Desde que lançou a primeira geração do Q5, a Audi já vendeu 1,6 milhão de exemplares em âmbito mundial, tornando este utilitário esportivo de design sóbrio e elegante o SUV premium mais vendido do planeta. O Q5 responde por nada menos que 25% das vendas da marca em âmbito global e isso explica o por quê o fabricante de Ingolstadt aplicou aperfeiçoamentos significativos nesta nova geração a fim de garantir que o novo crossover seja outra história de sucesso.
O Q5 de segunda geração ficou maior, mas não muito. 3,3 cm no comprimento, 1,3 cm na distância entre eixos, e um pouco mais de altura que aumentou o espaço para as pernas no compartimento traseiro em 1 cm e o espaço para cabeça ampliado em 0,8 cm. Ele ficou maior e 90 Kg mais leve, o que parece contraditório mas é resultado de uma arquitetura estrutural formada por uso extensivo de aços de alta resistência e alumínio. O peso total do Q5 é de 1.720 Kg - 60 Kg mais leve que o Volvo XC60.
No Brasil, o Q5 é oferecido com o motor TFSI 2.0 de 252 cv e 370 Nm de torque, associado com transmissão automática de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas, capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 6,3 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 237 Km/h. Em novembro chega o SQ5, com um V6 Turbo 3.0 de 354 cv associado com câmbio TipTronic com conversor de torque de 8 marchas.
Todos os Audi Q5 usam a nova configuração da tração Quattro Ultra que oferece distribuição de torque totalmente variável - que resulta no consumo de 8,5 Km/l em cidade e 10,3 Km/l de gasolina em estrada, segundo o INMETRO. O sistema pode desacoplar o eixo traseiro usando uma embreagem eletrônica, melhorando o consumo. Com 100% do torque direcionado para as rodas dianteiras evitam-se as perdas de potência desnecessárias no diferencial traseiro. A Audi diz que a configuração "Ultra" funciona de forma proativa, não reativa, usando vetorização de torque para distribuir a força e antecipando mudanças na dinâmica do veículo 0,5 s antes do torque ser redistribuído.
O Audi Q5 2018 é um carro totalmente novo em relação à primeira geração, mas a carroceria mantém a identidade com o modelo anterior. Ao vivo, o Q5 impressiona pela precisão que as peças de carroceria estão ajustadas, e também pela linha de caráter lateral que nasce na separação entre a tampa do motor e o para-lamas e vai até as lanternas traseiras, oscilando de forma suave, mas nítida - e que cria até sua própria sombra sob certas condições de iluminação. No interior, há um visual parecido com o topo de linha Q7 - bastante sofisticado.
A Audi realizou o primeiro drive Q5 na região oeste do Rio de Janeiro - uma região de estradas costeiras e visual de praia, mesclado com algumas áreas de trechos de terra, e o Q5 se comportou de forma precisa e segura tanto nas sinuosas curvas de serra quanto no trecho de terra até a praia do Grumari.
O modelo testado foi uma unidade topo de linha, Ambition, com agradáveis bancos esportivos de couro ajustáveis eletricamente, painel digital Virtual Cockpit e ar-condicionado com três zonas de climatização. O interior do Q5 é um espaço requintado, de acabamento preciso e aparência high-tech. Uma tela multimídia central de 8,3 polegadas é operada através de um comando rotativo MMI alocado à frente da manopla de câmbio e um touchpad que permite a funcionalidade de escrita manual e pinch-zoom. Os assentos traseiros são adequadamente espaçosos para a maioria dos adultos de tamanho normal, enquanto o porta-malas cresceu para 550 litros.
O motor 2.0 TFSI é enérgico e entrega potência de forma suave, mas o que é notável é a transmissão de dupla embreagem, de funcionamento suave e imperceptível, mesmo quando se afunda o pé no acelerador. A aceleração é vigorosa e forte, mas é quase impossível perceber as trocas de marchas. Em velocidade de cruzeiro o Q5 é silencioso e agradável para viagens longas.
Vídeo oficial de lançamento - Audi Q5
Conclusão
O Audi Q5 é um SUV competente, de design agradável e com um powertrain que funciona bem em múltiplos estilos de condução: de um passeio tranquilo a uma tocada esportiva em estradas, passando por trilhas off-road.
gente..minha amiga estava querendo compra um volvo x60...tipow aquele novo que saiu..mais aí aprendi neste blog quê o volvo é chinês...pesquisei e vi que é mesmo.
ResponderExcluircontei para minha amiga e ela desistiu de comprar o volvo..me disse que não confia em carro chinês..
eu disse para ela ver esse Q5...e ela gostou muito. vamos ver se compra! acho que sim! ela gosta de suv desse tamanho.
Nossa como seus comentarios passam credibilidade, voce e carlos precisam de tratamento, se é que não são o mesmo doido com perfil diferente .
ExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Lunático! Espero que seus comentários sejam recheados de ironia
Excluireu axo o carlos muito fanboy, mais as vezes ele acerta..
Excluirtipo quando ele falow quê o X60 era chinês...eu tinha tinha lido ou ovido isso...todos falam que é da suécia..
então fiquei desconfiado. mas aí fui pesquisar na wikipedia e vi la que é mesmo! que a volvo é chinesa!
pô..isso é sacanagem...nenhum blog ou site fala isso. só dizem que é sueco...etc.
e não é. eu mfiz várias pesquisas e confirmei quê a volvo é chinesa.
então. achei grande sacanagem. o camarada compra um carro de 250 mil e nem sabe que tá levando para casa um carro chinês...isso é complicado.
imagina se minha amiga compra o x60 e descobre depois...vai ficar p. da vida. entaõ avisei. o marido pesquisou na internet e ficou de cara também,..
então nessa o carlos foi 10! valeu mesmo para não comprar lebre sueca e descobrir que é um gato chinês...kkkkkk
Qual problema do carro ser chinês? A pessoa compra carro pelas suas qualidades ou pela origem do dinheiro do fabricante? Mesmo que o XC60 fosse um Chery, tipo Chery XC60, mesmo que fosse desenvolvido por engenheiros chineses e produzido na China, qual problema? O que interessa é que é um carro excelente, no mínimo do mesmo nível das marcas Premium européias e o SUV mais vendido na Europa, mercado mais exigente do mundo, dentro da sua categoria. Q5, GLC, X3, Discovery Sport, F-Pace, nenhum destes modelos vende tanto quanto o XC60 na Europa. Se é chinês ou não, é papo para idiotas preconceituosos.
ExcluirOs dois carros são muito bons e aí é questão de gosto. A Volvo foi comprada por uma empresa chinesa, que comprou inclusive a sua tecnologia mas o carro não tem nada de chinês.
ExcluirEsse povo do pode estar de brincadeira. Commodos, acho que assim como não sabe escrever direito não sabe ler direito também. O Carlos é fanboy da vw, ele fala da volvo sendo chinesa porque foi comprada por empresa chinesa. Toda empresa de capital aberta pode ser comprada por qualquer um. Agora falar que a Wikipédia diz que a volvo é chinesa
ExcluirVai se tratar! Segue o link aí da Wikipédia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Volvo
E olha fala que é sueca! Vá mentir em outro lugar
Fala pra sua amiga que o Q5 alemão dela é fabricado no México...
ExcluirAmigo acho que você é um analfabeto funcional, a volvo foi comprada por uma empresa chinesa e dai, antes era da Ford e antes da Ford Sueca, então você acha que toda tecnologia dos volvos que são considerados os automóveis mais seguros do mundo foram criadas por chineses, você é o tipo de pessoa que acredita no os outros fala e cai no abismo mesmo sem ser empurrado
ExcluirQuanta ignorância nos comentários. Meu caro, a Volvo é uma empresa sueca que pertence a um grupo chinês. O fato de estar sob o comando de um grupo chinês não tira as qualidades da empresa. Caso você não saiba, a volvo é referência em segurança no segmento de automóveis, sendo a primeira empresa que aplicou airbags para aumentar a segurança dos passageiros, sem que contar que o cinto de três pontos, também utilizado pela Audi, foi inventado por ela.
ExcluirMDS, será que você já parou para pensar que a Geely comprou a Volvo e deixou melhor do que quando ela tinha capital da Ford ? Ela tem capital chinês mesmo, e não é à toa que É a marca que possuí um dos carros mais seguros do planeta.
ExcluirBelo carro parabéns Audi tecnologia alemã é top.
ResponderExcluirBelo carro,mas a xc60 é melhor de maneira geral,só perde em desempenho,mas nem todos preferem sair fritando pneu nos semáforos da vida,se quer correr compre um esportivo e n um suv
ResponderExcluirMelhor em que? O q5 é mais seguro, mais espaçoso, anda mais, bebe menos, tem painel digital e o q5 maid leve.
ExcluirNão tem comparacao um carro chinês como o xc60 com alemã q5
Carlos, o Q5 tem suas qualidades, mas nunca que é mais seguro que o Volvo.
ExcluirIsso nao interessa, compra quem quer. Se gostande volvo, compra um entao. Se gosta de Audi, compra um tambem! Ora, tudo para você é volks e Audi, cara na boa, vá se ferrar. As duas marcas sao bons, ja vejo muito por aqui nas locadora chamado localiza.
ExcluirAgora, respeite de quem quer, e de quem gosta. Quem acredita é ingênuo. Birra carlos, birra o que voce quiser. Sua criança mimada!
Mexicana Q5, pois não é fabricada na Alemanha.
ExcluirCarlos, o Q5 tem suas qualidades, mas nunca que é mais seguro que o Volvo.
Excluirbaseado em que vc fala isso? Ah, já sei, no marketing da Volvo...que piada.
A Audi já submeteu o Q5 ao Euro NCAP e ele foi louvado, com 10 estrelas e o carro mais seguro testado da categoria. O Volvo ainda não. Porque? Será que a Volvo tá com medinho?
Enquanto não tiver teste do XC60 no NCAP, qualquer consideração sobre segurança do XC60 é orelhada.
Q5 é fabrica no México em uma fábrica de propriedade alemã.
ExcluirA XC60 é feita em sua maior parte na China em fábricas de capital e tecnologia 100% chinesa.
Prefiro a xc60 pelo design elegante e sofisticado,pelo acabamento interno,acho o painel bem mais bonito q o q5 enfim fora o nivel de segurança absoluta, to pouco me ferrando se anda mais ou menos,suv é conforto n carro esportivo (na minha opinião) o 0 a 100 abaixo dos 9 segundos esta mais q perfeito para uma boa viagem em família
ExcluirO Audi Q5 já foi comparado ao XC60 na Europa, e também ao GLC
Excluirhttp://www.autohoje.com/noticias/noticias/item/112568-paixao-de-verao-audi-q5-mercedes-benz-glc-volvo-xc60
O resultado foi avassalador para o Q5.
Detalhe, de todos, o Q5 é o mais caro, custando 61,5 mil euros na Europa, contra 57,7 mil do Mercedes e 61 do XC60.
O Audi Q5 chega a 218 Km/h contra 205 do XC60. E o Q5 acelera de 0 a 100 em 7,9, contra 8,4 do XC60.
O AUdi é mais economico, consome 4,9 litros/100 Km, enquanto o XC60 consome 5,2L/100 Km.
O Q5 pesa menos que todos, sendo o mais rígido e o que tem mais espaço interno.
Esse é apenas 1 comparativo. Todos os testes que estão sendo feitos com o Q5 ele espanca todos os concorrentes.
"Enquanto não tiver teste do XC60 no NCAP, qualquer consideração sobre segurança do XC60 é orelhada."
ExcluirEntão tu mesmo tá se chamando de Orelhão, Carlos. Afinal, tu disse que o Q5 é mais seguro que a XC60. Ou seja, tu fez uma consideração sobre a segurança do XC60. Carlos admitindo que é orelhão.
[OFF]
ResponderExcluirAutodefesa: problemas no câmbio dos Volvo C30, S60, V60 e XC60
Proprietários sofrem com os constantes problemas na transmissão automatizada dos Volvo C30, S60, V60 e XC60
As principais reclamações são de trepidação nas arrancadas ou em subidas e trancos nas trocas, como ocorreu com o engenheiro Lucas López, de São Paulo (SP).
“Apesar de a autorizada dizer que era um problema crônico, ela cobrou o conserto. Mas, como o carro tinha menos de 40.000 km, deu um desconto de 50%”, conta o dono de uma V60 2013. “Mas preferi consertar em uma oficina particular por um preço bem mais baixo.”
Levar o veículo à concessionária, porém, não é garantia de solução dos problemas, como relata o administrador de empresas Márcio Dompieri, de Indaiatuba (SP), proprietário de um XC60 2014.
“As falhas começaram com menos de seis meses de uso. A autorizada trocou a embreagem e o conjunto da mecatrônica sem custo, mesmo com a garantia vencida havia três meses. Mas depois de dois meses o câmbio começou a dar trancos. Foi quando o consultor disse que agora precisava trocar a caixa de marchas e que a Volvo cobriria 60% do valor. Paguei mais de R$ 10.000″, lembra Márcio.
Segundo Jonatas Julião, sócio da Swedish, oficina paulistana especializada em Volvo, o problema é bem comum. “Atendi mais de 50 carros, todos entre 20.000 e 60.000 km.”
Ele explica que o kit de embreagem hidráulica costuma se desgastar com baixa quilometragem e que a trepidação é causada por defeito no sensor de velocidade, na embreagem ou no módulo eletrônico. “O conserto varia de R$ 8.000 a R$ 15.000.”
Consultada, a Volvo diz que atendeu os casos enviados pela nossa reportagem. Informou ainda que a embreagem dupla usada nesse câmbio é um item de desgaste natural e que a marca “adotou uma nova transmissão automática de oito marchas a partir do ano-modelo 2015 no XC60”.
O povo reclama
“Mesmo após o fim da garantia, a Volvo trocou a embreagem do meu carro sem custo.” Joni Giuseppe Forestiero, Resende (RJ), dono de um XC60 2014
“Esse problema com o câmbio é conhecido das concessionárias. Gastei R$ 18.000 para trocar a embreagem, mesmo tendo só 40.000 km.” Lúcio Ribeiro Sardinha, São Paulo (SP), dono de um XC60 2011
“Já atendi mais de 50 casos de problemas no câmbio automatizado.” Jonatas Julião, sócio da oficina Swedish
Fonte: Quatro Rodas
Pq audi e cia n quebram n ne?
ExcluirNunca ouvi falar desses problemas aí.
ExcluirDe qualquer forma, são o câmbio de 6 marchas.
A XC90/XC60 nova usam Aisin de 8 - a mesma que a Audi usa, inclusive
O Audi Q5 já foi comparado ao XC60 na Europa, e também ao GLC
Excluirhttp://www.autohoje.com/noticias/noticias/item/112568-paixao-de-verao-audi-q5-mercedes-benz-glc-volvo-xc60
O resultado foi avassalador para o Q5.
Detalhe, de todos, o Q5 é o mais caro, custando 61,5 mil euros na Europa, contra 57,7 mil do Mercedes e 61 do XC60.
O Audi Q5 chega a 218 Km/h contra 205 do XC60. E o Q5 acelera de 0 a 100 em 7,9, contra 8,4 do XC60.
O AUdi é mais economico, consome 4,9 litros/100 Km, enquanto o XC60 consome 5,2L/100 Km.
O Q5 pesa menos que todos, sendo o mais rígido e o que tem mais espaço interno.
Esse é apenas 1 comparativo. Todos os testes que estão sendo feitos com o Q5 ele espanca todos os concorrentes.
ABC abc, vc está negando, a audi usa câmbio FZ 8hp!
ExcluirGosto muito do XC60, mas nesse caso, Q5 é mais carro!!! O sucesso é merecido, mas hoje acho que o X3 dará mais trabalho, porque também melhorou uma barbaridade.
ResponderExcluirSou fã de Mercedes-Benz, mas ela ainda tem que trabalhar muito nesse segmento pra poder fazer frente ao Q5...
Depende do seu perfil,mais carro pq anda mais ? P mim isso é irrelevante
ExcluirO conjunto dinâmico é supeior mas vai do pefil do comprador
ExcluirO Problema do XC60 é a revisão muito cara e a desvalorização. Sem contar que para levar na revisão em São Paulo, não temos muitas opções, imagina em outras cidades.
ExcluirPra mim, hoje, SUV é sem lógica, não anda tão bem quanto os hatches/sedan médio da mesma faixa de preço, bebem mais e tem praticamente o mesmo espaço interno... Mas está na moda né... Um dia passa. Quanto ao carro, é uma obra de arte.
ResponderExcluirVolvo é top mais audi q5 é muito mais top que xc60
ResponderExcluirVolvo é top Mais esse audi q5 é muito mais top que xc60
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPara quem gosta de dirigir? Mas segundo os lambe bolas da audi dirigir não era coisa do passado? E a famosa condução autônoma serve para que agora?
ResponderExcluir^^ como tem mané. Precisa de desenho?
ExcluirDirigir é apreciado por alguns em estradas livres e sem congestionamento. Mas ninguém gosta de dirigir em congestionamentos.
O conceito da Audi é: se vc gosta de dirigir, dirija. mas se não gosta, ligue a condução autônoma e relaxe.
E mesmo quem gosta de dirigir, pode não querer dirigir em algumas situações. E para isso tem condução autônoma, que só a Audi tem.
E essas lanternas traseiras, ridículas, enquanto a frente ficou bonita e muito sóbria, agora não gostei foi da traseira do carro. O resto só confia porque Audi é Audi!
ResponderExcluirO XC60 será um legítimo Volvo sueco, pois passou a ser feito na fábrica de Torslanda. A geração anterior era importada de Gante, na Bélgica.
ResponderExcluirhttp://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/06/volvo-xc60-chega-em-setembro.html
Gosto do Q5, achei um carro incrível, porém o XC60 é muito mais bem resolvido esteticamente.
P.S. aguardo resposta do estagiário do grupo VW, vulgo carlotinha !
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.