O Honda WR-V é o SUV de acesso da Honda do Brasil, e também um dos SUV´s com transmissão automática mais acessíveis do mercado brasileiro. Neste artigo relatamos nossa experiência em um off-road leve com um exemplar do modelo, versão EXL, com 17.400 Km rodados, emprestado pela Honda do Brasil.
O Honda WR-V é classificado oficialmente como "SUV" pelo INMETRO, pois conta com características para tal, como a altura livre do solo de 20,7 cm, e os ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, respectivamente. No vídeo a seguir nos mostramos como ele se sai em uma trilha leve.
O WR-V mostrado nestas imagens tem preço de R$ 84.500 reais, pois é um exemplar da versão topo, EXL, com pintura metálica. Ele conta com seis airbags, direção com assistência elétrica, sistema de informação e entretenimento com navegação por GPS integrado e câmera de ré, vidros e travas elétricas, piloto automático, e sistema de rebatimento dos bancos modular - que permite ampliar ainda mais o já bom espaço do porta-malas de 363 litros.
O sistema multimídia funciona bem, mas falta o recurso de espalhamento de tela para rodar Android Auto ou Apple CarpLay presente no Honda FIT EXL (veja aqui).
Sente-se a ausência também do ar-condicionado digital, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED, controle eletrônico de estabilidade e tração - todos esses itens presentes no FIT topo de gama, que custa R$ 81 mil reais.
Entretanto, o WR-V leva uma grande vantagem sobre o FIT quando se trata de encarar vias de baixa qualidade e até uma trilha off-road leve, como a que mostramos no vídeo. Nessas situações, os 21 cm de altura livre do solo, a suspensão elevada em 5 cm, os batentes hidráulicos mostram sua eficácia - já que o WR-V encara esse tipo de piso com enorme desenvoltura, superando irregularidades sem raspar o assoalho ou chegado ao fim de curso de suspensão.
Ademais, o ajuste de suspensão tipicamente firme usado nos carros da Honda, neste caso está um pouco suavizado, mais macio - medida necessária para encarar as vias de baixa qualidade observadas no Brasil.
O motor é o mesmo do Fit, o 1.5 flex com 115 cv e 15,2 kgfm com gasolina ou 116 cv e 15,3 kgfm de torque com etanol, associado sempre com câmbio automático CVT. Essa transmissão recebeu ajustes para específicos para o WR-V.
O consumo do Honda WR-V, segundo o INMETRO, é de 8,2 km/l na cidade e de 8,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 11,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente – ele bebe cerca de 8% a mais que o Fit.
Esse conjunto powertrain empurra o SUV de 1.123 Kg com competência. A performance não é esportiva (0 a 100 km/h em 12,2 segundos - velocidade máxima de 168 Km/h), mas atende perfeitamente a proposta do carro. Ele é ágil em cidade e em estrada, e caso haja demanda por agilidade adicional, basta selecionar a posição "S" da transmissão, que o carro fica mais esperto (algo que não sentimos necessidade).
Design
O WR-V tem um visual aventureiro, bem diferenciado em relação ao FIT, com nova frente, traseira totalmente nova e, na lateral, elementos de proteção nas caixas de roda e nas soleiras. O aspecto geral é mais agradável ao vivo do que em fotos.
Contribui para a melhoria estética as rodas de 16 polegadas com novos pneus de medida 195/60. Em termos dimensionais, ele mede 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, com 2,55 m de entre-eixos - 2 cm mais que o Fit.
No interior, observa-se um acabamento bem montado, mas com materiais simples. Chamou a atenção o fato de ser um carro usado por muitos jornalistas em condições em muitos casos adversas, e mesmo assim ele se mostrar íntegro, silencioso, e sem qualquer ruído de peças soltas - algo que corrobora com a impressão de excelência na qualidade de montagem.
Os bancos são amplos, e o do motorista pode ser ajustado em altura do assento. Some-se as regulagens de altura e profundidade do volante, e temos um carro que oferece excelente posição de direção para uma ampla gama de biotipos.
Conclusão
O Honda WR-V é um carro prático e muito versátil graças à sua suspensão elevava e preparada para enfrentar vias de terra, ou asfalto esburacado e de baixa qualidade. É um carro muito leve e fácil de ser conduzido, com muito espaço para passageiros e bagagens.
Sendo, junto com o EcoSport SE 1.5 AT, o SUV automático mais acessível do mercado brasileiro, é uma opção interessante para quem precisa de um carro robusto para circular sem preocupações pelo piso lunar da maioria das cidades brasileiras.
É interessante esse WR-V, mas o Fox Extreme tem relação custo x benefício bem superior.
ResponderExcluirO Fox Extreme tem suspensão elevada também, e o acabamento interior é melhor. O Fox tem multimídia com espalhamento de tela.
O motor do Fox tem mais torque, e ele custa R$ 20 mil a menos.
Então, Fox Extremente é melhor opção que esse SUV nutella aí.
O ox tá fora de linha, esse não. Só isso basta.
ExcluirKkkkkkkkkkk o wr-v é uma porcaria,mas o sujeito falar q fox tem acabamento melhor é pra acabar!
ExcluirO Fox Extreme está em linha, vivo e operante:
Excluirhttps://www.car.blog.br/2017/09/volkswagen-fox-2018-connect-e-extreme.html
CUsta R$ 20 mil a menos que o WR_V, e tem suspensão preparada, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante muito mais bonito, painel mais agradável.
O Fox tem porta-malas de até 257 litros. Motor tem mais torque.
O acabamento do Polo interna e externamente é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar, para não relinchar.
Fox também é boqueta igual a esse WR-V. VW também ter porcarias.
ExcluirO acabamento do FOX é ruim d+, tem que ser péssimo para ser pior...
ExcluirHonda CrossFit (Wesley-RV) por 85.000,00 reais com motor 1.5 sem controle de estabilidade, ar condicionado analogico, bancos em tecido e freios a tambor o símbolo máximo do deboche da Honda com o brasileiro.
ExcluirFox é um compacto apertado internamente ( espaço traseiro)
ExcluirPorta malas menor enfim não é concorrente além de n ter câmbio automático.
crossfox é mais nutella que isso? nao?
Excluirsó comparar o preco de um fox e o fox com ornamentos.....
Se pararmos pra analisar o mercado deveria produzir somente suv e picape no BR ja q o nosso maravilho asfalto beira a perfeição.lembra muito a lua ! #reflexão
ResponderExcluirMoço, melhor não, pois se isso acontecer, eles fariam vários carros do tipo KWID o SUV dos COMPACTOS :(
ExcluirKkkkkkkkk fui ironico,mas suv dos compactos é escroto
Excluirkkkkkkk demais.
ExcluirFox Extreme? Kkkkkkkk
ResponderExcluirSe for resumir bem, esse provavelmente é um dos melhores carros à venda no Brasil hoje.
ResponderExcluirDigo isso pois é um projeto brasileiro, adaptado às nossas ruas e necessidades.
Alto (valetas, lombadas e buracos);
Automático (trânsito e gosto do consumidor BR);
Econômico (gasolina a 4 reais);
Robusto (alto custo de manutenção, peças no BR);
Bom de revenda (ajuda a amenizar o preço caro de veículos no BR);
Versátil e espaçoso (5 ocupantes com modularidade de bancos).
Em suma, não existe carro melhor* que esse no mercado hoje para uma família pequena comum (2 adultos e 2 filhos).
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*melhor do ponto de vista da praticidade, adequabilidade e racionalidade de uso.
Quem é louco pra comprar uma joça dessas?
ResponderExcluirUP é melhor, tem acabamento melhor, torque melhor, espaço interno maior, suspensão melhor, volante muito mais bonito, ou seja, vá de UP.
Vá até de Gol, Gol da de 10 a zero nesse carro, Gol é melhor em tudo.
Santana, até esse que já saiu de linha é melhor que esse carro boqueta.
Não comprarei, não testarei, não indicarei.
:)
4patas detectado.
ExcluirQuem adquire esse veículo, pelo valor atualmente praticado, beira a insanidade. Mecânica absurdamente defasada, arcaica e completamente obsoleta. Acabamento boquetíssimo. Desempenho sofrível. Além do design de EXTREMO mal gosto, sem sombra de dúvidas um dos lançamentos mais horrendos dos últimos tempos, concorre seriamente o concurso de feiura com Etios, KWID, Mobi, Argo, etc...
ResponderExcluirOutro dia estava saindo de casa e parei atrás de um WR-V no sinal.
ResponderExcluirFui obrigado e ficar olhando pra traseira desse carro por uns 40 segundos e isso acabou estragando o meu dia.
kkkkkkkkk, já aconteceu isso comigo, comecei o tratamento essa semana.
ExcluirEssa traseira, é coincidência com a cara do JASPION ou foi intencional mesmo ???
ResponderExcluirUm Toyota etios é mais bonito que esse WR-V
ResponderExcluirEsse aí é tão SUV quanto o Kwid...
ResponderExcluirHonda CrossFit. Gambiarra ridícula.
ResponderExcluirHonda CrossFit (Wesley-RV) por 85.000,00 reais com motor 1.5 sem controle de estabilidade, ar condicionado analogico, bancos em tecido e freios a tambor o símbolo máximo do deboche da Honda com o brasileiro.
ResponderExcluirFit anabolizado pior que o original sem ESC, LED, CMM, Ar Digital... Honda sendo Ronda BR, igual a Troyota
ExcluirEsse tem cara de Fit, orelha de Fit, Coração de Fit, Ombro de Fit, só os olhos que não é de Fit, o resto é um Fit bombadinho.
ResponderExcluirCarro horrendo, sempre que passa um do meu lado no trânsito não consigo parar de olhar de tão feio.
ResponderExcluirSenhores o acabamento do Fox 2018 está está bom . Hoje fui pegar o polo e enquanto liberavam o carro eu olhei os dois modelos do Fox posso confirmar, muito bom acabamento. Tem gente falando bombagem sem vê perto
ResponderExcluirTbm Concordo, se quem tá vendo de perto, tá falando bobagem do mesmo jeito, então quem vê de longe merece desconto.
ExcluirDesde quando plastico pra todo lado é bom acabamento? Pode ter um aspecto bom sem mts rebarbas e tal,mas esta anos luz se tratando de bom acabamento.
ExcluirDentro da categoria dele não deixar desejar e sim bem melhor do seus concorrentes.
ExcluirAgora quem são dos contras pode falar.
E tem mais uma, Tive um Corolla GLI 1.8 2016 que era muito inferior ao acabamento do Fox.
O que posso concluir é que você não teve um Corolla...
ExcluirEu tenho um Fox Highline 2016 e posso afirmar que o acabamento é horrível, plástico duro para todo lado, cheio de rebarbas e o carro com 17000 km parece uma escola de samba porque tudo bate. Antes dele tive um Onix, e podem falar o que for, o acabamento era muito superior, e mesmo ficando 2 anos com o carro ele não fazia um barulho de acabamento sequer, e era um LT básico, diferente do Fox que é o top de linha.
Excluiranda num fox para vc ver se é bom mesmo... ergonomia, posicao e ruidos........ sem contar a suspensao dura!
Excluirdepois nao sabem pq vende pouco.... só fazer TD para tirar a conclusao!
nossa corolla com acabamento pior que fox? é cada folclore que escrevem aqui... corolla com painel e portas emborrachadas... versus plastico por todo lado e tecido de garrafa pet....
Excluiro fanatismo beira a bizarrice por aqui.....
muitos impostos
ResponderExcluirNão teve corolla mesmo.
ResponderExcluirNenhum dos dois...fracos e feios.
ResponderExcluirTraseira horrivel
ResponderExcluirHORRIVEL.
ResponderExcluirGostei da reportagem que foi imparcial. Gosto do carro mas acho que a traseira não ficou legal. No entanto, eu pensava que seria mais um sucesso de vendas por ser Honda, SUV, e mais barato que o hrw. Qual não foi minha surpresa ao ver os números de venda do modelo que não refletem o sucesso do irmão maior. Aí eu gostaria de saber a opinião de vocês, se é Honda e SUV porque vende pouco?
ResponderExcluirNo começo até q vendeu, mas com a atualização do Fit inclusive com equipamentos de série como controle de tração e ar digital, o WR-V ficou pra trás, principalmente em se tratando do preço alto sem esses opcionais que seriam básicos pelo preço cobrado. Aí a conta não fecha, mas concordo com a reportagem que é um ótimo carro para encarar a buraqueira e trilhas leves de fim de semana sem medo. Mas com esses preços e faltas de opcionais, sem chance.
ExcluirImagino que o preço seja similar ao do kicks, e aí o cara confirma que a Honda cobra muito caro.
ResponderExcluirO acabamento do Polo interna e externamente é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar, para não relinchar.
ResponderExcluirNão seria: O acabamento do Polo, "internamente" e externamente, é superior. Quem não sabe avaliar acabamento, deveira evitar comentar (sem vírgula) para não relinchar.
Tem gente que vive corrigindo erros gramaticais das pessoas, mas esquece que tem "telhado de vidro".
Honda e sua falta de capacidade de desenhar traseiras de carro... Um horror!
ResponderExcluirAlém de feio tem motor fraco com desempenho sofrível. Resumindo esse WRV é um lixo e a Honda cobra uma fortuna por ele.
ResponderExcluirKKKK resumindo... FIT cheio de plásticos e altura do solo elevada... Quem que compra isso?
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