A CEO da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, acredita que sua companhia pode passar em breve o Grupo Volkswagen e Toyota para se tornar a empresa de automóveis mais vendida do mundo.


"Estamos entre os três maiores fabricantes de automóveis desde janeiro em volume de vendas, e esperamos estar no primeiro lugar até o meio ano - embora esse não fosse nosso objetivo", disse Ghosn na reunião anual de acionistas da empresa na semana passada.



Nos primeiros quatro meses, o conglomerado Renault-Nissan está perto dos dois primeiros. De acordo com a JATO Dynamics, o Grupo VW vendeu 3,32 milhões de veículos, enquanto a Toyota 3,06 milhões e a Renault-Nissan 3,02 milhões.


Entretanto, para a consultoria, não há certeza se a aliança Renault-Nissan poderia subir para o n.°1 este ano. No entanto, classifica a Renault-Nissan à frente do Grupo VW e da Toyota em termos de crescimento futuro, dada a força da empresa em SUVs e veículos elétricos, e o enorme potencial na China e em outros mercados emergentes.

Segundo a JATO, a aliança Renault-Nissan está operando na direção certa de muitas maneiras, e gerencia bem suas marcas. "Onde a Renault é fraca, a Nissan é forte e vice-versa".

Crescimento mais rápido

A chegada ao top 3 com potencial de assumir a liderança global é reflexo também da aquisição da Mitsubishi Motors, a qual vendeu cerca de 934 mil veículos em 2016. Mas não só disso, visto que o conglomerado sino-japonês registrou um aumento de vendas de 8% este ano, enquanto a Toyota subiu 6% e o Grupo VW diminuiu 1%.

Outro ponto importante é a forte presença da Renault Nissan em SUVs, que é o segmento que mais cresce no mundo - 12% em 2016. O Nissan X Trail é o SUV mais vendido do mundo, e veículos como Dacia Duster e Renault Kwid são líderes em mercados emergentes na Índia, no Brasil e no Oriente Médio.

Líderes em carros elétricos

As vendas de carros elétricos ainda são pequenas, mas a Renault lidera o mercado com Renault Zoe e Nissan Leaf. E as vendas de tais modelos devem crescer à medida que a legislação anti-poluição fique mais restritiva.


Por outro lado, o Grupo VW continua com uma performance formidável, segundo a JATO, com pontos muito fortes. 


A VW é líder na Europa, número 1 na China. E também está se tornando mais competitivo nos segmentos SUV e crossover, com modelos como o VW Atlas e os próximos T-Roc, Seat Ateca e Arona, além do Skoda Kodiaq e o Karoc que será lançado em breve.

Fonte: Auto News

29 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse Nissan Leaf junto com o Toyota Prius, são carros extremamente intragáveis, a feiura chegou e parou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Novo Leaf já tá pra ser lançado,o Leaf não é feio mesmo tendo desenho extravagante.

      Excluir
  2. Se isso ocorrer vai ser lamentável. Top de vendas no mundo com produtos de baixa qualidade... triste. A Vw pelo menos tem a Audi e a Porsche no grupo. A Toyota tem bons produtos em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nissan tem bons produtos. Renault na europa também. Aqui vendem produtos de terceiro mundo como india e china.

      Excluir
  3. Não pense que o grupo Renault/Nissan se resume aos Dacia que temos aqui, vai muito além disso.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito improvável, mas mesmo assim, quantidade não significa qualidade!

    ResponderExcluir
  5. Pode ser a campeã de carros feios e de baixa qualidade. Outra coisa, Duster e Kwid não são líderes em lugar nenhum, muito menos aqui no Brasil, onde o Kwid nem foi lançado.
    Outra coisa, o Tiguan lidera na Europa e na China.

    ResponderExcluir
  6. Ah tá, vendendo captur de 85 mangos manco e sem esp. Tá "serto"

    ResponderExcluir
  7. Todo dia entro no site do Le Monde para treinar o meu francês. Lá tem um artigo reportando que os acionistas da Renault querem tirar o CEO Carlos Ghosn do comando, porque o cara se "auto-concedeu" um bônus anual de 15 milhões de euros! E deixou o comando da Nissan. Resumindo: cortou em 50% o serviço e dobrou em 100% o bônus. Em rio de piranha, jacaré nada de costas ahahaha

    ResponderExcluir
  8. Isso é reflexo de preços menores que os concorrentes.
    Não vou nem dizer que são coerentes pq no Brasil o preço dos veículos são ridiculos.

    ResponderExcluir
  9. Perder p renault vai empatar com quem?

    ResponderExcluir
  10. Pessoal bora torcer pra Renault-Nissan!

    ResponderExcluir
  11. O os carros que eu mais admiro no mundo são os fabricados pela Ferrari e Alfa Romeo, portanto gosto muito do grupo Fiat embora no Brasil, só tenhamos modelos de acesso por preços exorbitantes, cheios de gambiaras, mas quem puder ir a viagem de negócios ou passeio, alugue um AR Giulia, ou um outro carro qualquer do grupo Fiat, ate mesmo a Jeep tem excelentes produtos, são excelentes carros por um preço bem acessível la fora. Minha opinião, meu gosto

    ResponderExcluir
  12. Posso até estar enganado, mas no começo deste ano, o Golf remodelado ainda não está 100% em produção e vendas, e o Polo ainda vai somar bastante vendas ao grupo VW. Se por algum milagre o up! ajudar, a liderança pode é ser ampliada. Essa previsão da Renault é bem otimista, mas é relativamente válida, haja visto se tratar de uma marca de categoria mais baixa, com qualidade e preços inferiores, mas mesmo assim, não creio.

    ResponderExcluir
  13. Haha piada isso aí. Vcs acreditam ainda?!

    ResponderExcluir
  14. É possível sim. O Renault Nissan é a que está mais crescendo. Pode sim chegar ao meio do ano à frente. Mas isso só foi possível pois comprou a Mitsubishi, que não tem nada a ver com nada dentro das outras marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mitsubishi, mortinha do jeito que está, agrega 900k nas vendas da aliança Renault- Nissan. Se melhorar a gama, acho bem realista meio que dobrar a produção em uns 5 anos. Desde que a Renault não queira fazer Lancer com plataforma de Fluence, igual ela fez com o Sentra. Ou tentar transformar a Mit numa filial japonesa da Dacia...

      Excluir
  15. Hhahahahaha... Eles acreditam que aquele meio de transporte chamado Kwid vai ser um sucesso, pelo amor de Deus até o QQ é mais digno.

    Alguém já entrou dentro de uma Captur ? Cara, que coisa mais tosca, nível de popular custando absurdos.

    ResponderExcluir
  16. Onde a Mitsubish vende 900K carros? No EUA quase fechando, na Europa fechando, no Brasil, vai mal a pior, tinha TR4 defasada, agora aposta na ASX que passou da hora de ter nova plataforma. A L200/Outlander já foram bons carros, bonitos, depois de tantos remendos, estão futurista para esconder a plataforma antiga. O Lancer está morto, só falta enterrar, então onde se vende 900K? Sei que na Ásia de onde vem L200/Outlander vende bem, mas chega a isto tudo?

    ResponderExcluir
  17. Uai, o Carlos "Ghost" podia melhorar a qualidade da Renault aqui no Brasil então, ora bolas. O Captur tá uma vergonha.

    ResponderExcluir
  18. Os números mostram crescimento mas as posições de VW e TOYOTA são muito sólidas e tem bons produtos tenho dúvidas que a Nissan-Renault consiga supera-las ainda neste ano....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem