Os números do mercado automotivo brasileiro relativos à primeira quinzena de maio de 2017 (veja aqui) apontam crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2016, e também em relação a abril de 2017.
A média diária de vendas da primeira quinzena de maio de 2017 ficou em 7.861 unidades, o que é 0,4% superior aos 7.828 da primeira quinzena de abril (veja aqui), e mostra um expressivo crescimento de 7,7% sobre a média de 7.297 unidades por dia de maio de 2016 (veja aqui).
Isso significa que o fato de a média diária da primeira quinzena de maio de 2017 ter ficado abaixo de 8.000 unidades por dia não significa "estagnação", até mesmo porque a primeira quinzena é tradicionalmente mais fraca. No mês passado, por exemplo, a primeira quinzena fechou com 7.848 unidades vendidas de média diária, enquanto o mês (veja aqui) fechou com 8.421, que foi o melhor resultado em 16 meses.
Dessa forma, o número que importa, hoje, é o comparativo com a primeira quinzena de maio de 2016, e esse número aponta um crescimento robusto de 7,7% na comparação anual. Com a mesma quantidade de dias úteis, em 2017 foram vendidos 78.616 carros e comerciais leves, enquanto no mesmo período de 2016 foram 72.970 unidades - reforçando ainda mais os sinais de que o mercado brasileiro já está crescendo em relação a 2016.
Outro indicador que corrobora a tese de que o mercado está crescendo é a venda do modelo mais vendido. Enquanto na primeira quinzena de maio de 2016 o modelo mais vendido do Brasil, à época o HB20, emplacou 4.922 unidades, enquanto na primeira quinzena de maio de 2017 temos o Onix com 5.747 unidades - aumento de 6,7%.
Crescimento está se acelerando
A primeira quinzena de maio é a terceira quinzena consecutiva que aponta um crescimento do mercado brasileiro em 2017 relativamente a 2017.
E esse crescimento está se acelerando como mostrado o gráfico acima, já que na primeira quinzena de abril de 2016 o crescimento foi de 4,4%, avançou para 7,4% no fechando de abril, e chegou a 7,7% na primeira quinzena de maio.
Conclusão
O mercado automotivo brasileiro não está "estagnado", e os números da primeira quinzena de maio apontam que o crescimento iniciado no final de março não só se mantém como esta em aceleração. E esse processo tende a se intensificar até o final no ano respondendo aos estímulos que a economia brasileira vem sofrendo: redução de inflação, redução de juros, aumento da confiança e redução do risco Brasil.
QUE BOM.....................PRA ELES !!!!
ResponderExcluirCar Blog:
ResponderExcluirEu soube que as vendas do Chevrolet Onix despencaram vertiginosamente nos últimos dias devido à ampla divulgação do seu resultado deplorável no teste de segurança do LatinNcap.
Essa informação está correta?
De ontem para hoje foram vendidos:
ExcluirOnix: 543 unidades
HB20: 828 unidades
Gol : 252 unidades
Ka : 289 unidades
O HB20 vendeu bem mais, mas é necessário verificar se a tendência vai se manter. De qualquer forma, Onix vendendo o dobro do Gol e do Ka é a média.
Desse jeito o hb20 vai passar o Lixônix.
ExcluirNa minha opinião o ônix perde do hb20, Etios, gol, fox, uno e Ka.... Só ganha do Palio, Sandero e march....
ExcluirO resto é tudo melhor que ônix....
Ônix perde de todos
ExcluirNão acredito nisso, não!
ExcluirTodo mundo sempre soube que essa tranqueira do Onix era uma mortalha ambulante.
O teste só ratificou isso.
Ninguém aqui no Brasil dá a mínima pra segurança.
Aqui no prédio tem dois ônix.
ExcluirEfeito FGTS, é sazonal.
ResponderExcluirAgora, concordo com o blog, dentre os carros nacionais o golf hj e o melhor carro em fabricação.....
ResponderExcluirPorém tb entendo que essa revisão no Corolla o deixou digno....os controles de tração, estabilidade e 7 air bags juntamente com a pequena remodelação fez bem demais
Depois da ecatombe de ontem pode esquecer esse crescimento...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.