Ao longo dos últimos sete anos ocorreu uma enxurrada de novos SUV´s compactos no mercado eurpeu. a Nissan começou com o Juke, que logo foi seguido pelo Duster, MINI Countryman, Renault Captur, Peugeot 2008 e Opel Mokka (Chevrolet Tracker), sem falar em Ford Ecosport, Citroen Cactus, Jeep Renegade, Fiat 500X, Suzuki Vitara, Mazda CX-3, Honda HR-V, Audi Q2 e Toyota C-HR. E a VW estava fora desse mercado, mas agora não mais.
Na Europa, o volume do segmento de SUV´s compactos saltou de 126 mil unidades em 2009 para 1,4 milhão de unidades em 2016. Os números globais mostraram que o segmento SUV´s compactos totalizou 4,9 milhões de unidades em 2016, um aumento de 28% em relação a 2015. O crescimento diminuiu este ano, mas ainda é forte: + 10% em todo o mundo, com 2,78 milhões de carros registrados até junho. Em outras palavras, vimos um crescimento significativo nas vendas de SUV´s compactos, onde quer que tenham sido lançados. As vendas desse tipo de veículo apresentaram crescimento de dois dígitos nos EUA, Itália, Brasil e Alemanha.
Um crescimento impressionante como esse aponta que esse segmento deve ser prioritário para os planos futuros de qualquer fabricante de automóveis. O Skoda Yeti foi a primeira tentativa do Grupo VW para atender a essa crescente demanda. A empresa lançou o novo Audi Q2 como seu primeiro SUV compacto, com resultados brilhantes até agora, vendendo mais de 45.000 unidades em todo o mundo no primeiro semestre de 2017 e colocando-se nos top 10 veículos mais vendidos na Europa nesse período. O próximo passo é o novo Seat Arona, que foi apresentado no mês passado e espera-se que ele traga crescimento para a divisão espanhola da VW.
O novo T-Roc não é apenas o SUV compacto da marca Volkswagen, mas talvez seja o lançamento mais importante do grupo este ano. A Volkswagen define o T-Roc como um "SUV compacto". O novo carro compartilha a mesma plataforma MQB que o Audi Q2 e Seat Ateca, e adota o mesmo motor do novo Volkswagen Polo. O T-Roc irá competir em segmento abaixo do Tiguan, que é outro SUV tido como compacto na Europa, mesmo sendo 20 cm mais longo que o T-ROC. Por isso, o T-ROC enfrentará rivais como o Renault Captur, o Peugeot 2008, o Opel Mokka e o bem sucedido Toyota C-HR.
Comparativo dimensional: T-ROC x HR-V x Golf x Tiguan
Mas não seria tarde demais para a Volkswagen entrar no segmento? Na verdade não. Vimos um crescimento contínuo do segmento de SUV´s compactos em todos os lugares, e mesmo que o T-Roc chegando sete anos atrasado para a festa, é provável que a Volkswagen ocupe a posição superior no segmento em muitos mercados. As vendas globais de automóveis mostram que a demanda está esfriando nos EUA e na China, mas está mantendo seu crescimento na Europa e está indo bem na Índia. O Brasil e a Rússia estão de volta aos trilhos também. Parece então que o T-Roc será outro sucesso para a Volkswagen.
O T-Roc atingirá o mercado quando a maioria dos seus rivais já enfrenta um declínio nas suas vidas comerciais. O Renault Captur e a Peugeot 2008 têm mais de quatro anos de idade e já estão registrando menores taxas de crescimento. O Nissan Juke e o Dacia Duster estão vivendo os últimos meses antes de serem totalmente renovados. O Opel / Vauxhall Mokka acabou de ter um facelift, enquanto o Fiat 500X começou a mostrar quedas de vendas mensais significativas este ano.
Um segundo motivo é que a Volkswagen provou ser forte o suficiente para enfrentar as questões relacionadas às emissões de diesel nos EUA, tendo superado a Toyota e se tornado a maior fabricante e vendedora mundial de carros. Mesmo que ainda gaste milhões de euros em decorrência desse escândalo, os últimos resultados financeiros mostram que o grupo está melhorando sua lucratividade: a margem de lucro operacional trimestral da marca aumentou para 4,4%, de 2,9% no ano anterior. Os cortes de custos junto com Pesquisa e Desenvolvimento e as melhorias de produção permitiram que a marca alemã se tornasse mais eficiente. Os últimos SUV´s lançados da marca, o Tiguan e Atlas / Teramont estão vendendo muito bem onde já estão disponíveis.
Um último motivo para prever que o T-Roc estará entre os mais vendidos está relacionado à própria marca. A forte reputação da Volkswagen na Europa, no Brasil e na China, juntamente com o fato de o mundo querer dirigir SUVs é quase uma garantia de que o novo modelo deve registrar volumes significativos. E esses dois fatores combinados podem compensar os possíveis efeitos negativos de chegar atrasado.
Vem para o Brasil?
O VW T-ROC já está sendo produzido em Portugal para atender ao mercado europeu e africano. E está confirmado também para a China. A Volkswagen do Brasil já confirmou um SUV produzido em São José dos Pinhais (PR), que é o VW T-CROSS, o SUV do Polo. E a assessoria de imprensa da VW Brasil negou que o T-ROC será produzido no Brasil.
Entretanto, a informação de que um segundo SUV seria produzido em São José dos Pinhais, além do T-Cross, fez disparar as especulações na imprensa sobre o T-ROC no Brasil: A revista Quatro Rodas diz que o T-ROC será produzido no Paraná. Assim como o G1 (veja aqui).
As especulações de fabricação do T-ROC no Brasil se sustentam no fato de que ele usa a plataforma MQB - a mesma do Golf e Audi A3, estes já produzidos no Paraná. Entretanto, o T-ROC é apenas 8 cm maior que o T-CROSS, e aparenta ser um sofisticado demais para o mercado brasileiro - o que tornaria seu preço proibitivo.
Fonte: [Jato Dynamics]
Os concorrentes já estão tremendo na base ! Carro com design perfeito, leve e sem rebuscamento e com tecnologia avançada !
ResponderExcluirEsse carro é o verdadeiro SUV do Golf.
ResponderExcluirO interior é padrão de acabamento de Golf.
A platafomra é a mesma do Q2. O Q2 é o SUV do A3. E este T-ROC é o SUV do Golf.
Está um espetáculo!
Sim, exato. Ele tem tamanho de Golf, entre-eixos de Golf, plataforma de Golf (MQB).
ExcluirAté a mecânica é a mesma do Golf. 1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TSI.
Mas o painel mostra o que deve ser o painel do Golf MK8. Deve ser bem parecido com isso aí.
Acho que esse carro pode até superar o Golf na Europa em vendas. Ficou um show.
Provavelmente não é uma previa do painel do golf MK8, até pq o que deixa o interior do golf matador em relação a concorrência além do acabamento superior é o formato do painel atual. Tenho quase certeza que o Golf MK8 seguira algo não muito diferente do que está presente no golf mk7.
ExcluirAposto que é a prévia do Golf MK8.
ExcluirEsse carro é o Golf em formato SUV. Podem ver a freio de mão automático, mesmas dimensões...etc.
O painel segue a linguagem do Polo, que é a nova diretriz da VW, porém esse painel é bem mais sofisticado, com saídas de ar verticalizadas ao lado do multimídia e etc.
Então aposto que esse será o painel do Golf MK8, Ou próximo a isso.
A concorrência irá a falência se depender dos seus produtos a un bom preço vendera mt
ResponderExcluirSeu por apenas R$180.000 aqui no Brasil... $$$$
ResponderExcluirPela qualidade e tecnologia embarcada, pode apostar q teria milhares de consumidores. Vai dar uma surra de vendas nesses SUVs meia boca q tem por aí.
ExcluirTerá vaga na minha a garagem para um T-roc 2.0
E na minha opinião, o seu chute de preço não parece exagero. Se vier, seria nessa faixa de preço mesmo. Se vier. Mas sinceramente acho pouco provável que venha para o Brasil.
ExcluirDefinitivamente, um belíssimo acerto!!!
ResponderExcluirColocará a concorrência no bolsa e vai passear em campo...
Lá vem o do contra.... Não tem que falar, ai acaba falando ............
ResponderExcluirAlguma previsão dessa máquina ser fabricada no México ou Argentina para atender a América Latina?
ResponderExcluirPor fora é melhor do que por dentro. Essas linhas retas todas de novo no painel? Até quando?
ResponderExcluir^^ Hyundaizette querendo a breguisse coreana em carro alemão. Corre fio.
ExcluirQuer painel com luzinha piscante procura na Hyundai. Aqui é outra categoria, que não é para o seu bico.
Finalmente chega um SUV que nao é um monstrengo. Interior com console e painel que já é evolução do Polo. Show.
ResponderExcluirSempre quis comprar o Golf pelos atributos que possui, mas a cara de Gol sempre me impede...
ResponderExcluirAgora esse ai se tiver versão de até 120k eu pego. Ficou muito bonito.
^^ tradução: sou fútil e só ligo para aparência.
ExcluirEngraçado é a pessoa achar que dirige o carro olhando pra aparência externa dele. No Brasil compra de carro pra mostrar prós outros mesmo!
ExcluirÉ uma questão cultural. O povo de baixa escolaridade e pouco aquinhoado no quesito QI gosta de carro espalhafatoso, cheio de vincos, luzinhas piscates e painel todo colorido. Eles precisam chamar a atenção pelo carro que tem, pois suas características pessoais são fracas. Então se apoiam em carros.
ExcluirPode ver os comentários desse pessoal:
"O carro chama muita atenção nas ruas!!!!!"
"Por onde passo, todos olham!!!!"
"Parei no posto e o frentista veio me perguntar do carro!!!!"
O que um sujeito desse quer é uma melancia para pendurar na cabeça para chamar a atenção.
Mas o Golf não é feito para isso. O Golf com design feito para ser discreto, sóbrio e para não chamar a atenção. Que são qualidades apreciadas pelas pessoas de bom gosto, alto nível educacional e cultural - contingente que soma em torno de 1 milhão de compradores por ano ao redor do globo.
Então esse povo médio brasileiro de baixa cultura, eleitor de PT e Dilma, não entende o design do Golf. Não vai entender. É algo além da capacidade de compreensão deles. Para eles tem Hyundai..todos espevitados, rebuscados, bregas e com interior cheio de luzinhas.
E, de mais a mais, o design do Golf é perfeito. O carro está há 5 anos no mercado, e é o 2º mais vendido do planeta, e suas vendas em 2017 estão crescendo depois da chegada da geração 7,5.
ExcluirÉ um fenômeno comercial, de design, estético e de engenharia o Golf.
É uma questão cultural. O povo de baixa escolaridade e pouco aquinhoado no quesito QI gosta de carro espalhafatoso, cheio de vincos, luzinhas piscates e painel todo colorido. Eles precisam chamar a atenção pelo carro que tem, pois suas características pessoais são fracas. Então se apoiam em carros...
Excluircara**lho, Carlos, o que é que tem a ver o c* com as calças? que comparação medíocre...
Antes eu queria saber o pq que a galera aqui do blog só vive metendo o pau em vc e em seus comentários ,agora eu sei pq. vc é um merd* preconceituoso.
Se a pessoa quiser comprar um carro com vinco, luzes ou qualquer porr*,foi pq existiu um interesse dentro de suas condições ,não tem nada a ver com cultura ou escolaridade. Da mesma forma são aquelas pessoas que escolhe um V8 "das galáxias ",é um simples produto de interesse pessoal que coube em seu respectivo orçamento.
O país que nasci foi esse, se destacar é ESSENCIAL.
ExcluirTrabalho com vendas e aparecia é importante. Qnd chego na porta do comercio com hilux, vermelha ainda por cima, já agilizam logo para me atender.
Qnd andava com o Golzinho da empresa ñ era desse jeito. kkk
O que seria sofisticado demais em um carro projetado para custar a partir de 85.000, 90.000 reais? O mesmo preço de um Golf no Brasil.
ResponderExcluirNão sei por que apagaram os comentários anteriores, mas aqui vai de novo: por favor, VW doBrasil, traz o T-Roc! Eu e minha família queremos muito um, o T-Cross seria muito pequeno e baixo.
ResponderExcluirCarro muito bom. Vamos aguardar o preço, pois se chegar com preço para concorrer com Q3, GLA e X1 não terá muito sucesso, pois o status aqui no Brasil fala mais alto !!!
ResponderExcluir^^ Errado. O que fala mais alto no Brasil é design.
ExcluirAté que enfim um carro da VW que não se parece com o Gol. Belíssimo design por sinal.
ResponderExcluir"Entretanto, o T-ROC é apenas 8 cm maior que o T-CROSS, e aparenta ser um sofisticado demais para o mercado brasileiro - o que tornaria seu preço proibitivo."
ResponderExcluirNessas horas me dá um desgosto profundo morar no Brasil, apesar de amá-lo. Pelo visto, o esse carro não virá mesmo para o Brasil, o que faz todo o sentido do ponto de vista de mercado... para a VW. Uma pena.
Tem um problema grave nesse carro que vai ser o preço. Se fosse um preço competitivo com os demais, chegaria ao topo dentro de 3 mês. Mais com tudo o que ele tem e vendo o que custa o Golf, ele deve ficar acima dos 150k.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.