O Kia Rio é um modelo hatch compacto, fabricado no México, e que foi confirmado para lançamento no Brasil em 2018, ainda no primeiro trimestre, e promete preços competitivos entre R$ 55 mil e R$ 70 mil, para competir com VW Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Ford Fiesta.
O que possibilitará a importação a preço competitivo para o Brasil é o fim do Inovar-Auto em 31/12/2017, extinguindo-se o super-IPI para carros de montadoras que não tem fábrica no Brasil.
Além disso, vindo do México, ficará isento do Imposto de Importação, desde que dentro de certas cotas. Com isso, o preço deve ficar entre R$ 55 mil para o modelo de acesso, LX, com motor 1.6 e transmissão manual, chegando a R$ 70 mil reais no topo de linha, EX, com transmissão automática de seis marchas.
Em termos dimensionais, o Kia Rio é muito próximo do Novo Polo, da Volkswagen. Ele mede 4,07 metros de comprimento – 2 cm a mais que o Polo. A largura é de 1,73 metros (2 cm a menos que o Polo), e o entre-eixos é de 2,58 metros (2 cm a mais que o Polo).
O motor 1.6 será o mesmo do Cerato atualmente vendido no Brasil, que é o mesmo do Hyundai HB20, assim como o câmbio automático de seis marchas. O motor tem 128 cavalos e 15,4 Kgfm de torque. Esse motor não é muito eficiente, pois o HB20 1.6 automático é o mais beberrão dos hatchs compactos, bebendo mais até que o Argo 1.8 Automático.
Nesse aspecto o Kia Rio ficará bem atrás do Polo, que tem um motor bem mais moderno, o 200 TSI.
Interior
O interior do Kia Rio tem uma boa lista de itens de série, mas o acabamento não é requintado, com painel e painéis de porta em plástico preto. O cluster de instrumentos tem boa visualização.
Em relação aos itens de série, todos os modelos contarão com vidros e travas elétricas direção com assistência elétrica, ar-condicionado e 2 airbgas.
O modelo top, de R$ 70 mil reais, terá seis airbags, partida por botão “Start”, controle de estabilidade e de tração, rodas de 16 polegadas, câmera de ré, pedaleiras de alumínio, ar-condicionado com comando digital e central multimídia com conectividade Apple CarPlay e Android Auto.
A Kia já testa o Rio no Brasil – o modelo já foi flagrado em testes finais de homologação em São Pauilo e Rio de Janeiro.
O novo Rio tem 4,06 metros de comprimento e espaço suficiente para que quatro adultos se acomodem sem aperto. É 14 cm mais comprido e 4 cm mais largo do que o Hyundai HB20, com quem o compacto da Kia compartilha a plataforma.
Kia Rio Sedã
O Rio tem também uma versão sedã, que ainda não tem data de lançamento. É um modelo com 4,38 metros de comprimento (10 cm a menos que o Virtus) e mantém o mesmo entre eixos do hatch.
Conclusão
A chegada do Kia Rio ao Brasil é aguardada há mais de 15 anos, mas agora com um cenário comercial mais definido, ele acirrará a disputa no segmento de hatchs compactos.
Muito bonito esse hatch médio. Se forem esse preço mesmo é um concorrente forte pro Polo.
ResponderExcluirUma pena que la o salário médio é de 2500,00 euros, ou seja podem comprar um carro a cada 5 meses. rsrsrs
ExcluirIsso aí é hatch médio, maior que o polo...
ResponderExcluirCarro sem graça e ainda por cima copiaram o painel do Polo.
ExcluirPor outro lado o carro foi testado pela EURO NCAP com 3 estrelas nota considerada regular. Essa versão testada na Europa não sei se é fabricada no México.
O Polo que copiou o do Rio o Rio é mais antigo que esse novo Polo.
ExcluirCom essas medidas poderia ser chamado de hatch médio!?
ResponderExcluirNão. Será compacto, pois não tem o requisito de largura para ser considerado médio.
ExcluirSò o Polo é um hatch médio.
E o cruze é oque Carlos ?
ExcluirO Cruze é um hatch compacto premium.
ExcluirTem medidas minimamente maiores que as do Sonic.
2 cm.
ExcluirAgora que o rio secou tu quer vim pra cá?!
ResponderExcluirkkkkkk! cada uma kkkk
ExcluirTomara que venda muito. A Kia fabrica ótimos carros.
ResponderExcluirNota 3 no Euro NCAP.
ExcluirO Kia Rio quando equipado com o safety pack, que o quase deixa com o mesmo pacote de assistentes de segurança presentes de série no VW Polo testado pelo Euro NCAP, também recebeu cinco estrelas.
ExcluirResultados no Euro NCAP
Kia Rio apenas com itens de série: https://www.euroncap.com/en/results/kia/rio/27767
Kia Rio com pacote de segurança: https://www.euroncap.com/en/results/kia/rio/27768
VW Polo apenas com itens de série: https://www.euroncap.com/en/results/vw/polo/28459
Esse vai chegar pra mexer com os médios
ResponderExcluirNão. Será compacto, pois não tem o requisito de largura para ser considerado médio.
ExcluirSò o Polo é um hatch médio.
Carlotinha vc é ridículo. o Polo é só 2 cm mais largo que o Rio. E só porque é um VW pode ser chamado de médio.
Excluirsed lex dura lex
ExcluirChery Celer tem 1,68 de largura e é considerado médio. Engula essa carlos
ExcluirPelas definições do Inmetro, o Kia Rio também é um hatch médio.
Excluir4.5.3 Categoria de veículo de passageiros médio
Veículo de passageiros conforme o art. 1º, §1º da Resolução CONAMA 15:1995, com área de 7,0 +/- 0,10 m² até 8,0 +/- 0,10 m², exceto veículos derivados de passageiros para transporte de carga e veículos esportivos.
Fonte: Resolução Inmetro nº 377/2011 e modificações.
Ata,até pq tem um manual dizendo q é a largura que define isso. Tu é mt recalcado, chega a ser doente. O Rio é maior em comprimento e entre-eixos, mas é a largura q faz a diferença... Só mesmo vc pra arrumar as desculpas mais esfarrapadas. Tu nem deve ter idade pra dirigi e fica dando orelhada, acho q já passo da hr de vc dormi menina saltitante...
ExcluirFamoso analista de super trunfo
ExcluirBom lançamento. Mas não vai vender mais que seu maior concorrente, o GM Cruze.
ResponderExcluirUma piada esse carro. Pesa 1.200 Kg, é menos potente, anda muito menos e beberá mais que o HB20, que já é beberão demais, bebendo mais que o ridículo Argo.
ResponderExcluirEsse Rio desponta para a irrelevância. Não avaliei e não gostei. Não testarei, e a quem me perguntar se é bom, recomendarei o Polo.
Alguém te pergunta algo?
ExcluirKkkkkkkkkkkkkk moro de rir desse carlotinha
ExcluirRealmente o carro é sem graça e ainda copiaram o painel do Polo.
Excluiracredito que as vendas serão muito baixas desse carro
ExcluirHILÁRIO...
ResponderExcluirO hatch me lembrou bastante o Toyota Auris de 2007, especialmente visto de perfil. A traseira é meio sem graça.
ResponderExcluirEle está mais pra compacto premium do que pra hatch médio, como muitos disseram nos comentários. Deve concorrer com Polo, Fiesta, Argo, Yaris...
genti....que designer mais sem graça!!! ORRÍVEL.
ResponderExcluirdesse jeito não entereçará...muitos...precisa ser mais ousada a Kia!
Você conhece o designer? ele é Horrível?
ExcluirConhece o designer de todos os carros. É fissurado neles.
ExcluirEsse aí assassinou a língua portuguesa....
ExcluirOnde está encosto de cabeça para o terceiro ocupante do banco de trás? Embutido. Piada !!!!
ResponderExcluirNas Analises feitas que vi pelo youtuber ele estava com 3 apoios de cabeça do tipo virgula.
ExcluirInterior condizente com o preço, ao contrário de outros concorrentes por aí.
ResponderExcluirO jeito é aguardar os testes de desempenho e consumo para ver de vale a pena.
PS: adeus Inovar Auto, nós, consumidores, aplaudimos o fim dessa bobagem protecionista.
É mas o governo vai inventar outra aberração. E a KIA, por não ter fábrica aqui vai poder importar no máximo 1000 carros por mês.
ExcluirAchei muito bonito esse carro, mas na moral esse motor já deu o que tinha que dar, poderiam ter posto 1.6 turbo do i30 europeu
ResponderExcluirNão gostei nessa cor vermelha. Talvez um preto fique mais bonito.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSe matar o Hb20 é boa troca, porquê é isso que ele é um HB 25
ResponderExcluirPode até não ser culpa da Kia, mas demorou muito para chegar. Não arrebata mais. Hoje é só mais um, não importa o segmento. Próximo.
ResponderExcluirEssa cor vermelha com preto nada ha ver. interior horrível.
ResponderExcluirQue a concorrência aumente cada vez mais para segurar a alta dos preços.
ResponderExcluirEm 2018 vai ter briga boa.
Seria legal se tivesse sido lançado 5 anos atrás.
ResponderExcluirSanta concorrência. Os europeus falaram bem desse carro. Acredito que a versão com cambio manual vale mais a pena entre os concorrentes, vai brigar bem com o polo 1.6 que é muito pelado e o Argo 1.3, basta so vir com um preço bom. Agora na versão automatica o polo é muito superior. Eu gostei muito do interior, ate mesmo dessa saida do ar condicionado que parece de santana. Meio retro. So que essa parte é questão de gosto, cada um tem o seu e respeito isso.
ResponderExcluirO bom disso tudo é somente a concorrência, pois esse Rio ai não tem peixe.
ResponderExcluirAlguém viu a bela geração de 2012 , parece a evolução dessa.
ResponderExcluirAluguei um nos EUA uns 3 anos atrás!! Era um hatch que não tinha igual na época aqui no Brasil!!
ResponderExcluirA dirigibilidade que mais impressionava! Porém era automático, e tinha até teto!
Enfim, vai vir nerfado que é o que a gente merece
hb20 da kia?
ResponderExcluirSE NÃO BAIXAREM OS VALORES DOS POLOS O KIA RIO VAI ABAFAR O INTERESE PARA O POLO.
ResponderExcluirEu tenho um, moro na Espanha e tenho o mais barato concept com motor 1.2, ele faz 15km/l cidade e 20 km/l estrada, aqui esta na categoria mais concorrida, é a mesma do Polo, Ibiza, Clio, Fiesta, i20, entre outros, o mais vendido aqui é o Ibiza, estou muito satisfeito.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.