A Secretaria da Receita Federal anuncia que o processo de aquisição de veículos destinados a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autistas, com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), será realizado pela Internet.
Os pedidos de isenção serão formulados por intermédio do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção IPI/IOF (Sisen), disponível no sítio da Receita Federal na internet (clique aqui para acessá-lo). O acesso ao sistema será feito mediante a utilização de certificado digital ou código de acesso, caso o usuário não possua o referido certificado.
Serão aproximadamente 150 mil pedidos de isenção anuais que deixarão de ser apresentados nas unidades de atendimento da Receita Federal, passando a ter tramitação eletrônica, o que permitirá o deferimento no prazo de 72 horas para as pessoas com deficiência que atenderem aos requisitos legais.
A automatização foi possível porque o Sisen utiliza bases de dados de vários órgãos públicos, de modo a garantir a celeridade e a segurança do processo. Dentre os sistemas e bases acessados, pode-se citar o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além das fontes internas da própria Receita Federal.
É importante ressaltar que a isenção de ICMS não é contemplado por tal metodologia, visto pois se trata de um tributo estadual.
O povo reclama da burocracia no Brasil, mas não tem jeito. Tem cidadão que é especialista em buscar um jeitinho de tirar proveito do que o governo oferece. Enquanto isso pessoas que realmente merecem ficam esperando uma eternidade.
ResponderExcluirVão achando que é fácil tirar carta para pcd. Sofri para tirar a minha, isso porque fiquei 4 anos tentando me recuperar de uma lesão. Mesmo com os laudos e exames comprovando tudo eu quase desisti. Os médicos do Detran são cruéis. A questão é que muita gente tem direito e não sabe e este tipo de informação tem sido bem difundida.
ResponderExcluirConheci uma pessoa que diz que tem um problema nas articulações, nada que o impeça de ter uma vida super agitada, ativa, vive na malhação, viajando, anda de bicicleta, cavalo, aparentemente só é deficiente no papel. Comprou um SUV pra PCD. Nada que um médico amigo e o jeitinho brasileiro não possa fazer. Esse Brasil é uma vergonha!
ResponderExcluirE ainda culpam os políticos...
ExcluirCaro amigo, o atestado médico só pode ser dado por médicos oficial do Estado, ou seja SUS, atestado particular, inválida o processo.
ExcluirO que tem haver as fotos do polo ali?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.