Os modelos Jetta, Golf e Golf Variant produzidos na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, para exportação para Estados Unidos da Améria, Canadá, Argentina e outros países americanos, serão equipados com os motores 1.4 TSI brasileiros, fabricados em São Carlos - São Paulo.
Isso decorre de um novo contrato de exportação de motores que a VW Brasil estabeleceu com o México, e que terá início neste ano e se estenderá até 2020, com o fornecimento de cerca de 250 mil motores para a unidade mexicana.
Para implementar o projeto de exportação, a unidade brasileira receberá um investimento adicional de R$ 50 milhões de reais, somando-se aos R$ 460 milhões anunciados em 2015. Os recursos são aplicados em modernização de processos.
A unidade de São Carlos da Volkswagen Brasil já fornece já havia sido selecionada para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa.
Para produzir a versão 1.4 TSI para exportação, as linhas de usinagem e de montagem do prédio EA211 receberam adaptações para atender a complexidade do processo produtivo que envolve este modelo, que conta com maior quantidade de componentes comparado às demais versões já produzidas, por possuir uma calibração diferenciada, dadas às diferentes normas, temperaturas e combustível utilizado em outros mercados.
A unidade de São Carlos da Volkswagen já produziu mais de 10 milhões de motores em 20 anos de atividades, completados em outubro de 2016. Atualmente é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross.
Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.
Vídeo - Exportação de motores 1.4 TSI brasileiros para o México
VW Jetta e Golf mexicanos usarão motor 1.4 TSI brasileiro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Ótimo notícia para a nossa economia e garantia de emprego. Parabéns VW do Brasil procurando alternativas externas
ResponderExcluirNa verdade TODAS as empresas no Brasil estão indo nessa direção (empresas com capacidade de gerar tecnologia e exportá-las).
ExcluirSeja no segmento automotivo, sejam outros...
Que bacana, agora o C4C tbm poderá vender o Golf usado da mãe dele no México.
ResponderExcluirTa vendo aí C4C, os locais para vender os VWs usados só estão ampliando, dessa forma o carro conseguirá desvalorizar menos e ter melhor revenda.
Será mesmo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResumo da opera: a planta produz muito motor pra pouco carro vendido no Brasil. Teve que viabilizar esse acordo pra linha não parar. Ninguém compra Golf e Jetta de 100 mil reais. Como no México/US os preços são decentes, tem demanda por lá
ResponderExcluirPior é saber que preferem Corolla 2.0 de 100k a um 1.4T. Concordo que o estilo do Jetta já passou do tempo, mas ainda assim tem excelentes atributos e o conjunto motor e câmbio fazem melhor que o Toyota...
ExcluirExatamente
ExcluirResumo da opera, mais um cala boca nos haters. São os motores mais modernos usados no Brasil e é bom saber que esses motores são usados em carros que vão para EUA e CANADÁ. Porque iria exportar para os EUA se a fábrica que usa esses motores fica no México.
ExcluirResumo da opera, mais um cala boca nos haters. São os motores mais modernos usados no Brasil e é bom saber que esses motores são usados em carros que vão para EUA e CANADÁ. Porque iria exportar para os EUA se a fábrica que usa esses motores fica no México.
ExcluirAgora só falta fabricar o novo 1.5 evo
ResponderExcluirtirando a bmw que monta em ckd em santa catarina e exporta o carro pronto pro estados unidos , a volks e ford do brasil so conseque entra no mercado americano com motores feito em taubate e sao carlos em carros feito no mexico isso mostra como o brasil nao e competitivo fora da america latina
ResponderExcluirAlguma novidade sobre a linha 2018 do Golf no Brasil????
ResponderExcluirFica evidente o visual cansado do Jetta. Basta observar o contraste entre a imagem desta reportagem e a anterior, que estampa um Corolla atualizado. Sobretudo, considerando que o Corolla tem um estilo bastante tradicional. Golf segue o mesmo caminho que o Jetta, pois mantém a mesma linha de falta de criatividade no design.
ResponderExcluirAinda bem em tempos de crise, garantia de permanência de pessoas empregadas.
ResponderExcluirQueria entender a estratégia totalmente sem noção de colocar o 1.4 a gasolina no Jetta sendo que tem o flex.
ResponderExcluirvixi mais um veículo só morfo nos pátios das concessionárias.
ResponderExcluirCorolla briga sozinho nessa categoria, na verdade, briga com seus preços somente.
Cadê o Jetta 1.4 flex ?
ResponderExcluirO jetta brasileiro vai ser flex então?
ResponderExcluirQuem compra jetta 1.4 só se preocupa mesmo com motor e que na realidade nem é lá essas coisas, tem comparativo por ai que mostra que ele anda a mesma coisa que o corolla xei, sem falar que o jetta tem manutenção bem mais cara, desvalorização de 20% ao ano, seguro caro, motor que dar problema em bico e bobina, suspensão dura e ruidosa, câmbio aut da década passada, acabamento de portas boqueta, pelado na versão de entrada, design de 1999 e ainda tem gente que encontra vantagem em jetta, que piada...
ResponderExcluirHei Cavalcante, vc pegou pesado hein?.rsrs. Mas nao tem nada de errado em o Jetta 1.4 andar quase igual ao Xei 2.0. Perceba q o motor do jetta eh 1.4 turbo e do cololla, um 2.0 aspirado muito competente. Mas concordo q o jetta ja esta "cansado", por ser de um projeto antigo (eh o Golf sedan da geracao anterior). Mas ele tem seus meritos...
ResponderExcluirLUKOH, segundo a 4 Rodas deste mes, o golf geracao "7.1" ou seja, com o facelift chega no Brasil entre 2ndo semestre e o final deste ano.Mas deve ainda manter os motores 1.4 TSI e 2.0TSI atuais...Nao tem informacao se virao com o novo 1.5 TSI...
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