A montadora alemã de carros premium Audi fez a apresentação internacional do Novo A8 no começo de outubro de 2017, e confirmou que essa nova geração do sedã topo de linha A8 chegará ao Brasil em 2018 em configuração de carroceria alongada e motor V8. O A8 L, longo é o modelo prata deste artigo.
A primeira apresentação do novo Audi A8 na Europa aconteceu 11 de julho na Espanha, e posteriormente o carro foi mostrado no Frankfurt motor Show. Agora ele começa a ser vendido na Europa, com preços de 90.600 Euros (R$ 340 mil) na versão curta, e 94.100 Euros no longo (R$ 352 mil).
Vídeo - Audi A8 L 2018
Os preços no Brasil começaram de valores bem mais altos, primeiro por que teremos apenas o modelo V8 (motor topo de gamas) com carroceria alongada. O Atual A8 4.2 TFSI tem preço sugerido no Brasil de 560 mil.
O A8 concorre com o Mercedes Classe S que parte de R$ 680 mil reais, e essa é a faixa de preço que deve se esperar para o A8 no Brasil.
O A8 é o primeiro carro à venda no planeta com sistemas avançados de condução autônoma, o único no nível 3. Agora que ocorreu o lançamento oficial no mercado europeu, em versões curta, que é o azul das imagens, e o A8 L, com entre-eixos alongado.
O Pacote de sistemas de condução autônoma, porém, ainda não estão disponíveis, e não é certo que serão oferecidos no A8 que virá no Brasil, até mesmo porque a legislação brasileira, em outubro de 2018, ainda não está preparada para um carro com nível 3 de condução autônoma.
O único país do mundo, em 2017, que já tem um framework legal capaz de lidar com um carro com tal nível de tecnologia é a Alemanha. Os EUA devem aprovar uma legislação ainda este ano.
Em relação ao A8 que será vendido no Brasil, ele chega no segundo semestre de 2018, como dissemos, apenas na versão longa. O modelo que será vendido no Brasil será equipado com o motor 4.0 V8 de 466 cv. Na Europa ele é oferecido inicialmente com um V6 2.9 turbo – o mesmo do Porsche Panamera.
Com a nova sistemática de designação de carros da Audi, o A8 que será vendido no Brasil será conhecido por A8 L 60 TFSI. Os modelos V6, que não virão, adotam a designação 55 TFSI.
O motor 4.0 V8 TFSI oferece e 466 cavalos e torque máximo de 67,3 kgfm, estando associado com uma transmissão automática de oito marchas com opção de trocas manuais por meio de seletores de trocas de marchas. Todos os Audi A8 adotam tração Quattro, mas os dados de performance e consumo ainda não estão disponíveis.
Em termos dimensionais, o A8 L mede 5,30 metros de comprimento, 2,13 metros de largura (incluindo os retrovisores) e tem 1,49 metro de altura.
O modelo A8L tem distância entre eixos de 3,12 metros. O A8 convencional tem 13 cm a menos, e mede 2,99 metros de entre-eixos.
Com tais dimensões, o A8L tem espaço amplo para passageiros de qualquer estatuda e ainda um porta-malas de 505 litros.
A relação de itens de série e de opcionais do A8L que será vendido no Brasil ainda não está definida, mas já se sabe que ele contemplará recursos ainda não oferecidos nos atuais modelos da Audi vendidos no mercado nacional.
Em relação à condução autônoma, A SAE, Associação de Engenheiros Automotivos Americanos, define uma escala de 6 níveis de condução autônoma, variando de 0 a 5. O A8 é o primeiro carro à venda capaz de atingir nível 3. O vídeo abaixo esse recurso em detalhes.
Com tal sistema, o carro é capaz de se autoconduzir em congestionamentos e de operar manobras de estacionamento de forma automática, com o motorista fora do carro, e sem supervisão.
Entretanto, tal tecnologia só serão ativas no A8 de forma gradual ao longo de 2018 e também de acordo com a legislação de cada país.
De qualquer forma, alguns recursos de condução autônoma nível 2, como os que estão presentes no Q7 e até no A5 e Q5, estarão no modelo que será vendido no mercado brasileiro.
De qualquer forma, as demais tecnologias como faróis com luzes diurnas de LED, farol baixo em LED adaptativo e farol alto a laser e adaptativo estarão disponíveis no A8 desde o lançamento.
Esse novo sistema de iluminação oferece o dobro de visibilidade em relação aos faróis de LED comuns.
Na traseira a novidade são as lanternas OLED, LED orgânicos, que permite indicações dinâmicas.
Para operar o sistema autônomo, o A8 conta com quatro radares de médio alcance, câmeras 360 graus, 12 sensores ultrassom e é o primeiro carro de produção em série no mundo a vir com um sistema LIDAR, que é um sistema de escaneamento ambiental a laser, o qual oferece um mapeamento muito mais preciso e amplo das imediações do carro.
No interior o A8 ostenta um cluster de instrumentos com tela de alta resolução, e , no console central, uma tela multimídia de 10,1 polegadas, com tela de vidro que fica quase camuflada no console quando desligada. Ela oferece navegação por satélite e GPS 3D.
Os bancos são reclináveis, com refrigeração e aquecimento. Opcionalmente há sistema multimídia individual.
Suspensão
O Audi A8 tem também um sistema de suspensão que se antecipa às ondulações da pista e prepare a mesma para passar pelo buraco ou lombada sem que o impacto seja transmitido à cabine.
Ele conta também com sistemas avançados de segurança ativa: caso detecte a iminência de uma colisão lateral, ele eleva a suspensão em até 8 cm no lado que será atingido para minimizar as lesões aos passageiros. Essa operação ocorre em menos de meio segundo. Há ainda mais de 40 sistemas de auxílio à condução para o motorista.
Concorrente - Mercedes-Benz Classe S
Concorrente - BMW Série 7
Conclusão
O Novo Audi A8 chegará ao Brasil em versão alongada, sempre com motor V8 4.0L, para concorrer com o Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. O Audi está um passo à frente de seus concorrentes, pois conta com sistema de condução autônoma nível 3 - algo que ainda não está claro se estará ativo no Brasil.
Novo Audi A8 L V8 chega ao Brasil em 2018 - vídeo; detalhes
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Um espetáculo de carro!
ResponderExcluirA cada lançamento o grupo wv se destaca,que espetáculo de automóvel,quem entende mesmo de automóvel ver que a engenharia alemã é a mais avançada no planeta,eu creio que os americanos estão com medo que a Alemanha seja o país mais avançado tecnologia do planeta,isso por que eles perderam a segunda guerra mundial,ia estados unidos é a potência que é hoje por que ganhou a segunda guerra mundial,aonde que o Japão teve que se render, foi obrigado,e a união soviética a partir desse momento,foi o grande rival dos americanos.A América foi muito esperta como a Alemanha nazista perdeu a guerra muitos cientistas alemão foram confiscados pelos americanos,a partir desse momento na história a América é a maior potência da terra,mais eu creio que se Alemanha voltar a investir em armamentos a Alemanha pode ser a maior potência do mundo, muitos falam da China,mais os americanos,eles tem medo é mesmo da Alemanha,pois sabem que os melhores engenheiros estão na Alemanha.
ResponderExcluirDepois de vírgula um espaço.
ExcluirAmericano com medo da tecnologia alemã? Hahahahhahaha meu deus, leia só um pouco sobre engenharia seu tapado que voce vai ver que americanos estao anos luz a frente dos alemaes em muitas coisas, tecnologia aeroespacial, bélica, comunicação, e muitas outras coisas, americano se tivesse preocupado com tecnologia automotiva como estão os alemaes pode ter certeza que eles dominaram o mundo. Me da preguiça a falta de conhecimento do brasileiro.
ExcluirRenner Asneira, ajeitou o PowerShit do seu Focus?
ExcluirNunca li tanta tonteira em um único post!!! Conseguiu superar o Carlota...
ExcluirEUA com medo de tecnologia???
Ôh alienado, esse computador que você escreve foi desenvolvido onde??? Onde estão 08 x das 10 x melhores universidades do mundo???
Quem desenvolve tecnologias em material esportivo como os ianques???
Qual é o maior berço de atletas de ultra-alto desempenho do mundo???
Quem é o maior provedor de tecnologias aeroespaciais do mundo???
Quem fornece essas tecnologias para a Airbus???
Onde estão as mais avançadas armas do mundo???
Onde são produzidos os melhores tratores de construção e agrícolas do mundo???
De que país são os maiores provedores (TRIMBLE e GARMIN) de tecnologia de automação do mundo???
Onde estão os melhores hospitais do mundo???
Você é tão lerdo, que não sabe nem que, se a Alemanha hoje pensasse em invadir Israel, não seria preciso uma única formiga de ajuda externa e Israel TRUCIDARIA a Alemanha em 05 x minutos...
Volta pro berçário cara...
Renner, dessa vez X1 e esse aloprado se superaram...
ExcluirRealmente, Luciano, com todo respeito, mas não há nada de útil que se conclua do seu texto, me desculpe!
ExcluirOs Estados Unidos são a potência que são, não por acaso.
É o país que mais prêmios Nobel ganhou.
É um celeiro de talentos e tecnologias de ponta.
Como disse o colega acima, os melhores médicos, cientistas, intelectuais são americanos..
Realmente, a engenharia automotiva alemã chegou num estágio muito acima da do resto do mundo, mas não duvide que, se os ianques quiserem, eles chegam lá rapidinho.
Bela traseira e belas rodas também.
ResponderExcluirEssa traseira é cópia clara do Azera.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiresse carro tem uma coisa imperdoável para o preço dele, os braços de sustentação da tampa do porta malas, deveria ter braços pantográficos, de resto o carro é show
ResponderExcluirO design realmente inspira o sentimento de aristocracia.
ResponderExcluirÉ um meio de transporte para o verdadeiro fidalgo.
O sujeito pode até enriquecer na vida, mas ser nobre é, de fato, para poucos.
Obs.: Veja essa traseira. A impressão que dá, é que ela está berrando:
- "Eu te ultrapassei. Olhe pra mim. Eu sou melhor do que você. Eu sou muito mais rico do que você. Tchau"
O meu procura ler um pouco mais quanto a capacidade dos alemães... Pós segunda guerra os americanos levaram todos os conhecimentos e Engenheiros alemães para desenvolve em seu pais pelo conhecimento alemão e inclusive foi os alemães que desenvolveram todo conhecimento na aeroespacial para os americanos.
ResponderExcluirRapaz...
ExcluirTá ruim de Português, hein???
Misericórdia
Prefiro a classe S,muito mais requinte e elegancia
ResponderExcluirTambém!
ExcluirOs Mercedes tem mais refinamento, além de terem design mais classudo.
Tive um, quando morei na Alemanha, puta carro!
Alguém sabe a diferença entre esse sistema de nível 3 de condução autônoma para o sistema que é utilizado nos Tesla?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAzera?
ResponderExcluirIdiota?
ExcluirIgnorante?
ExcluirDizer que esta traseira é inspirada no Azera se equivale a dizer que a tela da Range Velar foi inspirada no Up!
ExcluirSó o lunático do carlos4Ceci que acha que foi inspirada no Up, e afirma categoricamente.
ExcluirVerdade!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirDeve ser justamente a notícia da reestilização que está travando as vendas do Golf. Se vem renovação aí, as pessoas não compram a atual, com receio de perder muito dinheiro. Além de querer sempre comprar a última versão né. Ou seja, vw, lança logo isso!
ExcluirPovo ama o Golf mesmo, heim? Não tiram o Golf da mente. Até em post de A8 vem falar de Golf.
ExcluirUma pena que os mais fissurados no Golf são os mais incompetentes, e não tem dinheiro nem para a parcela do financiamento taxa zero..kkk..manés..
Mas enfim, Golf parou de produzir. Voltará em breve com o 200 TSI AT, a R$ 85k. Potencial de vendas de 6.000 unidades/m}es.
Depois tem gente que ainda fala que dinheiro não traz felicidade.
ResponderExcluirEsse novo Audi A8 é tão superior ao Classe S e o BMW Série 7, que ele acabou se transformando em um instrumento de justiça social.
ResponderExcluirClasse S e Série 7 poderiam ir para o museu depois desse A8. Os MB e o BMW ficam ridículos perto dele.
NEm classe S e nem Série 7 têm condução autônoma. É como comparar um computador de última geração com a última versão do Word (que seria o Audi A8), com uma máquina de escrever do século passado. Guardadas as proporções, é essa a diferença.
Depois olha o painel digital do A8, com GPS 3D integrado, e olhe o do MB (ridículo, sem GPS) e a tela toda preta do BMW. Os dois ficam ridículos perto do Audi.
O A8 ainda tem sistema elétrico de 48V, motor mild-hynrid...etc. Os outros nem sabem o que é isso.
A diferença é tão gigantescamente grande à favor do A8, que isso se torna instrumento de justiça social, pois, quando vc ver um sujeito em um classe S com facelift, desses que acabaram de sair, vc pode rir da cara dele e considerá-lo um idiota.
Sim, pois, apesar de supostamente rico, o sujeito que compra um Classe S no lugar desse Audi A8 é um idiota. Comprou um carro muito pior, obsoleto, e pagou R$ 700 mil.
Eu, quando ver alguém em um Classe S, a partir de agora, darei risadas, mesmo se eu estiver em uma bike ou busão, saberei que sou mais inteligente que esse mané do Classe S.
Claro, se o mané do Classe S (ou série 7) fosse minimanete lúcido, teria comprado o A8, que é gigantescamente superior ao Classe S>
Então, o que é mais legal do A8, é que permite a pessoas não ricas considerar as ricas (que andam de Classe S e Série 7) idiotas e ridículas!
Justiça social!
Ah sim Carlos, com certeza quem tem BMW e Mercedes é idiota e burro.
ExcluirInteligente é você que anda de ceci com cestinha e passa o dia todo puxando saco de fabricante na internet.
A melhor dica, neste caso, é ignorar. Discutir com maluco é ir pelo mesmo caminho de loucura.
ExcluirPerfeito! Audi sempre está 2 anos na frente.
ResponderExcluirAté as próximas gerações efetivas de BMW e Mercedes-Benz espertão...
ExcluirAté então o A8 estava muito atrás!!!
Não da para falar nada só bater palmas bela barca.
ResponderExcluirEsse carro é concorrente de bentley e rolls royce.
ResponderExcluirClasse S e Série 7 concorrem com o A6.
Lady Di
ResponderExcluirXc60 manda lembranças
ResponderExcluirse um dia o Carlos fizer um test drive nesse A8 , com certeza ele sentirá a mesma sensação que eu senti quando joguei Sonic no meu mega drive pela primeira vez...
ExcluirE vc nem sabe o que está falando.
ExcluirEssa traseira é cosplay do azera?
ResponderExcluirConcordo
ExcluirFilete cromado cópia do Fusion.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSou mais no fusca 1500
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.