A montadora japonesa Nissan está em fase final de estudos de viabilidade para lançamento do SUV X-Trail no Brasil ainda em 2018, para concorrer com o Jeep Compass, segundo a revista Auto Esporte.
O SUV começará a ser vendido na Argentina em março, importado do Japão. No Brasil, porém, ainda não está decidida a origem, podendo vir a ser importado dos EUA, onde ele é produzido com o nome de Rogue.
A Nissan avalia o lançamento de um SUV com porte imediatamente acima do Kicks, desde o lançamento deste. As opções eram o X-Trail e o Qashqai, europeu, mas a escolha final recaiu sobre o X-Trail, pela proximidade maior do projeto com o Kicks.
Ademais, o X-Trail tem porte maior que o Qashqai, mais espaço interno e oferece a possibilidade de versões de 7 lugares. A versão com 7 lugares, com a terceira fila rebatida, oferece 550 litros de capacidade volumétrica no porta-malas.
No que respeita os aspectos dimensionais, o Nissan X-Trail mede: 4,68 metros de comprimento; 2,7 metros de entre-eixos; 1,84 metros de largura. A altura é de 1,73 metros para o FWD, e de 1,74 metros no caso da versão AWD.
Esses números deixam claro que o porte do X-Trail é 28 cm maior que o Compass (comprimento de 4,4 metros), alinhando-se com o VW Tiguan (4,67 metros) e Chevrolet Equinox (4,65 metros).
Em termos de motorização, o X-Trail vendido nos EUA usa o motor quatro cilindros 2.5L de 170 cavalos associado com transmissão CVT. Enquanto o modelo vendido no Japão usa o motor 2.0 de 140 cv do Sentra, também com transmissão CVT, com opções de tração dianteira 4x2 ou integral 4x4.
É provável que o modelo brasileiro venha com motor 2.0 por questões tributárias. Um X-Trail 2.4 pagaria um IPI de 25%, enquanto a versão com motor 2.0 tem incidência de alíquota de 13%.
O Nissan X-Trail/Rogue é apontado em algumas estatísticas como o SUV mais vendido do mundo, e oferece, dependendo da versão, piloto automático adaptativo, auxiliar de manutenção em faixa, sistema de informação e entretenimento, direção com assistência elétrica, faróis e lanternas de LED, sistema monitoramento frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, entre outros.
Nissan X-Trail chega este ano para concorrer com Compass
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Bem vindo ao século XX com esse SUV obsoleto. motor 2.0 de estrondosos 140 cv em um carro desse tamanho? O que a Nissan quer da vida?
ResponderExcluirTá atrás até de montadora da gordoland? GM já tem um motor 2.0 turbo no Equinox...
Piada. Enquanto isso, Tiguan Allspace com motor 2.0 TSI faz séculos e transmissão AT de 8 marchas.
ACC e etc.
Xtrail não testei e achei ruim, lento, fraco, e apertado por dentro. Acabamento com rebarbas...não recomendo. Se vc quer um SUV desse porte, aguarde o Tiguan AllSpace.
Tem couro na parte de frente do painel, nos apoios laterais do câmbio coisa que a maioria não tem, soft touch nas portas dianteiras e traseiras, não tem motor, mas sobra acabamento de qualidade.
Excluir"Xtrail não testei e achei ruim, lento, fraco, e apertado por dentro. Acabamento com rebarbas...não recomendo. Se vc quer um SUV desse porte, aguarde o Tiguan AllSpace."
ExcluirSó prova a sua completa ignorância. Você é motivo de piada e continua não se tocando.
Ah, só pra completar: este carro vendeu mais de 400 mil unidades nos EUA no ano passado, contra menos de 50 mil da Tiguan. No mundo, foram 876.095 unidades do Nissan, contra 703.143 unidades do VW.
ExcluirPeso do X-Trail: 1,425 kg, mas é maior (4,64 metros)
ExcluirPeso do Compass: 1.527 kg, mas é menor (4,41 metros)
Ou seja, o X-Trail é maior, mas é mais leve que o Compass, sendo assim o motor 2.0 tende a ser satisfatório e, diga-se, provavelmente mais econômico.
Uma pergunta: se você não testou, como sabe que é "lento, ruim, fraco, etc"?
O leitor ainda perde tempo respondendo esse cidadão?
ExcluirHILÁRIO...
Excluirviu rebarba onde?
Excluirsem testar, como sabe que é lento ou fraco?
com ctz é melhor que sua bike seu frustrado....
Ignorancia pura.... relinchos e mais relinchos huahauhaa
Excluiresse rapaz precisa ter grana pra viajar, talvez pare de fazer comédia
ExcluirO piadista do Blog.
ExcluirO verdadeiro bobo da corte da VW!
Manda o currículo que eles te chamam para trabalhar como fanático na internet...
Xtrail não testei e achei ruim, lento, fraco, e apertado por dentro. Acabamento com rebarbas...não recomendo. Se vc quer um SUV desse porte, aguarde o Tiguan AllSpace.
ExcluirÔ cidadão!!!Vc não testou e não gostou?? E tá opnando??
Toma tarja preta??
O qashqai tem 4,37m ficaria mais perto do compass e lá ele usa um motor 1.2 turbo que parece dar conta do recado. Além do desenho bem mais bonito e atual.
ResponderExcluirVerdade.... uma opcao mais bonita e melhor em termos de qualidade
ExcluirEstranho que ele parece ter um comprimento maior que o de sedans médios, mas na verdade é similar. Como li em outra matéria, espero que a Nissan seja firme em manter o veículo no mercado por muitos anos, pois será bem desanimador se após 2 ou 3 anos deixar de oferecê-lo aqui. O ideal mesmo seria nacionalizá-lo, pois pelo painel e motorização utiliza talvez a base do Sentra, daí ficaria fácil nacionalizar o sedan médio que chegou a vender mil unidades/mês.
ResponderExcluirSobre ser o mais vendido, um dia desses li que o CR-V é o SUV mais vendido do mundo, então talvez dependa a forma que se olha as estatísticas.
A Volkswagen deveria arranjar um marketeiro melhor. Um que pelo menos tenha alguma experiência em dirigir carros. esse comentarista que pôs no fórum expressamente e sucessivamente afirma que não dirigiu ou testou carro algum sobre o qual opina. Típico jogador de supertrunfo.
ResponderExcluirO SUV é bom para sua categoria mesmo sendo 2.0...ruim é que sendo importado um dia quem compra fica na mão e perde dinheiro. A Nissan e TODAS as marcas já fizeram/fezem isso.
ResponderExcluirAlém de ser o comentarista com o maior número de previsões furadas da história. Não acerta uma!
ResponderExcluirSão tantas hecatombes...
Excluircarlos4dinah.... nao acerta uma....
ResponderExcluirCarlota... sai da internet! Bora resetar o modem que o WiFi da concessionária não está funcionando.
ResponderExcluirMais um carro a mostrar os verdadeiros componentes da categoria "Suv médio": Outlander, Nova CR-V, Sportage (na versão top, porque a básica é ridícula) Equinox, X-Trail e Tinguan AllSpace.
ResponderExcluirCompass é SUV compacto-médio, que concorre nas versões mais equipadas (como a Limited Flex) com os também "compacto-médios" 3008 e New Tucson. Os Compass a diesel 4x4 são carros dificeis de categorizar, porque não existe nenhum concorrente semelhante (assim como os Renegades, já que nenhum outro suv compacto tem opção de motor a diesel e 4x4).
O dinossauro IX-35 tem este porte só que preço de SUV compacto-médio justamente por ser antiquado.
Um ótimo carro, campeão de vendas nos EUA. Um parente meu que mora lá tem um e adora.
ResponderExcluirJá andei com o carro dele e gostei muito.
Confortável, macio, espaçoso, bem-equipado, tudo o que você espera de um SUV.
Pena que aqui o motor deve ser o 2.0 do Sentra e não o 2.5 igual ao americano.
Vai ficar igual ao Kicks, desempenho bom vazio, no limite quando carregado.
Eu pagaria 12% a mais para ter o melhor desempenho que o 2.5 proporciona.
Preferiria o Qashqai 1.6 turbo igual ao que eu andei na Europa, apesar de ser um pouco menor.
Excelente carro e com um ótimo desempenho.
Aliás, jogada de mestre seria trazer o motor 1.6 turbo, tanto para o Sentra quanto para o X-trail.
Manteria a alíquota de impostos mas baixa associada a um desempenho e consumo muito melhores. Inclusive, já existe o Sentra 1.6 turbo nos EUA.
Tadinha....oh dó....vai perder até pru Volks up.
ResponderExcluirKkkkk
Vai ter que melhorar e muito a motorização e o câmbio, pois, se vier com o mesmo conjunto do Sentra, vai ser insuficiente e não vai concorrer nem com ele mesmo.
ResponderExcluirestou considerando...
ResponderExcluirO cidadão diz: "Xtrail não testei e achei ruim, lento, fraco, e apertado por dentro." Como levar a sério isso?
ResponderExcluirDirigi um completo na França por mais de 1.000 km. O carro é simplesmente fantástico, principalmente, conforto, estabilidade, desempenho e espaço interno. Estou aguardando sua chegada ao Brasil.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.