A Ford do Brasil comemora a marca de 1 milhão de unidades produzidas no País do Ka na somatória de suas três gerações.
Hoje o modelo produzido na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.
Nascido como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas exóticas, se transformou em um compacto familiar, desenvolvido no Brasil para atender uma faixa mais ampla de consumidores.
Três gerações
A primeira geração do Ka foi lançada no Brasil em 1997, estreando o design “New Edge”, com formas arrendondadas e nome que significa, em egípcio, "espírito que anima todos os seres vivos”.
Em 2000, a linha ganhou o motor Zetec RoCam de 65 cv. Em 2002 o hatch passou por uma reestilização traseira, feita exclusivamente para atender o gosto dos consumidores locais, com pára-choques de linhas retas, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais.
A segunda geração, em 2008, trouxe a primeira grande mudança. A carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros, mantendo a configuração de três portas. Junto com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, introduziu diferenciais interessantes no segmento de entrada, como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do porta-malas e travamento automático das portas a 15 km/h.
Na linha 2012, passou por uma leve reestilização na grade dianteira e na lanterna traseira.
A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014 com projeto totalmente novo e global. Montado no complexo da Ford em Camaçari, na Bahia, com carroceria de quatro portas e espaço maior para cinco passageiros, recebeu motores 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, e Sigma 1.5 de 110 cv.
Ka+ e Ka-: grandes produtos da Ford! Fortes combatentes no campeonato da mediocridade!
ResponderExcluirKa Gado, Trecosport, foCUs! Ford Brasil ladeira abaixo nas vendas e na participação nacional. Por que será?
ResponderExcluirKa vende mais que qualquer VW e está sempre no top 3.
ExcluirEcosport foi um carro que inventou uma categoria em 2003 e fez muito sucesso por 1 década, atualmente está defasado frente ao concorrentes, mas a VW até hoje (15 anos depois) ficou "cuphando deodo" e não lançou um carro nessa categoria tão concorrida.
Ford Focus vende tão bem quanto o Golf, ou seja, ambos são um fracasso em vendas pois os hacths mais caros estão morrendo no Brasil.
Ka vende mais que qualquer VW e está sempre no top 3
ExcluirSó besteira. Vc não tem acesso aos números de venda dos carros da VW. O máximo que vc sabe são vendas no Brasil.
Todos os carros da VW fabricados no Brasil são vendidos na América Latina inteira, e vc IGNORA totalmente os números de vendas totais, pois vc não tem acesso a tais informações.
Por isso põe-se a relinchar repetindo besteiradas e orelhadas.
A VW é a maior exportadora do Brasil. Suas vendas na América do Sul já correspondem a praticamente a mesma coisa que ela vende no Brasil.
Enquanto o Ka só vende para locadora.
Por favor, pesquise antes de relinchar tanto.
Carlos, por favor nos informe e envie as suas fontes sobre os números de exportações das outras montadoras além da VW para termos base de comparação. Porque, até onde sabemos, você também não tem embasamento para afirmar nada disso.
ExcluirE pela enésima vez, se o Ka vende pra locadora, o Gol e o Voyage vendem muito mais. Tem matéria aqui mesmo no Car.Blog mostrando como a maioria das vendas desses modelos são para PJ. No varejo, a taca que eles tomam é maior ainda.
Por favor, pesquise antes de relinchar tanto.
Carlota, antes de desferir "orelhadas" volta lá no inicio da matéria e no inicio da discussão, todo mundo sabe que teu nível de inteligência e interpretação é maior que isso.
ExcluirO blog noticia a marca de 1 milhão de Ka produzidos no BRASIL, a discussão do colega fala que a Ford BRASIL está ladeira abaixo e perdendo participação. O Gabriel rebateu passando dados dos carros Ford no BRASIL.
E o mestre das orelhadas fala em América Latina, exportação, mimimi...
Não adianta espernear, fazer birra, bater o pezinho, Vw BRASIL está ladeira abaixo, só não tanto quanto a Ford pq tem 3 linhas de compactos contra 1 da Ford.
Contra fatos não existem argumentos.
Carlitos, só me fala uma coisa, vende Gol na Europa, como você mesmo fala, o mercado mais exigente do mundo? Não! Vende Fox na Europa? Não, já vendeu mas foi banido por falta de qualidade. Vende Ka na Europa? Sim, e com vendas surpreendentes, muito acima do esperado. Pode relinchar a vontade, enquanto a VW vende seus modelos para o terceiro mundo, a Ford vende para a o primeiro.
Excluircoco de carro , eu que eu diga com um fiesta que eu tive podre ! sumiu o nm do chassi por culpa da ferrugem carrinho feito pra brasileiro otário mesmo , to até vendo a cara dos diretores de produto quando lançou esse lixo !!
ExcluirEsse Blog foi o único a usar fotos das versões anteriores, pq será?
ResponderExcluirTem fotos de todas as gerações aí, por ordem cronologica delas....
ExcluirFalta a foto do 1a geração.
ExcluirO nome correto é Ford KU: feio por fora, e apertado por dentro. Igual ao Focus.
ResponderExcluirKa: "Feio por fora, apertado por dentro"... E vendendo mais que o Gol
ExcluirFocus: "Feio por fora, apertado por dentro"... E líder do segmento no Brasil por 3 anos seguidos em cima do Golf
Veja só como o mercado não reflete sua opinião nada nada parcial em Carlota?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirUai Carlos4carros pq vc acha q o UP eh melhor do q o Ka?!?! Seria a mesma coisa do q falar q o golf clubsport eh melhor do q o Civic type R no "inferno verde". Carlota pare de relinchar e antes de postar as coisas leia o q vc escreve...
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirFORD KA VENDE BEM MAIS QUÊ QUALQUER MODELO DA VW
ResponderExcluirJá que a ford vende tao bem, pq ela não figura entre as 5 que mais vendem?
ResponderExcluirNa verdade isso ocorreu isoladamente em 2016. Os dados acumulados de 2017 já apontam a Ford em quarto lugar se somados apenas veículos de passeio, e quinto lugar se somados também os comerciais leves (perde a quarta colocação para a Toyota).
ExcluirNo entanto, com a consolidação do Creta no mercado e a reestilização do Corolla, é possível que a sexta colocação do ano passado se repita. A não ser que o facelift do EcoSport com adoção de um AT6 convencional, 1.5 tricilindrico e 2.0 com injeção direta caia no gosto do povo e ele dobre suas vendas. Aí talvez a americana consiga sustentar a atual posição.
Porque a Ford utiliza a mesma estratégia da GM e Hyundai, só 1 linha de compacto (Onix, Ka e HB20), dessa forma são lideres de mercado na categoria. E todo mundo sabe que compacto gera volume de venda mas são os que geram menos lucro.
ExcluirAo contrario de Fiat e Vw que tem muitos modelos compactos se canibalizando, tendo que ter várias linhas de montagem, mais funcionários nas fábricas, tendo que somar todos pra dar a mesma quantidade de 1.
É inegável que no segmentos que mais geram lucro quem se da melhor é a Toyota com Corolla e Hilux, Honda com Civic, WR-V e HR-V, e a Fiat com Toro e os Jeep montados na fábrica da Fiat.
Cada comentário aqui...
ResponderExcluirTive um Ka 1998 em 2005, 1.0, com direção hidráulica e trio elétrico. Pensa num carrinho gostoso de dirigir!!!
Pelo fato de ser leve, o motor não sofria tanto pra fazê-lo andar, a bitola traseira maior que a dianteira, somada com um acerto bacana de molas e amortecedores dava uma dinâmica de "handling" deliciosa, carrinho mega estável e mesmo assim não tinha uma suspensão dura como alguns acertos que a própria Ford e VW deram aos modelos esportivados...
Ao invés de comentários jocosos, nada éticos e sérios, sugiro aos "expones" (experts de porra nenhuma) que dirijam o carrinho.
Vão se surpreender!!! eu mesmo tô procurando um da primeira geração, reestilizado (face-lift de 2002) com motor 1.6, só pra ter e curtir...
tem gente que se "diverte" com pouco mesmo...
Excluirmas pouco MESMO......
Kkkkkkkkkk ford ka sapinho é um lixo só quem ja dirigiu ou entende de carro sabe "Brasileiro se contenta com pouco"
ExcluirFalaram os super condutores de BMW M-Power, Mercedes-Benz AMG, Audi RS e Jaguar Type-R...
ExcluirVocês dois nunca nem saíram das suas cidades bando de coiós... Já rodei o mundo, conheço TODA, repito: TODA a América, do Alasca à terra do Fogo, Europa, Japão, China, Tailândia... tenho um Golf alemão para o dia a dia, já tive uma cacetada de carros, sou engenheiro mecânico com mestrado em materiais compostos, executivo de uma multinacional, com 36 anos e sem precisar me promover em sites como vocês dois, que no máximo se acham os maiorais com um AP com turbininha sem vergonha...
Melhor nem perder tempo...
Um Kazinho com motor 1.6 zetec rocan é uma delícia de guiar e na pista faz passar vergonha muito carro que os desinformados acham melhores...
ExcluirKA atual é otimo produto, bom espaço, boa plataforma motores eficientes carro bem agradavel de dirigir. poderia ter melhor acabamento ou ser mais barato, mas está tudo caro mesmo hoje em dia.
ResponderExcluirbom carro
ResponderExcluirTrabalho atualmente em um Ka SEL 1.5 da empresa, 25mil km e faz menos barulhos que meu up!.
ResponderExcluirA lataria das portas são molengas e tem o problema de arrombamentos pelo miolo da fechadura onde o alarme não dispara (já foi arrombado).
Anda bem e freia muito, os pneus largos proporcionam bom conforto e estabilidade superiores ao up!, ao menos esse veio alinhado e nada desencaixado por dentro, tudo firme e sem barulhos.
Afirmar que o carro faz muito barulho por uma avaliação feita pelo blog de uma única unidade seria falho, sendo assim não recomendaria o up! pois o meu faz bem mais barulhos que o Ka e o pior é que não podem ser solucionados (suspensão de carroça).
Gostos diferentes e carros diferentes, como gosto de caros pequenos fico com o up! e levo melhor segurança e economia.
Esse negócio de dar barulho deve ser discutido apenas por metodologia científica, haja vista que são muitíssimas variáveis. Pra discutir isso daí tem que desmontar as unidades, analisar os materiais de forma técnica, tipo de coxinização, análise torcional, rigidez estrutural, pontos de apoio, etc, etc, etc. Qualquer outra análise é orelhada e achismo.
ExcluirMas isso é óbvio, mas tem gente aqui que usa o exemplo do Ka testado pelo blog como bandeira de salvação e condena toda a produção com base em um único teste.
ExcluirPor esse mesmo motivo citei meu up! como exemplo, verdadeira "escolinha de samba", mas não é por isso que vou condenar toda a linha de produção ...
Pois é meu caro.....difícil argumentar com esse pessoal
ExcluirPois é Carlos, esses tipos de comentários servem para mostrar que no geral o Ka da mais barulho que o up!, MAS não são todos os Ka que fazem barulho nem todos up! que são silencioso.
ExcluirComo ando nos dois modelos todos os dias, o que vale é o que vivencio diariamente, no meu caso ka mais silencioso que up!.
Claro que não quer dizer muita coisa, devo ter recebido presente Grego da VW e obra divina da Ford...
Espero que quendo pegar o Tsi me livre desses barulhos.
Pois é Five, mas ele não entende essas coisas, é um fundamentalista automotivo. Eu particularmente já guiei o Uno, o Etios, o Ka e o Up. Na minha experiência o Ka era o mais ruidoso, mas nem por isso condenarei todos os Ka.
ExcluirSe você dirige um KA SEL , não pode deixar de citar que tem ESP e controle de tração eletrônica!!! Um dos poucos carros da categoria com esse item de segurança...
ExcluirAí que está. Quando você vai adquirir um veículo tem que colocar as coisas na balança. O que é melhor pra você ? Ter menos barulho porém ter ESP ? Pra alguns sim, outros nem saberão o que é ESP.
ExcluirO Sport andava bem
ResponderExcluirJusto o que eu procurava sobre fechadura
ResponderExcluirQual a melhor cadeirinha de auto no ford ka 2002/2003 ???
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.