A fabricante alemã de carros premium Audi planeja ser a primeira montadora do mundo a ter um carro de produção em série classificado no "Nível 3" de condução autônoma, que será o novo Audi A8, que chega ao mercado no final deste ano.
O recurso de Nível 3 do A8, chamado "automação condicional" pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), operará a velocidades de menos de 60 km/h em congestionamento pesado em rodovias separadas fisicamente do tráfego em sentido contrário. Uma vez que o motorista ativa o Nível 3, ele pode ler um livro, verificar as notícias em um tablet ou responder aos e-mails. Não é possível, porém, dormir ao volante, porque quando uma situação de tráfego requer a sua atenção, o carro vai ativar o protocolo de entrega do comando, geralmente dando ao motorista entre oito a dez segundos para avaliar a situação na estrada e retomar o controle do volante.
Para se ter uma ideia do nível de sofisticação do sistema de condução autônoma do A8, todos os carros atuais que dizem oferecer "condução hands-free", como o Tesla com Auto Pilot, são classificados como "Nível 2" ou "automação parcial", no qual o motorista não pode tirar os olhos da estrada e deve estar pronto para assumir o controle imediatamente.
No entanto, esse recurso de condução autônoma "Nível 3" não estará ativo no Audi A8 no seu lançamento porque há a necessidade de aprovação de legislação específica para regular essa questão, e isso está sendo aprovado pelos principais governos no momento.
Na Alemanha essa lei que regula a condução autônoma está em debate, e planeja ser o primeiro país a ter uma legislação que permita os níveis 3 e 4 de condução autónoma. A nova lei precisa apenas de aprovação do Senado alemão, o que deve acontecer em semanas.
O texto do governo alemão prevê que o fabricante faça uma declaração que especifica exatamente as circunstâncias em que um motorista pode transferir o controle do carro, de modo a não haver falsas expectativas. Além disso, exige uma "caixa preta", que irá gravar todos os protocolos de transferência para que os investigadores de acidentes possam saber se um ser humano ou um computador estava no controle do veículo no momento de uma colisão.
Rupert Stadler, CEO da Audi, disse em conferência no mês passado, que o novo A8 só oferecerá o recurso de condução autônoma "Nível 3", onde o quando os governos dos principais mercados de automóveis permitirem e for legalmente seguro.
Mercedes-Benz Classe S está atrás
A Mercedes-Benz colocará a venda também no final de 2017 a atualização de meio de ciclo de vida do Mercedes S, que também contará com tecnologias avançadas de condução autônoma, mas não no "Nível 3", como o A8.
Segundo o chefe de desenvolvimento da Daimler, Ola Kallenius, o Classe S "não está no nível em que se possa transferir completamente a responsabilidade do motorista para o veículo".
O Classe S oferecerá um nível muito sofisticado do "Nível 2" de condução autônoma, que ajudará o motorista a fazer curvas, e será capaz de mudar de pista de forma autônoma como a classe E, mas seu sistema não pode ser classificado como "Nível 3", pois demanda atenção permanente do motorista à estrada, enquanto o do A8 permite ao motorista não olhar a estrada.
Os planos da BMW
A BMW diz que seu iNext, que chega ao mercado em 2021, oferecerá Nível 3 condução automatizada. Tecnicamente, a BMW será capaz de equipar o carro com os níveis 4 e 5, mas a decisão não foi tomada ainda. No Salão do Automóvel de Genebra, em março, o CEO da BMW, Harald Krueger, descartou que a montadora passaria diretamente para a autonomia Nível 4 do Nível 2, como outras montadoras como a Ford e a Volvo estão atualmente considerando.
Nível 4 é classificado como "alta automação" pelo SAE. O carro faz a maioria das funções de condução, mas o motorista pode retomar o controle. No nível 5, ou "automação completa", o veículo não precisa de um volante e o carro pode executar todas as tarefas de condução.
Fonte: [Automotive News - Europe]
Audi A8 será o primeiro com condução autônoma "Nível 3"
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Design maravilhoso, de cair o queixo. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi lembrar da regra jornalística "-O editorial faz parte do jogo". O título da matéria diz "A8 será", mas o texto diz "A Audi planeja ser".
ResponderExcluirMeu deus q obra de arte, isso q eu chamo de design sóbrio, elegante e esportivo sem duvidas os carros da audi são od mais belos principalmente de a5 em diante, parabéns audi
ResponderExcluirQuanto vai custar este carro?
ResponderExcluirTop! Pecou somente no interior, as portas não tem sintonia com o painel, o encaixe ficou igual a um Uno Mille.
ResponderExcluirEssa será a versão final de produção ?
ResponderExcluirEssa será a versão final de produção ?
ResponderExcluirAs grandes empresas já tem a tecnologia para níveis 3 e 4 de condução autônoma. A questão é a legislação. O debate está em quem via ser responsabilizado caso aconteça uma batida com o sistema ligado: o dono do carro ou a empresa?
ResponderExcluirDessa vez parabéns a Audi pela inovação, achei interessante essa nova condução autônoma, fico pensando quem poderia ser concorrente do A8?
ResponderExcluirPorque A3 Concorre com Classe S
A4 com Maybach
A5 Com Foguete da Nasa
A6 Com Millennium Falcon
A7 com Estrela da Morte
e A8?????
tecnologia vai vim no gol 1.0
ResponderExcluirPronto, acabou com os baba ovo da série 5.
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