A Honda HR-V foi o veículo com menor desvalorização entre os avaliados na na 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme. O SUV ficou com 8,8% de depreciação em um ano de uso, sagrando-se bicampeão dessa premiação.
A segunda colocação ficou com o Jeep Compass, com perda média de valor de 9,1% em 2017.
O Chevrolet Onix vem na terceira colocação, com retração de 9,2%.
A quarta posição fica com o Volkswagen Up!, perdendo 9,3% em 2017.
Fecha o Top 5 dos menos desvalorizados a Fiat Toro, com queda de 9,3% também.
Ranking dos carros que menos desvalorizaram em 2017
Rank | Marca | Modelo | Categoria | Desvalorização |
1 | Honda | HR-V | SUV Entrada | -8,8% |
2 | Jeep | Compass | SUV Compacto | -9,1% |
3 | Chevrolet | Onix | Hatch Compacto | -9,2% |
4 | Volkswagen | Up! | Hatch de entrada | -9,3% |
5 | Fiat | Toro | Picape Compacta | -9,3% |
6 | Toyota | Corolla | Sedã Médio | -9,3% |
7 | Nissan | Kicks | SUV Entrada | -9,3% |
8 | Honda | Fit | Monovolume | -9,7% |
9 | Hyundai | HB20S | Sedã de entrada | -10,2% |
10 | Honda | City | Sedã Compacto | -10,3% |
11 | Renault | Oroch | Picape Compacta | -10,4% |
12 | Toyota | Etios | Hatch Compacto | -10,5% |
13 | Honda | Civic | Sedã Médio | -10,5% |
14 | Toyota | Etios Sedã | Sedã de entrada | -10,6% |
15 | Hyundai | HB20 | Hatch Compacto | -10,7% |
16 | Peugeot | 208 | Hatch Compacto | -10,8% |
17 | Chevrolet | Prisma | Sedã de entrada | -10,8% |
18 | Fiat | Mobi | Hatch de entrada | -10,9% |
19 | Volkswagen | Gol | Hatch Compacto | -10,9% |
20 | Volkswagen | Fox | Hatch Compacto | -11,0% |
21 | Chevrolet | Cruze | Sedã Médio | -11,2% |
22 | Citroen | C3 | Hatch Compacto | -11,3% |
23 | Toyota | Prius | Híbrido/Elétrico | -11,3% |
24 | Nissan | Versa | Sedã Compacto | -11,3% |
25 | Fiat | Palio | Hatch Compacto | -11,5% |
26 | BMW | X1 | SUV Compacto | -11,6% |
27 | Volkswagen | Saveiro | Picape Leve | -11,8% |
28 | Honda | CR-V | SUV Compacto | -11,8% |
29 | Kia | Picanto | Hatch Compacto | -12,0% |
30 | Volkswagen | Golf | Hatch Médio | -12,0% |
31 | Chevrolet | Spin | Monovolume | -12,2% |
32 | Kia | Sportage | SUV Compacto | -12,2% |
33 | Hyundai | ix35 | SUV Compacto | -12,2% |
34 | Fiat | Uno | Hatch de entrada | -12,3% |
35 | Renault | Sandero | Hatch Compacto | -12,3% |
36 | Nissan | March | Hatch Compacto | -12,4% |
37 | Chevrolet | Cobalt | Sedã Compacto | -12,4% |
38 | Volkswagen | Voyage | Sedã de entrada | -12,4% |
39 | Peugeot | 2008 | SUV Entrada | -12,4% |
40 | Citroen | Aircross | Monovolume | -12,5% |
41 | Ford | Fiesta | Hatch Compacto | -12,6% |
42 | Toyota | SW4 | SUV Grande | -12,7% |
43 | Citroen | C4 Picasso | Monovolume | -12,8% |
44 | Fiat | Strada | Picape Leve | -12,8% |
45 | Fiat | Grand Siena | Sedã Compacto | -12,8% |
46 | Volkswagen | Jetta | Sedã Médio | -12,8% |
47 | Jeep | Renegade | SUV Entrada | -12,8% |
48 | Nissan | Sentra | Sedã Médio | -12,9% |
49 | Ford | Focus | Hatch Médio | -13,0% |
50 | Renault | Logan | Sedã Compacto | -13,0% |
51 | Citroen | C4 Lounge | Sedã Médio | -13,1% |
52 | Land Rover | Discovery Sport | SUV Compacto | -13,2% |
53 | Mercedes-Benz | GLA | SUV Compacto | -13,3% |
54 | Ford | Ka | Hatch de entrada | -13,4% |
55 | Kia | Soul | Monovolume | -13,4% |
56 | Chevrolet | Trailblazer | SUV Grande | -13,5% |
57 | Volvo | XC90 | SUV Grande | -13,6% |
58 | Kia | Cerato | Sedã Compacto | -13,8% |
59 | Ford | Ka Sedan | Sedã de entrada | -13,8% |
60 | Audi | Q3 | SUV Compacto | -13,9% |
61 | BMW | i30 | Híbrido/Elétrico | -14,0% |
62 | Chery | Celer | Hatch Compacto | -14,1% |
63 | Ford | Focus Sedan | Sedã Médio | -14,1% |
64 | Mercedes-Benz | C180 | Sedã Médio | -14,1% |
65 | Peugeot | 308 | Hatch Médio | -14,2% |
66 | Toyota | Hilux | Picape Média | -14,2% |
67 | Audi | A4 | Sedã Médio | -14,2% |
68 | Mercedes-Benz | A200 | Hatch Médio | -14,3% |
69 | Renault | Fluence | Sedã Médio | -14,3% |
70 | Mitsubishi | Lancer | Sedã Médio | -14,4% |
71 | Renault | Duster | SUV Entrada | -14,4% |
72 | Volkswagen | Tiguan | SUV Compacto | -14,4% |
73 | Ford | Fusion | Sedã Grande | -14,5% |
74 | Hyundai | Santa Fe | SUV Grande | -14,5% |
75 | Mercedes-Benz | CLA | Sedã Médio | -14,6% |
76 | Chevrolet | Montana | Picape Leve | -14,7% |
77 | Ford | EcoSport | SUV Entrada | -14,7% |
78 | Land Rover | Discovery | SUV Grande | -14,8% |
79 | Mini | Cooper | Hatch Médio | -14,9% |
80 | Chevrolet | S-10 | Picape Média | -14,9% |
81 | JAC | T5 | SUV Entrada | -14,9% |
82 | BMW | Série 3 | Sedã Médio | -15,0% |
83 | BMW | Série 1 | Hatch Médio | -15,1% |
84 | Honda | Accord | Sedã Grande | -15,1% |
85 | Ford | Ranger | Picape Média | -15,2% |
86 | Volvo | XC60 | SUV Médio | -15,2% |
87 | Fiat | Doblo | Monovolume | -15,3% |
88 | Audi | A1 | Hatch Médio | -15,5% |
89 | Suzuki | Grand Vitara | SUV Compacto | -15,6% |
90 | Volkswagen | Amarok | Picape Média | -15,8% |
91 | Audi | A3 Sedan | Sedã Médio | -15,8% |
92 | Lifan | X60 | SUV Entrada | -15,8% |
93 | Ford | Fusion Hybrid | Híbrido/Elétrico | -15,9% |
94 | Renault | Kangoo | Monovolume | -15,9% |
95 | Volkswgen | Golf Variant | Station | -15,9% |
96 | Chery | Celer Sedan | Sedã de entrada | -15,9% |
97 | Mitsubishi | L200 | Picape Média | -16,0% |
98 | Audi | A3 | Hatch Médio | -16,5% |
99 | Lexus | CT200h | Híbrido/Elétrico | -16,6% |
100 | BMW | X3 | SUV Médio | -16,6% |
101 | Range Rover | Evoque | Crossover | -16,7% |
102 | BMW | X4 | SUV Médio | -16,7% |
103 | Chery | QQ | Hatch de entrada | -16,8% |
104 | Nissan | Frontier | Picape Média | -16,9% |
105 | Volkswagen | Passat | Sedã Grande | -16,9% |
106 | BMW | X5 | SUV Grande | -16,9% |
107 | Fiat | Weekend | Station | -17,0% |
108 | Mitsubishi | Pajero | SUV Grande | -17,0% |
109 | Mitsubishi | Outlander | SUV Médio | -17,1% |
110 | Hyundai | i30 | Hatch Médio | -17,2% |
111 | Volkswagen | SpaceFox | Station | -17,2% |
112 | Hyundai | Azera | Sedã Grande | -17,6% |
113 | Audi | Q5 | SUV Médio | -18,1% |
114 | Dodge | Journey | Crossover | -18,5% |
115 | Mitsubishi | ASX | Crossover | -19,8% |
Fonte: Agência Auto Informe
Sou mais o renegade e compass que esse pseudo suv hrv..aliás estou na espera do t-cross.
ResponderExcluirNão sei qual o pior, nem um deles tem desempenho bom.. tudo manco, a começar pelo Renegade.
ExcluirEstou falando na questão de ser suv...os jeeps pelo menos oferecem 4x4 e motor a diesel que por sinal não é nada manco.
ExcluirAhhh sim, mas essas versões do Jeep são bem mais caras.
ExcluirQuanto ao hrv,esse não tem jeito mesmo, pagar 100mil em um carro com motor 1.8 e câmbio CVT, só pq é altinho tsc tsc
Sou mais o Kicks.
ExcluirÓtima reportagem. Acho muito bom saber o indice de desvalorização pois na minha opinião é crucial na hora de comprar um Zero Km.
ResponderExcluirPois é, mas vc percebe que a desvalorização baixa do Corolla é mais lenda do que tudo. Do que adianta desvalorizar 1% a menos que Civic e cruze mas cobrar bem mais caro.
ExcluirSó para constar, Corolla e Civic tem desempenho muito abaixo de seus concorrentes, ambos com motor 2.0 cvt Mancos (exceto o Civic Touring, mas esse é muito caro)
Aí vem os "ixpertos e entendidos" dizem que não compram carro pensando em desvalorização, mas em conforto e benefício que um carro entrega...
ResponderExcluirPergunto: dinheiro é capim pra ser "desprezado" dessa forma? Sempre digo isso e reafirmo: o consumidor precisa, ou saber comprar algo que não desvalorize tanto, ou ter recursos suficientes pra comprar sabendo que vai desvalorizar, então precisa estar ciente que é necessário que seus investimentos pessoais gerem ativos que compensem essa perda, não em valores percentuais (até porque é difícil você conseguir que um investimento passe de 7 ou 8% acima da inflação a.a.), mas em monetários mesmo, assim, se você ganha mais $$$ do que perde na desvalorização do bem, a conta está +/- em ordem...
Até uns 13% de desvalorização é aceitável, acima disso é rasgar dinheiro - e dinheiro não aceita desaforo...
Tenho um Golf 1.4 e o alerta amarelo já tá aceso!!!
Estou na mesma Eduardo. Fico acompanhando a Fipe e os anúncios na webmotors volta e meia. O problema é que já andei em todos esses SUVs e não achei nada que valesse a diferença pro Golf.
ExcluirO melhor deles, na minha opinião, é o Suzuki Vitara 4 Sport (anda até mais que o Golf e bebe menos), mas olha lá a desvalorização do garoto...
Nem achou e com certeza não achará. Também sou proprietário de um Golf TSI 1.4 mexicano, e lhe asseguro com toda a convicção do mundo: Não há nada que se compare ao Golf com preço semelhante, simplesmente não há!
ExcluirAcabamento de painel totalmente softouch, revestimentos de camurça em todos os porta objetos, inclusive no porta luvas, que só se vê em carros de categoria superior. Comportamento dinâmico fora de série, suspensão multilink, não há rolagem de carroceria... Motor então? O propulsor 1.4 TSI é o estado da arte! Anda muito, bebe pouco, torque sensacional...
Eu sairei do golf em breve, mas para outro Golf e desta vez o GTI, se Deus quiser!
Exato, só o motor já foi suficiente pra desanimar com esses carros. A maioria 2.0 aspirados que até andam bem, mas consomem o dobro do Golf. Outros o acabamento realmente não se comparava. A própria construção do carro passa uma sensação de produto premium (o capô aberto com amortecedores por exemplo é coisa de segmento de luxo). Minha única queixa é quanto aos retrovisores, tem pequena área envidraçada e precisam de ajustes o tempo todo pra eliminar pontos cegos. Quando chovem também não escoam a água como deveriam. Foi o pior carro que já tive em visibilidade traseira quando chove.
ExcluirJá vi donos de Passat relatando o mesmo problema.
Eu to na mesma. Penso em trocar de carro, mas daí fico dois dias sem dirigir o golf e já me dá uma saudade. hehehe. Acho que ainda vou ficar muito tempo com o meu. Paguei pouco e até agora só me deu alegrias.
Excluir
ResponderExcluirA Volkswagen foi a campeã em quatro categorias na 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme. Os modelos up! e Golf Variant foram eleitos bicampeões nas suas categorias e o Golf vence pela quarta vez consecutiva, o que demonstra o excelente valor de revenda após o período de um ano. Na categoria “Picape pequena”, a Saveiro foi indicada como o modelo que menos desvaloriza no período.
O up! foi campeão pela segunda vez entre os “Hatch de entrada”, com 9,3% de depreciação no período e melhora em relação ao período 2015/2016, que foi de 9,4%. O up! foi um dos poucos modelos em toda a pesquisa a registrar desvalorização abaixo de 10% após 1 ano de uso do veículo. A Saveiro também obteve um importante resultado no estudo que avalia a depreciação na categoria “Picape pequena” (11,8% de desvalorização após 1 ano).
A família Golf, mais uma vez, atingiu excelente resultado entre os modelos com maior valor de revenda do País. O Golf conquistou o tetracampeonato na categoria “Hatch médio”, com desvalorização de apenas 12%. O modelo venceu em todas as quatro edições do Selo Maior Valor de Revenda, desde 2014. O Golf Variant foi campeão pelo segundo ano na categoria “Perua”, com depreciação de 15,9%.
Para o levantamento feito pela Agência AutoInforme, com base na cotação de preços da tabela Molicar, foram comparados os preços praticados entre 2016 e 2017.
Jura que eu achava que você não falar em Volkswagen!
ExcluirAlém do Golf Variant, qual outro perua, no mesmo valor, está à venda?
ExcluirSinceramente eu não sei, poderia me informar?
SpaceFox? Palio perua? Kkkkkkkkkkkkk. Gosto muitíssimo do golf Variant, mas infelizmente ela concorre sozinha.
ExcluirA VW está equivocada praticando esses preços, up é gol completo abaixo de 40 mil, pólo abaixo de 50 mil, assim não dá né VW, é hora de valorizar seus produtos!!!! O pólo num concorre com BMW, Audi, jaguar,Land Rover ??? Tem que custar pelo menos 100k, up num é compacto Premium ??? Tem q custar pelo menos 60k, gol num foi líder de venda durante anos (mesmo com esse curriculo custa a bagatela de 39k) chega de palhacada VW, valorização de seus produtos já!!!!!, custar o mesmo que as outras nacionais fica parecendo que concorre com elas.
ResponderExcluirNão vejo qualquer sentido deixar de se comprar um veículo que se gosta por conta de 2 ou 3% a mais em desvalorização.
ResponderExcluirTenho um golf 1.4 mexicano, que, segundo a matéria desvaloriza 3,2% a mais do que o 1º do ranking, agora, e o prazer de dirigir um e outro? Pra quem utiliza carro exclusivamente como meio de locomoção ainda faz algum sentido, embora seja discutível também, mas para quem busca prazer em conduzir um carro é completamente insignificante essa margem.
Concordo plenamente.
ExcluirPois é, o cara compra um carro de 100mil que desvaloriza 2% a menos em detrimento de outro de 100mil mas com um motor moderno, Estabilidade, desempenho, câmbio, teto solar, etc com o argumento que desvaloriza menos..
ExcluirBlz o cara economizou 2mil reais mas perdeu em ter um carro de verdade. Corolla se encaixa direitinho nesse exemplo.
O que não faz sentido é comparar veículos com propostas totalmente diferentes como você fez. Aí de fato a desvalorização perde o peso.
ExcluirMas como critério de desempate ao definir uma compra entre concorrentes de mesmo segmento, faixa de preço e atributos/defeitos, a desvalorização pode sim fazer a diferença.
O perfil de comprador de Corolla, por exemplo, com certeza leva em consideração. Usando o seu exemplo do Golf, a desvalorização é a melhor do segmento. Se fosse a pior, com certeza menos pessoas comprariam e talvez até você mesmo pensasse duas vezes antes de comprar.
Concordo que desvalorização não deve definir compra, mas que é algo a ser analisado, com certeza é.
Propostas diferentes não significa dizer, necessariamente, que o potencial cliente não possa optar entre um e outro, dentro de um padrão de razoabilidade; a não ser que o segmento objeto de discussão seja absurdamente diferente: caminhenete x hatch premium ou sedan.
ExcluirTanto é verdade que o próprio mercado demonstrou com clareza tal fato, visto a decadência exponencial do segmento de hatch médio, em face da significativa ascensão do estilo "SUV", em outras palavras: ouve uma migração em massa de um segmento para outro.
Perfil de comprador é algo completamente discutível, eu, por exemplo, iria comprar o próprio HRV! Minha sorte foi que o veículo não estava disponível a pronta entrega e havia fila de espera, logo, passei a estudar outras opções que o mercado oferecia, e racionalmente optei pelo Golf e posso assegurar com a máxima certeza possível: FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA.
E, repito: considerar 2 ou 3% no tocante a desvalorização de veículo com fator principal (quiça secundário) para aquisição não é nem um pouco razoável, no meu modesto ponto de vista.
Não compareci o Corolla com o golf, realmente totalmente diferentes.
ExcluirNo exemplo que citei, pode-se comparar um Corolla altos de 115mil com um Civic Touring.
Quem ta te perguntando sobre VW? Piada viu, le o título da reportagem. Precisa voltar pra aula de português e saber mais sobre interpretação de um título rsrsrs
ResponderExcluirSó uma observação sobre esse ranking: ele leva em consideração o preço de mercado dos carros, mas não o preço efetivamente praticado.
ResponderExcluirO que eu quero dizer: pesquisei há pouco tempo Hyundai Creta 2018 (Fipe R$ 93.000,00) e HR-V Touring 2018 (Fipe R$ 98.000,00). Nas concessionárias Hyundai, dava pra levar o Creta facilmente em torno de R$ 98.000,00 (tabelado em R$ 102.000,00). Nas da Honda, nenhuma fez o HR-V abaixo dos R$ 109.400,00 da tabela, sendo difícil até negociar emplacamento ou outros brindes.
Moral da história: o sujeito que comprar o Creta, além de gastar menos, ainda terá menor desvalorização real. Portanto, calcular quanto o carro realmente desvaloriza (ou o quanto efetivamente isso vai lhe custar) vai muito além de um simples ranking. Comprar o modelo que tem mais desconto ou facilidades às vezes ainda te garante menor perda em dinheiro.
Honda é a pior montadora para negociar preço! Praticamente impossível conseguir levar carro 0Km com desconto de tabela, no máximo alguns mimos "sem vergonha", tipo tapete e chaveiro.
ExcluirSim, meu camarada, isso é consenso com quem eu converso sobre carros. Nunca tive carro da marca e muito dificilmente vou ter, a "negociação" é completamente diferente de qualquer outra marca que eu já visitei.
ExcluirDeveria ter um anúncio na porta das concessionárias Honda: "Entre com o dinheiro pra comprar e não encha o nosso saco. Não aceitamos ofertas" hehehehe.
Verdade. Bela observação.
ExcluirSem contar que a Honda não só não dá desconto como em alguns lugares vende com ágio! Aqui no Rio de Janeiro ela não pratica os preços de tabela, e sim um superior, e para todos os seus carros (cerca de 2 mil reais maior).
ExcluirAcho que o único que está sendo vendido até com desconto é o mico WR-V.
Sim, Bruno. Sou do Rio e é exatamente isso. Você chega pra comprar um HR-V EXL (102 mil reais na tabela) e o vendedor tem a pachorra de te falar que esse mês está com desconto por 104 mil reais. A versão Touring nunca achei por menos de 110 mil reais, negociei por 109.400,00 já depois de meia hora dentro da loja (preço de tabela já com a pintura é R$ 109.100,00).
ExcluirEnfim, não sei como uma marca assim consegue vender tantos carros.
vc ja teve?? quando tiver...volta aki
ExcluirNunca tive, mas meu pai, irmão e irmã já tiveram e te digo: não é nada de outro mundo.
ExcluirO pós venda talvez seja um pouco melhor pra resolver pequenos problemas cotidianos, mas não vai além disso. Tire a loteria de vir com um carro que tenha algum problema crônico e terás de recorrer à justiça como qualquer outra montadora.
Claro que entendo o modo como eles fidelizam o cliente,mas, sinceramente, acho pouco pelo produto que vendem ao preço que praticam.
Bom. joia que conhece. eu tenho. indiscutivel minha relqcao de satisfacao. Quase vendo o civic e compro o segundo
ExcluirEu deixei de comprar o HRV em 2015, não porque eles não davam desconto, mas porque não abriam mão do ágio de uns 2k acima da tabela. Quando percebi que com o mesmo valor poderia comprar um Golf (consegui 8k de desconto sobre o valor pedido), fui com o VW.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirQuase idêntica a minha situação, mas troquei em abril de 2016. Comprei um Golf Highline DSG 2015 com 10 mil reais de desconto na tabela, enquanto a Honda mantinha (e ainda mantém) o ágio no HR-V.
ExcluirO Título de ``Cheque em Branco´´ já foi da VW
ResponderExcluirHoje é dos Hondas e Toyotas (e Jeeps)
Os vw ganharam em 4 categorias. Mais que qualqhe4 outra marca. Se soubesse fazer conta não relincharia tanto.
ExcluirBoa tarde, sou do IBGE
ExcluirVc trabalha ou estuda?
Pelo jeito nenhum dos dois, faz 10 comentários em cada postagem
Está automaticamente qualificado como "Carlos NEM-NEM"
JF ele simplesmente não entendeu seu comentário
ExcluirAs categorias nas quais a VW ganhou não tem concorrentes da Honda ou Toyota!
ExcluirCarro NÃO É investimento.
ResponderExcluirCarro é bem de consumo móvel durável e, portanto, sofre a depreciação, ao longo do tempo.
Vc compra ZERO QUILOMETRO, e, após uns 3/4 anos, vende COMO USADO, o que quer dizer que, nesse período, vc usufruiu desse bem.
É assim com um celular, uma geladeira, uma TV, um iate, um avião, etc
Desde os pequenos, até os grandes móveis ou imóveis, TODOS tem o mesmo conceito : como bens duráveis, vc compra zero bala e vende, após USUFRUIR do bem, como um usado.
Entender esse conceito, é fundamental para entender o porquê de um carro, assim que vc o tira da concessionária, já deprecia.
As perdas são menores ou maiores, cujo mercado decide.
Essa lorota de dizer que compra um carro 0km pensando na revenda, é de quem, ou é duro, ou vai deixar o carro na garagem, pensando em não gastá-lo, para revendê-lo com a menor desvalorização!
Eu entro na revenda e compro o carro que eu quero, que vai me dar prazer ao longo do tempo.
Ninguém entra numa revenda e pede ao vendedor que quer comprar um modelo que menos desvaloriza!
Alguém faz isso?
Eu não conheço.
Assim como não conheço ninguém que compra um modelo de geladeira, celular, etc, que valorize menos.
Vc tem que ter ciência e dinheiro suficientes de que, um carro, ao longo do tempo, demanda gasolina, ipva, seguro, revisões, etc
O que acontece é que o sujeito compra um 0km, troca por outro depois de 1 ou 2 anos, e ainda reclama que PERDEU dinheiro, como se o mesmo fosse um investimento.
Ou àquele, que compra um 0KM muito acima de suas posses, financia em 1.000 vezes, passa o financiamento para outro, por não ter condições financeiras dd pagar as prestações e reclama que PERDEU dinheiro!!!
Carro NÃO É INVESTIMENTO, portanto vc NUNCA vai recuperar o que gastou.
Corretíssimo! Partilho da mesma opinião! Até parece que vamos viver para sempre e desta forma colocar migalhas acima do nosso real gosto, interesse e prazer.
ExcluirPra mim quem compra carro pensando em revenda é covarde, pois está sendo conduzido por fatores externos a adquirir algo que, na verdade, não quer.
Exato, H Muniz.
ExcluirO problema do brasileiro, é esse pensamento torto de que carro é investimento.
O sujeito pensa só nas perdas que vai ter.
Esquece que, ALÉM das perdas, ele usufrui do bem.
Ou seja, na realidade, o dinheiro gasto no bem, se traduz em usufruir durante anos do mesmo, rodando milhares de quilômetros e, ao final, ainda tem uma parte do dinheiro gasto na revenda, ou seja, na realidade, ele perdeu sim, mas, em compensação, usufruiu e muito bem, do bem adquirido.
É uma questão de bom senso.
Perfeito. Compro o que quero e o que o meu dinheiro permite. Depreciação é o custo da satisfação.
ExcluirEu tenho 1 e eum civic lxR . valeram cada centavo
ResponderExcluirComo você consegue andar naquele carro lerdíssimo com motor que grita alto quando acelera, tem acabamento medíocre, ar analógico, bancos de tecido, multimídia e som horríveis, tudo mal encaixado e com preço nas alturas? (falo do HRV).
ExcluirTive um EX 15-16 cujo valor foi 92 mil reais e me arrependi amargamente. O carro, com todo o respeito, é um lixo, ainda mais se levarmos em consideração o que dá pra comprar com esse dinheiro.
Acabei vendendo poucos meses depois e comprei um veículo a diesel da VW, com câmbio ZF8, tecnologia pra dar e vender, robustez, real capacidade off road, tração integral e muito mais presença, por pouca coisa a mais e apenas um ano mais velho que o HRV.
Pense da próxima vez que for pagar 100 mil num carro que vale 70 mil, no máximo. Abraço.
Que carro da volks tem mais presença que um honda de mesma categoria?????? onde isso?????
ExcluirCarro de verdade tem que ser Honda!!! O resto é resto!!!
ResponderExcluirO Kicks também está bem na foto... Excelente carro!
ResponderExcluirconcordo. merecia um apoio central de resto. compraria.
ExcluirInstalei o apoio de braço e o piloto automático, e ficou show. É um carro muito confortável em viagem e absurdamente econômico.
ExcluirQue joia! vou até da uma pesquisada. Dificil sair doa japoneses...já eh meu quinto e so vão pra CCS trocar oleo e pastilha...fora que ja vi honda rodar 100.000 sem trocar ou completar...VTEC impressionante. parabéns pela aquiscao.
ExcluirEssa Space Crosso ta fazendo o que ainda????/ acho que é o pior carro a venda no Brasil hoje em termos de preço.
ResponderExcluirSe informa. A VW reduziu os preços da Space, e agora está R$ 40 mil mais barata que o HR-V, custando R$ 57 mil.
Excluirhttp://www.car.blog.br/2017/09/vw-spacefox-2018-reducao-de-precos-e.html
Se informe antes de relinchar.
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