A Ford do Brasil apresenta a linha 2018 do SUV compacto EcoSport, que chega com um facelift na dianteira, novo motor 2.0 mais potente, novo câmbio automático derivado do Fusion e interior completamente renovado. O preço, ainda não divulgado, deve ficar entre R$ 95 mil e R$ 100 mil reais nesta versão.
O Ford EcoSport Titanium é a configuração topo de linha, e assim como as demais versões, traz uma dianteira semelhante à do Edge, mas sem alterações dimensionais.
Ele continua com 4,26 metros de comprimento, entre-eixos de 2,51 metros e largura de 1,76 metros. O porta-malas é de 356 litros, e o peso em ordem de marcha fica em 1.359 Kg.
A traseira também não mudou, permanecendo o estepe pendurado na tampa do porta-malas - recurso já abandonado por todos os concorrentes, como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Esse estepe e as demais rodas desta versão são 17 polegadas nesta configuração topo de linha, com novo design.
Mecânica - Motor
A mecânica é outro aspecto que representa um grande avanço no EcoSport 2018, já que agora está sendo usado o mesmo motor quatro cilindros 2.0 Flex do Focus, com 176 cavalos com etanol @ 6.500 RPM - 29 cavalos a mais que o anterior.
Com gasolina, o motor oferta 170 cavalos e 20,5 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o motor anterior gerava 140 cv com gasolina e 147 cv com etanol.
O torque agora é de 22,5 Kgfm - aumento de 2,8 Kgfm em relação ao motor anterior. A melhor notícia, porém, é a transmissão, que troca a automatizada Powershift por uma caixa automática convencional de conversor de torque, de seis marchas, derivada da transmissão usada no Ford Fusion.
As versões de acesso e intermediárias, como a FreeStyle, receberão o novo motor de três cilindros 1.5 da família Dragon, com 137 cavalos.
Desempenho
Segundo a Ford, com etanol, o Novo EcoSport 2018 Automático acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos - configurando-se no segundo SUV compacto automático mais rápido do mercado. Entre os Automáticos, perde apenas para o Chevrolet Tracker 1.4 Turbo automático (o Peugeot 2008 THP também é mais rápido, mas só vem com transmissão manual).
Essa nova transmissão automática conta com seletores de trocas de marchas manuais no volante.
A Ford alterou também a suspensão do Novo EcoSport 2018, com o objetivo de melhorar o conforto de marcha e a capacidade de absorção de impactos. Na dianteira, o curso foi elevado em 1,7 cm e conta também com buchas recalibradas.
Essas alterações resultaram em uma melhoria de 15% na absorção de impactos, de 6% no controle de rolagem e em uma diminuição de 40% na aspereza do volante.
A carroceria como um todo teve um ganho de 5% na rigidez torcional e o eixo traseiro ficou 15% mais rígido.
Para melhorar a aerodinâmica e consequentemente a eficiência, a grade dianteira é ativa, com capacidade de abrir ou fechar as aletas aletas, reduzindo a resistência ao deslocamento em velocidade e o consumo.
Consumo
Por falar em consumo, os dados de consumo do INMETRO ainda não estão publicados oficialmente, mas já se sabe que o EcoSport 2.0 Titanium não receberá o selo "A" de eficiência, como os obtidos pelo Honda HR-V e Hyundai Creta.
Interior
Além da mecânica, outra mudança fundamental no EcoSport Titanium 2018 é o interior, totalmente novo em design e materiais de acabamento.
Há uma nova central elétrica, novos bancos mais anatômicos e o volante agora é o mesmo do Focus, que conta com os paddle shifts para trocas de marchas manuais.
Assim como no modelo americano, o EcoSport ganha uma nova central multimídia posicionada no centro do painel, com tela de 8 polegadas e capacidade de espelhamento de tela de smartphone por meio do Apple Carplay e Android Auto.
Essa central traz também sistema de navegação por satélite (GPS) integrado.
Equipamentos de série
Em relação aos itens de série, o EcoSport Titanium 2018 conta com sete airbags (que serão de série em todas as versões, e não apenas nesta Titanium), monitor de pressão dos pneus, teto solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro, ar-condicionado digital de uma zona, volante com ajuste de altura e profundidade, porta-malas com abertura elétrica e porta-luvas climatizado.
Há ainda direção elétrica, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro.
Outra novidade é o alerta de ponto cego com indicador de tráfego cruzado. Completa a lista de itens de série controlador de velocidade, controle de tração e de estabilidade, sistema anti-capotamento, Isofix, assistente de partida em rampa, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e partida por botão. O freio de mão é de acionamento manual.
Espaço
O porta-malas de 356 litros tem uma novidade que é um sistema que ajusta a altura em três níveis, possibilitando uma superfície plana com os bancos rebatidos. Na posição intermediária, fica uma espécie de prateleira que permite acomodar objetos menores abaixo.
Quando se coloca a tampa na posição mais elevada, obtém-se o assoalho plano com os bancos rebatidos, e, abaixo, um compartimento adicional de 52 litros.
O porta-malas do EcoSport de 352 litros fica atrás dos 431 litros do HR-V e dos 432 litros do Kicks.
Mercado
O Novo Ford EcoSport 2018 começa a ser vendido no Brasil em regime de pré-venda em julho de 2017, sendo que as primeiras unidades chegam às concessionárias e às mãos dos consumidores em agosto.
Conclusão
O Novo Ford EcoSport 2018 ganhou um interior mais sofisticado e luxuoso, além de um conjunto mecânico mais potente (motor) e confiável (transmissão automática), permitindo que o SUV compacto da Ford possa competir em melhor condições contra seus concorrentes, especialmente Honda HR-V e Hyundai Creta.
Novo Ford EcoSport 2018 Titanium: fotos e detalhes oficiais
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Se tiver preço na versão inicial vai vender bem, essa das fotos acho difícil, tem concorrentes equivalentes ou melhores em quesitos que o brasileiro leva em consideração, como exemplo o porta malas.
ResponderExcluirSe fosse assim o Renegade não venderia nada, porque seu porta malas é pequeno e o motor 1.8 E-TorQ continua sofrível. Brasileiro gosta muito de novidade, falso status, conectividade...
ExcluirNo caso do Renegade, também gostam de nota máxima de proteção, estrutura real SUV, padrão Jeep, ótimo acabamento, freio eletrônico, suspensão multilink e muito confortável, luzes dinâmicas, bom espaço interno, isolamento acústico e ótima dirigibilidade, pela posição de dirigir, visibilidade e direção elétrica progressiva e com bom curso. Pareço exagerado, mas a real é que comparar carro feito supertrunfo muitas vezes não corresponde a realidade. As críticas de consumo, desempenho e porta malas, na prática, não afetam 95% das situações diárias de uso, e a satisfação com o carro é muito boa. Se não dividisse as atenções com o Compass, tinha grandes chances de liderar o segmento.
ExcluirRealmente o padrão Jeep é diferenciado, muito robusto e parrudo é reconhecido justamente por essas características, por isso o povo compra.
ExcluirExcelente comentário, Carlos JSB!!!!
ExcluirO Renegade tem um acabamento primoroso e utiliza materiais de nível superior ao dos seus concorrentes. O andar do carro é solido, mostrando ser um projeto bem dimensionado e uma rigidez torcional compatível com a proposta do carro.
Realmente, o Renegade tem mesmo o melhor conjunto, mesmo com motor fraquinho.
ExcluirÉ muito confortável e seu acabamento é top!
Melhor conjunto? sei não.
Excluirpara uma família, publico que eu imagino ser alvo do carro, não dá. Espaço no banco traseiro não é dos melhores e porta-malas chega a ser ridículo. vai colocar uma cadeira de criança lá pra ver se cabe direito.
Nesses pontos, HRV dá surra no renegade. HRV peca em outros pontos, mas no primordial para uma família, quem comete mais penaltis é o Renegade.
Talvez por isso, o renegade tá começando a murchar nas vendas.
Ficou muito bom!
ResponderExcluirDe bom fica o motor somente.....
ResponderExcluirCreio que o 1.5 Dragon, com preços na faixa dos 75-80 mil seria mais interessante, mas não é que o 2.0 ficou bom ? O ruim é manter estepe pendurado, e outras coisas mais como o espaço interno inferior aos concorrentes.
ResponderExcluirA Ford, por um acaso, fez uma pesquisa com possíveis compradores a respeito da permanência desse pneu atrás? Não seria a oportunidade de extermina-lo? Feio demais! #passo
ResponderExcluirClaro que há pesquisas, por isso não se remove.
ExcluirA maioria que comprra o carro não considera este aspecto como motivo para deixar de fazê-lo.
Eu acho prático, porém não gosto da abertura lateral da porta que requer muita área livre para acesso ao porta-malas.
De resto, achei que o carro melhorou muito!
Sem o PowerShit!
ResponderExcluirO comprimento do Ecosport (sem o estepe) é de 4,00 metros de comprimento. Ou seja: ele é bem menor que todos os concorrentes.
ResponderExcluirO comprimento do Ecosport (sem o estepe) é de 4,00 metros de comprimento. Ou seja: ele é bem menor que todos os concorrentes.
ResponderExcluirGeral reclama mas é facelift. Não é nova geração. Então não é pra mudar muito mesmo.
ResponderExcluirParabéns a Ford pelo belo carro.
ResponderExcluirMas por menos dinheiro você compra o belíssimo 2008 thp.
Mas esse belíssimo 2008...ficará feíssimo na hora da revenda!!!
ExcluirEsse Eco, ficou muito bom com essas mudanças...a Ford acertou a mão!!!
O acabamento dessa versão está primoroso!!!
Cara já tive um 208 griffe...
ExcluirPara com essa história de desvalorização, já foi o tempo...
o carro estando bem cuidado você vende bem.
Já tive vw, gm, ford e digo Peugeot foi melhor carro que tive, e mais, quem teve um peugeot só elogia...
veja bem, a Eco é muito legal, mas não se compara com 2008 thp, não é atoa que o 2008 foi eleito por várias revistas o melhor da sua categoria em custo beneficio.
sem contar que a Eco é mais cara e não justifica um preço tão caro, por menos dinheiro você sai de 2008 thp...
faça a experiencia, ande uma 2008 com 173 cavalos e toda a tecnologia que tem e ande em uma eco completa, se mesmo assim voce optar pela eco, eu pago o carro pra ti...
Esquece parceiro, 2008 THP sofre do mesmo mal do golf 1.0 TSI, pode ser o que for mas sem câmbio automático, nesta categoria, e carta fora do baralho, a grande maioria dos compradores de SUV demandam isso
ExcluirConcordo com o comentário acima, também tive um 208 Griffe e o é carro maravilhoso.
ExcluirConcordo, essa de comprar carro novo já pensando em teve.da é coisa do passado.
ExcluirNão adianta fazer propaganda do carro aqui. Isso não vai mudar o mico que tem na mão.
ExcluirEu andei no 2008 THP! É realmente divertido, bem acabado, maaaasss...
ExcluirO câmbio manual... Fui pra um golf TSI DSG7 e me diverti tanto quanto com o 2008 THP.
Foi mais barato também, pois peguei um 2014. Golf TSI está barato no mercado.
Está certo que "Cavalo corre, cavalo come", mas o 2.0 Direct Flex nunca foi um motor eficiente por contar com GDi.
ResponderExcluirNão faria milagres no Ecosport tb.
Mas no geral já é uma boa evolução para poder encostar na sombra daqueles que ocupam o pódio do segmento ...
O que é GDi, Charles?
ExcluirFicou top esse interior.
ResponderExcluirCarro medonho e horroroso!!! Muuuito inferior a todos os concorrentes sem exceção. Deveria custar 20 mil a menos que qualquer concorrente direto.
ResponderExcluirmuito inferior? interior ta o melhor ate agora. mudou da agua pro vinho. conjunto mecanico tbm é um dos melhores. sabe nem oq ta dizendo...
ExcluirÉ... a Ford está melhorando o EcoSport e creio que os chineses, com os seus SUV's bem completos e com quase R$ 30.000,00 a menos, estão contribuindo para os fabricantes nacionais capricharem mais nos seus carros.
ResponderExcluirModelo antigo melhorado por dentro(Interior,Motor e Cambio) vai agradar quem gosta de carro e procura sempre algo bom por um preço razoável, mas duvido que ele concorrer com o grande prime, os 3 primeiros colocados são maiores e mais bonitos.. O que vai fazer a maior diferença nesse novo ecosport é o preço que foi prometido ser mais barato que as verões de entrada dos concorrentes
ResponderExcluirSerá que só eu achei essa frente mais feia do que o anterior?
ResponderExcluirA Frente anterior é mais bonita do que essa, parece até que essa é atual e a antiga é a nova, bem feia essa frente e medonha
Excluir2
ExcluirFicou bem melhor, vai vender bastante
ExcluirSIM! Só você com certeza!!!
ExcluirQuando a vw terá um suv nessa faixa de preço ? Dos 80000 ?
ResponderExcluirEsse estepe pendurado na tampa já deu, né?
ResponderExcluirJá estou na Segunda ecosport gosto muito !
ResponderExcluirA Ford poderia ter elevado o nível do EcoSport para a do Escape....
ResponderExcluirhttps://www.google.com.br/search?q=escapade+ford&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiOq_bV-NnUAhWHH5AKHTW5CAEQ_AUIBigB&biw=1821&bih=824#imgrc=wq6X_6i3lYlpbM:&spf=1498426224826
Se com a melhora não subir os preços mais do que 3 mil, vai voltar pra liderança. Se cobrar o mesmo que Renegade, HRV e Creta, vai continuar atrás. De acabamento, pelo menos bateu o Kicks, que é bom de foto, mas pessoalmente é simples.
ResponderExcluirEu acho ruim o Kicks não oferecer o piloto automático...
ExcluirEu acho que na maioria dos casos de quem procura câmbio automático, utiliza-se bastante o cruise control!
Acho que a ford não devia usar a desculpa de manter o estepe,pq o Br gosta, lá nos EUA e na Europa ele vai sem, acho q a ford deveria ter o estepe fora como opcional.
ResponderExcluireste pawnoschifres num sai de linha mais não?
ResponderExcluirO carro pode ter seus 4 metros, mas acomoda bem 4 pessoas, o porta malas é relativamente bom para o que se pede, o que falta mesmo é preço.
ResponderExcluirFord dando uma aula de design automotivo!!!
ResponderExcluirQuero saber os preços das outras versões. R$ 100 mil numa Ecosport é demais, não?
ResponderExcluirQuanto mais opção, melhor. O EcoSport visivelmente agradará ao público solteiro, mais apto a pagar 90 mil por um 0km nesses tempos de incertezas e que não necessita tanto de espaço para levar familiares no dia a dia. Tem perfil bem urbano, com recursos de tecnologia e segurança de fazer corar WR-V e o Duster, seus reais concorrentes hoje. A Ford volta a ter um produto competitivo em mãos, suficiente para aguentar as pontas nessa entressafra que precede novas gerações da categoria. Se o motor 1.5 casar bem com o automático mostrando-se realmente eficiente e com valor abaixo dos líderes, o modelo tem chances reais de retomar a liderança ainda em 2017, creio.
ResponderExcluirAgora sim o Ecosport virou carro de verdade, diante da concorrência a Ford foi obrigada a se mexer. Há muito tempo já deveriam ter sumido com esse Power"Shit", e até que enfim um paddle shift e teto solar, só ficaram faltando freio de estacionamento eletrônico, park assist e ACC para justificar os 100k.
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