"Uma vez GTI, sempre GTI" - esta afirmação pode ser ouvida pelos fãs dos modelos esportivos da Volkswagen identificados pelas três letras GTI.

VW Polo GTI 2018

O novo Polo GTI é o último exemplar desta série - a versão mais esportiva do Polo de sexta geração começa a ser vendido na Europa promete dinâmicas puras: após 6,6 segundos, a agulha do velocímetro chega à faixa de três dígitos, se necessário, são possíveis até 237 km / h.

VW Polo GTI 2018

Com o seu motor turbo de 200 cv, suspensão esportiva rebaixada em 15 milímetros e as insígnias GTI típicas e tradicionalmente comprometidas tanto no exterior como no interior, o novo Polo GTI é o verdadeiro "mini Golf GTI".

VW Polo GTI 2018 - interior

Histórico

Em 1979 a Volkswagen apresentou a primeira versão esportiva do Polo, o Polo GT, que causou sensação. Visualmente, a versão esportiva do ainda novo Polo trazia grade do radiador pintada em vermelho, rodas esportivas pintadas de preto, spoiler traseiro e muitos emblemas GT. Sob o capô, um pequeno motor 1.3L de 60 cv impulsionava com certa agilidade o modelo de 700 Kg.

VW Polo GT 1979

Outro modelo marcante foi o Polo GT G40, com motor 1.3 de 115 cv e velocidade máxima de 196 Km/h - este lançado em 1987. O destaque ficava para o compressor, que aumentava o fluxo de ar para dentro das câmaras de combustão, aumentando significativamente a potência. O nome "G40" derivou, a propósito, da forma do carregador, que se assemelha à letra "G".

VW Polo GTI 2000

O primeiro Polo com o emblema GTI chegou em 1998. O modelo foi autorizado a usar tal emblema, mas em edição limitada a 3.000 unidades - que em pouco tempo se esgotaram. O motor era um 1.6 de 120 cv (20 cv a mais que o Polo 1.6 convenciona). Resultado: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, suspensão esportiva rebaixada em 1 cm, rodas de liga leve BBS e pinças de freio pintadas em vermelho.

VW Polo GTI 2006

Depois de alguns anos de intervalo, em 2006 apareceu novamente uma versão GTI do Polo. Agora impulsionado por um motor turbo 1.8L de 150 cv, que lidava fácil com um povo com 1200 Kg. Havia ainda uma versão Cup de 180 cv, visualmente inspirada nos carros de corrida utilizados no Polo Cup, que impressionou com uma aceleração de 0 a 100 km / h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.

VW Polo GTI 2018

O atual antecessor do Polo chegou com motor 1.4 TSI de 180 cv, turbo, e que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

VW Polo GTI 2018

Em 2014 chegou a versão com motor 1.8 TSI de 192 cv, velocidade máxima de 236 Km/h, e, para individualistas nas pistas, suspensão opcional "Sport Select" com o "Sport Performance Kit", que agrega dinamismo à experiência de condução.

VW Polo GTI 2018

E agora, no fim de 2017, o mais dinâmico de todos, o Polo GTI 2.0 TSI, de 200 cv - que não será vendido no Brasil.

VW Polo GTI 2018

Por aqui teremos, ainda em 2018, o Polo GTI, provavelmente com o motor 1.4 TSI de 150 cv com transmissão automática.

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Após conduzir, em teste-drive, o Polo 200 TSI, referendo a opinião segundo a qual, está em ponto ótimo de conforto, desempenho e consumo.

    É ágil, mas não assustador. É confortável, mas não excessivamente macio. É performático, mas não gastador.

    Nesse diapasão, claro está que o Polo brasileiro está em seu ponto ótimo em um compromisso de usabilidade vis à vis economia, prazer ao conduzir e conforto.

    Ademais, ante as limitações legais relativas às velocidades máximas que vigoram em Brasil, por mais que admire essa excepcional obra de engenharia teutônica na forma deste Polo GTI, reputo inadequado ao tropicalismo brasileiro.

    Quando muito, que o já baixo Polo europeu, sofreu com redução ulterior de 1.5 cm em clearance, evidenciando sua inadequabilidade a estas plagas.

    Porquanto, resta-nos admirar, mas, aqui, o Polo 200 TSI é um modelo sem paralelos. Em minha consciência, penso que não há necessidade de nada além do que já oferece.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo pra que esse blog da tanta enfase em um modelo que nem se quer será vendido por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um foguetinho esse polo gti 2.0 tsi de 200CV.

    ResponderExcluir
  4. Não vai vir pro Brasil mesmo, então ler esse tipo de reportagem só causa desgosto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Valéry ( admirador do antigo Presidente da França?) pelo português irrepreensível.
    É com desgosto e preocupação que leio a maioria dos comentários de leitores e até os textos dos próprios redatores, quase sempre com calinadas de todos os tipos.
    Parabéns. Uma andorinha não faz verão, mas você está fazendo a sua parte.

    ResponderExcluir
  6. Não está entregando nem o VW Polo, imagine esse aí! Kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem