O Chevrolet Onix foi alvo de uma notícia muito repercutida (veja aqui) na semana passada acerca da qual o modelo tinha sido reprovado em um teste de colisão do Latin NCAP, tendo obtido zero estrelas segundo o protocolo de 2016, o que provocou uma série de questionamentos se o modelo teria suas vendas prejudicadas por tal evento.


Assim, para tentar avaliar o impacto da notícia nas vendas do Onix, relacionamos no quadro abaixo as vendas diárias do modelo nos dias 16 e 17, e as comparamos com as de seus principais concorrentes, e também com a média das vendas diárias ao longo da primeira quinzena.


Vendas diárias
Δ (16 e 17) / Média 1ª Quinzena
ModeloMedia (1ª Quinzena)Dia 16Dia 17
GM Onix575 543 518 -7,7%
Hyundai HB20400 828 73 12,6%
VW Gol461 252 266 -43,8%
Ford Ka299 289 500 31,9%

Os números acima mostram que a média de vendas do Onix nos dia 16 e 17 está 7,7% abaixo da média da primeira quinzena, enquanto o Hyundai HB20 teve um crescimento de 12,6%. Por outro lado, o VW Gol registrou queda ainda maior que o Onix, declinando -43,8%, enquanto o Ford Ka subiu 31,9%.



Conclusão

Tendo em vista que os principais concorrentes do GM Onix são Hyundai HB20 e Ford Ka, e que estes dois estão crescendo, enquanto o Onix caindo, há sim um indício de que as vendas do hatch da GM podem estar estar sendo afetadas negativamente, mas de forma não muito pronunciada neste primeiro momento.

57 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O gol não é concorrente do Ônix?!?!?! Ele concorre com quem então? Com o Uno? Nem com a GM dando uma chance as vendas do Gol deslancham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gol só é o segundo carro mais vendido do Brasil este mês...isso que não está 'deslanchando"...imagina se estivesse..
      Eu não entendo o que tem tanta moçoila preocupada com venda de Gol, Up!, Golf? Ganham ou perdem algo com isso? Não! Então são apenas manés cuidando de algo que não é da sua conta. Em algum lugar isso se chama "fofoqueiros".

      Excluir
    2. as vendas do onix cairam pq a MOVIDA comprou um lote de gol ao invés do chevrolet...... apenas isso

      Excluir
    3. Isso! O Gol virou o carro de entrada da VW e suas vendas aumentaram devido a vendas diretas (empresas)

      Excluir
  2. As vendas do Onix foram prejudicadas sim.
    A notícia da sua vexatória reprovação no teste de segurança do LatinNcap, com a emblemática nota zero, saiu em todos os grandes portais e sites da internet, além de ter sido divulgada nos canais de televisão.
    A Proteste ter pedido a retirada do carro de linha também causou rebuliço.
    Pegou muito mal. Brasileiro não se importa muito com segurança, mas um ZERO assusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Mary Ibarra não está nem aí,afinal ela não anda nessa bomba.

      Excluir
    2. Mas acho também que muita gente que ia comprar agora está esperando o lançamento do carro da Fiat, afinal vão concorrer entre si.

      Excluir
    3. O Argo vai dar um coro feio no ônix.

      Excluir
  3. Devia retirar esse carro ou a GM mexer na estrutura dele e fazer outro crash test

    ResponderExcluir
  4. As vendas do Ônix em nosso mercado e muito grande para frotistas e esses poucos estão ligando para a segurança, pois eles querem é comprar carros a preços de bananas, como a Chevrolet faz com o Ônix.
    É natural que com a Fiat voltando a briga o Ônix perca vendas significativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar os númneros acima, todos eles, em números maiores ou menores, vendem para frotista. Essa média diária do Gol da primeira quinzena teve influência de uma venda grande para locadoras no segundo dia útil; alçgo como 1500 carros.HB20 828 DIA 16, mais que o dobro da média, isso também significa venda para frotista. O KA, 500 unidades ontem, isso também é venda para frotista, ou seja, sempre que passar de 20 a 30% da média pode contar que é venda para frotista, com excessão do último dia do mês, quando algumas montadoras antecipam faturamentos.

      Excluir
  5. Gol e Onix duas bomba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bomba é Mobi, Uno e Pálio. Pálio 1 estrela, o Uno também deve zerar e o Mobi a Fiat tá escondendo do Latin NCAP, pois se existisse número negativo nesses testes, seria dele.

      Excluir
    2. O Mobi não foi testado ainda,já vi gente falando que a Fiat tá segurando o carro.

      Excluir
    3. O LNCap tem verba de doações para comprar carros nas lojas e fazer os testes. O Mobi deve estar no budget. Questão de tempo, espero. O caro são os testes na Alemanha, laboratorio do ADAC.

      Excluir
  6. Os fanboy da GM a essa hora devem estar rodando a Baiana com essa notícia.

    ResponderExcluir
  7. O brasileiro médio não sabe nem o que é "Crash test".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Brasileiro que não sabe o que é "Brasileiro médio".

      Excluir
    2. Tem gente q ônix,gol,mini é carro kkkkk

      Excluir
  8. Eu não descartava pegar a velharia mecânica do Onix com taxa ZERO em 36 vezes, mas com essa nota zero eu desisto mesmo que as condições de aquisição sejam tentadoras.

    ResponderExcluir
  9. Que peninha! Esse carro tem uma telinha tão legal no painel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não vai te salvar num acidente

      Excluir
    2. Tem pessoas que não identificam uma ironia nem se ela vier com uma placa...

      Excluir
    3. Conhecido também como analfabetismo funcional.

      Excluir
    4. Vcs dois tem certeza que sao sarcástico? O kra foi irônico e vcs tirando hahaha

      Telinha que so serve pra chamar ladrão kkkk ai eh osso né Lro83

      Excluir
    5. Pois é... superestimei alguns leitores daqui! Os caras não conseguem nem escrever direito - não é mesmo, Carlos? - imagine se compreenderiam uma ironia... desculpo-me.

      Excluir
  10. Eu não acredito que isso vá abalar substancialmente as vendas do Onix.
    Da mesma forma que 5 estrelas não ajudam o up a vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que abala a venda de um produto é outro... Como novidade, por qualidade ou inovação.

      Excluir
  11. Vocês falam do Onix ter zero estrelas mas estão esquecendo que esse resultado é do teste lateral ! Espera só testarem o gol aí vamos ver se ele tira uma nota melhor lembre se Onix tinha 3 estralas no impacto frontal e o gol também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um erro não justifica o outro.

      Excluir
    2. Interpretação errada. O 0-nix tinha 3 estrelas para adultos nos testes anteriores. Nos novos testes, mais exigentes, o 0-nix é ZERO para adultos.

      Excluir
  12. Duvido que o consumidor tenha essa maturidade já

    ResponderExcluir
  13. Nas Auto-Escolas é cheio de fanboy da GM,meu professor do CFC tinha um Corsa 1.8,só sabia falar de carro com manutenção barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk melhor q um Porsche já q a manutenção é barata

      Excluir
    2. Se as peças são frageies com certeza a munutenção é mais barata.

      Excluir
    3. Eu levo em conta num carro a manutenção barata,mas não abro mão da economia.

      Excluir
  14. Carro feito de latinha de refrigerante

    ResponderExcluir
  15. Antes eu até pensaria em comprar um 0-nix seminovo, hoje vou continuar com meu gol, ou partir para Up, Hb20 ou Etios.

    Eu jamais recomendaria nem para meu inimigo agora um Onix, então de certa forma a fama de carro de Plataforma mundial foi manchada.

    Tipo o que aconteceu com o NhecoSport quando a 4Rodas reprovou ele no desmonte, ou com os carros da Ford com Cambio Powershit.

    ResponderExcluir
  16. Excelente Notícias!
    Finalmente os brasileiros priorizando a segurança!

    Vergonha Nacional!!! Em países corretos só os aprovados podem ser vendidos!!!

    "A resposta da General Motors de que "cumpre todos os requisitos" de segurança para a venda do Chevrolet Onix, dada após a divulgação de zero estrela para o modelo em teste independente do Latin NCap, evidencia o descompasso do mercado brasileiro com os de países mais maduros nessa questão."
    ... Ou seja... Legislação de Merda, então temos carros de merda ... e o povo que se dane!!!
    ... Produtos inferiores são vendidos aqui porque o povo compra!

    Lembrando que Onix ... Prisma ... Cobalt ... Spin ... compartilham mesma plataforma.

    ResponderExcluir
  17. Um colega meu financiou um ônix e ainda diz"o Up é caro"

    ResponderExcluir
  18. Ouvi comentários de que o up só é seguro porque no teste de colisão só foi feito com impacto frontal e não com o lateral e que a VW tem medo de fazer o teste novamente, mas desta vez incluindo o lateral, pois fazendo esse teste o UP,não passaria no teste, sendo que isto é uma inverdade, pois aqui esta o link onde mostra o teste.https://www.youtube.com/watch?v=Eg-eFDNDvQ0

    ResponderExcluir
  19. Só comento quando Gol, Ka, HB etc.. fizerem o mesmo teste para ter um parâmetro comparativo.

    ResponderExcluir
  20. É questão de gosto... Os dois são muito caro pelo que oferecem.

    ResponderExcluir
  21. Carro zero no Brasil é muito caro. 1° pela carga tributária e em 2° porque o brasileiro paga. Para se ter uma ideia um Voyage zero uma versão completa 1.6 completa é em média 55k valor de Sentra 14/15 SV ou SL com km compatível entre 30 à 45 mil rodados.

    ResponderExcluir
  22. Ford Ka a melhor compra da categoria sem dúvida.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Pode acrescentar na conta. A questão maior é consumo exacerbado por carro. Quem pode ou quem acesso a crédito já se acostumou a trocar de veículo em ciclo muito rápido por medo da desvalorização, por medo da manutenção e por ostentação. Aí as montadoras fazem uma mesma geração de motores e plataformas passarem por três modelos: Corsa, Celta e 0-nix. E não é só a GM que faz isto não. É só entrar em site de montadoras com veículos mundiais tipo Renault/ Dacia e ver os motores que rodam fora é façam um pequena análise (consumo, preco e cv=hp). Quem não quer viver montando carro no Brasil.
    É um defeito da grande maioria, se apega pelo design. Depois vem os opcionais segurança, consumo, pós venda, manutenção, depreciação da marca e etc...

    ResponderExcluir
  25. Minha mãe comprou o lt 2017 1.0 prata, depois da notícia colocou a venda, eu iria comprar um ltz em outubro, já não vou mais....simples...damos valor a nossas vidas !!

    ResponderExcluir
  26. Gol está no mercado a décadas só de liderança foram 27 anos e mesmo assim ainda vende bastante se comparado com concorrentes mais "modernos".

    ResponderExcluir
  27. Essa semana as vendas do 0-nix foram MUITO abaixo do normal. A repercussão negativa do desastre foi muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasileiro está aprendendo a exigir produtos de qualidade. É o minimo a ser oferecido tendo em vista os altos preços aqui cobrados.

      Excluir
  28. Poderiam criticar o ônix somente depois que fizessem o mesmo teste com ao menos 1 carro de cada montadora do Brasil,pois no Brasil nunca foi exigido testes de colisões laterais nos veículos,se fizerem 1 teste com cada montadora de automóveis do Brasil e eles receberem 1 estrela aí sim critiquem com convicção o ônix

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem