O Ford Galaxie, sedã de luxo que foi o primeiro veículo de passeio fabricado pela Ford no Brasil, acaba de completar 50 anos.

Ford Galaxie

O modelo começou a ser feito no País em 1967. Era um sedã de luxo, com 5,30 metros de comprimento e 2,00 metros de largura, com capacidade de transportar até seis passageiros.

Ford Galaxie

O powertrain era composto por um motor V8 de 166 cv e câmbio de três marchas e conjunto mecânico robusto. Em 1969 chegava ao mercado a versão LTD, o primeiro carro brasileiro a ter ar-condicionado e o segundo com câmbio automático, então chamado de “hidramático”, além de carroceria com teto de vinil. O LTD Landau, lançado em 1971, era ainda mais luxuoso, trazendo jacarandá no painel e portas, veludo inglês e casimira inglesa no acabamento.

Ford Landau

Em 1976, o Galaxie foi reestilizado, ganhando faróis horizontais e lanternas com três barras verticais. Neste mesmo ano a linha passou a oferecer o Galaxie 500, versão mais simples, além do Galaxie LTD, intermediário, e do Landau, topo de linha.

Ford Landau

Em 1979, a versão de entrada foi aposentada. Com a crise do petróleo e o mercado ávido por carros menores e econômicos, o LTD saiu de linha em 1982.

Ford Landau

O Landau, último dos Galaxie, teve a produção encerrada em 1983, após vender 77.850 unidades no País. Em seu lugar veio o Del Rey, também focado no luxo, mas com tamanho e proposta bem diferentes.

Ford Landau

O modelo, por suas características de dimensões e luxo, se tornou parte da frota da Presidência da República do Brasil.

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Banheira americana, feita para obesos que não cabem em um carro normal. Coitados. Sou mais o Fusca um carro de concepção além de seu tempo. Na época em que essa banheira usava um V8 beberrão o Fusca usava um motor menor e refrigerado a AR. Sim meus amigos AR menos mangueiras, sem líquido de arrefecimento enfim menos dor de cabeça...
    Galaxy? Não vi, não gostei, não testei e se me perguntarem recomendarei o Fusca.
    Fatos, apenas fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até nisso tem que ter um defensor de VW, caramba! Kkk

      Excluir
    2. Thiago, eu posso falar desse carro pois quando eu estudava, fazia uso desse automóvel para viajar todos os dias ! Éramos em 04 alunos e contratamos um motorista ( taxi ) pois não havia na época ônibus de linha durante á noite ( 1970 ) o carro realmente era muito confortável, o inconveniente é que fazia 4 km/litro na estrada, mas na época a gasolina era a preço de banana, inclusive a azul !

      Excluir
    3. Nossa, tá querendo o trono do Carlota? Conseguiu....

      Excluir
    4. Fusca!!!!!!!!!!!! vc deve estar de brincadeira né kkkkkkkkk. fusca era meio de transporte igual a CG125. o carro era resistente e só!!!!!!!! mas fedia gasolina, conforto zero, seguranca zero!! espaço zero!!! como conceito de carro o 147 da um banho no fusca!!!!!!!!

      Excluir
  2. esta tal de C que não vou nem comentar o nome.. é pior que virus do Baidu...só infectando a o pessoal..kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Belo carro
    Epoca boa
    Agora andamos em carrinhos de plastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra um desses entao. Carrinho de plastico de agora sao 10.000 vezes superiores do que esses carros dos 70s.

      Excluir
  4. Uma vez eu ia saindo de um casamento com meu Gol GTS 1.8/s álcool, e juntamente ia saindo o carro que levara a noiva, sendo um Landau V8 5.0.

    Abri pra ultrapassar o velho Landau, e não é que a desgraça me deu uma benga? Foi triste...

    ResponderExcluir
  5. Gordoland´s car raiz.
    Fusion é Nutella.
    Ka é uma piada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem