Os primeiros reflexos no mercado brasileiro da aquisição da montadora de automóveis alemã Opel pelo grupo francês PSA - Peugeot-Citroen - não demoram a surgir.

Novo Peugeot 208 1.0 2018

Segundo o jornalista Roberto Nasser (veja aqui), no curto prazo a PSA substituirá os motores PureTech 1.2 Flex dos Peugeot 208 e Citroen C3 por um motor três cilindros 1.0 da Opel, que emprega eixo de contra-rotação interno para anular vibrações típicas de motores de três cilindros.

Novo Citroen C3 1.0 2018

O motor 1.0 de três cilindros será importado, como os atuais 1.2 Puretech, mas como têm cilindrada inferior a 1 litro, permitirão o enquadramento dos modelos Peugeot 208 e Citroen C3 na faixa de IPI de 7%, bem abaixo dos atuais 11% aplicados aos modelos com motor 1.2 Puretech.

Motor 1.0 de três cilindros Opel que equipará Peugeot e Citroen no Brasil

Dessa forma, há um ganho expressivo do ponto de vista de redução de imposto, com ganhos de competitividade.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Agora sim vai ter um motor confiável. Podia trazer logo os carros inteiros da Opel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe nada, motor oferece é o mais premiado internacionalmente na atualidade. Sempre tem um desses pra falar que o pior é melhor

      Excluir
    2. Sabe nada, motor puretech é o mais premiado internacionalmente na atualidade. Sempre tem um desses pra falar que o pior é melhor

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não. Opel é a parte boa da GM, e não esses lixos que vendem hoje aqui. Opel era Astra, Vectra, Calibra e etc..

      Excluir
    2. Não não Peterson. Parodiando o Carlos, a tecnologia e qualidade Opel está anos luz a frente da GM.

      Excluir
  3. Era da GM, e eu não sei porque a GM não trouxe esse motor para equipar os carros de entrada da marca.... vai entender... acho que continua a velha política de vender as velharias por aqui e ter um lucro um pouco maior.. a VW faz a mesma coisa com o câmbio i-motion, que fez a VW perder mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque GM não respeita seu consumidor, só pensa nos lucros. só isso!

      Excluir
    2. A GM fabrica os motores dela aqui, teria de substituir o produto nacional pelo importado. Já a Peugeot, como já importa o dela, tanto faz importar um como o outro, e como o 1.0 é mais vantajoso tributariamente...

      Excluir
  4. Num mundo ideal, a redução do custo seria dividida com o consumidor de forma que ambas as partes saiam ganhando. No entanto, todos sabemos que isso será totalmente revertido em lucro.

    De qualquer forma, segue o jogo, pelo menos continuaremos com acesso a motores modernos e de qualidade comprovada.

    ResponderExcluir
  5. Os motores Peugeot sempre foram confiáveis, agora, Brasileiro que se acha demais, e compra Corolla de 100.000 e Fit de 85.000.

    Isso mostra e prova a total falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Uma boa estratégia do Grupo Psa seria concentrar a produção Peugeot/Citroen na Argentina e a planta de Porto Real se tornar linha de produção da Opel para o mercado local e America Latina/USA.

    ResponderExcluir
  7. No momento estou usando um Opel Astra com motor 1.0 turbo. Realmente não se sente vibração do motor 3 cilindros, mas a sensação é que ele puxa menos que o Up TSI. Também acho que ele poderia ser mais econômico. Mas acho que é um bom motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao seria devido aos 300 kg de diferença entre um médio e um subcompacto?

      Excluir
    2. Seria a mesma situação de utilizar exatamente o mesmo motor do UP TSi no Golf. Andaria menos e beberia mais.

      Excluir
    3. Eu tenho aqui na Europa um Opel Corsa 1.2 com 89000 km. Sensacional, o consumo nominal é de 23,82, mas já cheguei a fazer 27 na estrada. Incrivelmente econômico. Realmente o motor peca um pouquinho no desempenho comparado a outros, mas a economia e confiabilidade é de tirar o chapéu, fora o acabamento e conforto, que a meu ver da um banho nos VW similares daqui.

      Excluir
    4. esperar pra ver se vem o 1.0 turbo. não falaram desse acréscimo do turbo na reportagem. além disso, bem que poderiam trazer pra cá tb a nova geração do 208 europeu quando sair.

      Excluir
  8. quem comprou 1.2......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu acho esse 1.2 Puretech melhor. Bem econômico.

      Excluir
    2. O que economiza com combustível gasta com manutenção que é os olhos da cara

      Excluir
    3. Errado, entre no site da Peugeot e verifique a tabela preço fixo das revisões anuais. Bem abaixo de outros.

      Excluir
    4. Ficou com um motor melhor, poir o 1.2 Puretch já foi premiado várias vezes na europa. Vai dançar que não pegar, porque com o 1.0 só vai dar mais lucro para a montadora. Prefiro o 1.2.

      Excluir
  9. Eu tenho um c3 com 200milkm o carro é excelente

    ResponderExcluir
  10. Citroen com motor nacional já é uma bomba em manutenção, imagine com motor importado...

    ResponderExcluir
  11. Maioria das reclamações da Peugeot e Citroen são sobre cambio e suspensões. sobre motores são poucos e raros os problemas , eu nunca tive problemas com motores de ambas as marcas.

    ResponderExcluir
  12. Nos 3 Peugeot que tive (206 Rallye ano 2000, 206 Moonlight ano 2008 e 207 XR 2011) os problemas que tive foram sempre na parte de suspensão, mais especificamente nas balanças da suspensão e amortecedores que ainda parecem frágeis para a nossa buraqueira. De resto, nunca tive que trocar nada que não fosse de manutenção preventiva.
    Os dois primeiros, vendi com mais de 95 mil km e ainda rodavam bem e eram econômicos. O 207 vendi com 55 mil km aproximadamente, também sem problemas de motor. Todos eles sempre com a preventiva em dia.

    ResponderExcluir
  13. Só lembrando que é redução de custos pra PSA não para os consumidores !! Sobre o desempenho e consumo? vai ficar como saindo do maravilhoso 1.2 puretech para o 1.0 opel?

    ResponderExcluir
  14. O grupo psa pertence a investidores chineses. Isso é escondido há anos do público consumidor. De francês só tem o nome

    ResponderExcluir
  15. O grupo psa pertence a investidores chineses. Isso é escondido há anos do público consumidor. De francês só tem o nome

    ResponderExcluir
  16. Land Rover é indiano e Volvo chines tb. E daí? Eles entram somente com a grana que tem muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem