A montadora alemã de carros premium Audi lança no mercado argentino, no Salão do Automóvel de Buenos Aires, a nova geração do Audi Q5 - SUV que chega em em três versões: uma versão com motor 2.0 TFSI de 252CV e a versão de lançamento SQ5 de 354CV equipada com um motor 3.0 TFSI.
A família se completa com a chegada de uma novidade mundial, o novo Audi Q5 Security, blindado de fábrica segundo a norma VR4.
Os preços do Novo Q5 para o mercado argentino são os seguintes: Audi Q5 2.0 TFSI S-Tronic Quattro 252 cv - US$ 78.600 dólares (R$ 259 mil); Audi SQ5 3.0 TFSI TipTronic Quattro 354 cv - US$ 104.400 dólares (R$ 343 mil).
A família Q5 chega à Argentina importada do México, onde a montadora construiu uma fábrica especialmente para este modelo para ser exportado para todos os mercados globais.
O novo Audi Q5 é oferecido sempre com tração integral Quattro e mede 4,66 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,66 metros de altura com uma distância entre eixos de 2,82 metros - em comparação com o modelo anterior, o novo Q5 tem crescido em quase todas as dimensões, mas o peso caiu 90 kg, e melhorou a aerodinâmica, com Cx de 0,30.
O interior oferece espaço para cinco pessoas, e supera o modelo anterior e os seus concorrentes em tamanho. As suas linhas orientadas horizontalmente enfatizar a impressão de largura e conforto, e uma tira de luz tridimensional se estende por toda a largura do painel de instrumentos. Ele vem com direção revestida em couro multifunções de três raios. Os assentos dianteiros são esportes e elétrica com função de memória.
Dependendo da posição do banco traseiro, o volume do porta-malas fica entre 550 e 610 litros, 10 litros a mais que o modelo anterior. Quando o assento traseiro é dobrado, este volume cresce a 1.550 litros.
O funcionamento do novo Audi Q5 é intuitivo e é marcado por três novos recursos. O cockpit virtual Audi é de série e apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução de 12.3 polegadas. O motorista pode escolher entre duas visões: uma vista clássica com grandes instrumentos redondos e um modo no qual o mapa de navegação ou listas dominam a cena. O MMI localizado no consolo central funciona como o elemento de controle principal. MMI de navegação é integrado ao botão central rotativo. O sistema de som deste modelo é complementado pela interface de smartphones Audi que inclui Apple Carplau e Android Auto.
Em seus sistemas de assistência ao condutor, o novo Audi Q5 também leva seu segmento com uma ampla gama de alta tecnologia. No interação inteligente, o grande número de sistemas oferecidos representam um passo seguinte para a condução pilotado.
O novo Audi Q5 chega a Argentina com motor 2,0 TFSI 252CV, que consome em média 14,7 Km/l - equivalente a 154 gramas de CO2 por km. Esse motor está associado a uma caixa S-tronic de sete a velocidade em que o condutor controla por uma alavanca de seleção ou shifters do volante.
Tração Quattro de série
O sistema Quattro é de série no Q5 e pode desconectar a unidade eixo traseiro quando não é necessário e, se necessário, pode reativar de forma proativa. O novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a tração ou de condução dinâmica.
O chassis tem controle de amortecedor. O motorista pode selecionar via Audi Drive Select, também de série, um dos sete modos de condução. A dois novos modos: high-offroad e allroad.
O novo SUV Audi está equipado de série com rodas de liga leve de cinco raios e 18 polegadas. Opcionalmente há outros designs de rodas de até 20 polegadas.
A versão esportiva: o Audi SQ5 - R$ 343 mil
Outro modelo que chega à Argentina é a versão esportiva SQ5, que carrega um motor 3.0 TFSI 354CV com transmissão automática Tiptronic de 8 marchas e tração permanente Quattro.
O motor V6 turbo de alumínio fornece torque constante de 500 Nm entre entre 1370 e 4500 rpm. Acelera de 0 a 100 km / h em apenas 5,4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/. O consumo médio é de 12 Km/l.
As características dimensionais do Audi SQ5 são as seguintes: 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre eixos é 2824 milímetros. Seu peso é de 1.870 quilogramas.
Esteticamente o Audi SQ5 conta com grade do radiador com elementos duplos em alumínio com contraste em cinza fosco como pano de fundo para o logotipo S diamante vermelho.
A tecnologia LED é de série para todas as funções de iluminação.
O interior do Audi SQ5 conta com logotipos exclusivos "S", bancos e volante em couro e alcantara com costuras contrastantes. Há também uma grande variedade de escolhas de materiais de acabamento interno, podendo ser de madeira ou de fibra de carbono. Os pedais e apoio para os pés são feitos de aço inoxidável.
O Audi SQ5 tem de série: o cockpit virtual Audi, MMI de navegação plus, sistema de som Bang & Olufsen, 100% luzes LED dianteiros e traseiros, sistema de tração quattro permanente com bloqueio do diferencial central, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, suspensão esportiva com amortecedores ajustáveis, Audi drive Select , rodas de 20 polegadas.
Audi SQ5 - Salão do Automóvel de Buenos Aires - Fotos
Audi Q5 Security
O Audi Q5 Security é o primeiro SUV no mundo no segmento a oferecer blindagem de fábrica. Do lado de fora, é virtualmente indistinguível de modelos de produção, mas cumpre os requisitos da classe balística VR4 de acordo com a norma VPAM.
As partes de blindagem de proteção utilizados são certificados para NIJ III-A classe NBR 15000 que é amplamente usado. Isto significa que o Q5 Security resiste a ataques de armas até a Magnum 44 e, portanto, protege eficazmente os passageiros contra ataques.
A segurança da célula blindada do SUV incorpora um compartimento de bagagem que pode ser acedido a partir de dentro. As portas, o porta-malas, o teto e as paredes laterais, bem como o compartimento do motor, são reforçados com peças de aço de alta resistência.
O Audi Q5 Security carrega um TFSI 252CV 2.0. Seu poder é transferido através de uma S-tronic de sete velocidades para o sistema de tração integral Quattro.
Atinge uma aceleração de 0 a 100 km / h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km. consumo de combustível combinado do Audi Q5 Security é de 12,2 Km/l.
Essa versão blindada vem com controle de amortecedor com suspensão a ar ajustada para o maior peso do carro blindado - peso vazio (sem condutor) de 2,295 kg. As rodas são de 20 polegadas e o sistema de freio tem discos frontais medindo 350 mm de diâmetro.
O Audi Q5 Security deixa a linha de montagem com equipamento de série que inclui, vidros escurecidos traseiros, ar condicionado automático de três zonas e o sistema de som da Bang & Olufsen 3D, acionamento elétrico para a parta do compartimento de bagagem, Audi virtual Cockpit e Audi drive select.
Novo Audi Q5 chega à Argentina: preços e detalhes oficiais
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Os hermano já receberam até a SQ5 e aqui nada! PQP.
ResponderExcluirGLC e X4 que se cuidem.
ResponderExcluirE X3 também.
ExcluirSonha, a Mercedes líder mundial Premium, BMW em segundo, vai nas previsões furadas do carlota da Ceci não pq são todas furadas hahahah
ExcluirTenho um Q3(2017) e uma X1(2017). O Q3 é muito mais motor e robustez, mas perde em tecnologia. Com certeza absoluta, o Q5 trazendo tecnologia de fábrica vai desbancar os concorrentes.Palavra de quem tem AUDI e BMW na garagem
ExcluirAlguém sabe pq até a Argentina recebe carros melhores? Economia o que ? Eu não sei. Carlos explica pfv
ResponderExcluirEntre a tecnologia da Mercedes e o desempenho da BMW, prefiro a AUDI. É a junção e algo mais do que as duas primeiras tem de melhor.
ResponderExcluirgostaria de saber porque embora o Brasil seja o dona da economia mais forte, maior mercado consumidor da america do sul, alem de ter a maior quantidade de montadoras inclusive as 3 principais marcas premium alemã, a maioria dos principais laçamentos automobilisticos ocorrem so bem depois deda Argentina ?
ResponderExcluirEssa versão Sedurity se tiver um custo benefício bom terá um mercado muito bom aqui no Brasil. Acredito que não desvalorizará tanto quanto os carros que são blindados posteriormente e as seguradoras poderão rever seus planos para estes carros, melhorando os preços e deixando viável carros com mais de 5 anos de utilização.
ResponderExcluirSecurity
ResponderExcluirSerá que mais pra frente poderá ter uma versão elétrica do Q5?já que a BMW confirmou o X3 elétrico e o Stelvio também tem chances de ter versão elétrica.
ResponderExcluirMuita enganação ainda hoje com o peso real adicionado dos blindados, quem já andou ou anda sabe que o carro fica bem pesado, sensação não engana, freios e suspensões ficam uma porcaria, mexe em suspensão e freio quase como faz revisão de rotina, e ainda falam que em carro médio adiciona por volta de 170kg, essa Q5 é um suv, ok que tem uma área blindadas maior mas uma Q5 completa pesa 1720kg, essa blindada 2295kg, mesmo considerando um carro mais completo, exagerando algumas dezenas de kg a mais, mesmo assim são 575kg totais de diferença.
ResponderExcluirDesign interno extremamente matador, sem tirar nem por. Externamente achei meio "meh". Não é feio. Mas também não é bonito. Gosto mais da identidade visual do novo Q2. E do Novo Tiguan. De qualquer modo, um belo pacote.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.