A BMW anuncia a ampliação de sua gama de veículos elétricos, com a introdução de uma nova versão versão conversível do seu carro esporte híbrido plug-in i8. Conhecido como BMW i8 Roadster, ele é o primeiro carro esportivo conversível com propulsão híbrida do mercado.
Essa nova versão (mostrada no vídeo abaixo) tem um teto soft-top que pode ser aberto e fechado em 15 segundos com o carro andando a até 50 Km/h.
Além da nova versão, a BMW também está dando tanto ao i8 coupé quanto ao roadster i8 um facelift de meio de ciclo de vida, e também uma atualização na tecnologia BMW eDrive híbrida plug-in que aumenta a autonomia e a potência.
A capacidade da bateria foi aumentada para 34 amperes horas – anteriormente era 20Ah, o que permite ao i8 roadster tenha autonomia totalmente elétrica de 53 Km, enquanto o i8 coupe fica em 55 km – medições no ciclo de testes europeu. Se medidos sob o critério dos EUA, que são mais rigorosos, a autonomia totalmente elétrica é de 29 km para os dois modelos.
A potência máxima do motor elétrico foi aumentada em 12 cv para 143 cv, e 250 nm de torque enquanto o motor a gasolina de três cilindros 1.5 Twin Turbo tem potência inalterada de 231 cv e 320 Nm. O motor elétrico é responsável por impulsionar as rodas dianteiras, enquanto o outro motor movimenta as rodas traseiras. A velocidade máxima é de 250 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h da nova variante é feita em 4,6 segundos – 0,2 s a mais que o Coupé.
Na questão do espaço interno, o teto é recolhido em uma posição perpendicular, criando cerca de 100 litros de espaço de armazenamento adicional atrás dos assentos.
Com 1.595 kg, o roadster i8 é apenas 60 kg mais pesado do que a versão coupé, o que a BMW diz que é um ônus notavelmente baixo para os carros abertos, onde reforços estruturais adicionais são necessários para compensar a perda da coluna "B" no caso da eventualidade de de impacto lateral.
Entre os itens opcionais destacam-se revestimentos internos de fibra de carbono e cerâmica, head-up display, com luz indicadora para troca de marchas (shift-light), e rodas de 20 polegadas. Suas portas de asa de gaivota sem molas têm uma camada exterior de alumínio, mas embaixo são feitas de plástico reforçado com fibra de carbono.
O quadro do pára-brisas é construído usando o material ultra-rígido e ainda leve. Isso maximiza a segurança dos ocupantes do carro, mesmo no caso de uma capotagem.
O roadster i8 e o cupê levantado para o rosto irão à venda na Europa e nos EUA em 2018.
BMW i8 2018 Coupé e Roadster: vídeo e especificações
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esperando o Carlos4drúpede criticar essa obra prima da engenharia automotiva em 4, 3, 2, 1...
ResponderExcluirKkkkkkkk
ExcluirVi um cupé azul em Frankfurt ano passado, muito legal.
ExcluirEsse i8 é uma obra-prima, lindo demais. Mas prefiro o cupê.
ResponderExcluirDas alemãs, tirando a Porsche, a BMW é a que faz os melhores carros, pra quem gosta de esportividade aliada a conforto.
Mês passado fui pra Florida e aluguei uma Mercedes C300 cabriolet. Achei a dinâmica do carro muito parecida com a BMW 320, praticamente sem diferença nenhuma: aceleração, estabilidade e etc. Mas conversível não tem preço.
ExcluirPolo é melhor q isso ai
ResponderExcluirCarro xuning,sou mais um polo 1.0!
ResponderExcluirEsse 1.5 é extraordinário!
ResponderExcluirQue motor é esse gente. 1.5 três cilindros com 231 Cv?!?!?
ResponderExcluirEsse carro é hibrido, possui motores elétricos tb.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.