A Volkswagen finalmente lançou seu primeiro SUV de tamanho compacto na Europa, o T-ROC, que marca a introdução da marca mais vendida da Europa no segmento. A VW historicamente se concentrou em seus carros do mercado de massa compactos e de tamanho médio, com pouca atenção para SUVs. Mas o SUV do Golf chega para mudar esse cenário, já que tem características e estilo para disputar a liderança do seu segmento.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

Ao longo dos últimos sete anos ocorreu uma enxurrada de novos SUV´s compactos no mercado eurpeu. a Nissan começou com o Juke, que logo foi seguido pelo Duster, MINI Countryman, Renault Captur, Peugeot 2008 e Opel Mokka (Chevrolet Tracker), sem falar em Ford Ecosport, Citroen Cactus, Jeep Renegade, Fiat 500X, Suzuki Vitara, Mazda CX-3, Honda HR-V, Audi Q2 e Toyota C-HR. E a VW estava fora desse mercado, mas agora não mais.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

Na Europa, o volume do segmento de SUV´s compactos saltou de 126 mil unidades em 2009 para 1,4 milhão de unidades em 2016. Os números globais mostraram que o segmento SUV´s compactos totalizou 4,9 milhões de unidades em 2016, um aumento de 28% em relação a 2015. O crescimento diminuiu este ano, mas ainda é forte: + 10% em todo o mundo, com 2,78 milhões de carros registrados até junho. Em outras palavras, vimos um crescimento significativo nas vendas de SUV´s compactos, onde quer que tenham sido lançados. As vendas desse tipo de veículo apresentaram crescimento de dois dígitos nos EUA, Itália, Brasil e Alemanha.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

Um crescimento impressionante como esse aponta que esse segmento deve ser prioritário para os planos futuros de qualquer fabricante de automóveis. O Skoda Yeti foi a primeira tentativa do Grupo VW para atender a essa crescente demanda. A empresa lançou o novo Audi Q2 como seu primeiro SUV compacto, com resultados brilhantes até agora, vendendo mais de 45.000 unidades em todo o mundo no primeiro semestre de 2017 e colocando-se nos top 10 veículos mais vendidos na Europa nesse período. O próximo passo é o novo Seat Arona, que foi apresentado no mês passado e espera-se que ele traga crescimento para a divisão espanhola da VW.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

O novo T-Roc não é apenas o SUV compacto da marca Volkswagen, mas talvez seja o lançamento mais importante do grupo este ano. A Volkswagen define o T-Roc como um "SUV compacto". O novo carro compartilha a mesma plataforma MQB que o Audi Q2 e Seat Ateca, e adota o mesmo motor do novo Volkswagen Polo. O T-Roc irá competir em segmento abaixo do Tiguan, que é outro SUV tido como compacto na Europa, mesmo sendo 20 cm mais longo que o T-ROC. Por isso, o T-ROC enfrentará rivais como o Renault Captur, o Peugeot 2008, o Opel Mokka e o bem sucedido Toyota C-HR.

Comparativo dimensional: T-ROC x HR-V x Golf x Tiguan

Medidas\ModeloGolfTiguan AllspaceT-RocHonda HR-VJeep CompassHyundai Creta
Comprimento (m)4,254,74,234,294,424,27
Largura (m)1,791,841,821,771,821,78
Altura (m)1,471,651,571,591,641,63
Entre-eixos (m)2,632,792,62,612,642,59

Mas não seria tarde demais para a Volkswagen entrar no segmento? Na verdade não. Vimos um crescimento contínuo do segmento de SUV´s compactos em todos os lugares, e mesmo que o T-Roc chegando sete anos atrasado para a festa, é provável que a Volkswagen ocupe a posição superior no segmento em muitos mercados. As vendas globais de automóveis mostram que a demanda está esfriando nos EUA e na China, mas está mantendo seu crescimento na Europa e está indo bem na Índia. O Brasil e a Rússia estão de volta aos trilhos também. Parece então que o T-Roc será outro sucesso para a Volkswagen.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

O T-Roc atingirá o mercado quando a maioria dos seus rivais já enfrenta um declínio nas suas vidas comerciais. O Renault Captur e a Peugeot 2008 têm mais de quatro anos de idade e já estão registrando menores taxas de crescimento. O Nissan Juke e o Dacia Duster estão vivendo os últimos meses antes de serem totalmente renovados. O Opel / Vauxhall Mokka acabou de ter um facelift, enquanto o Fiat 500X começou a mostrar quedas de vendas mensais significativas este ano.

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

Um segundo motivo é que a Volkswagen provou ser forte o suficiente para enfrentar as questões relacionadas às emissões de diesel nos EUA, tendo superado a Toyota e se tornado a maior fabricante e vendedora mundial de carros. Mesmo que ainda gaste milhões de euros em decorrência desse escândalo, os últimos resultados financeiros mostram que o grupo está melhorando sua lucratividade: a margem de lucro operacional trimestral da marca aumentou para 4,4%, de 2,9% no ano anterior. Os cortes de custos junto com Pesquisa e Desenvolvimento e as melhorias de produção permitiram que a marca alemã se tornasse mais eficiente. Os últimos SUV´s lançados da marca, o Tiguan e Atlas / Teramont estão vendendo muito bem onde já estão disponíveis.

Um último motivo para prever que o T-Roc estará entre os mais vendidos está relacionado à própria marca. A forte reputação da Volkswagen na Europa, no Brasil e na China, juntamente com o fato de o mundo querer dirigir SUVs é quase uma garantia de que o novo modelo deve registrar volumes significativos. E esses dois fatores combinados podem compensar os possíveis efeitos negativos de chegar atrasado.

Vem para o Brasil?

O VW T-ROC já está sendo produzido em Portugal para atender ao mercado europeu e africano. E está confirmado também para a China. A Volkswagen do Brasil já confirmou um SUV produzido em São José dos Pinhais (PR), que é o VW T-CROSS, o SUV do Polo. E a assessoria de imprensa da VW Brasil negou que o T-ROC será produzido no Brasil.



Entretanto, a informação de que um segundo SUV seria produzido em São José dos Pinhais, além do T-Cross, fez disparar as especulações na imprensa sobre o T-ROC no Brasil: A revista Quatro Rodas diz que o T-ROC será produzido no Paraná. Assim como o G1 (veja aqui).

Volkswagen T-ROC (Golf SUV)

As especulações de fabricação do T-ROC no Brasil se sustentam no fato de que ele usa a plataforma MQB - a mesma do Golf e Audi A3, estes já produzidos no Paraná. Entretanto, o T-ROC é apenas 8 cm maior que o T-CROSS, e aparenta ser um sofisticado demais para o mercado brasileiro - o que tornaria seu preço proibitivo.

Fonte: [Jato Dynamics]

29 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os concorrentes já estão tremendo na base ! Carro com design perfeito, leve e sem rebuscamento e com tecnologia avançada !

    ResponderExcluir
  2. Esse carro é o verdadeiro SUV do Golf.
    O interior é padrão de acabamento de Golf.
    A platafomra é a mesma do Q2. O Q2 é o SUV do A3. E este T-ROC é o SUV do Golf.
    Está um espetáculo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exato. Ele tem tamanho de Golf, entre-eixos de Golf, plataforma de Golf (MQB).

      Até a mecânica é a mesma do Golf. 1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TSI.

      Mas o painel mostra o que deve ser o painel do Golf MK8. Deve ser bem parecido com isso aí.

      Acho que esse carro pode até superar o Golf na Europa em vendas. Ficou um show.

      Excluir
    2. Provavelmente não é uma previa do painel do golf MK8, até pq o que deixa o interior do golf matador em relação a concorrência além do acabamento superior é o formato do painel atual. Tenho quase certeza que o Golf MK8 seguira algo não muito diferente do que está presente no golf mk7.

      Excluir
    3. Aposto que é a prévia do Golf MK8.
      Esse carro é o Golf em formato SUV. Podem ver a freio de mão automático, mesmas dimensões...etc.
      O painel segue a linguagem do Polo, que é a nova diretriz da VW, porém esse painel é bem mais sofisticado, com saídas de ar verticalizadas ao lado do multimídia e etc.
      Então aposto que esse será o painel do Golf MK8, Ou próximo a isso.

      Excluir
  3. A concorrência irá a falência se depender dos seus produtos a un bom preço vendera mt

    ResponderExcluir
  4. Seu por apenas R$180.000 aqui no Brasil... $$$$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela qualidade e tecnologia embarcada, pode apostar q teria milhares de consumidores. Vai dar uma surra de vendas nesses SUVs meia boca q tem por aí.

      Terá vaga na minha a garagem para um T-roc 2.0

      Excluir
    2. E na minha opinião, o seu chute de preço não parece exagero. Se vier, seria nessa faixa de preço mesmo. Se vier. Mas sinceramente acho pouco provável que venha para o Brasil.

      Excluir
  5. Definitivamente, um belíssimo acerto!!!

    Colocará a concorrência no bolsa e vai passear em campo...

    ResponderExcluir
  6. Lá vem o do contra.... Não tem que falar, ai acaba falando ............

    ResponderExcluir
  7. Alguma previsão dessa máquina ser fabricada no México ou Argentina para atender a América Latina?

    ResponderExcluir
  8. Por fora é melhor do que por dentro. Essas linhas retas todas de novo no painel? Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Hyundaizette querendo a breguisse coreana em carro alemão. Corre fio.
      Quer painel com luzinha piscante procura na Hyundai. Aqui é outra categoria, que não é para o seu bico.

      Excluir
  9. Finalmente chega um SUV que nao é um monstrengo. Interior com console e painel que já é evolução do Polo. Show.

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis comprar o Golf pelos atributos que possui, mas a cara de Gol sempre me impede...
    Agora esse ai se tiver versão de até 120k eu pego. Ficou muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ tradução: sou fútil e só ligo para aparência.

      Excluir
    2. Engraçado é a pessoa achar que dirige o carro olhando pra aparência externa dele. No Brasil compra de carro pra mostrar prós outros mesmo!

      Excluir
    3. É uma questão cultural. O povo de baixa escolaridade e pouco aquinhoado no quesito QI gosta de carro espalhafatoso, cheio de vincos, luzinhas piscates e painel todo colorido. Eles precisam chamar a atenção pelo carro que tem, pois suas características pessoais são fracas. Então se apoiam em carros.

      Pode ver os comentários desse pessoal:

      "O carro chama muita atenção nas ruas!!!!!"

      "Por onde passo, todos olham!!!!"

      "Parei no posto e o frentista veio me perguntar do carro!!!!"



      O que um sujeito desse quer é uma melancia para pendurar na cabeça para chamar a atenção.

      Mas o Golf não é feito para isso. O Golf com design feito para ser discreto, sóbrio e para não chamar a atenção. Que são qualidades apreciadas pelas pessoas de bom gosto, alto nível educacional e cultural - contingente que soma em torno de 1 milhão de compradores por ano ao redor do globo.

      Então esse povo médio brasileiro de baixa cultura, eleitor de PT e Dilma, não entende o design do Golf. Não vai entender. É algo além da capacidade de compreensão deles. Para eles tem Hyundai..todos espevitados, rebuscados, bregas e com interior cheio de luzinhas.

      Excluir
    4. E, de mais a mais, o design do Golf é perfeito. O carro está há 5 anos no mercado, e é o 2º mais vendido do planeta, e suas vendas em 2017 estão crescendo depois da chegada da geração 7,5.
      É um fenômeno comercial, de design, estético e de engenharia o Golf.

      Excluir
    5. É uma questão cultural. O povo de baixa escolaridade e pouco aquinhoado no quesito QI gosta de carro espalhafatoso, cheio de vincos, luzinhas piscates e painel todo colorido. Eles precisam chamar a atenção pelo carro que tem, pois suas características pessoais são fracas. Então se apoiam em carros...

      cara**lho, Carlos, o que é que tem a ver o c* com as calças? que comparação medíocre...

      Antes eu queria saber o pq que a galera aqui do blog só vive metendo o pau em vc e em seus comentários ,agora eu sei pq. vc é um merd* preconceituoso.

      Se a pessoa quiser comprar um carro com vinco, luzes ou qualquer porr*,foi pq existiu um interesse dentro de suas condições ,não tem nada a ver com cultura ou escolaridade. Da mesma forma são aquelas pessoas que escolhe um V8 "das galáxias ",é um simples produto de interesse pessoal que coube em seu respectivo orçamento.

      Excluir
    6. O país que nasci foi esse, se destacar é ESSENCIAL.
      Trabalho com vendas e aparecia é importante. Qnd chego na porta do comercio com hilux, vermelha ainda por cima, já agilizam logo para me atender.

      Qnd andava com o Golzinho da empresa ñ era desse jeito. kkk

      Excluir
  11. O que seria sofisticado demais em um carro projetado para custar a partir de 85.000, 90.000 reais? O mesmo preço de um Golf no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Não sei por que apagaram os comentários anteriores, mas aqui vai de novo: por favor, VW doBrasil, traz o T-Roc! Eu e minha família queremos muito um, o T-Cross seria muito pequeno e baixo.

    ResponderExcluir
  13. Carro muito bom. Vamos aguardar o preço, pois se chegar com preço para concorrer com Q3, GLA e X1 não terá muito sucesso, pois o status aqui no Brasil fala mais alto !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Errado. O que fala mais alto no Brasil é design.

      Excluir
  14. Até que enfim um carro da VW que não se parece com o Gol. Belíssimo design por sinal.

    ResponderExcluir
  15. "Entretanto, o T-ROC é apenas 8 cm maior que o T-CROSS, e aparenta ser um sofisticado demais para o mercado brasileiro - o que tornaria seu preço proibitivo."
    Nessas horas me dá um desgosto profundo morar no Brasil, apesar de amá-lo. Pelo visto, o esse carro não virá mesmo para o Brasil, o que faz todo o sentido do ponto de vista de mercado... para a VW. Uma pena.

    ResponderExcluir
  16. Tem um problema grave nesse carro que vai ser o preço. Se fosse um preço competitivo com os demais, chegaria ao topo dentro de 3 mês. Mais com tudo o que ele tem e vendo o que custa o Golf, ele deve ficar acima dos 150k.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem