A Toyota do Brasil anunciou esta semana um investimento de R$ 1.6 bilhão de reais no Estado de São Paulo para produzir o hatch Yaris, a partir do segundo semestre de 2018.
O modelo que será fabricado em Sorocaba é similar ao Yaris que foi apresentado na Tailândia também esta semana, e que mostramos seus detalhes no vídeo a seguir.
O novo compacto da Toyota se posicionará no line-up da marca de forma intermediária entre o Etios e o Corolla. Os preços devem ficar como o Polo da VW, ou seja, entre R$ 50.000 e R$ 75.000.
Ele é baseado na plataforma TNGA (Nova Arquitetura Global da Toyota), que é direcionada a modelos de maior porte, o que explica suas dimensões avantajadas para um compacto.
Em termos dimensionais, o Yaris Hatch mede 4,145 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e 1,5 metros de altura. E a distância entre-eixos é de 2,55 metros. O porta-malas comporta 300 litros.
Em relação à mecânica, o Yaris adotará o motor 1.5 VVT0-i do Etios, com transmissão manual ou CVT. Há também especulações que as versões mais caras usarão o 1.8 VVT-i do Corolla GLi, também associado com a transmissão automática CVT.
Os números do Yaris Hatch mostram que ele é 9 cm mais longo que o Polo Hatch, porém 2 cm mais estreito, e com distância entre-eixos de 1,5 cm menor - o que indica que ele deve oferecer espaço interno para passageiros no mesmo nível ou menor que o Polo Hatch.
O porta-malas tem o mesmo volume, de 300 litros, conclui-se que os 9 cm a mais de comprimento do Yaris provavelmente foram usados em um capô de motor maior - sem benefícios para a usabilidade dos passageiros.
O interior Yaris oferece um painel de desenho simples, com temática verticalizada, e um console central que abriga o sistema multimídia (com GPS nas versões topo), sistema de ar-condicionado (digital nos modelos mais caros) e saídas de ar-condicionado.
Já o volante e o cluster de instrumentos são herdados das versões mais simples, GLI, do Corolla.
O modelo que será fabricado no Brasil provavelmente sofrerá um upgrade em termos de materiais e acabamento para se adequar ao posicionamento de mercado superior por aqui.
Assim, nas verões mais caras pode-se esperar bancos com revestimento em couro, assim como no volante e em superfícies de contato do painel.
Em relação à construção da suspensão, o Yaris adota o esquema McPherson na dianteira, com feixes de estabilização, enquanto na traseira há um esquema por eixo de torção, com molas helicoidais.
As rodas são de 15 polegadas em todas as versões, montadas em pneus 185/60 R 15, exceto no modelo de acesso, que adota rodas de 14 polegadas.
O sistema de freios contempla discos ventilados na dianteira, e tambor na traseira. Não há opção de freios à disco na traseira (como as versões 200 TSI do Polo).
No que respeita à segurança, o yaris ainda não foi avaliado pelo NCAP, mas o modelo tailandês conta com sete airbags em todas as versões (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista).
Há ainda assistente de partida em rampa, ABS e controle eletrônico de estabilidade.
Toyota Yaris: detalhes do novo hatch brasileiro - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirFiat Mobi – 50.002
ResponderExcluirVolkswagen up! – 34.735
Vemos aqui as vendas da américa latina até o momento em 2017. O Carlos diz que o up! vende muito mais pela exportação, pelo que vemos, quem vende mais por aqui e com exportação é o Mobi...
A Fiat está feliz com essa gambiarra lucrativa dela.
Vamos ver se esse Polo não vender igual ele espera tb (Carlota), acho q ele morre kkkk e vamos ver se ele vai chamar de Mico igual ao Argo, ctz não, ai ele transforma em premium kkkk.
ExcluirMas ficou um bom carro o Polo, vamos ver.
Qt ao Yaris, ficou um carro Feio, pra mim, se bem q, gosto é individual, mas a Toyota poderia ter feito uma coisa mais elaborada e bonita esteticamente. Com ctz vai vender pela credibilidade da marca e sua segurança.
ExcluirSe o Etios q é bem mais feio vende bem, esse sendo um "pouco" mais bonito venderá
Num país onde uma ratoeira é líder de mercado é normal que outra ratoeira venda bem
ExcluirRatoeira 1ônix, ok. Qual a outra Ratoeira que vc está falando paga pau de VW?
ExcluirO Mobi,não sou babaovo de ninguém
ExcluirTem que melhorar muito pra concorrer com o Polo
ResponderExcluirCalotosas bonitas, heim?
ResponderExcluirPainelzão lindjuuuuu!!!!!!!!!! ahahaha
que ridículo esse carro.
Tem vez que não dá nem pra discordar de você Carlos. Esse yaris é horrível em todos os sentidos. Mas sendo o Brasil, sabemos que muitos vão comprar só por ser "Toyota".
Excluirsó faltou as calhas para fechar o pacote manoline.... oh wait!
ExcluirAcredito que é um segmento que está crescendo (novamente) com a praticamente morte dos Hatchs médios, desta forma a Toyota vai acertar mais uma vez (vindo atrás da VW), sempre faz questão de nunca arriscar. Podemos esperar reação de outras montadoras, principalmente pelo lançamento do Polo que já é a referencia no segmento.
ResponderExcluirChegou o matador de polo.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkk,o Polo vende bem mais que o yaris
ExcluirParticularmente não gosto do estilo dos Toyotas...
ResponderExcluirPara quem gosta de Toyota é um prato cheio!!!
ExcluirMeio trambolhudo...
ResponderExcluirToyota sempre atrás da VW em qualidade, mas na frente em marketing. Vão dizer que esse hatch tailandês é inquebrável também (outra falsa lenda urbana).
ResponderExcluirMeu colega é mecânico e diz que na Oficina dele chegou um Corolla e ele não consegue peça
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirfeio que dói como sempre esses carros orientais..ô povo pra ter mau gosto!
ResponderExcluirOs designers da Toyota precisam ser demitidos, sai cada carro mais "exotico" que o outro kkkk..
ResponderExcluirCarro ou aberração sob rodas?
ResponderExcluirEssa traseira dói na alma. Vai vender muito, pois Etios consegue ser mais feio e tem suas vendas.
ResponderExcluirPoderia tranquilamente desfilar no carnaval 2018! Que coisa grotesca. Diante de um bagulho destes que percebemos com extrema nitidez o quanto o design dos carros alemães são bem resolvidos. Se bem que considerando o povo brasileiro, que adora vincos, recortes e luzinhas no painel, não duvido nada vender bem.
ResponderExcluirPOLO TSI vencedor em mais um comparativo pode anotar... sem concorrentes...
ExcluirO carro não é feio,até que é legal a frente dele,antes ele que Lixônix e Argh
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPoxa vida! Não consigo ler uma matéria sequer que não compare qualquer automóvel com um VW! Antes a comparação era com Up. Depois com Golf. Agora com Polo! Meus Deus! Acho que estou enlouquecendo! Não é possível que em toda matéria eu veja isso!
ResponderExcluirRsrs Acontece constantemente por aqui, geralmente as comparações favorecem a VW...
ExcluirToyota Corolla mais parece o Navio Soberano e muito próximo da Arca de Noé !!!
ResponderExcluirPutz, que mal gosto. É o Agile da toyota!! Na faixa de 70mil com mecânica de Etios não vai colar.
ResponderExcluirFeio como quase todo Toyota...ranking dos mais feios do brasil:
ResponderExcluir1)Toyota Etios "cross"
2) GM Spin
3)Renault Duster
4) Toyota Yaris
Nao necessariamente nesta ordem.rs
Feio como quase todo Toyota...ranking dos mais feios do brasil:
ResponderExcluir1)Toyota Etios "cross"
2) GM Spin
3)Renault Duster
4) Toyota Yaris
Nao necessariamente nesta ordem.rs
Feio como quase todo Toyota...ranking dos mais feios do brasil:
ResponderExcluir1)Toyota Etios "cross"
2) GM Spin
3)Renault Duster
4) Toyota Yaris
Nao necessariamente nesta ordem.rs
ai vc esqueceu o QQ ele muito mais feio que todos ai juntos ,,kkkkk mais falando serio aqui só tem puxa saco da vw... o Carlos mesmo e o primeiro ..
ResponderExcluiro cinza nem é tao feio. esse amarelo fluorescente que eh horrível. se custar 50 mesmo vai vender muito
ResponderExcluiro cinza nao é tao feio
ResponderExcluirMi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi...
ResponderExcluirNão consegue comprar e então fica criticando ??
Pelo menos não tem a traseira do gol.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.