"Uma vez GTI, sempre GTI" - esta afirmação pode ser ouvida pelos fãs dos modelos esportivos da Volkswagen identificados pelas três letras GTI.
O novo Polo GTI é o último exemplar desta série - a versão mais esportiva do Polo de sexta geração começa a ser vendido na Europa promete dinâmicas puras: após 6,6 segundos, a agulha do velocímetro chega à faixa de três dígitos, se necessário, são possíveis até 237 km / h.
Com o seu motor turbo de 200 cv, suspensão esportiva rebaixada em 15 milímetros e as insígnias GTI típicas e tradicionalmente comprometidas tanto no exterior como no interior, o novo Polo GTI é o verdadeiro "mini Golf GTI".
Histórico
Em 1979 a Volkswagen apresentou a primeira versão esportiva do Polo, o Polo GT, que causou sensação. Visualmente, a versão esportiva do ainda novo Polo trazia grade do radiador pintada em vermelho, rodas esportivas pintadas de preto, spoiler traseiro e muitos emblemas GT. Sob o capô, um pequeno motor 1.3L de 60 cv impulsionava com certa agilidade o modelo de 700 Kg.
Outro modelo marcante foi o Polo GT G40, com motor 1.3 de 115 cv e velocidade máxima de 196 Km/h - este lançado em 1987. O destaque ficava para o compressor, que aumentava o fluxo de ar para dentro das câmaras de combustão, aumentando significativamente a potência. O nome "G40" derivou, a propósito, da forma do carregador, que se assemelha à letra "G".
O primeiro Polo com o emblema GTI chegou em 1998. O modelo foi autorizado a usar tal emblema, mas em edição limitada a 3.000 unidades - que em pouco tempo se esgotaram. O motor era um 1.6 de 120 cv (20 cv a mais que o Polo 1.6 convenciona). Resultado: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, suspensão esportiva rebaixada em 1 cm, rodas de liga leve BBS e pinças de freio pintadas em vermelho.
Depois de alguns anos de intervalo, em 2006 apareceu novamente uma versão GTI do Polo. Agora impulsionado por um motor turbo 1.8L de 150 cv, que lidava fácil com um povo com 1200 Kg. Havia ainda uma versão Cup de 180 cv, visualmente inspirada nos carros de corrida utilizados no Polo Cup, que impressionou com uma aceleração de 0 a 100 km / h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.
O atual antecessor do Polo chegou com motor 1.4 TSI de 180 cv, turbo, e que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Em 2014 chegou a versão com motor 1.8 TSI de 192 cv, velocidade máxima de 236 Km/h, e, para individualistas nas pistas, suspensão opcional "Sport Select" com o "Sport Performance Kit", que agrega dinamismo à experiência de condução.
E agora, no fim de 2017, o mais dinâmico de todos, o Polo GTI 2.0 TSI, de 200 cv - que não será vendido no Brasil.
Por aqui teremos, ainda em 2018, o Polo GTI, provavelmente com o motor 1.4 TSI de 150 cv com transmissão automática.
Após conduzir, em teste-drive, o Polo 200 TSI, referendo a opinião segundo a qual, está em ponto ótimo de conforto, desempenho e consumo.
ResponderExcluirÉ ágil, mas não assustador. É confortável, mas não excessivamente macio. É performático, mas não gastador.
Nesse diapasão, claro está que o Polo brasileiro está em seu ponto ótimo em um compromisso de usabilidade vis à vis economia, prazer ao conduzir e conforto.
Ademais, ante as limitações legais relativas às velocidades máximas que vigoram em Brasil, por mais que admire essa excepcional obra de engenharia teutônica na forma deste Polo GTI, reputo inadequado ao tropicalismo brasileiro.
Quando muito, que o já baixo Polo europeu, sofreu com redução ulterior de 1.5 cm em clearance, evidenciando sua inadequabilidade a estas plagas.
Porquanto, resta-nos admirar, mas, aqui, o Polo 200 TSI é um modelo sem paralelos. Em minha consciência, penso que não há necessidade de nada além do que já oferece.
Da até um desgosto ler um discurso preciosita assim.
ExcluirÉ humilhante não ter um vocabulário tão rico.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEscreve melhor que carlota
ExcluirNão entendo pra que esse blog da tanta enfase em um modelo que nem se quer será vendido por aqui.
ResponderExcluirDeve ser um foguetinho esse polo gti 2.0 tsi de 200CV.
ResponderExcluirNão vai vir pro Brasil mesmo, então ler esse tipo de reportagem só causa desgosto.
ResponderExcluirParabéns ao Valéry ( admirador do antigo Presidente da França?) pelo português irrepreensível.
ResponderExcluirÉ com desgosto e preocupação que leio a maioria dos comentários de leitores e até os textos dos próprios redatores, quase sempre com calinadas de todos os tipos.
Parabéns. Uma andorinha não faz verão, mas você está fazendo a sua parte.
Não está entregando nem o VW Polo, imagine esse aí! Kkk
ResponderExcluirOh, mandrião! Mas este é o "VW Polo".
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.