O Chevrolet Onix, veículo mais vendido do Brasil, recebeu zero estrelas para segurança de passageiros adultos no teste de impacto do Latin NCAP segundo o protocolo de 2016, que leva em consideração impacto lateral. Já para passageiros infantis (banco traseiro) o Onix recebeu três estrelas.
O Latin NCAP já avaliou nesse novo protocolo o Palio, que recebeu um estrela, e o Peugeot 208, que ficou com duas. Assim, o Onix é o pior compacto entre os avaliados pelo instituto segundo as novas exigências.
O instituto apontou que a abertura da porta representa elevado risco para ocupantes, e o modelo não atente à legislação básica da ONU sobre proteção lateral, motivos pelos quais foi reprovado.
“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente".
Chevrolet diz que o Onix atende a legislação brasileira
Após a divulgação do resultado, a Chevrolet divulgou nota afirmando que o Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.
"Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul., diz o comunicado”
Acho que todos os compactos destinados a mercados emergentes terão uma nota baixa nesse teste. Apenas carros de mercados globais passarão, ou alguém acha que os fabricantes fazem carros seguros pro "terceiro mundo"?
ResponderExcluirO New Fiesta Hatch foi um carro tropicalizado e que nem por isso largou a mão de itens de segurança, sua versão top custa pouco mais que a top do onix mas vem com uma estrutura moderna e segura, inclusive em testes do EuroNCap, 7 airbags (coisa que nem carros médios no brasil tem) e controle de tração e estabilidade.
ExcluirA resposta da chevrolet não vale nada diante dos resultados mostrados no teste. Ia ficar menos feio se tivessem falado: ok, faremos melhorias na estrutura. E então responderam: nosso carro é seguro sim, por isso ele vende muito. (Fala sério!)
Excluirpra quem comprou, hahaha minhas condolência.
Excluirnão sou fanboy mas Up e golf eh uns dos carros mais seguro dos populares, no brasil!
uma pena custar tanto. mas definitivamente não vale pagar menos num carro que pode custar sua vida!
Em contrapartida, suspeito que Gol e Fox também tomariam pau nesse teste...
ExcluirNão apenas o Gol e o Fox. Vamos vê se a VW nem coragem para submeter o Up! a esse novo teste. No que foi feito há alguns anos, a colisão lateral não era realizada.
ExcluirVamos combinar que fica uma papagaiada comparar resultados de testes feitos em anos diferentes, com critérios diferentes. O povo, que já não é especialmente brilhante, confunde tudo, e o próprio blog endossa isso quando libera o Carlos pra se gabar até de um crash test feito no início dos anos 2000 no Fox. Bora testar essas porcarias todas com um mesmo critério e dar transparência aos resultados?
Excluire comece a guerra nos comentários!
ResponderExcluirUm carro com plataforma do Corsa 1996, motor de 1986. O que espera dessa velharia ? Mais tem CMM no painel isso que é importante! #sqn
ResponderExcluirPs. Aguardando o comentário do Carlos, kkkkkkkkkk
relinchou bonito... a plataforma não é do corsa 1996, que foi lançado em 1994, pra começar.
ExcluirA plataforma é derivada do sonic, porém pelo resultado obtido sem o reforço estrutural necessario, coisa tipica para atender mercado e manter preço...
Vamos ver se agora se mexem e reforçam a estrutura...
ah e que submeta outros tantos carros ao impacto lateral tbem....
Meu comentário foi pouco irônico, mas essas plataformas GAMMA da linha GM sao atualizações passadas Gamma / GM4300 que eram utilizadas no corsa B,C ou seja é basicamente uma evolução porca, algumas peças podem até ser compartilharas de suspensão. Basicamente a mesma plataforma.
Excluirfatos somente fatos
ExcluirSempre achei que quem não sabe a diferença entre MAS e MAIS é que era o público alvo das CMM de luzinhas em carro popular.
ExcluirNascido para matar!
ResponderExcluirParece que a GM não se preocupa muito com segurança, esse aí não é o primeiro, o Agile tbm ficou com zero.
Nunca se preocupou na linha de compactos. Pobre tem que rodar em cadeira eletrica. Repito aqui a máxima. A maioria é sempre burra.
Excluirchooooooraaaa coraçaaaooo (♫)
ExcluirMas o Onix tem uma telinha para espelhar o celular, segurança para que?
ExcluirO "novo" Celta, a ser lançado, terá quantos estrelas?...
ExcluirNenhuma,um fanboy da GM disse no YouTube que ele ia voltar e não ia ter pra ninguém kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirBrasileiros compram carros baseados só em beleza e preço, segurança vem em ultimo plano...
ResponderExcluire vc? que carro tem???? hmm?
Excluirkkkkkk
O que o GM Onix tem de beleza? Nem isso pode-se dizer.
ExcluirO que o GM Onix tem de beleza? Nem isso pode-se dizer.
ExcluirPelo menos a maior parte dos compradores seguem esse padrão de beleza/preço.
ExcluirQuem fica analisando segurança muitas vezes é só palpiteiro.
Meu professor do CFC era fanboy da GM,sempre falava em carros com manutenção barata dando ênfase a Ford,GM e Fiat,segurança ele falava pouco.
ExcluirRidículo. Enquanto a Chevrolet vende essa cadeira elétrica para o brasileiro, a VW vende o Up!, que é 5 estrelas em segurança.
ResponderExcluirchoooooooraaaa coraçaoooooo (♫)
ExcluirTenho minhas dúvidas nestes testes.
ExcluirNão sei se não rola grana pra dar resultados diferentes.
a Vw já fez coisa errada na vez em que adulterou os resultados de combustível...
tenho minhas dúvidas se o up é tão resistente assim, afinal o up não pode ter protetor de carter para quando houver uma batida frontal o motor descer até o chão para proteger o motorista, dai que fica a dúvida se o teste é quente mesmo...
Quanta asneira.
ExcluirNão apenas o Gol e o Fox. Vamos vê se a VW nem coragem para submeter o Up! a esse novo teste. No que foi feito há alguns anos, a colisão lateral não era realizada.
ExcluirFez teste lateral sim, em 2013 e 2014. E em ambas, tirou nota máxima.
ExcluirO que foi exigido agora, que não tinha à época, era o ESP, seguindo o protocolo europeu.
O problema todo é a ignorância das pessoas que não procuram se informar, e despejam bobagem e mais bobagens na Internet.
MC, a nota máxima do teste foi para o Up! Europeu, que tem airbags laterais. Não vendemos esse Up! Europeu aqui, vendemos?!
Excluirso vim pra ler os comentarios (michael jackson sentado no cinema comendo pipoca).
ResponderExcluirÉ um belo de um caixão sobre rodas.
ResponderExcluirO Carro praticamente se desmantelou e a GM ainda tem a cara dura de soltar uma nota dizendo que atende as recomendações de segurança.
ResponderExcluirVai ser cara de pau assim lá na china. Tem é que tirar do mercado mesmo.
Dá-lhe mais, Brasil!
ResponderExcluirBurrice foi enviar o carro pra fazer o teste.
ResponderExcluirPelo menos enviou e a Fiat que lançou o Mobi há um ano e ninguém sabe quando será o crash test delem
ExcluirMeu ex-instrutor de auto-escola é fanboy da GM,uma vez disse que o ônix vende bem pra caramba,o cara tem um Celta e chegou a dizer que prefere ele que o Up.
ResponderExcluirfanboys da GM não levam em conta a segurança num carro,se é assim que comprem um chevete velho logo de uma vez.
Só os fanboys da GM são assim?
ExcluirOs Fiateiros são piores,mas só os fanboys da GM caçoam do latincap chamando-o de "Latiu no capim"
ExcluirDá-lhe UP!!!! Dá-lhe Volkswagen!!! Os carros são mais caros , mas as vidas dos ocupantes é acima de tudo,!!! O ônix vai continuar pq os Brasileiros merecem e dão valor
ResponderExcluirVamos vê se a VW nem coragem para submeter o Up! a esse novo teste. No que foi feito há alguns anos, a colisão lateral não era realizada.
ExcluirFez teste lateral sim, em 2013 e 2014. E em ambas, tirou nota máxima.
ExcluirO que foi exigido agora, que não tinha à época, era o ESP, seguindo o protocolo europeu.
O problema todo é a ignorância das pessoas que não procuram se informar, e despejam bobagem e mais bobagens na Internet.
MC, obrigado por me esclarecer. Realmente constatei a veracidade da informação. Mas convenhamos que os testes foram outros. Os mesmos aplicados ao Onix, Palio e 208 devem ser submetidos ao Up! Aí sim, evitam-se essas especulações.
ExcluirÉ verdade!
ExcluirA nota de justificativa da GM é criminosa.
ResponderExcluirABS e airbags duplos são obrigatórios, sem isso não poderiam sequer ser vendidos no Brasil. Incluir ambos em um auto significa absolutamente nada em relação a ter respeito pela vida dos ocupantes, mas os caras soltam isso pois estão cientes que os compradores de Onix são em sua maioria ignorantes que levam em conta basicamente o design, luzinhas coloridas no painel, o que os outros pensam quando se chega a um shopping dentro de um e coisas do tipo...
O restante da nota é tão ruim quanto. É óbvio que quem compra Onix não leva em conta a segurança... daqui pra frente então isso será ainda mais óbvio, pois certamente continuará a vender. Claro que a GM sabe disso... mas assim, mais uma vez, ludibriam o comprador ignorante com essa estratégia de sugestão, que então passa a se colocar como alguém que leva em conta a segurança na hora de comprar um auto.
Aqui cai como uma luva o comentário seguinte:
ResponderExcluir"É estranho ver os números de vendas do Volkswagen Up. O 13º lugar no ranking não corresponde às qualidades e às habilidades do carro. O desenho, minimalista, não agradada às massas, que preferem vincos, dianteiras desproporcionais e traseiras recortadas como se feridas por um kataná. E o design, meu amigo, corresponde por aproximadamente 70% da decisão de compra. Apenas isso pode explicar ele estar atrás dos irmãos Gol e Fox. Talvez a posição também se explique pela falta de carros para teste-drive nas concessionárias. O Up é do tipo que, quem anda, leva para casa."
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/meninos-de-rua-fiat-mobi-drive-encara-volkswagen-up/12554
Acho q tamanho e preço também influenciam muito, brasileiro não entende que um carro pequeno pode sim ser mais caro que um carro maior. Fora isso os preços que a vw cobram estão bem caros.
Excluireste que o problema maior preço muuuuuuito alto eh fato!
ExcluirEnquanto o dono de um ônix corre riscos nele,dona Mary Ibarra que soltou essa gaiola da morte deve andar num malibu.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara quem adora comemorar vendas de carros, está aí o campeão! Para quem solta fogos por que Cruze vende mais que Golf, por que Jetta vende pouco, eis o campeão a provar que vendas não têm nada, absolutamente nada!, a ver com a qualidade do produto!
ResponderExcluirA GM empurra um lixo desses em nosso país subdesenvolvido e ainda tem a coragem de se defender argumentando que essa bomba atende à nossa legislação permissiva!
Mas, tem telinha coloridinha e uns vêm até com um Ledzinho show no farol! Precisa mais o quê?
Verdade que ser líder de vendas não tem absolutamente nada em relação à qualidade do produto, olha pro gol que foi líder mais de 20 anos e....bom o resto vc já sabe.
ExcluirNota 10 para as marcas que respeitam o consumidor e fazem carros que atendam a exigências globais de segurança. Quanto as marcas que atendam as regras latinas de segurança, nota... Bom, deixa o Latin NCAP revelar a nota!
ResponderExcluirVamos ver se o Up ainda vai ser 5 estrelas no teste...
ExcluirNo facebook não dá pra ver em qual banco está alienado
ResponderExcluirsegurança é jeep o resto enrola os consumidores.
ResponderExcluirsegurança eh oque?
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=zaYFLb8WMGM
Eu tenho dito, 208 e Fiesta são os melhores.
ResponderExcluirEnfim... Tirem suas conclusões.
E são mesmo, concordo
ExcluirO queridinho do Brasil está nessa situação????😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
ResponderExcluirBrasileiro além de não saber votar, não sabe comprar carro também!!!!
ResponderExcluirconcordo boa cara por isto que Brasil está esta merda!
ExcluirPura verdade amigo!
ExcluirA chevrolet vai renomerar o sistema ONESTAR para ZEROSTAR.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkk
Pode ser Nostars também.
Eu até ia comprar um sendo assim desisto
ResponderExcluirGostaria de ver o que o Carlos tem a falar sobre esse desastre da Chevrolet, resultado absolutamente vexatório do seu carro mais vendido.
ResponderExcluirEle vai descer a lenha na carruagem da morte.
ExcluirA resposta da GM foi a piada do ano hahahahahaha Ele é o mais vendido pq Brasileiro é bicho burro msmo
ResponderExcluirA resposta da GM foi a piada do ano hahahahahaha Ele é o mais vendido pq Brasileiro é bicho burro msmo
ResponderExcluirCom certeza seu fox 2017/2003 vai levar mais pau que o Onix! Esperando para rir! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirO Up não usa protetor de carter porque numa batida frontal o motor descer até o chão para proteger o motorista.
ResponderExcluirTenho lá minhas dúvidas sobre esses testes se o up é tão bom assim, afinal a vw já adulterou resultado de teste e todo mundo lembra disso...
Compre um Onix então!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
ExcluirNão obrigado, nem Ônix nem up, prefiro o ford ka mil vezes...
ExcluirDá na mesma!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
ExcluirProtetor de cárter é pra evitar numa lombada que o mesmo raspe ou numa estrada de terra alguma pedra acerte o cárter,o meu tem isso.
ExcluirTeve acidentes com o Up que o carro capotou e os donos sobreviveram,se fosse num ônix eles tinham ido pro saco.
essa desculpa do protetor de carter eu ouço desde que o Gol G5 foi lançado! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirAdulterou teste, cidadão?
ExcluirPoderia nos esclarecer melhor sua "tese"?
Apaga meu comentários não
ResponderExcluirrenner é um...... kkkkkkk
Excluirinclusive já deve ter sido banido né....
Por enquanto praticamente ninguém pode cantar vitória, o único carro do mercado nacional avaliado no novo Latin NCAP já em 2017 que teve 5 estrelas foi o Golf. O mais provável é que haja um monte de nota 2, 1 e 0 entre os compactos. Nem o UP vai conseguir 5 estrelas no impacto lateral. Então esse resultado do Onix é apenas um prenúncio do que vem em seguida, será provado que a segurança lateral dos nossos carros populares é péssima. Quando o Peugeot 208 tirou 2 estrelas no novo teste de segurança, muitos procuraram apedrejar, foi precipitado na época, pode ser precipitado agora com o Ônix, enxergá-lo como uma exceção.
ResponderExcluirSim, verdade. Lembrando que o Onix era 3 estrelas até então! Só ter o teste lateral que mostrou isso (lembrando que airbags laterais não são previstos por lei na Banânia).
ExcluirEstão esquecendo q o Up é um carro global. Carro de primeiro mundo. Vende na Alemanha, Espanha, Inglaterra e também no Japão.
Excluirdepois de ver essa reportagem agora eu vou de Volkswagen up pois pq é bem mas seguro e tirou 5 estrelas ^_^ que é bem diferente desse ai,,
ResponderExcluirVamos vê se a VW tem coragem para submeter o Up! a esse novo teste. No que foi feito há alguns anos, a colisão lateral não era realizada.
ExcluirLembro que o UP tirou 5 estrelas no protocolo ANTIGO, no mesmo que o Onix tirou 3. Só pra lembrar e não comemorar antes da hora!
ExcluirO Up difícilmente vai tomar bomba,pelo menos 4 estrelas ele leva.
ExcluirQuatro estrelas?!?! Sinceramente torço por isso, embora ache difícil. Não tem controle de estabilidade e airbags laterais. Enquanto isso, fico com meu Fiesta com 7 airbags e controle de estabilidade. Inclusive o teste desta versão teve um resultado melhor do que o Up! Europeu.
ExcluirFez teste lateral sim, em 2013 e 2014. E em ambas, tirou nota máxima.
ExcluirO que foi exigido agora, que não tinha à época, era o ESP, seguindo o protocolo europeu.
O problema todo é a ignorância das pessoas que não procuram se informar, e despejam bobagem e mais bobagens na Internet.
Uai, a GM não tinha já aplicado 'reforços estruturais' no modelo? O Crash Test anterior também foi uma vergonha. Isso nada mais é que a política torta de segurança da marca, e que também não é exclusividade nossa. É só ver o Tracker, que tem OnStar mas não tem ESP e controle de tração. A resposta dela foi apenas pra não se aborrecer legalmente ou qualquer coisa do tipo, porque ela sabe que o consumidor que compra a maior parte do volume do que ela vende desse modelo não tá nem aí pra isso. Senão, comprava Up, Etios ou qq coisa do tipo,
ResponderExcluirSobre o carro ser feito em uma plataforma global, claro que pode ser!!! O problema é se essa plataforma aplicada aqui recebe os mesmos materiais em sua cnfecção que são aplicados nos EUA e Europa: É CLARO QUE NÃO!!!
ResponderExcluirVocê pode ter uma plataforma relativamente antiva, mas se empregar materiais estado da arte em sua construção, com certeza ela será segura...
GM: LAMENTÁVEL o resultado e sua postura...
Exato. Ela dizer que usa uma plataforma global como justificativa pra falar que tem um produto seguro é só metade da resposta. A outra metade é se ela usa os mesmos materiais construtivos nessa plataforma que ela utiliza em mercados mais rigorosos. Tudo isso deriva da política terrível dela de (falta de) segurança. Até o Cobalt, que passa dos 63 mil reais, só tem Airbag duplo e ABS, sem cheio de ESP, TCS, mais airbags e obviamente, estrutura decente.
ExcluirCaramba, o carro tem segurança zero, quem sabe com essa, a Dona Chevy resolva esse problema gravíssimo, no mais agora é baixar bastante o preço e desovar para os desinformados,coitado de alguém que comprou esse carro e se envolver num acidente...
ResponderExcluirJá vou estourar as pipocas para ver o comentário do Sr° Carlos4carros
ResponderExcluir"Onix cumpre integralmente com todos os requisitos LOCAIS de segurança dos mercados onde é vendido"
ResponderExcluirEles estão sendo claros, estamos vendendo a mercadoria que o brasileiro aceita comprar.
não sei pq tanta revolta.. uashuhuahuh
Lamentável a posicionamento da GM. Pesquisando um pouco sobre a plataforma GSV e lendo sobre o Sonic, percebe-se que a GM fez de fato versões muito barateadas do Sonic (onix,prisma,cobalt e Spin), visto que em 2012 o Sonic foi 5 estrelas nos EUA, pelo NHTSA, o que demonstra que ter a mesma plataforma, não significa que os processos de solda, quantidade de reforços e tipo de chapa sejam os mesmos. Está ai o resultado, um veículo que pode até atender a precária legislação brasileira, mas que sequer cumpre normas internacionais de segurança. Justificar a segurança de um carro pelo nível de vendas e share de mercado é um deboche.
ResponderExcluirO Up não teve teste de colisão lateral só frontal...
ResponderExcluirQuero ver o mimimi quando fizerem o teste...
Onix zero
208 levou dois e a galera encheu o saco, aposto que o up no máximo empata com o 208...
Se informe. Fez teste lateral sim, nao fez o do poste e do controle de estabilidade esc
ExcluirFez teste lateral sim, em 2013 e 2014. E em ambas, tirou nota máxima.
ExcluirO que foi exigido agora, que não tinha à época, era o ESP, seguindo o protocolo europeu.
O problema todo é a ignorância das pessoas que não procuram se informar, e despejam bobagem e mais bobagens na Internet.
Dai o cara fala:
ResponderExcluirCompra up que é mais seguro que o onix.
Mas o Up não fez teste de colisão lateral, esperem primeiro pra falar.
obs: Não vou de up nem onix.
Kkkkkkkk vc não pode estar falando sério, duvido que vc é assim tão ignorante!
ExcluirPensando melhor, vc tem um Ka...
Kkkkkkkkkkkkk!!!
Show de bola!
Excluir"Tenho minhas dúvidas nestes testes.
Não sei se não rola grana pra dar resultados diferentes."
Ahahahahahahaha vc é tão engraçado, Márcio!!!
Para quem fala que UP fez Crash teste e acha que não teve batida lateral.
Excluir2011 https://www.youtube.com/watch?v=_YhfqnoDlW4
2013 https://www.youtube.com/watch?v=l_Ki-Jbab_U
Fez teste lateral sim, em 2013 e 2014. E em ambas, tirou nota máxima.
ExcluirO que foi exigido agora, que não tinha à época, era o ESP, seguindo o protocolo europeu.
O problema todo é a ignorância das pessoas que não procuram se informar, e despejam bobagem e mais bobagens na Internet.
Carlos deve tá com a internet cortada até agiram não comentou !? Kkkkkkkkk
ResponderExcluirque vexame para a Gm chevrolet para sujar de vez fez aquela propaganda ridicula apoiando o golpista temer, opps acho que sabiam que se nao tivesse feito o comercial iam levar multas pesadas do governo talvez maior do aquela da Amarok vw 50000000,
ResponderExcluirachei um 0nix de 37000 a vista agora e vou correr longe desta gm lata de cerveja on star para que se o cara ja vai estar morto............. lamentavel GM 100000000, de multa ou recall ou prazo de seis meses para reforçar essa caranga assassina
• Editar• Responder•Compartilhar ›
Os boçais falam mal dos carros franceses e babam ovo dessas porcarias. Brasileiro não entende nada de carro. 3008 carro do ano na Europa, aqui é desvalorizado. Somos um bando de índios mesmo.
ResponderExcluirBela bosta,passa 2 ou 3 anos não vale nem metade do que valia e quando quebra uma peça,além do preço extorsivos demora pra chegar,e vai morar na França então seu sabidão e fique por lá.
ExcluirEsse é o "bate & morre da Estrela"
ResponderExcluirGolf, The Best....
ResponderExcluiro único carro hoje produzido no brasil , onde vc pode ficar relativamente ``seguro´´ dentro del , é vw Up , depois daquele acidente muito comentado nas midias numa br pros lados de minas onde um Up deu cacetada de frente com um Celta da ????...Dna GM onde o celta se desmanchou e o Up ficou inteiro e os ocupantes do celta morreram , pode esquecer carros da GM essa montadora nao respweita o mercado brasileiro , onde elas estao trilionarias diga-se de passagem a fiat onde o unico pais que ela ganha dinheiro com lucro é o brasil
ResponderExcluirFalando em Fiat,acha que o Mobi vai ficar sem estrelas no crash test?
ExcluirUma vez houve uma trombada lateral de um Up contra um Celta,mais um pouco o celta partia no meio
ResponderExcluirPouco importa esses testes, afinal quem compra carro para ficar batendo ele pra ver se é seguro ou não? Claro que acidente acontece, independente de ter 5 ou nenhuma estrela não fará diferença em uma colisão.
ResponderExcluirTragam um troféu para esse gênio da engenharia brasileira, kkkkkkkk
ExcluirEsse comentário merece a mesma nota do Onix kkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirMe recuso a acreditar que li isso... hahahahahahahaha!!!
ExcluirAcho tudo muito estanho...de repente isso foi conveniente...Precisou de 2 anos de vitórias pra dizer que o modelo é ruim ?
ResponderExcluirNa iminência de importantes lançamentos o carro foi desaprovado !!!!
Sou mais a VW !!!! Pago um pouco mais caro, porém sei o que estou levando para a minha família!!! 28 anos comprando produtos VW e não tenho o que reclamar e nem no pós venda
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.