Os carros da Ford vem sendo criticados nos últimos anos por deficiências na montagem. Modelos como o EcoSport, Focus, Ka e Fiesta vem se notabilizado por carroceria com irregularidades nas junções de chapas e vãos entre as peças de chaparias elevados e irregulares. Entretanto, um novo sistema de montagem em Camaçari promete melhorar a qualidade de montagem do novo EcoSport.

Novo Ford EcoSport 2018

Os problemas de qualidade de montagem foram um dos aspectos que levou a revista Quatro Rodas reprovar o EcoSport de segunda geração no teste de longa duração (veja aqui), já que o carro enchia de poeira por pontos da carroceria que deveriam estar selados. Em nosso teste de longa duração do Ford Ka, observamos também que o carro, mesmo 0KM, já tinha a carroceria desalinhada e com muitos ruídos internos (veja aqui e aqui).


Novo Ford EcoSport 2018

No novo EcoSport 2018, porém, a montadora promete melhoria de qualidade, já que introduziu um novo sistema de montagem de carroceria com medição a laser na sua fábrica de Camaçari, na Bahia, para a produção do EcoSport 2018.

Novo Ford EcoSport 2018

É um sistema de produção similar ao aplicado na unidade que produz o Mustang em Flat Rock, nos Estados Unidos. A nova tecnologia destaca-se por oferecer alta precisão nos parâmetros de montagem, como pode ser observado no vídeo abaixo.



O sistema a laser, chamado “Net Forming & Piercing”, garante um elevado nível de ajuste na montagem da parte dianteira do veículo. Ele escaneia cada peça individualmente e, por meio de cálculos vetoriais, fornece aos robôs os pontos exatos para a sua furação.

Novo Ford EcoSport 2018

O sistema adotado no Novo EcoSport elimina eventuais variações dimensionais nas peças e traz uma precisão maior na montagem, com tolerâncias de menos de meio milímetro.

Novo Ford EcoSport 2018

Com as alterações na produção, espera-se que a qualidade da carroceria do novo EcoSport melhore - algo essencial para que ele possa competir com modelos bem montados como o Honda HR-V e o Hyundai Creta.

37 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É simples resolver isso, problema que levantei em dezembro 2013 quando compramos um Focus G3 made by los Hermanos; é só copiar como a VWB faz, encaixes e pintura perfeitos em qualquer modelo desde os 39.990 reais até os 250 mil reais, sempre o mesmo padrão. Isso se chama respeito ao consumidor que a Ford do Brasil já teve, e deixou de ter faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá os métodos de produção da vw são restritos é caros para a Ford fazer é grande parte dos métodos de produção são próprios as montadoras mesmo que criam logo nunca revelaria pra outras

      Excluir
  2. Sei bem o que é isso.
    Tenho uma 2013 e o carro foi entregue parecendo que foi montado por uma criança de 5 anos.
    Por esse é outros problemas mais grave o que tenho a dizer é: Ford nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FordBR caminha para falência. Se olharmos para o passado da marca, veremos o quanto a mesma perdeu espaço e prestigio em nosso país. Corcel, Dell Rey, Belina, Pampa, Scort e suas pickups.

      Excluir
  3. lá na roça a gente diz, "então esse carro é montado à facão"!!? nao tem padrão, só se for o preço, o pior de todos, a manutenção mais cara, e agora isso! kkkk ford piada mesmo, achei que tivesse bons motivos pra ir pra ford, mas naõ, negócio é fica com os sábios orientais

    ResponderExcluir
  4. Essa baixa qualidade de montagem não se restringe apenas aos produtos montados pela Ford BR.
    A Ford também é severamente criticada neste quesito em outros mercados.
    Ao menos reconhece que seus produtos são fabricados nas coxas ...

    ResponderExcluir
  5. Isso varia muito por modelo ou até mesmo por fabricante. E muito da propaganda também esconde essas precariedades.
    O antigo Polo, por exemplo, tinha elogio em todas as revistas especializadas porque veio ao Brasil pra ser montado com solda a laser e excelente qualidade de construção. Pois eu conheci diversos proprietários relatando que o carro era uma escola de samba.
    O que falar também dos tão elogiados DSG e Powershift, mas que só foram pipocar matérias nas revistas depois de inúmeros casos de proprietários prejudicados?
    A tão bem falada Honda, também, é reconhecida (por donos dos carros) pela péssima qualidade de pintura de seus modelos aqui fabricados. Podem procurar opinião de proprietários de Fit, Civic (todas as gerações) e até mesmo o recente HR-V e isso é uma reclamação constante.
    Moral disso tudo é: não se deixe levar por testes e matérias de revistas especializadas sem antes consultar a opinião de proprietários dos veículos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito.
      De wuem vive o mundo real.

      Excluir
    2. A questão aqui é que a própria Ford admite que sua montagem é porca e seus carros são desalinhados e uma porcaria, tanto que criou outro modo de produção no EcoSport para ver se reduz um pouco as críticas.
      Então, a Quatro Rodas apontou o problema, e a Ford admitiu, tanto que mudou. Simples assim.
      O resto da mensagem desse sugeito não passa de mimimi fofoca..."o amigo, da vizinha da tia de não sei quem disse que...o Polo...."mimimimi.

      Excluir
    3. Pois é ds, tive Polo 2010 e agora Golf 7, o Polo não fazia um barulho, perfeito, e o Golf7 alemão tem uns barulhinhos no bagagito atrás e molduras plasticas das portas dianteiras, contudo, o cambio DSG está perfeito. Menos...

      Excluir
    4. Carlotinha, vc não vive a realidade cara. Vc n tem carro.
      Se fosse a vw fazendo esse processo. Vc diria q era uma ação social p entregar carros de melhor qualidade

      Excluir
    5. Nenhum carro é perfeito,inclusive os da VW. Chore mais Carlos.

      Excluir
    6. Pode procurar, em todo carro da Ford você encontra defeitos na montagem. A Ford é referência em montagem defeituosa. Ford, jamais.

      Excluir
    7. Já convidei duas pessoas que frequentavam o blog aqui da cidade para dar uma volta no meu up! em um encontro de carros, não obtive retorno.

      Nenhuma montadora é perfeita e todas tem unidades defeituosas no mercado (umas mais que outras) sem exceção, infelizmente alguns como eu são "sorteados" mas por conta estou resolvendo os problemas que os incompetentes trocadores de peças da CSS não conseguem.

      Excluir
    8. Carlos, "sugeito" não existe, pra quem vive dando uma de professor Pasquale, errar algo tão simples, é motivo de chacota.

      Excluir
    9. "O que falar também dos tão elogiados DSG e Powershift"... O Powershit nunca foi elogiado...

      Excluir
    10. É... os VW são muiiiiiiiito melhores... rs

      Excluir
    11. Não é bem por aí, Dsralves.
      Tudo deve ser muito bem ponderado.
      As informações descritas em fórum são tão úteis quanto a experiência pessoal. As avaliações, comparativos, realizados pelas revistas analisam determinados aspectos da proposta de um veículo.
      A experiência pontual é válida, mas nem sempre se mostra representativa. Até mesmo o Teste de Longa da 4 Rodas deve ser analisada com critérios, porque 1 única unidade não corresponde ao todo e tão pouco representa níveis de confiabilidade de um produto.

      Minha sogra teve um New Fiesta sedã de 2013 a 2015.
      Foi só elogios.
      Vendeu aos 47 mil km sem nenhum grilo ou rangido. Pagaram o preço de tabela.
      Já o New Fiesta hatch 1.5 parecia uma ninhada de grilos após 3 meses de uso. Com menos de 1 ano vendeu o carro de tanto desgosto.

      O fato é que o histórico de reclamações sobre a censurável qualidade de construção e montagem de seus produtos não é de hoje, e não se restringe apenas ao país.
      E esse fato é algo reconhecido pela própria empresa.
      Não foi nenhuma matéria sensacionalista veiculada por repórteres ou revistas especializadas.

      Fato incontestável é que a Ford BR precisa melhorar significativamente a qualidade de montagem de seus produtos para torná-los minimamente ordinários, porque do jeito que são feitos nas coxas seguirão sob intensas críticas ...

      Excluir
  6. Tenho um Ecosport 2014, não tenho o que reclamar, confortável e eficiente, a carroceria não tem defeitos. Só não vou trocar por outra por causa do estepe, que continua fora.

    ResponderExcluir
  7. Acho engraçado que a própria montadora declara que o novo sistema é para o Ecosport, ou seja, para os outros modelos, foda-@e!
    E só para a montagem da frente. A de trás continua a mesma porcaria.
    Recentemente, aluguei um Ka e o acabamento e montagem é um lixo.
    Ford nunca mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca dirigi um Ka. Fiz uma tentativa entrando num Ka sedan, qdo vi o acabamento desisti na hora. Não foi preciso fazer test drive, eu já tinha a resposta. Como ex proprietário de Up a regua é mais alta pra ficarmos só nos compactos.

      Excluir
    2. Compre um 0 KM Ford. Leve junte ferrugem. Pesquise no Google.

      Excluir
  8. Carro bom é o meu Sentra SL completo com teto solar, chave de presença, topissimo, não faz um barulho sequer, super satisfeito. Pensem bem antes de comprar um carro zero 1.0, as vezes pelo mesmo.o preço vc pega algo muito melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo mundo curte carro usado.

      Excluir
    2. Deve-se pesquisar muito para achar um usado em bom estado. Muito cuidado.

      Excluir
  9. Então procurem ver a montagem do novo Civic no Brasil e, ficarão de queixo caído quando verem o péssimo nível de junção das peças e, soldas escorridas por toda parte do carro...Já tem vários vídeos na Net mostrando isso...Nesse quesito os alemãs são imbatíveis!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse quesito os alemãs(alemães...Deutches) são imbatíveis, ora bolas!!!

      Excluir
  10. Esse site puxa sardinha para a VW e ainda p cima tem um comentarista só para isso. foda-se mídia. Negócio é conversar com quem tem! Sou consumidor da ford desde 1998 ( escort ) passando p dois Focus g1, Focus g2, Focus G3 e Focus fastback 2017. Claro que não são carros perfeitos mas são bem compensadores, já que não paguei nenhuma fortuna por eles

    ResponderExcluir
  11. Um bom carro. Peca, é verdade, pelo acabamento. Curioso para ver o novo modelo de perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez, em longíquo passado, entrei num Ecosport. Simplesmente, apertado. O banco do motorista é estreito. Retrucaram dizendo que eu era gordo. Peso 80Kg com 1,75 mts.

      Fora o aperto, acabamento relaxado, câmbio problemático, montagem deficiente. pagar 90mil para ter problema?

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem