O Honda WR-V é o SUV de acesso da Honda do Brasil, e também um dos SUV´s com transmissão automática mais acessíveis do mercado brasileiro. Neste artigo relatamos nossa experiência em um off-road leve com um exemplar do modelo, versão EXL, com 17.400 Km rodados, emprestado pela Honda do Brasil.

Honda WR-V 2018

O Honda WR-V é classificado oficialmente como "SUV" pelo INMETRO, pois conta com características para tal, como a altura livre do solo de 20,7 cm, e os ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, respectivamente. No vídeo a seguir nos mostramos como ele se sai em uma trilha leve.



O WR-V mostrado nestas imagens tem preço de R$ 84.500 reais, pois é um exemplar da versão topo, EXL, com pintura metálica. Ele conta com seis airbags, direção com assistência elétrica, sistema de informação e entretenimento com navegação por GPS integrado e câmera de ré, vidros e travas elétricas, piloto automático, e sistema de rebatimento dos bancos modular - que permite ampliar ainda mais o já bom espaço do porta-malas de 363 litros.

Honda WR-V 2018 - interior - painel

O sistema multimídia funciona bem, mas falta o recurso de espalhamento de tela para rodar Android Auto ou Apple CarpLay presente no Honda FIT EXL (veja aqui).

Honda WR-V 2018

Sente-se a ausência também do ar-condicionado digital, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED, controle eletrônico de estabilidade e tração - todos esses itens presentes no FIT topo de gama, que custa R$ 81 mil reais.

Honda WR-V 2018

Entretanto, o WR-V leva uma grande vantagem sobre o FIT quando se trata de encarar vias de baixa qualidade e até uma trilha off-road leve, como a que mostramos no vídeo. Nessas situações, os 21 cm de altura livre do solo, a suspensão elevada em 5 cm, os batentes hidráulicos mostram sua eficácia - já que o WR-V encara esse tipo de piso com enorme desenvoltura, superando irregularidades sem raspar o assoalho ou chegado ao fim de curso de suspensão.

Honda WR-V 2018 - interior

Ademais, o ajuste de suspensão tipicamente firme usado nos carros da Honda, neste caso está um pouco suavizado, mais macio - medida necessária para encarar as vias de baixa qualidade observadas no Brasil.

Honda WR-V 2018 - interior

O motor é o mesmo do Fit, o 1.5 flex com 115 cv e 15,2 kgfm com gasolina ou 116 cv e 15,3 kgfm de torque com etanol, associado sempre com câmbio automático CVT. Essa transmissão recebeu ajustes para específicos para o WR-V.

Honda WR-V 2018

O consumo do Honda WR-V, segundo o INMETRO, é de 8,2 km/l na cidade e de 8,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 11,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente – ele bebe cerca de 8% a mais que o Fit.

Honda WR-V 2018

Esse conjunto powertrain empurra o SUV de 1.123 Kg com competência. A performance não é esportiva (0 a 100 km/h em 12,2 segundos - velocidade máxima de 168 Km/h), mas atende perfeitamente a proposta do carro. Ele é ágil em cidade e em estrada, e caso haja demanda por agilidade adicional, basta selecionar a posição "S" da transmissão, que o carro fica mais esperto (algo que não sentimos necessidade).

Design

O WR-V tem um visual aventureiro, bem diferenciado em relação ao FIT, com nova frente, traseira totalmente nova e, na lateral, elementos de proteção nas caixas de roda e nas soleiras. O aspecto geral é mais agradável ao vivo do que em fotos.

Honda WR-V 2018

Contribui para a melhoria estética as rodas de 16 polegadas com novos pneus de medida 195/60. Em termos dimensionais, ele mede 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, com 2,55 m de entre-eixos - 2 cm mais que o Fit.

Honda WR-V 2018 - interior

No interior, observa-se um acabamento bem montado, mas com materiais simples. Chamou a atenção o fato de ser um carro usado por muitos jornalistas em condições em muitos casos adversas, e mesmo assim ele se mostrar íntegro, silencioso, e sem qualquer ruído de peças soltas - algo que corrobora com a impressão de excelência na qualidade de montagem.

Honda WR-V 2018 - espaço traseiro

Os bancos são amplos, e o do motorista pode ser ajustado em altura do assento. Some-se as regulagens de altura e profundidade do volante, e temos um carro que oferece excelente posição de direção para uma ampla gama de biotipos.

Conclusão

O Honda WR-V é um carro prático e muito versátil graças à sua suspensão elevava e preparada para enfrentar vias de terra, ou asfalto esburacado e de baixa qualidade. É um carro muito leve e fácil de ser conduzido, com muito espaço para passageiros e bagagens.

Honda WR-V 2018

Sendo, junto com o EcoSport SE 1.5 AT, o SUV automático mais acessível do mercado brasileiro, é uma opção interessante para quem precisa de um carro robusto para circular sem preocupações pelo piso lunar da maioria das cidades brasileiras.

48 Comentários

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  1. É interessante esse WR-V, mas o Fox Extreme tem relação custo x benefício bem superior.

    O Fox Extreme tem suspensão elevada também, e o acabamento interior é melhor. O Fox tem multimídia com espalhamento de tela.

    O motor do Fox tem mais torque, e ele custa R$ 20 mil a menos.

    Então, Fox Extremente é melhor opção que esse SUV nutella aí.

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    1. O ox tá fora de linha, esse não. Só isso basta.

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    2. Kkkkkkkkkkk o wr-v é uma porcaria,mas o sujeito falar q fox tem acabamento melhor é pra acabar!

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    3. O Fox Extreme está em linha, vivo e operante:

      https://www.car.blog.br/2017/09/volkswagen-fox-2018-connect-e-extreme.html

      CUsta R$ 20 mil a menos que o WR_V, e tem suspensão preparada, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante muito mais bonito, painel mais agradável.

      O Fox tem porta-malas de até 257 litros. Motor tem mais torque.

      O acabamento do Polo interna e externamente é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar, para não relinchar.

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    4. Fox também é boqueta igual a esse WR-V. VW também ter porcarias.

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    5. O acabamento do FOX é ruim d+, tem que ser péssimo para ser pior...

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    6. Honda CrossFit (Wesley-RV) por 85.000,00 reais com motor 1.5 sem controle de estabilidade, ar condicionado analogico, bancos em tecido e freios a tambor o símbolo máximo do deboche da Honda com o brasileiro.

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    7. Fox é um compacto apertado internamente ( espaço traseiro)
      Porta malas menor enfim não é concorrente além de n ter câmbio automático.

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    8. crossfox é mais nutella que isso? nao?
      só comparar o preco de um fox e o fox com ornamentos.....

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  2. Se pararmos pra analisar o mercado deveria produzir somente suv e picape no BR ja q o nosso maravilho asfalto beira a perfeição.lembra muito a lua ! #reflexão

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    1. Moço, melhor não, pois se isso acontecer, eles fariam vários carros do tipo KWID o SUV dos COMPACTOS :(

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    2. Kkkkkkkkk fui ironico,mas suv dos compactos é escroto

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  3. Se for resumir bem, esse provavelmente é um dos melhores carros à venda no Brasil hoje.
    Digo isso pois é um projeto brasileiro, adaptado às nossas ruas e necessidades.
    Alto (valetas, lombadas e buracos);
    Automático (trânsito e gosto do consumidor BR);
    Econômico (gasolina a 4 reais);
    Robusto (alto custo de manutenção, peças no BR);
    Bom de revenda (ajuda a amenizar o preço caro de veículos no BR);
    Versátil e espaçoso (5 ocupantes com modularidade de bancos).
    Em suma, não existe carro melhor* que esse no mercado hoje para uma família pequena comum (2 adultos e 2 filhos).
    __
    *melhor do ponto de vista da praticidade, adequabilidade e racionalidade de uso.

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  4. Quem é louco pra comprar uma joça dessas?
    UP é melhor, tem acabamento melhor, torque melhor, espaço interno maior, suspensão melhor, volante muito mais bonito, ou seja, vá de UP.

    Vá até de Gol, Gol da de 10 a zero nesse carro, Gol é melhor em tudo.

    Santana, até esse que já saiu de linha é melhor que esse carro boqueta.

    Não comprarei, não testarei, não indicarei.

    :)

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  5. Quem adquire esse veículo, pelo valor atualmente praticado, beira a insanidade. Mecânica absurdamente defasada, arcaica e completamente obsoleta. Acabamento boquetíssimo. Desempenho sofrível. Além do design de EXTREMO mal gosto, sem sombra de dúvidas um dos lançamentos mais horrendos dos últimos tempos, concorre seriamente o concurso de feiura com Etios, KWID, Mobi, Argo, etc...

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  6. Outro dia estava saindo de casa e parei atrás de um WR-V no sinal.
    Fui obrigado e ficar olhando pra traseira desse carro por uns 40 segundos e isso acabou estragando o meu dia.

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    1. kkkkkkkkk, já aconteceu isso comigo, comecei o tratamento essa semana.

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  7. Essa traseira, é coincidência com a cara do JASPION ou foi intencional mesmo ???

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  8. Um Toyota etios é mais bonito que esse WR-V

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  9. Honda CrossFit. Gambiarra ridícula.

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  10. Honda CrossFit (Wesley-RV) por 85.000,00 reais com motor 1.5 sem controle de estabilidade, ar condicionado analogico, bancos em tecido e freios a tambor o símbolo máximo do deboche da Honda com o brasileiro.

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    1. Fit anabolizado pior que o original sem ESC, LED, CMM, Ar Digital... Honda sendo Ronda BR, igual a Troyota

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  11. Esse tem cara de Fit, orelha de Fit, Coração de Fit, Ombro de Fit, só os olhos que não é de Fit, o resto é um Fit bombadinho.

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  12. Carro horrendo, sempre que passa um do meu lado no trânsito não consigo parar de olhar de tão feio.

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  13. Senhores o acabamento do Fox 2018 está está bom . Hoje fui pegar o polo e enquanto liberavam o carro eu olhei os dois modelos do Fox posso confirmar, muito bom acabamento. Tem gente falando bombagem sem vê perto

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    1. Tbm Concordo, se quem tá vendo de perto, tá falando bobagem do mesmo jeito, então quem vê de longe merece desconto.

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    2. Desde quando plastico pra todo lado é bom acabamento? Pode ter um aspecto bom sem mts rebarbas e tal,mas esta anos luz se tratando de bom acabamento.

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    3. Dentro da categoria dele não deixar desejar e sim bem melhor do seus concorrentes.
      Agora quem são dos contras pode falar.
      E tem mais uma, Tive um Corolla GLI 1.8 2016 que era muito inferior ao acabamento do Fox.

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    4. O que posso concluir é que você não teve um Corolla...

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    5. Eu tenho um Fox Highline 2016 e posso afirmar que o acabamento é horrível, plástico duro para todo lado, cheio de rebarbas e o carro com 17000 km parece uma escola de samba porque tudo bate. Antes dele tive um Onix, e podem falar o que for, o acabamento era muito superior, e mesmo ficando 2 anos com o carro ele não fazia um barulho de acabamento sequer, e era um LT básico, diferente do Fox que é o top de linha.

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    6. anda num fox para vc ver se é bom mesmo... ergonomia, posicao e ruidos........ sem contar a suspensao dura!
      depois nao sabem pq vende pouco.... só fazer TD para tirar a conclusao!

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    7. nossa corolla com acabamento pior que fox? é cada folclore que escrevem aqui... corolla com painel e portas emborrachadas... versus plastico por todo lado e tecido de garrafa pet....
      o fanatismo beira a bizarrice por aqui.....

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  14. Gostei da reportagem que foi imparcial. Gosto do carro mas acho que a traseira não ficou legal. No entanto, eu pensava que seria mais um sucesso de vendas por ser Honda, SUV, e mais barato que o hrw. Qual não foi minha surpresa ao ver os números de venda do modelo que não refletem o sucesso do irmão maior. Aí eu gostaria de saber a opinião de vocês, se é Honda e SUV porque vende pouco?

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    1. No começo até q vendeu, mas com a atualização do Fit inclusive com equipamentos de série como controle de tração e ar digital, o WR-V ficou pra trás, principalmente em se tratando do preço alto sem esses opcionais que seriam básicos pelo preço cobrado. Aí a conta não fecha, mas concordo com a reportagem que é um ótimo carro para encarar a buraqueira e trilhas leves de fim de semana sem medo. Mas com esses preços e faltas de opcionais, sem chance.

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  15. Imagino que o preço seja similar ao do kicks, e aí o cara confirma que a Honda cobra muito caro.

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  16. O acabamento do Polo interna e externamente é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar, para não relinchar.

    Não seria: O acabamento do Polo, "internamente" e externamente, é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar (sem vírgula) para não relinchar.

    Tem gente que vive corrigindo erros gramaticais das pessoas, mas esquece que tem "telhado de vidro".

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  17. Honda e sua falta de capacidade de desenhar traseiras de carro... Um horror!

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  18. Além de feio tem motor fraco com desempenho sofrível. Resumindo esse WRV é um lixo e a Honda cobra uma fortuna por ele.

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  19. KKKK resumindo... FIT cheio de plásticos e altura do solo elevada... Quem que compra isso?

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