O Volkswagen Virtus, sedã médio que chega às concessionárias brasileiras em fevereiro, será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos de tecnologia baseados em inteligência artificial.


O sedã vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa a plataforma IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma forma de interação mais natural com o veículo.


Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente virtual. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.


Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações, como mostramos no vídeo abaixo.



O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta.


Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.


Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não entendi. Por que só virtus usa "inteligência artificial". O polo tem o mesmo sistema então por que frisando o virtus e não dizendo polo e virtus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O polo deve receber também. Não só o Polo, todos os carros.
      O manual online do Up! que foi lançado recentemente já é um indicativo disso.

      Excluir
    2. pelo que andei lendo, o polo é um projeto global e o virtus é projeto brasileiro para américa latina, daí
      eles puderam se concentrar no aplicativo para o virtus.

      Excluir
    3. Os carros da Audi já têm o aplicativo Audi eKurzinfo que faz, aparentemente, a mesma coisa. Basta instalar o aplicativo no celular e enquadrar o painel do carro na tela do aplicativo. Ele faz a leitura da luz que estiver acesa no painel e te diz o que ela significa e o que você deve fazer. Também tem um scanner e te informa sobre o que há no compartimento do motor. Outras empresas também têm aplicativos semelhantes. Eu acho que esse tipo de tecnologia vai se expandir e popularizar rapidamente. A Tesla já Tesla já usa inteligência artificial para muitas coisas nos carros dela, só que a um custo muito alto ainda.

      Excluir
  2. Só espero que esses caras coloquem na cabeça que um sensor traseiro num SEDAN é essencial, então tem que vir de série desde a versão básica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, será uma vergonha se no 1.6msi não vier com o sensor traseiro!

      Excluir
    2. A vw não costuma vergonhar com essa falta, alguns modelos do Fox possuem sensor traseiro e dianteiro com indicação no painel. Quem sempre faz vergonha com isso é a Honda, que não coloca nem nos modelos topo de linha. Toyota acho que tb não. Aí a css dessas marcas instalam um daqueles feios do MercadoLivre que são inadequados para um carro de 70mil.

      Excluir
  3. Rapaz, a traseira dele me lembra muito um Audi, até que gostei desse virtus hein

    ResponderExcluir
  4. Hoje Vi um polo prata e o carro é bonito hein,mas em cores escuras fica igual a um gol sem exagero

    ResponderExcluir
  5. Então, aos defensores dos comedores de chucrute (sauerkraut para os menos familiarizados com a cultura alemã), vejam que a tecnologia da IA vem da terra da "Gordolândia"!!!
    Vocês que menosprezam os EUA são patéticos, porque a VW e qualquer alemão, a despeito de nacionalismos e fanclubismos bestas, procuram os melhores fornecedores, independentemente de onde estejam e, quando falamos de tecnologia, não tem pra ninguém!!! Dá-lhe USA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem