A montadora alemã de carros premium Audi divulga um vídeo, o qual reproduzimos abaixo, oferecendo um vislumbre do seu novo modelo topo de linha, o SUV Audi Q8, por meio do Audi Q8 Sport Concept.
O Audi Q8 adotará um novo motor 3.0 TFSI seis cilindros com um sistema Híbrido leve com compressor elétrico, que oferece 476 cv e 700 Nm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 275 km / h. Sua autonomia é de mais de 1.200 km.
O Q8 tem uma grande capacidade de regeneração de energia com seu motor elétrico de 20 kW permite uma redução de e litro de combustível a cada 100 km rodados. A Audi combinou um motor de seis cilindros TFSI com um compressor acionado eletricamente e um sistema híbrido leve de regeneração de energia. O motor de arrance é colocado entre o motor e a caixa de velocidades, e funciona também como um motor elétrico adicional. O sistema elétrico é de 48 V.
Há uma bateria de íon-lítio-íon de 0.9 kWh para armazenamento de energia sob o compartimento de bagagem, e que impulsiona o motor elétrico, permitindo ao Q8 andar em modo puramente elétrico em congestionamento.
Ao frear, o sistema de regeneração de energia recupera a energia que seria dissipada, e recarrega a bateria, para poder impulsionar o carro na aceleração, repetidas vezes.
Outra novidade do motor do Q8 é o uso de dois turbo compressores acionados convencionais associados a um turbo elétrico que opera nos regimes baixos quando s turbos alimentados pelos gases de escape ainda não estão operado, eliminando o chamado lag de baixa dos turbos.
Isso resulta em um desempenho típico de um V8, mas com consumo de quatro cilindros. Segundo a Audi, o consumo médio é superior a 14 km/l, permitindo uma autonomia de 1200 km com um tanque de 85 litros.
O Q8 incorpora também recursos como o assistente de eficiência preditiva, que usa informações de campo próximas, do GPS e de sistemas on-line para ajustar a condução para a máxima eficiência.
O modelo usa suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que permite múltiplas configurações. A altura em relação ao solo pode ser alterada em até 9 cm.
Em termos dimensionais, o Audi Q8 mede 5,02 metros, distância entre-eixos de três metros, oferecendo muito espaço para passageiros e bagagens. No cockpit, o novo conceito de operação baseia-se em grandes telas tácteis, complementados por uma versão do cockpit virtual Audi e por head-up display com instrumentos analógicos, com tecnologia de realidade aumentada inteligente, no qual o mundo real e o mundo virtual se fundem.
A largura do Audi Q8 é de 2,08 metros, e a dianteira é dominada pela grande sigle frame e os faróis de matriz LED com feixe baixo e alto laser, o qual enfatiza uma assinatura de luz laser azul em forma de X, com uma série de sinalizações dinâmicas.
O Audi Q8 mede 1,70 metros de altura. As portas são abertas através de elementos de toque, assim que os sensores nos anéis Audi são tocados na coluna B ou C.
O interior do Audi Q8 oferece muito espaço para quatro pessoas e um compartimento de bagagem tem 630 litros. As linhas esticadas dão ao cockpit uma atmosfera esportiva e elegante. Quase pairando sobre o túnel central há um console que integra a alavanca shift-by-wire. Isso permite que o motorista controle a caixa de velocidades tiptronic de oito velocidades eletronicamente. Nas portas da frente começae um grande arco horizontal corre na borda inferior do pára-brisa e se encaixa aos assentos do condutor e do passageiro sem constringir os ocupantes. O modelo conceitual tem apenas dois assentos individuais na parte traseira.
O painel de instrumentos com um caráter horizontal pronunciado, e é dominada por uma faixa central preta, de alto brilho, fechada por um suporte de alumínio. Quando desligado, a tela é invisivelmente encaixada na superfície, assegurando assim um fluxo harmonioso das linhas. Quando o display está em operação, ele se encaixa perfeitamente na linha de design. No escuro, os guias de luz LED iluminam o interior com luz branca. Um destaque é o painel de instrumentos tridimensional.
As informações e comandos são, na sua maioria, fornecidos por telas tácteis, complementados pela nova geração do cockpit virtual Audi e uma tela analógica do head-up display, com informações de realidade aumentada.
Um exemplo é um grande seta de indicação de direção que é posicionada no campo de visão do motorista no mesmo lugar de uma pintada do piso.
O novo Audi Virtual Cockpit tem resolução de 1.920 x 720 pixels, e é aprimorado por novas funções e gráficos ainda mais detalhados, e que agora fornece mapas em 3D.
O visor MMI, que é posicionado centralmente no painel de controle, é usado para controlar o infotainment e as configurações do veículo, além do ar-condicionado. Se o sistema de sensor detecta no banco que o passageiro está a bordo, a tela sensível ao toque oculta o ar condicionado para ele. Se o motorista estiver viajando sozinho, a função será desativada.
Audi Q8 Sport: detalhes e especificações oficiais - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Curti
ResponderExcluirMeu Deus,a Audi só mostra a versão conceitual do Q8,queremos ver a versão de produção !!!!
ResponderExcluirCarro ou obra de arte? Magnífico esse novo q8 design sóbrio, esportivo,e elegante chega de carros sem sal
ResponderExcluirPerfeito Perfeito Perfeito, so achei a traseira diferente demais
ResponderExcluirlembra muito uma montadora sul-coreana, cuja primeira letra é uma H em itálico.
ResponderExcluirSe o Audi já veio assim, imagina o dá Lamborghini :D
ResponderExcluirmuintas caracteristicas da nova lamborghini urus
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.