A Dacia, divisão romena da Renault, apresenta imagens adicionais do Novo Dacia Duster de 2018. Esse modelo baseia-se na plataforma de seu antecessor e traz várias melhorias. É importante considerar que o Renault Duster tem um visual externo muito similar a este Dacia Duster. Já no interior há alterações (veja aqui).
Ele teve isolamento foi melhorado, fazendo um uso mais extensivo de materiais amortecedores de som não apenas dentro da cabine, mas também no compartimento do motor. O vidro das janelas da frente agora é 0,35 milímetros mais grosso do que antes.
Além disso, o novo Duster atualizado proporciona um passeio mais suave e confortável, graças ao menor ruído do motor e da estrada como resultado de uma extremidade frontal mais rígida, reduzindo as vibrações transmitidas à cabine.
A Dacia também fez alguns ajustes no sistema de som instalando alto-falantes maiores nos painéis da porta com melhores vedações e montagem. Os modelos mais caros ganham tweeters montados na parte superior do painel.
Outra mudança significativa é representada pela nova direção hidráulica, reduzindo o esforço necessário para girar a roda em 35% - útil ao estacionar o SUV.
Por falar em estacionamento, uma câmera multi-visão também está disponível com imagens da frente, outra na parte de trás e uma em ambos os lados do veículo.
A entrada sem chave também estará disponível nos modelos mais caros, assim como controle de descida de colina, assistência de saída em colina e um monitor 4x4 que mostra uma bússola e o ângulo de inclinação.
No quesito segurança, existem novos airbags de cortina, aviso de ponto cego, encostos de cabeça dianteiros maiores e mais grossos, além de espelhos de portas ampliadas, faróis automáticos, limitador de velocidade e lembrete dos cintos de segurança dos bancos traseiros.
A Dacia desenvolveu um novo capô e pára-choque dianteiro para aumentar a absorção de energia no caso de impacto de pedestres, enquanto o chassi é um pouco mais espesso do que antes para proteger os passageiros no caso de um acidente.
O line-up de motores abrange um SCe 115 aspirado e um TCe 125 turbo, ambos disponíveis opcionalmente com 4WD e uma caixa de câmbio manual. O diesel dCi 90 está apenas associado com FWD, enquanto o dCi 110 pode ser equipado com tração nas quatro rodas. Mais tardiamente poderá estar associado com uma transmissão automática EDC.
No que diz respeito ao interior, foi redesenhado e nos atrevemos a dizer que ele agora parece ser significativamente mais requintado, embora o sistema de entretenimento de informação ainda seja o mesmo. Você terá que esperar até o ano que vem para obter o SUV com a nova tela sensível ao toque.
A segunda geração da Dacia Duster está programada para ser vendida na Europa nos próximos meses. Sua contrapartida Renault foi revelada para o mercado sul-americano com um design ligeiramente diferente por dentro e por fora.
Os preço começam em 11.900 euros na França (12.350 euros na Europa Oriental para a versão Essential 1.6 SCe 115 HP 4x2) e em 14.900 euros para o 1.5 dCi 90 HP Comfort.
A imprensa europeia já está testando o carro na Grécia, e as impressões tem sido boas.
O novo Duster se sente muito melhor na pista, mais estável e mais fácil de manusear. A direção assistida recém-introduzida dá uma sensação melhor para onde as rodas do carro estão. O carro ainda se inclina nas curvas, as é mais estável do que a geração anterior.
O Duster equipado com o motor 1.5 dCi com uma caixa de câmbio EDC (apenas em um disfarce de 4x2) acelera de 0 a 100 Km/h em 11,9 segundos.
Muitos clientes do Duster escolhem a versão 4x4, mas, por enquanto, não há opção de transmissão EDC com AWD .
Off-road é tratado com a mesma confiança, e esta é uma boa notícia para aqueles que querem um SUV pequeno em todos os lugares.
A suspensão macia foi atualizada, então o passeio pelos buracos e nas estradas é ainda mais confortável do que antes.
A Dacia teve grande cuidado em reduzir o ruído dentro da cabine - tudo agora é muito mais silencioso, e você tem a sensação de que você finalmente está dirigindo um carro moderno; mesmo a velocidades acima do limite legal, você ainda poderá conversar com os passageiros sem ter que gritar.
O volante agora é ajustável para em altura e profundidade, e os assentos foram aprimorados completamente - você se sente melhor em geral, e você também obtém o suporte lateral que era quase inexistente na geração anterior.
No espaço, nenhuma mudança significativa foi feita, então quatro passageiros e sua bagagem estarão à vontade.
Interior
O interior é feito de plásticos rígidos em todos os lugares, mas agora as áreas de contato com a pele são revestidos em um material mais suave, e o painel adota plástico texturizado que parece e se sente mais agradável do que no velho Duster.
O cluster de instrumentos possui uma tela central monocromática com informações essenciais. O MediaNav Evolution fica mais altopor isso é mais fácil de ver e operar.
O sistema de ar condicionado automático possui três grandes controles que são úteis quando você precisa tocar suas configurações; o fluxo de ar dentro da cabine foi melhorado.
Dacia melhorou seu novo Duster, adicionando algumas coisas que você está acostumado a ver em carros modernos, mas com um toque.
Os engenheiros da Dacia prepararam o carro para receber três estrelas nos testes de colisão do EuroNCAP, portanto, provavelmente os receberá três e nada mais.
O carro oferece dois airbags frontais, um novo sistema de lembrete de cinto de segurança com um painel de controle que mostra o número de cintos de segurança traseiros não fixados, pontos de ancoragem Isofix para assentos para crianças, encostos de cabeça dianteiros novos e mais espessos, espelhos de porta maiores e mesmo um pára-choque mais suave, juntamente com um capô redesenhado para melhorar a proteção dos pedestres.
Conclusão
As primeiras impressões da imprensa europeia apontam que o novo Duster melhorou significativamente em quase todos os aspectos. O modelo parece mais robusto, mais adaptado a realidade do mercado em 2017. É um SUV compacto barato, pronto para levá-lo a qualquer lugar a um preço baixo.
Novo Duster 2018: impressões dos testes na Grécia
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Parabéns ao site pela imparcialidade reportagem feita sem desmerecer o veículo. Um carro honesto, que foi melhorado. Para as pretensões da Renault está bom demais. Espero que não me venham fazer comparações aos futuros VWs que serão lançados, pois a faixa de preços que eles irão agir são totalmente diferentes.
ResponderExcluirExato, na Europa, up! e Duster custam a mesma coisa.
ExcluirEsta imparcialidade não ocorre quando se trata de carros chineses melhorados, como o Jac T40 por exemplo.Elogiam os chinas; mas estão sempre apontando uma coisinha negativa aqui e outra ali...
ExcluirSe chegar ao Brasil, tomara que não perca muitos equipamentos!
ResponderExcluirO interior parece ter ficado melhor do que o do Captur! Como o Duster se posiciona abaixo daquele, com um preço bom ele pode fazer bastante sucesso!
ResponderExcluirKkkkkkk esse é o sentimento dos VWs. Se chegar ao Brasil tomara que nao perca muitos equipamentos. Sqn
ResponderExcluirAparentemente melhorou no interior, com preço legal acredito q venda bem !!!!!
ResponderExcluirA posição de dirigir péssima e a ergonomia péssima foram resolvidas?
ResponderExcluir"Várias melhorias"! Mas, para ficar bom, só nascendo de novo!
ResponderExcluirEvoluções importantes em diversos aspectos, mas agora é apenas feio, enquanto a geração atual é horrorosa...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.