O VW Virtus Highline tem preço básico sugerido de R$ 79.990 reais, trazendo de série vidros elétricos com função one-touch para os dianteiros, retrovisores e travas elétrica, r-condicionado Climatronic digital automático, direção elétrica, Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor.
Há ainda sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e , banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, 4 airbags, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Auxiliar de Partida em Acline e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).
Há ainda descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, faróis de neblina com luz de conversão estática (que direcionam o facho para a parte interna da curva), fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether, iluminação do porta-luvas e porta-malas, limpador do para-brisa com temporizador, rodas de alumínio de 16 polegadas, porta-luvas refrigerado, entre outros itens.
O modelo que avaliamos no vídeo abaixo é um pouco mais caro, pois conta com pintura metálica Cinza Platinum (R$ 1.450 reais), Rodas de 17 polegadas e pneus 205/50 R 17 (R$ 1.200 reais) e o Pacote Tech High (R$ 3.300 reais), que acrescenta sensor de estacionamento dianteiros, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, comando de voz, câmera de ré, detector de fadiga, retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico).
Esse pacote traz também farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home, indicador de pressão dos pneus, Post Collision Brake, instrumento combinado digital (Active Info Display), rede no porta-malas, sensor de chuva e crepuscular, sistema de navegação e sistema de infotainment "Discover Media" com touchscreen de 8", Bluetooth, sensor de aproximação, navegação e App-Connect. Assim equipado o preço vai a R$ 85.940 reais.
Interior: acabamento e espaço
O Virtus Highline impressiona internamente, e não somente pelo painel digital Active Info Display e pela central de informação e entretenimento de 8" com tela de vidro, mas também pelo elevado padrão de acabamento, a montagem de peças precisas e materiais de ótima qualidade. É um colírio para os olhos tanto interna quanto externamente.
Na parte da frente da cabine, motorista e passageiros contam com amplo espaço para ombros, volante, bancos e retrovisores de grandes dimensões e com múltiplas possibilidades de ajuste - permitindo que pessoas de vários biotipos possam encontrar a posição ideal de condução.
Quem está acostumado com o Golf, sente-se em casa no Virtus. O posicionamento de volante, comandos de acendimento de faróis, o botão de partida Start - tudo praticamente igual e na mesma posição do irmão maior. A alavanca da transmissão automática é a mesma, mas no caso do Virtus está com funcionamento até mais suave que o Golf.
A grande vantagem do Virtus em relação ao Polo fica no banco traseiro. O Virtus é derivado do Polo, mas a plataforma modular MQB-A0 permitiu que a distância entre-eixos fosse ampliada em 8,6 cm para 2,65 metros (a mesma do Jetta atualmente vendido no Brasil). Assim, o espaço para pernas, ombros e cabeça do Virtus é típico de um sedã médio como o VW Jetta, Toyota Corolla ou Chevrolet Cruze. Mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, ainda sobra muito espaço para os joelhos dos passageiros traseiros.
A Virtus é homologado para levar cinco adultos, mas em viagens longas o ideal são dois adultos na parte traseira e uma criança - para maximização do conforto. Um recurso faz falta é o descansa braço central traseiro, presente nos sedãs médios. O porta-malas, de 521 litros, é 81 litros maior que o do Cruze Sedan (440 litros), 50 litros maior que o do Corolla (470 litros) e 10 litros maior que o do Jetta (510 litros).
Comportamento dinâmico
Assim como o Polo , o Virtus tem um ajuste de suspensão que prioriza o conforto. Esses dois últimos modelos da Volkswagen são os carros mais macios e suaves que a marca já vendeu no Brasil, mas o Virtus é ainda um pouco mais macio, pois ele usa pneus com perfil um pouco maior que os do Polo.
Isso fica evidente visualmente, pois os pneus mais altos "preenchem" mais a caixa de roda, mas também sensorialmente, pois o Virtus é ainda mais confortável que o Polo. Com pneus mais altos, o Virtus com roda de 17 polegadas tem o mesmo nível de suavidade do Polo com rodas de 16 polegadas.
O resultado é um carro que encara os pavimentos de baixa qualidade brasileiros com competência, superando lombada, valetas e crateras com facilidade, e sem dar sinal de fim de curso de amortecedores ou de que irá raspar a parte inferior da carroceria.
Desempenho
O Virtus Highline, assim como o Comfortline, vem com o motor 200 TSI de 128 cv e 200 Nm de torque, associado com uma transmissão automática de seis marchas AISIN, de conversor de torque. Esse motor é o 1.0 TSI (Turbinado e de Injeção Direta), Flex, que é usado em outros modelos do Grupo, como o Golf TSI e no Audi A3 vendido na Europa.
Os números de desempenho são os seguintes:
- Aceleração 0-100 km/h (s): 10,4 (Gasolina); 9,9 (Etanol)
- Aceleração 0-1.000 m (s): 31,9 (Gasolina); 31,1 (Etanol)
- Retomada 80-120 km/h (s), 6a. (s): 18,8 (Gasolina); 18,7 (Etanol)
- Velocidade máxima (km/h) : 189 Km/h (Gasolina); 194 Km/h (Etanol)
Consumo
O quadro abaixo traz os números de consumo, aferidos pelo INMETRO, para o VW Virtus e de seus principais concorrentes em preço (sedãs compactos) e em dimensões (sedãs médios):
Os números colocados em perspectiva do quadro acima mostram que o VW Virtus 200 TSI Automático tem desempenho em média 10% abaixo dos sedãs médios 1.4 turbo, mas ele é de 5% a 14% melhor que todos os demais modelos 1.8 e 1.6 com motores não turbinados.
Já em consumo, ele fica atrás apenas do Honda City 1.5 CVT, e ficando à frente de todos os sedãs médios e compactos comparados.
Preço
O quadro abaixo coloca o preço do Virtus 200 TSI Automático em perspectiva a seus principais concorrentes.
O VW Virtus é um pouco mais caro que o HB20S e Chevrolet Cobalt, mas está mais barato que o Honda City CVT. Entretanto, o Virtus é maior e mais espaçoso que esses modelos compactos, e ainda traz controle eletrônico de estabilidade, tração e hill assist - itens de segurança ausentes nesses.
Por outro lado, o Virtus TSI Automático Highline entre R$ 12.500 reais e R$ 17.500 reais mais barato que os sedãs médios Corolla, Jetta, Civic e Cruze. Se levarmos em conta o preço do Virtus Comfortline 200 TSI AT, o VW é R$ 19.200 reais mais barato que o Corolla GLi, R$ 20.700 reais mais em conta que o Jetta 1.4 TSI AT6, R$ 22.400 reais menos oneroso que o Cruze Sedan 1.4 AT e R$ 22.910 reais mais acessível que o Honda Civic Sport CVT.
Conclusão
O Volkswagen Virtus é um sedã que impressiona externamente pela estética refinada e porte avantajado, e, internamente, pelo ótimo acabamento, tecnologia, espaço, silencio e prazer ao conduzir.
Com porte, desempenho e espaço para passageiros e bagagens típicos de sedãs médios, consumo de carro popular e preço de sedã compacto, o Virtus é uma alternativa atraente tanto aos sedãs compactos "premium" quanto aos sedãs médios de entrada.
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ResponderExcluirÉ a foto que tá cortada, mané.
ExcluirCarlos entre o Virtus Comfortline com todos os opcionais e o Jetta TSI Comfortline, qual você escolheria????
ExcluirVirtus é 10 mil mais barato e mais completo. O Virtus, claro.
ExcluirVirtus?? Jetta e 1.4 turbo! Faz toda a diferença
ExcluirSem contar que hoje com 80.000,00 reais dá pra comprar um Jetta TSI Comfortline tranquilo, vejo muitos anúncios de Jetta por esse valor na WebMotors por exemplo!!! E acho ele uma verdadeira máquina!!!
ExcluirSim Jetta tem na promoção nessa faixa de preço. Não dá pra comparar um Jetta com virtus, virtus merecia um motor 1.4t
ExcluirO Virtus pode até tomar algumas vendas do Corolla GLI (algumas, não todas) que isso não incomodará a Toyota, pois o Corolla q vende mesmo é o XEI.
ResponderExcluirSegundo um vendedor da Toyota, o XEI corresponde a 70% das vendas de Corolla.
E o restante é dividido entre Altis, XRS e GLI. Sendo q desse três o Altis é, surpreendentemente, o q mais vende.
Então pode deixar o Virtus disputar algumas vendas com o GLI, q isso não incomodará.
Ele disse também q tem uma conversa interna q não venderão mais o GLI quando o Yaris chegar.
Carro perfeito para quem quer um sedan moderno e seguro, mas não tem grana para levar um Jetta.
ResponderExcluirO único porém desse carro é o acabamento que poderia ser mais requintado nessa versão topo.
Qualquer acabamento pode melhorar, até o acabamento dos Audi são os carros com melhor acabamento do planeta. Mas assim como os Audi não precisam de acabamento melhor do que atualmente oferecem, já que são a referência mundial, o Virtus tb não precisa, já que ele é o melhor acabado entre seus concorrentes, especialmente o Corolla.
ExcluirA Quatro Rodas, por exemplo, testou o Corolla Altis em dezembro e disse que o acabamento é "ruim".
Vamos ver agora o que a Quatro Rodas disse do acabamento do Virtus:
"Assim como no Polo, o acabamento [do Virtus] é elogiável. O motorista tem a seu dispor volante, banco e retrovisores com grande amplitude e facilidade de ajuste..."
"Cabine do Virtus se destaca pela elevada qualidade de materiais de montagem"
Nem Corolla e nem Cruze têm saídas de ar traseira. O Virtus tem.
NEm COrolla e nem Cruze têm painel com Active Info Dispaly, o Virtus tem.
Então, o fato é que o Virtus tem acabamento superior a Corolla e Cruze.
Acabamento boqueta do Corolla
Excluirhttps://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=6m43s
Acabamento do Polo
https://www.youtube.com/watch?v=5Pbza4IDLj8
Parafusos a mostra e plástico duro
https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=10m26s
Sim, concordo com vc!
ExcluirMas não entrando no mérito das comparações entre carro X ou Y, o Virtus é muito bem acabado e os materiais de qualidade, mas, nessa versão poderia, sim, ser um pouco mais requintado, independente dos concorrentes ter ou não acabamento superior.
"Audi são os carros com melhor acabamento do planeta"
ExcluirKkkkk Pirou de vez.
Melhor acabamento do planeta é o da Rolls Royce Carlos. Só ver o star ceiling deles. Nenhuma montadora chega perto. Talvez a linha Maybach.
São os pequenos detalhes que caracterizam o conjunto da obra. Num carro desse preço custava alguma coisa ter a abertura da tampa do porta luvas com amortecimento em vez de despencar pura e simplesmente? Todos os Golf e Jetta têm...
ResponderExcluirE as opções para forração de bancos e laterais? Há opções de cores ou é como o icônico Ford modelo T "pode escolher qualquer cor desde que seja preta"?
De qualquer forma a cereja que está faltando é a opção do motor 1.4 ou 1.5 TSI.
Se a VW o fizer até poderei pensar em passar de Jetta para Virtus.
sou muito suspeito pra falar sobre esse carro.
ResponderExcluirCarro muito bem equilibrado (segurança, design, consumo, conforto, tecnologia). Pelos atributos e vantagens comparativas: espaço interno, eficiência e conforto, Virtus TSI é a compra racional na categoria sedan compacto premium/médio. Boa sacada da VW, vai impactar dois segmentos com seu novo e equilibrado sedan. Falta só o T-Cross com todos esses atributos para a VW entrar na festa dos crossovers. Está um pouco lenta nesse segmento, mas tudo indica que em 2019 vai chegar forte.
ResponderExcluirPoderiam criar uma versão mais requintada e utilizarem o motor 1.4, seria uma outra opção.
ExcluirGostaria de saber quando é que vão fabricar um carro perfeito, sempre tem alguém reclamando de alguma coisa.
ResponderExcluirApesar de sem graça, imaginem este motor,1.0 TSI, com um câmbio CVT. Seria econômico pra caramba.
ResponderExcluirCorolla xei sempre foi a versão mais vendida desde 2002, tenho amigos que trabalham há anos na Toyota e eles sempre dizem isso!
ResponderExcluirAí o consumidor se pergunta: porque comprar um carro 1.0 turbo se o concorrente 1.5 é mais econômico, bom valor de revenda, mecânica confiável e pós venda superior? Parece que o lançamento da vw confirma a superioridade do produto do concorrente.
ResponderExcluirVc só pode tá sendo irônico ne. Esse motor 1.5 cvt é mt manco, tá loco
ExcluirPior que esse 1.5 com CVT da Honda( e custando R$80k), só o 1.5 do Etios com câmbio AT4...
ExcluirCarro ficou com preço salgado.
ResponderExcluirDeveria ter uma opção para o publico PCD.
O carro ainda está no lançamento. É certo ter uma versão pra PCD, pois até o Jetta têm.
ExcluirA VW deveria pensar mais no publico PCD, com certeza a toyota vai lançar um carro com nota 5 no Latincap para o publico PCD.
ResponderExcluirVai ter. Será o 1.6 MSI AT.
ExcluirSou bem mais fã do motor 1.0 TSI, 1.6 MSI deve ser um bom motor tambem, mais se o carro vir pelado como o de câmbio manual não ficara tão interessnte para o publico PCD.
ExcluirÉ logico que não se discuti a qualidade dos carros da VW e sim a quantidade de equipamentos que vira nessa versão.
Carlos menciou a reportagem da 4 rodas. Realmente falou aquilo, porem esqueceu de falar os pontos negativos como por exemplo o preço. Falo isso por que li a reportagem. Tanto é, que a 4 rodas nas versoes top de linha deu a vitória ao Cronos em função do preco. Mas, é óbvio que o Virtus é mais carro. Até discordo da vitória do Fiat.
ResponderExcluirMas aí a Quatro Rodas errou. Pois disse que o Cronos é mais barato, o que é uma falácia, primeiro porque a 4 Rodas não sabe o preço. Segundo que o Virtus é 12 cm maior que o Cronos, tem 14 cm mais de entre-eixos, muito mais espaço interno.
ExcluirO Virtus é um sedã médio, e o Cronos um compacto.
De mais a mais, o Cronos de 72k tem rodas 16, 2 airbags, não tem couro, nem. Esse aí concorre com o Virtus Comfortline, que custa RR$ 73.490.
O meu seria um branco com certeza, é muito bonito.
ResponderExcluirPara dar uma nota entre 9 e 10 para este carro, precisaria ter opção de motor aapirado melhor e um pouco mais potente que o 1.6 16v; Aposto muito em confiabilidade mecanica e valor de revenda, algo que este 1.0 turbo, ainda que surpreenda por desempenho, não possui.
ResponderExcluirFico muito tempo com um carro e com alta Km...espero que o 1.0 não decepcione...ninguém...veremos com o tempo!
Ontem, um cara posto no grupo do up tsi o seu up com 300.000 km.
ExcluirO meu já está com 112.000 e está perfeito.
Nunca deu problema?O meu move mpi tá com 46 mil km,só troquei o trambulador e as pastilhas de freio
ExcluirEu não gosto de sedan, mas para quem gosta, a meu ver este carro, no seu segmento, é o que apresenta o melhor custo x benefício.
ResponderExcluirSe colocar motor 1.4 TSI, as vendas do Jetta fica comprometida.
ResponderExcluirEsse carro é um tapa na cara dos concorrentes.
ResponderExcluirgenti...que é essa carro???
ResponderExcluirEstoú apoplético!
Pooodddddddddrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeee de chique...
Podre de lindo....
Eu achava quê o designer do Polo era o mais lindo que veria...mais vem o Virtus e faz isso...
aff...pode parar de produzir o resto...esse carro lacrou.
Ele se chama José Carlos Pavone. Um gatão mesmo.
Excluirhttps://i.ytimg.com/vi/qsQC0yu1O6k/maxresdefault.jpg
Gatíssimo mesmo!!!
ExcluirUiiii....
2 grandes jogadas da vw com o polo e virtus foi o motor 1.0 tsi que paga menos imposto e o painel digital. São 2 coisas que a concorrencia ainda não tem e que dá uma grande vantagem para a vw.
ResponderExcluirNo banco traseiro 3 adultos viajam com conforto?
ResponderExcluirEntre-eixos e largura maior que alguns modelos concorrentes ou não (HB20S, Cronos, Ka+, Logan, Prisma, Cobalt, City). Se o VW Virtus não der conforto, com certeza, nenhum outro com preços similares darão.
ExcluirLos hermanos terao um Virtus 1.6 mais equipado que o nosso,espero que o nosso quando tiver cambio automatico venha com mais opçoes de equipamentos.
ResponderExcluirTenho um Golf e provavelmente comprarei um Polo, mas ficaria muito mais satisfeito se ele tivesse o para-choque dianteiro original desenvolvido na Europa. O que era uma entrada de ar baixa, larga e funcional, coerente com o design geral da carroceria, virou uma falsa "boca" alta, e por ser alta fica proporcionalmente menos larga. Vamos ver o que o Pavone fará nas versões GTS.
ResponderExcluirO para-choque dianteiro brasileiro não é coerente com o design geral da carroceria. O que era uma entrada de ar baixa, larga e funcional, virou uma falsa "boca" alta, e pela sua altura aparenta ser menos larga. Vamos ver o que o Pavone fará nas versões GTS.
ResponderExcluirCarro muito bacana .... mas não tem abertura interna do porta malas?? Coisa tão simples que qualquer carro tem .... menos VW.
ResponderExcluirMeu A3 LM (importado) também não tem e nem precisa... Abre pela chave ou na própria mala... Ele é elétrico, levanta sozinho mas para fechar é manual.
ResponderExcluirDepende do público .... como uso o carro para trabalhar, toda vez que eu tenho q pegar um colega ou eu tenho que desligar o carro ou vou com o porta malas/bagageiro aberto (e ainda pedindo para que não fechem). um incoveniente. Precisa sim. Não tenho esse tipo de inconveniente com outros carros de outras marcas.
ExcluirPreço salgado se comparado ao polo, 10.000 a mais no Highline mas o que interessa é onde ele se localiza no mercado, né! Povo paga.
ResponderExcluirPelo vídeo deu para notar, uma crítica a todos os Vw por sua filosofia de carro (funcional) é o mal uso do espelho retrovisor, em todos o espelho fica afundado dentro da carcaça do espelho e o problema é a moldura lateral. No jetta por exemplo que tem na beirada do lado motorista a parte convexa, é totalmente inútil, ½ dele fica refletindo a carcaça do próprio espelho já que ele fica afundado, outros modelos quando tem espelho simples também fazem isso, uma faixa também reflete a moldura lateral que inclusive de tanto espaço em todos tem o repetidor de seta por dentro do espelho. Deveriam rever esse design e deixar mais funcional, reduzir o ponto cego é questão de segurança, até mesmo para colocar aquele “olho de boi” se for dos mais finos refletem a moldura também, não d apara colocar na ponta do espelho onde é mais útil. Algo que se vê em muitos carros mas a Vw ao menos nos nacionais é a que mais se atenta às funcionalidades, não daria para esperar isso da Fiat por exemplo que usa a forma sem função em larga escala
_"Assim equipado o preço vai a R$ 85.940 reais."_
ResponderExcluirCruze LT: R$ 91.990,00. Entrada + 30 de R$790,00 sem juros!
R$85.940,00 - R$91,990,00 = R$6.050,00! Vale?
(Ops! Já ia me esquecendo; Cruze 1.4 turbo)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite pessoal, comprei um Virtus completo, o que tenho a falar do carro só coisa boa, ao andar na estrada com 4 adultos e uma criança e mais bagagem ,ele não sentiu nada tanto na serra quanto em reta.O tanto falado motor mil,passou com mérito em retomadas e subidas.Todos muito bem confortável e no maior silêncio dentro do carro.Venho de uma geração que carro tem que ter motor,era minha maior dúvida em relação ao Virtus, mas ele mostra fôlego.Acho que o Virtus na minha opinião veio para encomendar muitos concorrentes.Satisfeito com o meu em segurança,estabilidade, conforto e sem falar no painel show com muitas informações.Fica aqui meu relato para quem está em dúvida, vai fundo no Virtus.
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