O Novo Polo está chegando ao mercado brasileiro, com apresentação oficial prevista para o dia 1 de setembro. O modelo está em fase final de testes e avaliações em condições de rodagem nas estradas brasileiras.
O vídeo a seguir mostra uma unidade nacional, pré-série, com carroceria camuflada, em testes no Brasil:
O Polo 2018 brasileiro adota a plataforma modular MQB, que permite aplicar ao compacto recursos de assistência à direção, segurança e dinâmica veicular até então disponíveis apenas em modelos de categorias superiores, como o Golf e o Passat.
O Polo brasileiro oferecerá freios a disco nas quatro rodas com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (que freia o veículo para evitar múltiplas colisões) e o sistema BSW (Limpeza Automática dos Discos de Freio), que seca os componentes em caso de chuva, assegurando o menor espaço de frenagem e maior segurança.
Suspensões com calibrações específicas
O Novo Polo terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Para o Brasil, a suspensão do Novo Polo foi elevada em 20 mm em relação à versão Europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro (versão com motor TSI).
O maior vão livre em relação ao solo garante maior robustez em rodagem. As molas e amortecedores possuem cargas definidas de acordo com as condições brasileiras, garantindo mais conforto.
O Novo Polo será calçado com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento. Serão três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.
Direção com assistência elétrica
Todas as versões do Novo Polo serão equipadas com sistema de direção com assistência elétrica, com controle eletrônico que possui vários mapeamentos, permitindo a carga adequada para cada situação (como manobras de estacionamento, média e alta velocidades) e combinando mais conforto e excelente estabilidade direcional.
Freios a disco nas quatro rodas
O Novo Polo terá freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. Freios a disco colaboram para melhor performance e proporcionam maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência que ocorre por aquecimento (numa descida de serra, por exemplo).
Todas as versões do Novo Polo serão equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS (um dos mais modernos disponíveis) e outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.
Também está incluído no M-ABS o TC (Controle de Tração), que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
Faz parte do “pacote” M-ABS o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz.
Controle Eletrônico de Estabilidade
Nas versões TSI, o Novo Polo será equipado de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
Opcional para as demais motorizações do Novo Polo, o ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência:
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio eletrônico do diferencial) – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo.
Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.
Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.
BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio) – inovador sistema que identifica situações de discos de freio molhados, em condições de chuva. O sistema de freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível.
O ESC inclui o RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), que colabora para maior segurança. O recurso funciona por meio dos sensores de velocidade de roda do ABS e detecta quando a pressão dos pneus cai porque a velocidade daquela roda é alterada, passando a girar mais rapidamente em relação à velocidade do carro.
O sistema verifica os pneus constantemente. Manter a pressão correta colabora não só para mais conforto e segurança – também ajuda os pneus a durarem mais e reduz o consumo de combustível, gerando menor emissão de CO2.
Entre os recursos proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
O sistema aciona os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. O motorista pode se intervir a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.
Motor TSI de 128 cv e 200 Nm
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI que equipará o Novo Polo é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade. Com etanol, sua potência máxima é de 128 cv, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol.
‘200 TSI’
O Novo Polo vai inaugurar uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura será aplicada na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.
O torque é o grande responsável pela sensação de performance, deslocamento, quando o corpo “cola” no banco nas retomadas de velocidade. Isso garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens seguras e superar subidas íngremes com facilidade. É aquela sensação de que o carro tem força!
O torque pode ser medido em Newton metro (Nm) ou quilogramas força metro (kgfm). Ambas as unidades equivalem à medida da força (1 N) na extremidade de uma alavanca com um metro de comprimento. No caso do motor TSI do Novo Polo, o torque equivale a 200 Nm ou 20,4 kgfm.
O motor TSI fornece o torque máximo de 200 Nm a partir de 1.500 rpm. Isto garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível.
Nova transmissão automática de seis marchas
A nova transmissão automática de seis marchas AQ250-6F Tiptronic é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque.
Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ250-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.
A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas (paddle shifts) no volante.
O motorista também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.
dependendo do preço, ja pode reservar o meu vw!
ResponderExcluirDigo o mesmo
ExcluirDigo o mesmo.
ExcluirMas se a VW se fizer de besta no preço, vai perder uma venda do Polo.
Então corra, pq certamente a altíssima procura vai valorizar o preço nas concessionárias.
ExcluirNão é nem pra lucrar mais, é pra dar conta de entregar mesmo.
Não vem com esse papo não,aumento de preço é lucro sim,isso é coisa de fanboy defendendo a marca.
ExcluirBons produtos geram lucro.
ExcluirQuer o quê? Comunismo? Go to Cuba
Lá as empresas não lucram, todo mundo se ajuda. E aí vc pode desfrutar de um Bel Air 59, comprado em 300x de 1 dólar por mês.
ExcluirSe você acha normal as montadoras aplicarem preços abusivos nos carros,o problema é seu amigo.
ExcluirNão vi em lugar nemhum previsao de consumo. Alguém sabe?
ExcluirTambém estou no aguardo!
ExcluirSe confirmarem-se os preços comentados nas, concessionárias (á partir de 64.990 o Polo 1.0 TSI AT6) vai vender bastante e ser uma ótima opção.
ResponderExcluirQue o carro está acima dos rivais, tecnicamente e mecanicamente isso não tem nem o que contestar. Esses assistentes todos nem carros de categoria superior tem. Novamente, vai depender dos itens de série/preços.
ResponderExcluirHighline
ResponderExcluirAb 18.000 EUR inkl. MwSt. 3
https://www.volkswagen.de/de/models/polo.html?wcmmode=enable
Muito vacilo da VWB não equipar ESC em todas a versões do Polo como fez no Golf. Assim, o Polo nunca poderá obter 4 ou 5 estrelas no crash test protocolo LNCAP, pois este instituto testa a versão básica a venda. Não lembro agora se todas as versões virão com airbags laterais como no europeu. Mesmo os incautos e gente que conhece carros afirmando que segurança é secundário, bons resultados nos crash tests vendem automóveis, ferramenta de vendas e a VWB vem a falhar logo com o Polo pela ausência de um dispositivo aparentemente simples que é o ESC.
ResponderExcluirIsso realente tiraria as 5 estrelas do Polo e depois não adianta o choro que se fosse testada tal versão teria todas "estrelinhas".
ExcluirMas brasileiro que é brasileiro de verdade está se lixando pra isso e viva o Onix, infelizmente.
concordo.... e deveria vir com 4 airbags na versao de entrada e 6 na intermediaria e top.
Excluirate aquele Kwid da Renault ta vindo com 4 airbags de serie.
Assim como fez no Golf, a VW deveria trazer o Polo com esses recursos e ate mesmo o controle de estabilidade.
Na verdade, acho que o Polo so deveria ter versoes TSi. Deixa o mpi so pro Up!. Polo ja vai ser um carro mais caro, entao nao vejo muito sentido em comprar um carro por exemplo de 48mil (que duvido que tera versoes abaixo desse preço) com motorzim fraquim.
Entrada: 1.0 Tsi de 105cv
Intermediaria: 1.0 TSi de 105 e 128cv
Top: 1.0 Tsi de 128cv
Depois poderiamos ser glorificados com um 1.4 Tsi posteriormente e um pacote R-Line.
Tive Up msi que tem excelente motor e, chipado pela VWB a 90 cv vai andar muito bem. Tem muita gente por preconceito nao quer turbo. Precisa então existir a opção aspirada também para frotistas e táxis. Vacilo geral dos executivos deixar escapar assim as 4 e 5 estrelas do LNCAP.
ExcluirUm ótimo produto, há de se esperar pelo preço. Mais uma matéria requentada!!
ResponderExcluirGostei das rodas, talvez seja o modelo intermediário.
ResponderExcluirParabéns VW, agora vai!! 20,4 kgfm pra um carro com menos de 1200kg, vai ser um foguetinho! Enfim,finalmente inovando de verdade! se não fosse a orelhada do porta malas de 355L , não teria comparativo no mercado, apesar dos pesares, o argo concorre diretamente com ele, pois podem falar oque quiserem, mas o argo tem um lindo acabamento e consumo excelente, apesar de ser pesado igual a um golf .
ResponderExcluirEsse nome "200 TSI" ficou muito bom.
ResponderExcluirInovador.
Tem foco no alto torque em baixa rotação, que é o que mais importa para o motorista comum.
Certamente uma nova escola, inaugurada pela VW.
Ademais, é mais um passo para acabar com o preconceito que porventura ainda exista com motores de baixa cilindrada ou motores turbinados.
O nome é otimo mesmo engana perfeitamente quem pensa que o carro é um mil
ExcluirParabéns a VW. Carros turbos são a bola da vez. Ótimo desempenho e baixo consumo.
ResponderExcluirVai ser um bom carro na versão turbinada, onde o valor cobrado definirá o sucesso!
ResponderExcluirVoltou a moda de uns 2 anos atrás por aqui novamente? Usuário com mais de uma conta fazendo um esforço tremendo para disfarçar, mas não deu muito certo, que feio...
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirExatamente isso FiveStar.
ExcluirTem comentários tendenciosos e repetitivos que pulo após ler primeira linha.
Quanto ao Pólo, excelente, $$$ reservado para ser o segundo automóvel da casa.
Parabéns VW
ResponderExcluirEstou de olho no Polo 1.0 MPI Trendline.
ResponderExcluirVai vir mais pelado que tudo,melhor pegar uma versão acima!
ExcluirA vontade de todos é pega ruma versão melhor, mas o custo do produto sobe muito, então pra quem tem um orçamento apertado fica complicado pois alem de pagar pelo carro a pessoa precisa de uma graninha pra ajeitar documentação, seguro, emergências. As vezes a melhor escolha seria uma versão mais básica ou esperar as primeiras unidades seminovas surgirem no mercado. Brasil é foda.
ExcluirVamos aguardar, sem muito furor, pois se for tudo isso, vai custar mais que o GOLF, kkk.
ResponderExcluirAlguém chuta o consumo?
ResponderExcluir1.0 mpi é capaz de fazer 18 km/l em Quinta marcha a 110/120 km/h
ExcluirEsse carro vai ditar o segmento. Vai destruir as vendas de fox, Sandero, Gol, Argo e ate Golf.
ResponderExcluirTorque kgfm e Nm (Newton Metros): São unidades correspondentes ao torque provocado por uma força.
ResponderExcluirO fator de conversão é 9,81. Ou seja, 1 kgfm corresponde a 9,81 Nm, portanto para transformar Nm em kgfm bastar dividir por 9,81 . Ou fazer o inverso para transformar kgfm em Nm.
Reservei o kwid de 40k, e só deve chegar em novembro. Se o polo vier em um preço justo eu troco por ele. Estou de olho no de 65-68k automatic.
ResponderExcluirDesculpa aí colega. Vc reserva Kwid lançamento da Renault sobre uma plataforma indiana, que desmanchou, sem saber do resultado do crash test? Ainda se fosse um Polo sobre uma comprovada MQB? Vc está de brincadeira não? Vc não aprendeu nada com a gente nesses anos? Lamentável. Rsss
ExcluirEddie ninguém é obrigado a comprar o Polo não amigo. Kwid é uma boa opção de entrada pra quem quer o primeiro carro sim,entrega mais por menos.Agora a questão de segurança é aguardar pra ver,só comprarei quando sair a nota.
ExcluirEssa é a resposta Hector. Resultado do crash test na internet assina o cheque...ou...não. Colega, não vendo Polo não...só luto por carros mais seguros e teremos carros seguros quando pararmos de comprar as cadeiras elétricas bonitinhas mas ordinárias. Abr
ExcluirA gama Polo deverá ficar da seguinte maneira:
ResponderExcluirPolo Trendline 1.0 MPI MT5 - R$ 48.990,00
Polo Trendline 1.6 MSI MT6 - R$ 54.990,00
Polo Comfortline 1.6 MSI MT6 - R$ 58.990,00
Polo Comfortline 1.6 MSI AT6 - R$ 64.990,00
Polo Comfortline 1.0 TSI AT6 - R$ 67.990,00
Polo Highline 1.0 TSI AT6 - R$ 72.990,00
Boa aposta!
ExcluirSem opcionais né?
ExcluirBom dia, pessoal. A data do lançamento do novo polo está prevista para o próximo dia 1, certo? Fiquei curioso já que o último episódio da série 01.09 será no dia 25 de setembro? Alguém sabe algo a respeito?
ResponderExcluirAguardando pelo Virtus ou "novo Jetta" - porta-malas = Família.kkkk
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