A Tata Motors, maior fabricante de automóveis da Índia, e a Volkswagen, Group, maior fabricante de automóveis da Europa, estão em fase final de negociação de uma parceria que terá impacto na Índia e também em outros mercados emergentes.
A parceria entre as duas empresas poderá ser anunciada inclusive no próximo Salão do Automóvel de Genebra, que ocorre na Suíça, no próximo mês de março. Entre os aspectos que estão sendo discutidos é o compartilhamento de plataformas modulares para desenvolvimento de modelos para a Índia e mercados emergentes.
Nesse caso, a Tata Motors forneceria plataforma modular avançada (AMP) que está sendo desenvolvida pela Tata Motors. Já a Volkswagen pode oferecer know-how técnico na produção de modelos de arquitetura modular. As duas empresas também estão analisando se a plataforma Volkswagen MQB A0, que foi usada pela primeira vez no Seat Ibiza, e dará origem ao novo Polo Europeu e também ao novo Gol no Brasil, poderá ser usada pela Tata.
O objetivo da parceria entre a VW a a Tata é compartilhar arquiteturas e capacidades e trazer retornos mais rápidos de investimento através de economias de escala. A parceria poderá ser lucrativa para os dois conglomerados.
A Volkswagen atualmente tem um line-up envelhecido na Índia, basicamente o Polo e o Vento (Polo Sedan). A montadora analisou a viabilidade de lançar o Up! no mercado indiano entre 2012 e 2013, mas o projeto não se mostrou viável.
Foi explorado também a possibilidade de modelos MQB, especialmente o Golf, mas também foram deixados de lado pois são carros muito caros para esses mercados.
Fonte: Economic Times
VW e Tata negociam parceria para mercados emergentes
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Notícia de hoje da Quatro Rodas: "Vem aí a Dacia da VW - VW terá marca de baixo custo até 2019", ou seja, quando era Dacia um monte de gente aqui falava mal só por ser Dacia. Agora como será VW um monte irá falar bem. Eu particularmente acho que a VW está certíssima. O mundo automotivo chegou em um patamar onde determinados luxos são completamente desnecessários para certos tipos de consumidor. VW aprendendo com o Renault. Muito bom. Pra vender também tem que ter opção barata.
ResponderExcluirExato, falando de renault tem produto muito honesto!
ExcluirPensei que a VWB já era uma marca pé de boi no BR!
ExcluirA VW é a marca generalista com os carros mais caros do mercado. Não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
ExcluirVai ser um show (de horrores) juntar o design da Volks com a Tata.
ResponderExcluirEspero que não mandem esses futuros lixos ambulantes para o Brasil, vejam o crash test do Nano.https://www.youtube.com/watch?v=buMXtGoHHIg
ResponderExcluirDuvido que não. São carros para países emergentes. Pode esperar, algo vai desembarcar por aqui.
ExcluirO melhor de tudo será ouvir o Carlos:
ResponderExcluir"Tata Motors... dos mesmos produtores do Bugatti Chiron..." kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkk
Excluirvw barata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirnem se as peca for tudo chines rodinha 13 motorzin 1.0 aspirado 8 valvula, ou seja lixo, não sera barato!
"Rodinha 13, motor 1.0 aspirado 8 valvula"! Você se refere ao Onix? Lider de vendas no Brasil, custando R$50k
ExcluirOnix é uma jabiraca sob rodas mano up é superior menos no visual
Excluirhahahaha carro ridiculo.
ResponderExcluirNo passado li que esse tal de Tata tinha o projeto de fazer o carro mais barato do mundo. Esse nova empresa vai ser uma desgraça e espero que fique só pela Índia mesmo. No Brasil já se tem lixo demais.
ResponderExcluirda India já tem o Etios, que coisa feia. Agora feio mesmo é o tal da Spin, hoje tinha uma do meu lado no trânsito, caramba, como é feio.
ExcluirOs Renault geralmente são de assustar também, e além disso não apresentam nada demais. Só para quem visa somente o preço menor.
ExcluirJhoneribas, a Tata hoje controla Jaguar e Range Rover.
ExcluirSr Vader. Se isso quisesse dizer muito a Fiat não era o que é. Está no mesmo grupo da Ferrari.
ExcluirEntão carlos4carros, se a parceria se concretizar os carros da Tata Motors prestam a partir de agora???
ResponderExcluirUm...entendi o porquê do nome do sedanzinho aí em cima...Ameo de frente e Odeieo de costas... :)
ResponderExcluirIsso da foto parece um Logan feito no martelo kkkk
ResponderExcluirA questão é simples. A VW é uma marca hoje "semi-premium". Seus carros são os mais caros do segmento não premium. Então, a VW posiciona-se acima das marcas generalistas convencionais, e abaixo da Audi, em termos de mercado.
ResponderExcluirEntão, como a VW está acima de todas as outras marcas generalistas, ela precisa lançar uma outra marca de baixo custo para concorrer com Chevrolet, Fiat, Hyundai, Toyota e Honda.
baixo custo pra quem?
ResponderExcluirNem precisa.. os carros aqui ja são para mercados emergentes.. so os preços que são de luxo mesmo.
ResponderExcluir^^ Relinchos! Favor pesquisar antes de relinchar.
ExcluirO fato é que a VW é disparada a marca mais vendida e de maior sucesso no mercado mais exigente e sofisticado do planeta, que é o europeu.
E é também disparada a maior marca no maior mercado do mundo, que é a China.
Assim, a VW acaba fazendo carros muito caros, que não são acessíveis a mercados emergentes.
Por isso, está criando uma marca de custo mais baixo, para os mercados emergentes.
Com essa marca, ela fará carros que os macaquinhos chamam de "custo x benefício", coisa que até agora ela jamais fez, pois não precisa.
A VW ja é uma marca de baixo custo: Gol Fox Saveiro
ResponderExcluire de alto custo: Golf Passat Jetta
^^ Por favor, pare de relinchar. Só besteira.
ExcluirA VW hoje é uma marca semi-premium. Em qualquer lugar do mundo seus carros são os mais caros da concorr~encia, e também os mais vendidos, tanto que a VW é a maior montadora do mundo.
Vender mais e mais caro - esse é objetivo de todas as empresas, e apenas poucas conseguem.
Vejam o Golf, que custa em média 30% mais que o Focus, sendo mais leve (portanto mais barato de ser produzido), e mesmo assim vende na Europa umas dez vezes o Focus.
Com os outros modelos é assim também.
Então o consumidor colocou a VW em um segmento que só está ela, em um nível intermediário, muito acima das marcas tradicionais, no nível de BMW e Mercedes, e abaixo apenas da Audi.
Então, abriu-se um espaço para a VW criar uma marca de baixo custo, para concorrer com Ford, Honda, Toyota, Fiat e etc.
basta saber olhar os preços e saber se um é mais caro que o outro para perceber isso. Se vc não consegue perceber uma obviedade dessa, fica claro que seu QI é limítrofe.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.