O mercado automotivo brasileiro registrou emplacamentos de 8.168 carros e comerciais leves no primeiro dia útil de dezembro - o que representa um crescimento de
15,7% sobre o primeiro dia de novembro.
Desse montante, 1.510 unidades são da Chevrolet, o que lhe rendeu a liderança do mercado, com 18,5% de participação, no que foi seguida pela Volkswagen, com 1.237 emplacamentos - 15,1% de participação, Fiat - 1.007 unidades e 12,3% do mercado. A Toyota é a surpresa, na 4ª colocação, com 10% do mercado ao vender 819 veículos.
Ranking - 30 maiores montadoras automotivas - Dezembro/2017 (1º dia útil)
Rank | Marca | Vendas | Market Share |
1 | GM | 1.510 | 18,5% |
2 | Volkswagen | 1.237 | 15,1% |
3 | FIAT | 1.007 | 12,3% |
4 | Toyota | 819 | 10,0% |
5 | Hyundai | 814 | 10,0% |
6 | Ford | 575 | 7,0% |
7 | Honda | 445 | 5,4% |
8 | Renault | 397 | 4,9% |
9 | Jeep | 356 | 4,4% |
10 | Nissan | 263 | 3,2% |
11 | Citroen | 149 | 1,8% |
12 | Peugeot | 122 | 1,5% |
13 | Audi | 93 | 1,1% |
14 | Mercedes | 57 | 0,7% |
15 | Mitsubishi | 56 | 0,7% |
16 | BMW | 48 | 0,6% |
17 | Kia | 30 | 0,4% |
18 | Lifan | 28 | 0,3% |
19 | Volvo | 18 | 0,2% |
20 | Land Rover | 15 | 0,2% |
21 | JAC | 14 | 0,2% |
22 | Chery | 12 | 0,1% |
23 | Porsche | 7 | 0,1% |
24 | Iveco | 6 | 0,1% |
25 | Suzuki | 6 | 0,1% |
26 | Subaru | 5 | 0,1% |
27 | Jaguar | 5 | 0,1% |
28 | Mini | 5 | 0,1% |
29 | Lexus | 4 | 0,0% |
30 | Dodge | 4 | 0,0% |
Veículos
No ranking de modelos, o Chevrolet Onix surge na primeira colocação, com 638 unidades emplacadas, seguido do Hyundai HB20 (382), Fiat Strada (330), Toyota Corolla (301) e VW Gol (294). O
Novo Polo 2018 já aparece como 5º
carro mais vendido do Brasil, sendo 6º na classificação geral, com 249 emplacamentos no primeiro dia útil de dezembro.
Ranking - 150 veículos mais vendidos - Dezembro/2017 (1º dia útil)
Rank | Modelo | DEZ | QTD (Y17) |
1 | GM/ONIX | 638 | 171.786 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 382 | 97.151 |
3 | FIAT/STRADA | 330 | 48.297 |
4 | TOYOTA/COROLLA | 301 | 59.922 |
5 | VW/GOL | 294 | 68.159 |
6 | VW/POLO | 249 | 4.880 |
7 | GM/PRISMA | 246 | 63.497 |
8 | HYUNDAI/CRETA | 230 | 36.756 |
9 | JEEP/COMPASS | 199 | 44.267 |
10 | FIAT/ARGO | 189 | 22.525 |
11 | FORD/KA | 187 | 87.199 |
12 | VICR/SAVEIRO | 181 | 39.344 |
13 | FIAT/MOBI | 178 | 49.650 |
14 | TOYOTA/ETIOS HB | 169 | 38.387 |
15 | HONDA/HR-V | 159 | 43.667 |
16 | JEEP/RENEGADE | 157 | 35.149 |
17 | TOYOTA/HILUX | 152 | 30.501 |
18 | VW/UP | 142 | 31.570 |
19 | NISSAN/KICKS | 134 | 29.885 |
20 | RENAULT/SANDERO | 132 | 63.566 |
21 | FIAT/TORO | 132 | 46.629 |
22 | GM/S10 | 124 | 27.567 |
23 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 123 | 28.527 |
24 | HONDA/FIT | 119 | 22.774 |
25 | VW/FOX | 117 | 37.909 |
26 | FORD/ECOSPORT | 117 | 28.119 |
27 | CITROEN/C3 | 107 | 8.892 |
28 | RENAULT/KWID | 102 | 19.861 |
29 | GM/SPIN | 100 | 22.439 |
30 | HYUNDAI/HB20S | 99 | 29.409 |
31 | GM/CRUZE SEDAN | 96 | 17.688 |
32 | GM/COBALT | 89 | 20.992 |
33 | HONDA/CIVIC | 86 | 24.107 |
34 | VW/VOYAGE | 85 | 38.098 |
35 | NISSAN/VERSA | 82 | 21.063 |
36 | GM/TRACKER | 72 | 10.134 |
37 | GM/MONTANA | 71 | 13.155 |
38 | FIAT/SIENA | 70 | 23.312 |
39 | VICR/AMAROK | 67 | 10.717 |
40 | FORD/FIESTA | 66 | 17.446 |
41 | FORD/RANGER | 63 | 15.434 |
42 | PEUGEOT/2008 | 59 | 9.804 |
43 | AUDI/Q3 | 58 | 3.714 |
44 | TOYOTA/HILUX SW4 | 57 | 11.384 |
45 | FORD/KA SEDAN | 55 | 25.468 |
46 | FORD/FOCUS SEDAN | 50 | 5.513 |
47 | HYUNDAI/IX35 | 49 | 9.331 |
48 | RENAULT/CAPTUR | 48 | 11.686 |
49 | RENAULT/LOGAN | 46 | 23.453 |
50 | DACIA/DUSTER | 46 | 15.756 |
51 | HONDA/WR-V | 43 | 14.018 |
52 | PEUGEOT/208 | 42 | 11.195 |
53 | FIAT/FIORINO | 42 | 10.008 |
54 | HONDA/CITY | 38 | 14.894 |
55 | VW/TIGUAN | 35 | 976 |
56 | FIAT/UNO | 33 | 32.852 |
57 | RENAULT/OROCH | 31 | 9.945 |
58 | MITSUBISHI/L200 | 31 | 9.143 |
59 | CITROEN/AIRCROSS | 29 | 7.775 |
60 | GM/TRAILBLAZER | 29 | 3.003 |
61 | VW/JETTA | 27 | 7.070 |
62 | NISSAN/MARCH | 26 | 12.723 |
63 | BMW/X1 | 26 | 3.596 |
64 | RENAULT/MASTER | 25 | 5.594 |
65 | M.BENZ/CLASSE GLA | 24 | 3.432 |
66 | GM/CRUZE HB | 23 | 6.784 |
67 | VW/SPACEFOX | 23 | 1.536 |
68 | LIFAN/X60 | 22 | 1.949 |
69 | GM/EQUINOX | 22 | 842 |
70 | HYUNDAI/HR | 22 | 3.676 |
71 | KIA/SPORTAGE | 21 | 3.280 |
72 | HYUNDAI/TUCSON | 19 | 4.514 |
73 | FORD/FUSION | 19 | 3.926 |
74 | AUDI/A3 SEDAN | 18 | 2.549 |
75 | NISSAN/FRONTIER | 16 | 3.627 |
76 | M.BENZ/CLASSE C | 15 | 4.693 |
77 | VOLVO/XC60 | 14 | 2.114 |
78 | FIAT/DOBLO | 13 | 4.537 |
79 | FORD/FOCUS | 13 | 4.363 |
80 | BMW/320 | 13 | 2.644 |
81 | FIAT/PALIO | 12 | 19.962 |
82 | MITSUBISHI/ASX | 12 | 4.431 |
83 | LAND DISCOVERY | 12 | 3.209 |
84 | JAC/T40 | 12 | 623 |
85 | CHERY/QQ | 11 | 2.894 |
86 | HYUNDAI/ELANTRA | 11 | 1.932 |
87 | VW/GOLF | 10 | 3.765 |
88 | MITSUBISHI/PAJERO | 10 | 1.700 |
89 | TOYOTA/PRIUS | 9 | 2.215 |
90 | CITROEN/C4L | 8 | 3.089 |
91 | M.BENZ/GLC | 8 | 679 |
92 | RENAULT/KANGOO | 8 | 1.180 |
93 | TOYOTA/HILUX SW4 | 8 | 170 |
94 | FIAT/WEEKEND | 7 | 3.285 |
95 | PEUGEOT/308 | 7 | 881 |
96 | AUDI/A5 | 6 | 324 |
97 | NISSAN/SENTRA | 5 | 3.623 |
98 | SUZUKI/JIMNY | 5 | 1.854 |
99 | MAGNATA/VITARA | 5 | 1.648 |
100 | MINI/COOPER | 5 | 1.329 |
101 | RENAULT/FLUENCE | 5 | 984 |
102 | PEUGEOT/3008 | 5 | 684 |
103 | VW/PASSAT | 5 | 484 |
104 | IVECO/DAILY | 5 | 1.720 |
105 | KIA/K2500 | 5 | 1.514 |
106 | 1 | 5 | |
107 | PEUGEOT/408 | 4 | 1.071 |
108 | AUDI/A4 | 4 | 951 |
109 | JAGUAR/FPACE | 4 | 691 |
110 | SUBARU/FORESTER | 4 | 588 |
111 | BMW/X6 | 4 | 301 |
112 | PORSCHE/PANAMERA | 4 | 55 |
113 | DODGE/SPRINTER | 4 | 347 |
114 | LIFAN/FOISON | 4 | 347 |
115 | MITSUBISHI/Outlander | 3 | 4.476 |
116 | LAND EVOQUE | 3 | 1.800 |
117 | TROLLER/T4 | 3 | 1.379 |
118 | M.BENZ/GLE | 3 | 551 |
119 | M.BENZ/CLA200 | 3 | 443 |
120 | VOLVO/V40 | 3 | 363 |
121 | FORD/NEW FIESTA | 3 | 293 |
122 | LEXUS/CT200H | 3 | 177 |
123 | AUDI/A4 AVANT | 3 | 121 |
124 | PEUGEOT/EXPERT | 3 | 59 |
125 | CITROEN/JUMPY | 3 | 33 |
126 | JAC/T5 | 2 | 2.025 |
127 | KIA/CERATO | 2 | 1.443 |
128 | HYUNDAI/SANTAFE | 2 | 869 |
129 | LIFAN/LF | 2 | 591 |
130 | CITROEN/C4 | 2 | 407 |
131 | KIA/SORENTO | 2 | 290 |
132 | AUDI/Q5 | 2 | 288 |
133 | FORD/EDGE | 2 | 281 |
134 | BMW/530 | 2 | 173 |
135 | M.BENZ/C43 | 2 | 71 |
136 | PEUGEOT/PARTNER | 2 | 858 |
137 | M.BENZ/SPRINTER | 2 | 473 |
138 | SUZUKI/SCROSS | 1 | 610 |
139 | VW/GOLF VARIANT | 1 | 591 |
140 | PORSCHE/MACAN | 1 | 392 |
141 | BMW/X4 | 1 | 338 |
142 | BMW/X5 | 1 | 325 |
143 | JAGUAR/XE | 1 | 316 |
144 | PORSCHE/CAYENNE | 1 | 298 |
145 | LEXUS/NX200 | 1 | 276 |
146 | CHERY/CELER | 1 | 268 |
147 | BMW/220I | 1 | 181 |
148 | SUBARU/XV | 1 | 164 |
149 | VOLVO/S60 | 1 | 139 |
150 | AUDI/Q7 | 1 | 118 |
151 | PORSCHE/BOXSTER | 1 | 107 |
152 | AUDI/A1 | 1 | 80 |
153 | VW/TOUAREG | 1 | 28 |
154 | FIAT/DUCATO | 1 | 1.525 |
155 | DFSK/V21 | 1 | 24 |
156 | EFFA/K02 | 1 | 23 |
157 | IVECO/DAILY | 1 | 6 |
Esse Polo vai vender muito e promete ser um dos maiores acertos da VW nos ultimos anos em nosso mercado.
ResponderExcluirIdem Vitus.
Acho que em 2018 a VW vem forte para disputar a liderança.
Paga pau p VW vc hein, la no motor1 vc não fala isso...
Excluiresse sou falou a vdd
ExcluirO Virtus também virá forte. Mas ainda terá Gol e Voyage 1.6 automáticos, para tirar vendas de Onix e Hb20 automáticos das versões de acesso.
ExcluirE a Fiat com Argo Dualogic...que piada.
Não sei o que é mais pida. O Argo em si, ou quem está dentro dele.
Gol e Voyage imotion... É a mesma coisa que dualogic
ExcluirLegal! o Argo em 10º. Esse vai longe........................
ExcluirLadeira abaixo !!!
ExcluirLuiz o Gol e Voyage a partir do ano que vem já vai vir com o câmbio automático convencional.
ExcluirRenner Vieira lá no Motor1 (usa os nicks João das Neves e haterXhater) fica mandando fotos constrangedoras. Já mandou foto na concessionária Ford de Vila Velha onde trabalha (usando a camisa “Vendedor Ford do mês).
ExcluirÉ motivo de chacota por lá.
Kkkkkkkkk
ExcluirEh? Troca seu Cruze num Virtus?
ExcluirLegal seria se o BLOG publicar a cada 5 dias o ranking.....
ResponderExcluirdá pra ver o ranking no site da fenabrave
ExcluirVW em ascensão!!!
ResponderExcluirQuando chegar o virtus e a SUV, vai dar uma coladinha na GM ou quem sabe ate passar!!!!
Agora pra mim na FIAT nada muda nada empolga!
Fiat acertou com Jeep Renegede e o Jeep compass e a Fiat toro
ExcluirCom o Virtus e o T Cross (se vier com preços competitivos como o Pólo) a VW vai bombar em 2018. Tava assistindo uns vídeos do T Roc, que carro lindo, se o T Cross for parecido (poderia ser igual kkk) vai vender muito.
ExcluirRenegade e Compass são da Jeep e devem sentir vergonha de estar associados a algo como a Fiat
ExcluirAguardando comentário de carlos4...
ResponderExcluirCom os últimos lançamentos vergonhosos da Fiat (Pobi, Ascos), não é necessário falar muito. As profecias estão se realizando.
ExcluirAqui onde moro tem muita gente interessada no Polo, e não é pra menos, fiz um teste na versão 200 TSI Highline e seu desempenho é acima da média, motor trabalha muito bem ao pisar fundo no acelerador, esse está sendo o melhor conjunto mecânico de todos os tempos...
ResponderExcluirJá começo a ver alguns na rua, porém da versão 1.0 mpi, o carro pode parecer um "gol bombado" mas ao volante é outra coisa.
O gol sempre foi inspirado no polo, basta olhas uma foto do polo da geração anterior e do gol. Então, então não entenda isso como um demérito pro polo, até porquê quem diz isso,não sabe da história.
Excluirisso é fato. Mas, também deve ser dito que a inspiração do Palio foi o Punto. A Fiat, na época, disse que o brasileiro não tinha renda para comprar o Punto.
ExcluirE mentiu?
ExcluirMas ela trouxe o Punto pra cá no fim das contas.
ExcluirSim, trouxe o Punto. Atualmente, temos vários modelos europeus produzidos no Brasil: Polo, up!, Golf, 208, C3, 2008... E, alguns modelos tipicamente de terceiro mundo: Kwid, Onix, prisma, Argo.
ExcluirSerá que vai ser igual ao Kwid ? Segundo do ranking no primeiro mês completo, devido a pré-venda. Depois entra no ritmo do mercado em seu segmento.
ResponderExcluirKu-id está se desmanchando nas ruas. Acontecerá também com o Polo?
ExcluirPensei a msm coisa.
ExcluirTomará q não, além de ser um bom produto e com preços competitivos, faz com que as demais se mexam e saiam da zona de conforto, assim cmo a FIAT anunciou novos motores turbo e talz!
Nas corre-se o risco, aguardar pra ver.
Quando a VW passou a trazer o MK7 para cá foi um grande avanço. Quem comprou elogiou muito mas o preço não permitiu que o Golf vendesse muito no mercado. Agora com estes lançamentos cheios de tecnologia e qualidade por este preço mais em conta (considerando o custo Brasil), acho que não vai ter para ninguém. E que venha o MK7,5 em 2018.
ResponderExcluir1 dia de vendas? Reportagem super interessante
ResponderExcluirÉ interessante sim, pois há novos produtos começando a ser entregue agora é assim acompanhamos as vendas diárias de cada
ExcluirÉ só o começo da sova que a VW vai dar na friat
ExcluirA Fiat sempre apanhou da Volks
ExcluirUé, a Fiat está há quinze anos vendendo mais que a VW. De que surra você está falando? Hahaha.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou no aguardo pra fazer um teste drive no sedan Virtus, e consequentemente adquirir um com toda certeza. Este será um dos melhores carros da história automobilística brasileira 😉😉😉😉
ResponderExcluirBoa polo. Torcendo para o Polo e Virtus vender muito. O mercado precisa dar uma guinada e melhorar no geral. Tem muito projeto antigo por ai que ainda vende muito. O mundo mudou, polo é uma prova viva disso.
ResponderExcluirLifan dobrou as vendas referente ao primeiro dia de novembro. Os chinas estão chegando...
ResponderExcluirPeguei meu polo highline branco, ontem.
ResponderExcluirAssim como o up, o Pólo vai ser um divisor de águas no mercado e marcar uma nova era.
Chega de carros meia-boca, inseguros, defazados e beberrões.
Com esses novos lançamentos e mais os que virão, a VWB oferece ao comprador o que há de melhor, em termos de qualidade, segurança e modernidade.
Podemos sim ter um mercado como o europeu, com carros alinhados ao exigente mercado europeu, e a VW nos dá essa oportunidade.
Os carros dela são mais caros?
Claro que são, pois tem tecnologias de 1o mundo, e isso tem um preço.
E, quando analisamos nosso mercado, com Onix chegando á incriveis 63k, Ka á 60k ou Étios tbm passando dos 65K, carros defazados e oferecidos só para países de 3o mundi, comprar um up TSI com esse motor fantástico, á 60k ou Pólo highline á 73k, ou até um Golf (hatch mais vendido no mundo e um dos melhores carros já lançados desde a invenção do automóvel), á 78k, todos projetos europeus, com motores fantásticos, qualidade construtiva de 1o mundo e com segurança máxima em testes de impacto, nos cai a ficha que não são tão mais caros assim.
A montadora nos oferece esse portfólio do que há de mais moderno.
Cabe á nos, consumidores, mudar esse vexaminoso ranking, onde os mais vendidos, são o que há de pior em segurança, modernidade e qualidade.
Está em nossas mãos mudar isso.
O futuro dirá.
MLC, o branco que você comprou ficou bonito?
ExcluirSó vi Polo na cor preto, vermelho e prata, mas a que achei mais bonita até agora foi o vermelho.
Sim, é muito bonito e tbm concordo com vc. Já vi um highline vermelho ao vivo, e acho q ficou lindo mesmo.
ExcluirCara parabéns pela aquisição.
ExcluirObrigado, Luciano!
ExcluirNão sei se foi sorte minha, mad comprei após o pós-venda (inicio de novembro), encomendei o Highline conpleto, inclusive com painel+rodas), me pediram 30 dias para entregar o carro, que me foi entrega dia 01/12, uns 5 dias antes do prazo.
Não tive nenhum problema, não sei se foi pq paguei á vista, mas o fato é que tudo correu muito bem e dentro do prazo.
O atendimento foi muito bom (nunca tive um carro da marca), e a entrega foi feita com competência e muito detalhada.
Gostei bastante.
Quanto ao carro em si, sem palavras, simplesmente espetacular.
Vim de um audi A3 2011, e achei o Pólo melhor.
Eu ajudei a inflar os números da Toyota SW4 (57)
ResponderExcluirO carro é perfeito, superior a qualquer Discovery
Porque rico é assim, paga mesmo... Não importa que custe R$ 254.000
Parabéns você comprou um cocozao gigante por RS 254.000
ExcluirSe satisfaz seu ego, bom proveito
ExcluirSuperior ao LR? Acho que n
ExcluirFez certo! Esse povo sem dinheiro ai gosta de falar mal do que esta longe de conseguir
ExcluirNossa muita loucura pagar esse valor nesse carro
ExcluirGostei do polo!
ResponderExcluirRenault Sandero é um excelente carro (já tive um), mas é impressionante como nesse segundo semestre de 2017 ele vem vendendo pouco.
ResponderExcluirCarlos4carros, a você que sabe de tudo, VW pretende incluir algum equipamento de série ou opcional (Airbag lateral, ESP, Hill Holder) no UP na linha 2019?
ResponderExcluirEu so nao sei como tem gente q ainda compra Fiat hoje em dia .
ResponderExcluirEu comprei uma Ducato.
ExcluirThiago Lima cada um gasta seu dinheiro como quer é da forma que quer.
ExcluirTodos os compradores usam coalheira !!!
ExcluirPolo vendendo quase o mesmo que o gol. Quem diria. A vw devia fazer uma versão pelada do polo igual a fiat fez com o argo. Faria o polo vender mais que o gol e brigar com o onix.
ResponderExcluirAcho que não, deixe que a Fiat desvalorize o carro dela, aí quem compra as versões mais caras vai ficar muito puto e fugir da marca. Imagine que você paga 70 mil num Argo e vê um monte por ai com escada no teto.
ExcluirMas as versões que vendem mais do argo acho que é a 1.0 e 1.3 né.
ExcluirSe o objetivo é vender quantidade acho que vale mais a pena fazer versões peladas e deixar que o consumidor escolha os opcionais que ele quer colocar.
Fico pensando como um carro como onix consegue vender tanto com outros carros melhores por aí.
ResponderExcluirMesma coisa do Corolla no seu segmento. Nem sempre o melhor é o mais vendido.
ExcluirIgnorância
ExcluirTô início de mês não é fim de mês rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr......
ResponderExcluirO que impressiona é a estabilidade do Ônix, Ka, Argo e HB20
ResponderExcluirPessoal sou de SP capital. Fiz a reserva do highline completo azul no final de outubro. Recebi a seguinte resposta do vendedor: Com Roda 17 somente para março acabei de receber a Notícia . Estamos suspensos para fazer encomenda de Polo HiGHLIne. Vamos ter que ter paciência infelizmente. Que ansiedade para pegar esta máquina...vou esperar porque sei que nenhum concorrente chega perto em tecnologia, mecânica e segurança. Alguém teria informação semelhante?
ResponderExcluirMaurício:
ExcluirSou do Rio e não sei se foi sorte minha, mas comprei após o pós-venda (inicio de novembro), encomendei o Highline conpleto, inclusive com painel+rodas), me pediram 30 dias para entregar o carro, que me foi entrega dia 01/12, uns 5 dias antes do prazo.
Não tive nenhum problema, não sei se foi pq paguei á vista, mas o fato é que tudo correu muito bem e dentro do prazo.
O atendimento foi muito bom (nunca tive um carro da marca), e a entrega foi feita com competência e muito detalhada.
Gostei bastante.
Quanto ao carro em si, sem palavras, simplesmente espetacular.
Vim de um audi A3 2011, e achei o Pólo melhor.
Fui sábado trocar meu Lancer 2012 pelo Golf 1.4, mas o preço altíssimo, me fez olhar com mais atençao para o Pólo.
ResponderExcluirO highline com o painel digital me pediram 30 dias.
Já com as rodas Razh, as vendas estão suspensas, de acordo com o vendedor..
Fiz o testdrive nos da versão 1.6 manual e da versão Comfortline, os 2 disponíveis para pronta-entrega.
Como não quero esperar, acabei optando pelo Comfortline, com todos os opcionais, na única cor disponível para pronta-entrega (da versão 1.6 manual, havia disponível todas as cores), cinza platinum metálica.
Me entregam o carro, na 5a feira.
Não sei se dei sorte, mas não há problemas de entrega na versão que comprei.
A verdade é q o ônix parece inalcançável. Acho q a percepção do produto deve ser muito positiva entre as pessoa q compram o carro e isso faz com elas o recomendam para outros, juntando as facilidades e descontos q a GM dá na hora da compra, isso gera um círculo virtuoso q faz o carro vender tanto.
ResponderExcluirNão creio haver muitos elogios. Vende pelo preço baixo. Ao dirigir, percebe-se como o carro bebe, pois o câmbio automático aumenta o consumo, além de roubar torque. O design agrada, mas o motor de concepção antiga, segurança nula, falta de requintes e pós-venda da GM, torna-o um carro comum, servindo apenas como transporte. Creio ser melhor do que o Argo, por isso vende mais, porém inferior a outros modelos.
ExcluirVende muito pelo mesmo motivo que vendia Palio Fire e Gol G4 quando já tinham as versões mais novas. Vende pq é barato, simples assim.
ExcluirDizer que Ônix é melhor que Argo chega a ser absurdo.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.