercado gostou, tanto que está comprando T-ROC como nunca e a VW não dá conta de entregar.

      Então, opinião de orelha e um monte de estrume têm o mesmo valor. Ou não, porque o estrume serve para adubo...

      Excluir
    2. Compram T-Roc como nunca porque nunca houve T-Roc...

      Excluir
    3. As vendas da VW na Europa dispararam mais de 10% em janeiro, por conta de T-ROC e Polo.

      As filas de espera pelo T-ROC na Europa estão acima de 5 meses.

      E aqui o povo de mimimi com o interior mais bem acabado, moderno e sofisticado entre os SUV´s compactos.

      Excluir
  19. Não interessa se com o soft touch faz barulho ou não. O que interessa é que com o soft touch o interior do carro fica mais bonito do que com esses "plásticos de boa aparência". A ausência do soft touch significa corte de custos na fabricação e essa economia toda não chega no bolso do consumidor. Quem defende a retirada de materiais de acabamento é que está relinchando bonitinho. Ahahh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de choradeira. Só orelhada. Não tem a menor ideia da estrutura de custos da empresa e fica aí relinchando.

      Excluir
    2. Se você se contenta com tudo o que a VW faz e acha legal, fique à vontade. Eu como consumidor tenho o direito de reclamar e "chorar", pois meu dinheiro é suado e dou valor para cada centavo que ganho. Hoje some o soft touch, amanhã some os plásticos e entra o "papelão de alta resistencia e os preços fiam mais altos ainda...

      Excluir
    3. Não adianta cara, se a vw fizer um carro inteiramente de plastico ele vai elogiar..a gente sabe disso, discussão desse género é perda de tempo com ele

      Excluir
    4. O fato é que o mercado aprovou por unanimidade o interior do T-ROC, tanto que está comprando T-ROC como nunca e a VW não dá conta de entregar.

      Fatos, apenas fatos.

      Excluir
  20. Comparar a construção de um carro com a de um celular. Parabéns é muito pertinente. kkkk

    ResponderExcluir
  21. Agora, o mercado mais exigente do mundo, está comentando sobre isso, sera que é mimimi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e o mercado que está com esse mimimi. Vc não sabe o que é mercado.
      O mercado europeu tá comprando t-roc como louco e tanto que a vw não da conta de entregar 3 tem fila de espera.

      Quem está com o.mimimi são os jornalistas manés que não entendem nada sobre evolução de.materiais e ficam falando bobagem.

      Excluir
  22. Ate as luzes internas desse modelo eram em led, de placa, do porta-luvas..isso mostra muito mais cuidado e dedicação da montadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P
      Para de choradeira. Não percebe não que painel do T-ROC é uma questão de evolução do uso de materiais. O material usado agora é superior ao soft touch, é mais rígido, sólido e resistente, similar ao dos smartphones.


      E o mercado gostou, tanto que está comprando T-ROC como nunca e a VW não dá conta de entregar.

      Então se os consumidores de T-ROC aprovaram, que é você para achar que não está certo. Recolha-se a sua insignificância. Um monte de estrume tem mais valor que sua opinião sem fundamentação alguma.

      Excluir
    2. Cara, você é um ser muito estranho. Está desdenhando e atacando de quem prefere o soft touch mas no final do ano passado estava tentando enfiar goela abaixo de todo mundo que o Golf era superior ao Cruze por que tinha soft touch. Suas próprias palavras:
      "O Golf tem painel inteiro de material soft touch, enquanto o Cruze tem painel em plástico duro.

      O Golf tem painéis de porta com soft touch, o Cruze em plastico duro."

      Excluir
  23. Não é besteira, não é fora de moda, isso é falta de qualidade, após alguns anos, a bateria de samba começa tocar em cima desses painéis de plásticos rígido, isso é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Puro relincho. Sem fundamentação alguma.

      O Up! naõ tem soft touch e tem vários aí com mais de 100 mil km sem ruído algum. Zero.

      Enquanto isso, Peugeot 308, C4 Lounge e etc, tem soft touch, e se tornam escolas de samba com menos de 20.000 Km.

      Então, mais fatos, menos relinchos.

      Excluir
    2. Que perda de tempo discussão com gente doente por marcas viu

      Excluir
    3. Carlos4Carros, cara você é muito abusado. Qualquer um que discorde da usa opinião está "relinchando". Voce também diz que quem gosta de materiais soft touch nao tem dinheiro para comprar carro e está criticando a toa. Cara, tenho dois carros BEM CAROS e com soft touch. E prefiro esse material ao plástico rígido. VW manteve o soft touch no polo europeu, além de mante-lo em qualquer outro carro de categoria acima. Por que está a enaltecer o plástico com texturas de qualidade se o T-ROC é apenas uma exceção a regra? Vai partir pra ignorância e falar que estou relinchando também? É fácil falar isso atrás de um monitor. Queria ver você falar isso olhando na cara na maioria daqui que não concordam com o seu ponto de vista. Respeito e argumentos são básicos e estão faltando à sua pessoa.

      Excluir
  24. Eles tinham que reclamar de alguma coisa no carro e foi só oque acharam. Do contrário, o preço subiria. Vemos o polo aqui no Brasil ganhando todos os prêmios que disputou. Se especialistas não reclamassem do painel de aspecto simplista, iriam aumentar os preços que estão razoáveis do Polo e Virtus.

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião a falta de soft touch no Polo não é tão alarmante já que os concorrentes tb n possuem, agora pagar 100k em SUVs de mais de 100k com acabamento de carro popular n da (Creta).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem