O novo Seat Ibiza 2017 é um hatch compacto baseado na plataforma MQB A0, derivada do Golf, porém simplificada. O interesse para o Brasil é que esse modelo, especialmente a versão FR, que adota o motor 1.0 TSI, antecipa o que teremos ainda este ano com o Novo Polo 2018, que é basicamente o mesmo carro, porém com roupagem VW.

2018 Seat Ibiza FR

O Seat Ibiza foi concebido para entregar significativamente mais espaço interno, apesar de menor que o modelo que sucede. O mesmo deve acontecer com o Polo 2018 brasileiro, já que o entre-eixos e dimensões externas serão basicamente idênticos.

2018 Seat Ibiza FR

Outro ponto que vem impressionando a imprensa europeia é o refinamento do Novo Ibiza, típico de modelos maiores, como o Golf, além de muitos recursos de tecnologia.

2018 Seat Ibiza FR

Além do Polo, a base do Novo Ibiza será usada também na nova geração do Audi A1, o qual pode vir a ser produzido no Brasil, e do Skoda Fabia, bem como uma série de SUVs pequenos, entre os quais o T-Cross Breeze, que será vendido o Brasil.

A plataforma MQB A0

Essa plataforma MQB A0 é uma versão encolhida de MQB que a VW usa em Golf, A3, Tiguan, Passat, entre outros. Mas compartilha seus princípios: motor transversal e tração dianteira, flexibilidade dimensional para diferenciar carros de várias marcas, permitindo que eles sejam agrupados em linhas de produção e avanços em rigidez torcional, motores e tecnologia.

2018 Seat Ibiza FR

No caso deste Seat Ibiza, a marca optou por empurrar as rodas para os cantos do carro, e aumentou a distância entre eixos em 95 mm - praticamente o mesmo número que ganhou em largura. E, ao mesmo tempo, ficou mais baixo, tornado-o significativamente mais esportivo.

2018 Seat Ibiza FR - interior

A função dessas escolhas é totalmente evidente no interior: evitar que o passageiro fique com os ombros colados aos do motorista, e permitir também alguém sente-se confortavelmente no banco de trás, mesmo com um motorista ou passageiro de estatura elevada nos bancos da frente.

Novo Ibiza 2018 - porta-malas de 355 litros

Há espaço suficiente na parte de trás também para até três adultos, e o porta-malas é maior que o do Golf: 355 litros - o maior da categoria. A coluna "A", que é a do para-brisa, foi deslocada 90mm, melhorando a posição de condução, e permitiu um capô mais longo.

2018 Seat Ibiza FR - espaço traseiro

A estética refinada do Ibiza é complementada por elegantes faróis e lanternas de LED. Além disso,a s linhas da carroceria estão mais sofisticadas, e as proporções gerais do carro sugerem um modelo de categoria superior.

Comportamento

O Seat Ibiza é oferecido com um propulsor conhecido dos brasileiros: o motor VW EA-111 1.0 TSI, mas em versões de 94 e 115 cavalos. E tanto na Europa, quanto no Brasil, essa versão 1.0 tende a ser o mais vendido.

2018 Seat Ibiza FR

Aliás, mais aqui do que lá, já que o motor 1.0 TSI enquadrará o Novo Polo 2018 na categoria "popular", e IPI de 7% (contra 11% dos modelos entre 1.0 e 2.0 flex).

2018 Seat Ibiza FR - painel

Esse motor está associado com uma caixa manual de seis velocidades - precisa - ou, no caso do 1.0 TSI de 115 cv, com uma opcional DSG de 7 marchas, com o qual ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, atinge 193 Km/h, e consome em média 21 km/l de gasolina.

Novo Seat Ibiza FR 1.0 2018

Para quem deseja mais performance, há opções com o motor 1.5 TSI de 150 cv e transmissão DSG, mas mesmo no modelo 1.0 TSI há, opcionalmente, opção de seleção de modos de condução. A direção é bastante leve, com assistência elétrica, responsiva e segura, mas fica mais pesada caso de opte pelo modo "Sport".


O Ibiza FR adota rodas de 17 polegadas montadas em pneus 215/45 R17 Michelin. A suspensão dianteira é MacPherson, enquanto na traseira há um esquema semi-independente por eixo de torção - mesma arquitetura que será usada no Brasil.

O resultado é um carro estável, esportivo e com um passeio bastante confortável. O ruído interno é baixo, e em velocidade de cruzeiro ouve-se apenas o ruído do vento e o zumbido dos pneus. A rigidez torcional melhorada em 30% ajuda a prover avanços no refinamento e na precisão de condução.


E há muita tecnologia no novo Ibiza, mas ao contrário de outros modelos, o Ibiza não os exibe com muitos muitos interruptores. O painel tem um aspecto clínico e estéril, até mesmo nas cores, com uma tonalidade bege na guarnição frontal, e em marrom nos modelos FR, SE Tech e Xcellence.


Na parte central há um sistema de informação e entretenimento de 8 polegadas touchscreen, o mesmo que a VW usa no novo Golf 2018, e que controla a maioria das funções, incluindo o sistema de navegação e o ar-condicionado, o qual pode ser comandado também por meio de botões tradicionais.

2018 Seat Ibiza FR

As versões mais topo de gama vem com capacidade de espelhamento de tela Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.

2018 Seat Ibiza FR

E na parte de sistemas de auxílio à condução, o Ibiza 2018 conta com frenagem automática de série, câmera de visão opcional de 360 ​​graus. O piloto automático adaptativo (ACC) é de série nas versões FR e Xcellence, enquanto a caixa de sete velocidades de dupla embreagem automática é opcional no o 1.0 TSI de 115 cv, no diesel TDI 1.6. Caso opte pelo DSG, há também a opção do sistema de auxílio a condução em congestionamento - Traffic Jam Assist - que conduz o carro de forma automática em velocidades de até 60 km/h.

Conclusão

O Novo Seat Ibiza é um modelo extremamente refinado - que é o que se espera de uma empresa que adota uma plataforma criada pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen.

2018 Seat Ibiza FR

É um carro maduro, cheio de tecnologia e esteticamente muito agradável, sendo um dos mais belos hatchs da atualidade. E o nosso Polo 2018 não será muito diferente.

25 Comentários

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  1. Mais do mesmo...
    Submarca copiando a Marca. Pra vender mais que a toyota tem q juntar todas as marcas pra falar que vende mais kkkk.
    Fatos apenas fatos carlosd4 "molhadinha".

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    1. Kkkkkkkkkkk melhor comentário.
      "Carlos4carros molhadinha"
      Kkkkk

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    2. O que vale é o Grupo e o Grupo VW manda by, by para a Toyota, a campeã de recall no mundo. Agora tem mais um de mais de 10 milhões de carros.

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    3. By by?
      Não seria bye, bye?

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    4. Djama,o quê a VW consegue fazendo em grupo,a toyota consegue fazer sozinha.
      #Trouxa

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    5. O camarada não tem dinheiro nem pra comprar um Pálio financiado, mora na boca da favela e vem aqui falar mal do Seat Ibiza que ele nunca viu e nem vai ver pessoalmente KKKKKKKK Aí entra aqui pra falar que odeia Volkswagen KKKKKKK que comédia!

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    6. Esses comentários são é de chorar Mark.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Se o nosso Polo viesse com todos esses equipamentos, 1.0TSI do Golf e um DSG6 ou DSG7 wet, ou até mesmo um Tiptronic bem casado com o câmbio, por até R$80.000,00 com todos os famosos "pacotes" da VW, seria um fortíssimo candidato à ocupar uma vaga na minha garagem.

    Excelente essa capacidade de 350litros de porta malas. Maior do que os hatches médios do mercado hoje.

    Vamos ver como a VW trará essa ideia pro Brasil...

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  4. Esse Ibiza é mt lindo bem mais bonito q o golfsauro da VW em termos estéticos obs carro não é só motor

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  5. "E o nosso Polo 2018 não será muito diferente." Se for aquele das fotos vai ser um GOL tamanho M, ou seja, bem diferente esteticamente....

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  6. Trata-se de um excelente projeto. Mas vai canibalizar o Golf, que vai vender ainda menos. Esse último vai começar em R$ 80 e poucos mil na versão TSI MT em breve.

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    1. Não vai não. Já tive Polo e Golf. Golf é outro departamento, nada a ver. Golf é outro carro, são outros materiais, outro padrão de montagem.
      Não sei hoje, se existe algum carro montado no Brasil que se iguale em qualidade e precisão de montagem dum Golf e A3. Só não compra Golf quem não tem bala ou não conhece automóvel ou não quer, não gosta de hatch, apesar do depenamento (estúpido) que a VWB fez no Golf7 se comparado ao modelo alemão versão 2014. Tenho um TSI Highline DSG Elegance made in Germany que não empresto, não troco e não vendo.

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    2. Na verdade, não compra Golf hoje quem para e pesquisa por 5 minutos que seja.

      O seu carro, sim. 2014, alemão, DSG, Multilink, freio de mão eletrônico e auto hold. Esse é o Golf referência do segmento em acabamento, equipamentos, dirigibilidade, consumo e desempenho.

      O Golf nacional (e aqui me refiro ao 1.4TSI apenas), foi totalmente capado, perdeu todos os seus diferenciais e, de quebra, ficou mais caro do que os principais concorrentes. Apesar de o segmento estar praticamente morto, a VW tinha a faca e o queijo na mão e não soube aproveitar.

      Tanto é que hoje, Focus, Cruze e Golf vendem praticamente a mesma coisa e, na minha opinião, o Golf está longe de ser a referência que já foi.

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    3. Vc tem razão. Mas contudo porém. em caso de PT do meu Golfão não pensarei duas vezes, Golf Comfort TSI 1 litro, pois o Highline 0km ficou distante pra mim hoje. Golf é o carro pra quem pega cidade e estrada, não tem tempo ruim, não quebra, aguenta a pauleira do dia a dia.

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  7. Na Alemanha, enquanto um Golf DSG parte de 26.000 euros na versão mais básica, esse carro nessa configuração sai por cerca de 22.000 euros. Além disso, pagará IPI de "popular", à alíquota de 7% e não 11%. Eu acredito que o nosso Polo poderá chegar aqui por cerca de 80-85mil na versão mais completa com 1.0TSI do Golf e DSG ou Tiptronic.

    Se de fato se confirmar, será um produto bastante interessante.

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  8. Olha eu até entendo que o dono desse blog é um puta amante da marca mas se ele espera o "Polo G" como esse carro da foto vai se frustrar muito... Muita gente já viu esse carro aqui em São Bernado
    Ele não é igual nem por dentro nem por fora o da foto o painel é bem parecido com o do gol de hoje em dia e só as portas que mudaram completamente e o motor 1.0 turbo e 1.6 do golf que vai ter... o lado bom é que é bem provavel que ele tambem vai ter 5 estrelas no teste de colisão... Tão criando um alarde danado com o carro e no final vai acabar acontecendo como o gol ano passado e alguns ultimos lançamentos da marca onde se criou a expectativa de que a volks voltaria a revolucionar o segmento e só deu algo que todos já conheciam

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    1. mas o painel desse Ibiza é bem parecido com o do Gol atual. Então eu aposto que o painel do Polo brasileiro será praticamente esse que está no Ibiza.

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  9. *Muita gente= Quem trabalha aqui na unidade Anchieta

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  10. Melhor cancelar o nosso Polo sem graça e trazer esse Seat, que carro lindo...

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  11. Nao dá pra comparar esse modelo com o VW Polo né, Polo é simplório, tem design frio que nao Esse refinamento pode até ser mencionado no Polo daqui, mas vai ser só menção mesmo.

    Até pensava em investir num Polo futuramente, mas já me decepcionei com o design, que até o do FOX tá melhor.

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  12. Não consigo entender esses caras da VW....Lançam um carro bacana na Europa e no Brasil pegam o Gol, aumentam de tamanho, colocam o motor do Golf e simplesmente falam com o brasileiro.....Engole essa bosta ai....

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