O VW Passat B8 chegou ao mercado europeu no final de 2014, sendo lançado no Brasil no final de 2015 em versões Comfortline e Highline. Agora, na linha 2017 o Passat é oferecido apenas na versão Highline, precificado em R$ 177.432 reais, tendo como opcional apenas o teto-solar, que leva seu preço a R$ 183.232 reais, chegando a R$ 185.125 reais na versão com pintura metálica como a avaliada neste artigo
O VW Passat 2017 faz parte da 8ª geração do modelo, baseado na plataforma do Grupo Volkswagen Modularer Querbaukasten (MQB), a qual suporta uma ampla gama de carros, desde o Audi TT, Audi A3, Audi Q2, VW Golf 7, VW Tiguan e VW Atlas, passando por modelos Seat (Ibiza e Leon) e Skoda, como o espaçoso Superb.
O design do Passat é claramente evolutivo em relação às gerações anteriores. Não há ousadias na aparência - o que é um sinal de confiança, a confiança de que este é um sedã que agrada um determinado tipo de cliente, e o Passat tem o seu lugar no mercado.
Ele também é um carro maduro. Enquanto alguns concorrentes mudam radicalmente de design a cada poucos anos, como o Sonata da Hyundai ou o Fusion da Ford, o VW Passat mantém sua identidade em longos ciclos de vida - o que explica também seu sucesso: já foram vendidos mais 22 milhões de unidades em todo o mundo desde 1973. Se este sedã da Volkswagen pudesse falar, ele provavelmente iria dizer: "Deixe os concorrentes saltitar, eu sou Passat."
No entanto, adotar um caminho evolutivo de design não significa que uma nova geração de um carro não pode ser melhor. O Porsche 911 tem uma das mais famosas formas da história do automóvel, mas o atual 991 parece significativamente mais sexy e ajustado que seus antepassados. O mesmo vale para este Passat B8 que você vê aqui - este Passat é muito mais bonito do que os anteriores.
Este sedã da Volkswagen parece grande, mas ao olhar as especificações dimensionais observa-se que o B8 (4.767 milímetros) é dois milímetros mais curto do que o B7. Mas os olhos são talvez enganados pela largura extra de 12 mm (1,832 mm), ou mais provavelmente pelos 7,9 cm adicionais na distância entre-eixos, agora de 2.791 mm. E sua altura de 1.456 mm lhe confere uma aparência mais esportiva.
A forma mais baixa e mais larga do Passat, mais a distância entre eixos mais longa e a redução correspondente nos balanços, funcionam bem em conjunto com uma dianteira ousada que enfatiza a largura. Os faróis e grade são delgados, e há um friso cromado que liga a extremidade superior da grade aos faróis.
Na lateral a área envidraçada é circundada por um elemento cromado, e as belas rodas de 18 polegadas completam o visual. Na traseira temos saídas de escape cromadas e lanternas de LED em um formato horizontal que adiciona classe ao conjunto.
Interior
Como o visto no exterior, a cabine é também sóbria e elegante. O painel tem um estilo inspirado nos modelos da Audi, especialmente o A4, com aberturas de ar de largura total e um conjunto de instrumentos totalmente digital.
No entanto, seria impreciso dizer que o Passat possui uma "cabine Audi" É ainda inequivocamente um VW, mais inequivocamente ainda um Golf em maiores proporções, com um elemento central com múltiplos comandos.
Os Audi recentemente adotam um design de interior mais minimalista, com menos comandos - muitos dos quais transferidos para o sistema MMI, enquanto no Passat continua com um layout convencional. A impressão geral é uma funcionalidade elegante, com detalhes em black piano acrescentando requinte.
O Passat é um carro que no mercado europeu se propõe a disputar o segmento de modelos de entrada premium, mas mesmo nesta versão topo de linha há muito mais correlação com o Golf que modelos da Audi. E isso não fica apenas na aparência, pois o sedã da Audi que teoricamente compete com o Passat, que é o A4, é um carro totalmente diferente deste Passat - o Audi A4 usa a plataforma MLB (motor longitudinal) enquanto o Passat usa motor transversal.
É certo que há uma certa interseção de preços entre as versões de acesso do Audi A4 com este Passat Highline, e o VW ganha obviamente em "custo x benefício", pois oferece mais equipamentos, desempenho similar e mesmo espaço interno, por menos dinheiro. Mas basta andar nos dois para constatar que o Audi A4 (veja avaliação aqui) joga em uma liga totalmente diferente. Enquanto o passeio do Passat lembra muito o Golf, o do A4 é de um carro claramente mais refinado.
Mesmo assim, o Passat, um quase premium, agrada muito com seu interior tipicamente VW, ergonomicamente irrepreensível e com assentos com muitos ajustes (elétricos) e confortáveis, seu ar-condicionado com três zonas de climatização, e ótimo espaço interno, sobretudo o porta-malas com 586 litros.
O painel digital agora é de série, assim como recursos como o ACC - Piloto Automático Adaptativo - que é capaz de parar totalmente o carro em trânsito anda e para. Há ainda o sistema de frenagem autônoma de emergência - que para o carro em caso de identificação de uma colisão com outro carro ou pedestre. Sente a ausência do sistema Active Lane Assit, que mantém o carro ativamente em faixa de rodagem, e funciona por meio de uma câmera atrás do retrovisor interno - a câmera permanece, mas o sistema não está mais ativo.
O motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 Kgfm de torque é excepcional, e está associado com a ótima e rápida transmissão automática de dupla embreagem DSG-6, que leva o Passat aos 100 km/h em menos de 7 segundos e à 250 Km/h. O consumo médio em nosso percurso 50% cidade, 50% estrada, ficou em 12,6 Km/l.
Conclusão
O VW Passat Highline 2017 é um sedã confortável e espaçoso, que oferece um desempenho excepcional e muitos recursos de tecnologia e assistência à condução. Sua aposta é oferecer no preço dos modelos premium de entrada, recursos que só estão disponíveis nos premium topo de linha.
VW Passat 2017 Highline: preço, avaliação, detalhes - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Mas 180 mil é muito para esse carro; uns 150 mil estaria bem adequado.
ResponderExcluirConcordo mas oferecer toda essa eletrônica ? Que outro carro nessa faixa oferece ?
ExcluirConcordo mas oferecer toda essa eletrônica ? Que outro carro nessa faixa oferece ?
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ExcluirEsta eletrônica e tração integral vc encontra no fusion, que peca pelo peso excessivo e maior consumo.
ExcluirCara reclamando vai vê uma BMW 320i Não tem nada que o Passat tem e custa mesmo valor sou 20 vezes Passat muito mais carro que a bmw e tecnologia.
ExcluirO único carro que oferece todos os recursos desse Passat, e mais o lane keeping, é o Fusion AWD de 150.000
ExcluirPara ter esses recursos nos Audi, Mercedes e BMW somente a partir de 320.000
APENAS UMA PALAVRA "FLOPADO"
ResponderExcluircoisa medonha
ResponderExcluirMedonha ? Você é um fanfarrão. Um carro belíssimo como este e o cara chama de medonho.
ExcluirEsse carro é um espetáculo. Muito bonito mesmo. A única coisa que VW soube fazer nos último anos. Em termos de beleza, até o A4 fica para trás. SHOW!
ResponderExcluirConcordo plenamente! Desbancou o A4 esse belíssimo Passat! E se desbancou o A4, o que diria de Fusion e afins? Trucidados!
ExcluirO Azera é mais bonito, que os dois na minha opinião.
ExcluirO Azera é beberrão e anda menos que o Passat.
ExcluirRealmente nem se compara a Fusion, Azera e outros. O Azera, em termos de beleza, tecnologia, motor e etc, não chega nem perto desse Passat, e olha que já tive Azera e gostei muito do carro, mas esse Passat é acima da média.
ExcluirFalando em tecnologia, o Azera é absolutamente pelado! Nem shift paddle!
ExcluirFrente horrível e super beberrão. Não anda com o Passat nem no cheiro!
Que coisa linda ! Um perfeito equilíbrio entre classe e esportividade. Linhas sóbrias e com design resolvidíssimo, que vai demorar bastante para cansar.
ResponderExcluirPrezado CarBlog, acho que seria legal uma matéria sobre o retorno da Kombi, conforme teria dito o chefe de desenvolvimento da VW, Hans-Jakob Neusser.
ResponderExcluirSe a Kombi ainda fosse fabricada, teria esse mesmo volante
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ExcluirDe novo esse carro???
ResponderExcluirPois é, já teve outra matéria enorme do Passat essa semana.
ExcluirEu acho que tão destacando o Passat pq ele acabou de chegar na CSS V12 de Brasília que o blog tem parceria, aí o blog deve passar o dia dentro do carro analisando e pesquisando pra fazer essas "pequenas" matérias... Kkkk lol
"Deixe os concorrentes saltitar, eu sou um Voyage gigante " Kkkkkkkk
ResponderExcluirÉ o Jetta?
ResponderExcluirA car.blog poderia dizer quanto de impostos estão embutidos no preço final desse carro. IPI , ICMS, etc.
ResponderExcluirBelo carro e com todos os seus atributos tecnológicos!! Devido ser importado da Alemanha o custo de importação eleva muito o seu preço em relação ao Vision que vem do Mexico com taxa zero.
ResponderExcluirUm golf GTI sedan.
ResponderExcluirNão vale esse valor$ nem aqui nem na China.
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ResponderExcluirCaro e desprovido de beleza...
ResponderExcluirBacana, mas deveria custar 20 mil a menos.
ResponderExcluirLindo demais, meu sonho de consumo um dia eu chego lá!!!!
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ResponderExcluirMoisés você realmente não conhece nada sobre veículos deve curtir carros japonese e coreanos !! Lamentável
ResponderExcluirMoisés você realmente não conhece nada sobre veículos deve curtir carros japonese e coreanos !! Lamentável
ResponderExcluirJaponeses e coreanos são melhores que alemães da volks, fica pianinho.
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ResponderExcluirMoisés vc realmente não conhece carro deve gostar de carroças japonesa !!
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ResponderExcluirPassat e jetta até 2008 são muito mais bonitos. Ótimo carro, porém é inegável que voyage jetta e passat são quase idênticos. O Jetta 2.5 mesmo foi o mais belo jetta até agora. Matéria com comentário não imparcial ao escrever "saltitar" passa a imagem de que ou o blog é do carlos ou de adolescentes.
ResponderExcluirJetta 2.5 além de ser o mais belo já feito ainda contava com o motor base Audi, sensacional.
ExcluirEsse Passat é um puta carro,mas o da geração anterior é mais bonito.
ResponderExcluirExcelente carro. Tive um 1997, vinho, alemão de 4 cilindros. Já era uma excelente máquina.
ResponderExcluirMas nesse valor, eu iria de A4 Ambiente ou até uma C250 2016.
Fabuloso. Carro pra quem conhece de carro e sabe o que está comprando. Linhas sóbrias e modernas, não chama atenção, anda muito e é econômico. Já tive dois e hoje tenho um Fusion AWD que, apesar de excelente, é inferior ao Passat por qualquer ângulo que se olhe.
ResponderExcluirPena que o preço está impraticável e a revenda é muito ruim, infelizmente.
Olha você pode até ser fã do passat,e admito que o fusion precisa emagrecer uns quilos e melhorar o cambio,mas dai a dizer que esse passat supera o fusion, eu não vejo dessa forma. Em todos os angulos que olhar, vejo p Duomo mais bonito,mais tecnológico que o passat. Mas claro,respeitando sua opinião sinto-me confortável ao discordar dela.
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