A Fiat Chrysler do Brasil apresentou ontem as imagens oficiais de dianteira e traseira do seu novo modelo compacto o Argo - o qual tem grande inspiração nas linhas do Hyundai HB20, seu principal concorrente, como mostraremos neste artigo.
A inspiração do Argo no Hyundai HB20 tem a sua lógica. O modelo coreano é vendido em 217 concessionárias no Brasil, e fechou 2016 com 121 mil unidades comercializadas - 32 mil a menos que o Onix, que conta com uma rede bem maior - cerca de 600 autorizadas.
Dessa forma, se o HB20 vende 22% menos em uma rede 63% menor, um modelo com as mesmas características do HB20 vendido em uma rede bem maior - como a da Fiat - poderia disputar com o Onix a liderança do mercado brasileiro, o que pode ter levado a Fiat a pensar: "Se a Hyundai não consegue emplacar a liderança por conta do tamanho da rede, 'Por que não eu, eu, eu, porque não eu?'"?
E esse pode ser um dos motivos que explicam a inspiração que as linhas do Hyundai HB20 parecem ter exercido sobre os designers do Fiat Argo, como sugere uma comparação direta entre os dois.
A dianteira do Fiat Argo, por exemplo, conta com faróis em formato horizontalizado que avançam no para-lama até praticamente a metade do capô do motor, em um desenho muito similar ao usado pela Hyundai no HB20.
Já na lateral temos outros aspectos que mostram semelhança do Argo com o HB20, como a linha de cintura elevada que termina como uma continuidade das lanternas traseiras.
Além disso, nas porções inferiores das duas portas observam-se chapas conformadas com largos sulcos longitudinais.
E, por fim, na traseira as lanternas revelam outra influência do design do HB20 sobre o Argo. Nos dois casos temos um formato horizontal, tri-dimensional que complementa o desenho dos para-lamas traseiros.
Dessa forma, observa-se que o desenho do Fiat Argo pode ser entendido como derivado das linhas do Hyundai HB20, porém com uma abordagem mais arredondada.
Conclusão
Ao buscar inspiração no Hyundai HB20, o Fiat Argo - com dimensões ligeiramente maiores (cerca de 13 cm a mais no comprimento) - torna-se não só um concorrente, mas também uma opção de upgrade para os atuais donos de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, conferindo potencial para disputar as posições mais elevadas do ranking de vendas brasileiro.
O argo é na verdade um síntese do que vende bem, tenha potencial ao apelo emocional, seja alinhado ao últimos lançamentos da montadora. Acredito que Fiat procurou criar um produto que seja verdadeiramente intermediário, diferente do Punto que na verdade era um Palio "Premium". Tem chances de agradar? sim....
ResponderExcluirpode até ser mas inegável o plagio do HB 20
ExcluirSó pelas imagens, dá a impressão de que o Argo tem melhor "qualidade percebida".
ResponderExcluirMas essa constatação pode ser mérito do fotógrafo.
Fiat com melhor qualidade percebida 😂😂😂. Isso non ecziste....
ExcluirMesmo que o motor seja uma porcaria e pouco seguro, vai vender que nem água no deserto, somente pelo belo design externo.
ResponderExcluirEsse Argo vai envelhecer na velocidade da luz. Acho que até o lançamento dele, daqui a poucos dias, já terei enjoado, por linhas absurdamente apelativas.
ResponderExcluirE vamos falar sério. Esse Argo consegue ser ainda mais rebuscado que o já rebuscadíssimo HB20.
Alguém me explica para quê aquele monte de vinco no capô? E no teto? E essa lanterna que parece uma esphiha de carne?
É claro que hoje, no afã da novidade, o efeito "uau" está produzindo seus efeitos, mas daqui a pouco tempo ninguém vai mais aguentar olhar para um design tão enjoativo.
Não vai durar 2 anos sem facelift. O Mobi é uma aberração estética. Esse Argo é outra.
A Fiat não tem jeito.
Ah, me poupe! Vou dar um de presente pra você.
ExcluirSe custar preço de HB 20 você pode emjoar Carlos mas vai pró top 5 de vendas bem rapido.agora o novo polo no top 5 difícil viu
ExcluirSe o gol que desde 2013 é a mesma coisa nunca envelheceu pra VW kkkkk
ExcluirAhhh... esses fanboys....
Excluirrebuscada deve ser sua caloi.... kkkk recalque!
ExcluirEssa é apenas a sua opinião e opinião a gente sabe que é que nem bunda
ExcluirCarlos diz que o carro cansará seu visual em pouco tempo. Acho que ele se autoplagiou. Há um tempo disse o mesmo do HB20. E o que parece que o carrinho da Hyundai vende cada vez mais.
Excluiré um mobi anabolizado, misturado com HB20 , quero ver o interior ...
ExcluirUé mas esse carro não foi desenhado na Europa ?
ResponderExcluirNão. No Brasil.
Excluirta explicado ...
ExcluirPoderia ser o emblema da fiat ao inves do nome na tampa traseira.
ResponderExcluirVerdade! Com o mesmo emblema da frente teria ficado melhor e as molduras na caixa de rodas.....nada a ver em uma versão esportiva!
ExcluirÉ a nova identidade da Fiat. Só ver, começou com a Fiorino, depois o Mobi, Toro... todos esses são só o escrito FIAT...
ExcluirPra eles posarem de superiores kkkkkkkkkl
ExcluirGrande para um compacto, pequeno para um médio. Se para a Toro, colocá-la entre as grandes e pequenas pickups deu certo, tenho minhas dúvidas se isso dará certo para o "Argh!"
ResponderExcluirOs carros só vão crescendo de tamanho (e preço né), e continuam na mesma categoria. Antes Corsa Hatch era Hatch compacto, agora é o Onix que é mais robusto, vide Gol G4 e G5, hoje os subcompactos são do tamanhos do compactos a 10 anos atrás, igualmente nos sedãs e hatchs médios. Vejamos também as pick-up média, hoje a Toro é praticamente do tamanha da S-10 de 2010.
ExcluirPrimeiro o Hb20 copiou o Gol e mitou. Depois o Ônix. Agora o Argo deve ser o novo líder.
ResponderExcluirO Argo tem 3,99m de comprimento, ou seja, é 7 cm maior que o Hb20.
ResponderExcluirNão tem 15 cm a mais que um HB20. O comprimento dele é 3,98 e não 4,05 como foi divulgado aqui; e outra, 4,05 é a medida do Polo, que também é mais largo que esse Frankenstein.
ResponderExcluirNão defendo nem ataco nenhum dos dois mas, sinceramente eu não vi nenhuma semelhança absurda entre hb20 e argo. Traseira do argo é horizontalizada, hb20 não. hb20 grade hexagonal, argo não. argo é vincado no meio do capô, hb20 não. hb20 tem dois vincos laterais, argo tem um. Se eu estiver errado me expliquem :)
ResponderExcluirO design do Argo é, sem dúvida, um upgrade do design do HB20. Os dois design são consensuais, a maioria que comentou, gostou. A FIAT entendeu que o design do Mobi foi um fiasco, aproveitou para corrigir o erro. Gostaria de ver o Argo em outras cores, porque na cor preta, pelo menos, o estilo da frente nao me convenceu.
ResponderExcluirAcho que você está confundindo semelha com igualdade ou diferença, nós é que pedimos, explique melhor seu texto.
Excluirmelhor ter um carro parecido com hb20 do que com o up!, nao é mesmo?
ResponderExcluirO HB20 tem um design tão chamativo, que ninguém aguenta mais ver. Tanto que já está vendendo menos que o Gol, que tem um design mais sóbrio e elegante.
ExcluirO Mobi é outra aberração, com uma estética pesada e horrível.
E agora esse Argo, a cereja do bobo do mau gosto. Rebuscado, todo recortado, cheio de linhas desnecessárias. Eu não andaria num carro desse nem que me dessem...
Seu nariz que deve ser todo rebuscado.
ExcluirO HB20 continua lindo,
O Ka é bonito,
O Civic um primor de designe,
O Argo é lindíssimo!
Feio é os carros da VW que não apresentam nada de novo para o seu publico, aliás só compra que é fanboy
Vendendo menos que o Gol esse mês, pq a NET tá renovando a frota.
ExcluirCivic primor de design?kkkkkkkkkkkkkkkkkk,esse carro é mais feio que bater na mãe
ExcluirCivic, exemplo de como estragar um carro que era bonito. Agora temos o Civic Jaspion no mercado. Achei que dificilmente iria dizer isso, mas vai tomar pau do Cruze
ExcluirDesigns rebuscados em um primeiro momento pode até soar algo bacana, mas enjoa rápido demais, vide o novo civic que ninguém aguenta mais ver, principalmente aquela traseira com lanternas horrendas! Possuo um golf 7, e em que pese o fato de seu projeto ser 2012/13 e não ter contado ainda com nenhum facelift ainda assim consegue manter a elegância e sobriedade. Podem falar o quanto quiserem mas os designs da VW são atemporais.
ResponderExcluirgosto é algo pessoal, entre o desing do golf e argo, argo sem dúvida, mas adoro o golf por sua mecânica e motor! abraço
ExcluirConcordo que a VW acertou em muitos desenhos, mas não é sempre. Tive um Gol G5 Power ano 2009 que usei durante 6 anos e até hoje acho as linhas do carro muito bonitas e harmoniosas. Mas, como é muito difícil melhorar o q já era bom, as reestilizações foram um desastre. Espero que não aconteça o mesmo com Golf e Up.
ExcluirQuanto ao Argo, quero ver esse sujeito em outras cores antes de opinar.
Para com essa lorota de design atemporal Carlota.
ResponderExcluirO raciocínio lógico e simples é: se o golf(e todos os derivados do seu design) é o VW mais vendido sem mudar esteticamente quase nada na última década, pra que mexer em time que tá ganhando?
A VW aprendeu com o gol, que até o G4 era o mais vendido, foram fazer uma mudança radical e nunca mais foi o mais vendido.
Mudanças radicais são pra empresas mais ousadas ou que precisam de tentar aumentar as vendas de um produto mudando sua atratividade(um claro exemplo foi o civic quando mudou significativamente seu design há cerca de 10 anos atrás).
A VW, em escala global não precisa correr este tipo de risco, e ponto. Não tem nada de design superior atemporal somente a velha máxima de "não se mexe em time que está ganhando".
Sobre o tópico em questão, não acho o Argo tão ousado quanto o HB20. Mas é a questão das semelhanças, hj em dia fica difícil fazer algo que realmente não se parece com nada que já foi criado. Um exemplo: a traseira do ônix no lançamento era muito semelhante à do gol.
Acredito que vai vender bem. A Fiat tem força no Brasil. E se conseguia vender Palio(que sempre considerei um péssimo produto) com certeza vai vender bem esse também.
Vc que não entende nada de design. Há sim o design atemporal, a estética atemporal. Que são formulações não baseadas em moda. São projetos clássicos, objetivos, sóbrios e elegantes, e que não são criados para sofrer obsolescência. Pegue um Golf MK4 e verá que sua estética é agradável até hoje, não envelheceu. E tanto é assim que o Golf Mk7 é uma mudança do design do Mk4 com base apenas em necessidades técnicas.
ExcluirOs Audi também são atemporais e sóbrios, porém mais refinados.
É uma questão de linguagem de design. A VW usa o princípio do funcionalismo, a estética funcional. Mesmo princípio que a Apple aplica em seus produtos e a alemã BRAUN também.
Já a Fiat não tem coerência. É um samba louco sem coordenação, que faz design rebuscado, pesado, carregado e de mau gosto. Assim como a Hyundai. O problema é que esse design envelhece muito, muito rápido, e logo logo ninguém mais aguenta ver na rua.
Esse Argo é o exemplo mais bem acabado dessa aberração. todos falando "uau". Beleza. Daqui a 2 meses já enjoou.
Se enjoar da para mim que eu quero. Falava-Se o mesmo do Maverick e eu até hoje ainda não enjoei!
ExcluirSe enjoar da para mim que eu quero. Falava-Se o mesmo do Maverick e eu até hoje ainda não enjoei!
ExcluirNew Stillo. vai vender beem
ResponderExcluirGM fez o Ônix baseado no gosto do brasileiro, deu certo, fez sucesso, Hyundai com HB20 idem, Ford com o KA idem, a Fiat com o Argo bebendo na mesma fonte não tem como dar errado.
ResponderExcluirQuando vão divulgar o preço desse Argo?
ResponderExcluirDiscordo totalmente de quem escreveu essa matéria. Não sou desenhista nem especialista, mas penso que o design do Argo tem muito mais a ver com Ford Ka e Fiesta do que com HB20.
ResponderExcluirConcordo plenamente. Os vincos nas portas e o design kinetic lateral, a traseira desenhada e o frontal são uma cópia descarada do Ka...
ExcluirNão entendo a razão da reportagem chamar o Argo de compacto...
ResponderExcluirEle realmente é um compacto.
ExcluirBrincadeira quem diz que parece a HB20, e gêmeo do TIPO Turco.
ExcluirO hb20 é mais bonito que ele.
ExcluirPovo reclama demais... O carro será uma nova opção, aparentemente bonito e tem promessa de ser bem construído. Terá um motor 1.3 e 1.0 l moderno, pelo menos esses. Vamos aguardar para ver se realmente terá um nível melhor de construção e se terá segurança. Em relação as primeiras imagens, achei bem bacana e com desenho próprio...
ResponderExcluirPor mais que todos acham que seja parecido com o HB20, que na minha opinião não tem nada haver .HB20 vai ser sempre HB20.do acho k isso é falta de criatividade #fiat crie seu próprio modelo sem copiar ou divulgar outros . aliás nunca vai chegar aos pés da Hyundai .
ResponderExcluirK merda .Fiat crie seu próprio modelo .falta de criatividade.estamos falando da Hyundai k da de 1.000 a 0 nos carros brasileiros .tenho um HB20 e não troco por nenhum outro .#hyunday vai ser sempre Hyunday.
ResponderExcluirPra mim esse Argo não tem nada de HB20. É a frente melhorada do Mobi com lateral superior baseada no Ford Ka e lateral inferior nos modelos VW, e a traseira que é a mistura de HB20 com Tipo Italiano... Realmente, não ficou de todo feio, mas esses aros superiores das portas entregam o baixo custo e já de cara mostra que é carro de pobre mesmo, diferente da impressão que o Tipo Italiano passa lembrando até mesmo uma nini BMW na coluna C. De resto, se fosse para optar entre ele e outros no mercado, esperaria o Novo Polo ou Fiesta.
ResponderExcluirpelo que parece esse cara que digitou essa matéria pouco sabe sobre a FIAT, todo mundo sabe que os designs atuais dela são baseados nos ALFA ROMEO, por exemplo, basta pegar o ALFA GIULIETTA e você verá que a traseira é praticamente igual.
ResponderExcluirNada a ver a traseira é inspirada no Alfa Giulietta, é só olhar o link e fica claro isto: http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/fotos-alfa-romeo-retoca-giulietta/#
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.