A revista EXAME divulgou seu ranking EXAME/IBRIC de melhores empresas em atendimento ao cliente, trazendo a montadora francesa Renault na liderança, com 75.78 pontos, e 10º posição no ranking geral.


A segunda colocação coube à Fiat, com 75,78 pontos, seguida da Peugeot (70,7 pontos), GM (69.83 pontos) e Volkswagen (67,91 pontos).


A Honda é a 7ª melhor, com 66,546 pontos, e, em último a Ford, com 66,03 pontos.


As demais empresas automotivas não aparecem no ranking de 116 empresas de todos os setores.



Ranking  - atendimento ao cliente - Setor Automotivo


RankEmpresaPontuação Geral
1UBER79,91
2Renault75,78
3Fiat71,98
4Peugeot70,7
5GM69,83
6Volkswagen67,91
7Honda66,46
8Ford66,03

Fonte: EXAME

37 Comentários

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  1. Acho que esse ranking precisa ser melhor elaborado.
    É necessário colocar o número de concessionárias na equação, já que é fácil ser alto nível de atendimento com meia dúzia de concessionárias, como a Toyota e Honda. Quero ver com mais de 600, como a VW.
    Renault, Peugeot aí tem poucas concessionárias.
    Já GM, Fiat e VW têm redes similares.
    Então, entendo que a campeã mesma é a Fiat, seguida da GM com a VW no pódio.

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    1. Mimimi para tentar melhorar a pontuação dá VW, aceita que dói menos!

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    2. Rapaz, pela primeira vez tenho que concordar com o Carlos, cara ele ta certo. Tem que ver todas as redes de concessionária, nao so uma, ou duas. Cara moro no interior da Bahia, nunca vi Renault ou Peugeot aqui no interior, so na capital. Mas vejo muitas concessionaria da Fiat, Volkswagen e Chevrolet...

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    3. Entendo que o raciocínio do Carlos é bem considerável.

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    4. O que foi avaliado não é a maior presença da empresa no território nacional.

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  2. Precisa ver quanto a Renault pagou para estar em primeiro, aquilo lá é um lixo.

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    1. Que opinião lixosa hein, o atendimento em todas as consecionárias dessa marca são ruins? Vc ja esteve em todas elas?

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    2. Cara, nos último 5 anos tive carros da vw, gm, citroen e renault e posso dizer com tranquilidade que, pelo menos dessas, a renault dá um show!

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    3. Durante muitos anos foi péssimo, mas realmente melhorou bastante nos últimos anos a Renault.

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  3. Resposta justa, pensei o mesmo de você. Pois eu lembro que a Fiat foi a melhor em relacão à logistica e imagine atendimento? Ponto forte por conta de maior rede de concessionária. Fiat, Volks e Gm são pontos fortes!

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    1. Tá onde importa, nas concessionárias. Os outros você pode achar em rankings aqui e ali, afinal de contas estatística é a arte de torturar números.

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  5. Durante seis anos fui cliente Renault (Clio/Sandero), e sempre fui bem atendido nas CSS aqui na grande SP. Como agora tenho um Up fui em uma CSS VW para solucionar um ruído do carro e também fui bem atendido.Quando percebo que o consultor está de má vontade, procuro logo o gerente.

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  6. Eu penso como quem realizou a pesquisa: o número de concessionárias não interfere no resultado. Operações em maior escala não são, necessariamente, mais difíceis quando se trabalha com padronização: para contratação, para treinamento, para manutenção, para atendimento, etc. Se o porte da operação afetasse a qualidade Toyota e VW estariam fabricando os piores carros do mundo, porque são elas as maiores fabricantes. McDonalds demonstrou, faz tempo, que operações de grande envergadura podem ser feitas de forma padronizada e com bom atendimento. Portanto, se o atendimento da Ford é ruim, não ponham a culpa na quantidade de concessionárias que a rede da Ford tem. Pela mesma razão, se o atendimento da rede Renault satisfaz os clientes da Renaut, isso deve ocorrer por mérito da administração da Renault e das concessionárias Renault, e não porque a rede da Renault é pequena (Obs: eu não sou cliente da Renault e não sei se o atendimento é bom ou ruim. Eu só estou comentando a respeito da metodologia da pesquisa).

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    1. Seu ponto de vista está certo, mas acontece com a expansão de rede de concessionária facilita atendimento ao cliente... Em relaçao ao cumprir serviço depende de como esta administrando sua organização pois vai depender de região para região.

      Mas é fato que quanto maior rede de concessionária mais facilidade de encontrar as peças porque a demanda é muito maior e atendimento fica mais eficente!

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  7. Cada dia mais as francesas derrubam este "mito" que carro francês quebra, desvaloriza mais que os outros e tem um pessimo pos venda....

    So nao enxerga quem nao quer

    O resto é mimimi

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  8. Entendo como bom atendimento objetividade, sem respostas evasivas, parar e prestar atenção ao ouvir o cliente. Não esse monte de pseudo modelos na recepção, que não tem a menor noção pra quem estão trabalhando (quando fui buscar meu carro mais recente, a pseudo modelo veio me explicar as funções do carro, coitada, não fazia a menor ideia das funções do carro, acabei pedindo pra ela parar, mas mesmo que eu reclamasse, ela era bonita certamente o gerente...), mecânicos com jeito malandreado, vendedores desinteressados, muito menos ficar paparicando o cliente e depois quando e se surgir algum transtorno com veículo, ficar na empurroterapia. O problema das CSS no Brasil em geral não as marcas, mas sim os brasileiros, com a velha mania de fazer tudo de qualquer jeito quando não tem ninguém vendo, fazer de qualquer jeito quando sabe que é parceirão do chefe, fazer de qualquer jeito quando sabe que é bonita e por aí vai.

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  9. Entendo como bom atendimento objetividade, sem respostas evasivas, parar e prestar atenção ao ouvir o cliente. Não esse monte de pseudo modelos na recepção, que não tem a menor noção pra quem estão trabalhando (quando fui buscar meu carro mais recente, a pseudo modelo veio me explicar as funções do carro, coitada, não fazia a menor ideia das funções do carro, acabei pedindo pra ela parar, mas mesmo que eu reclamasse, ela era bonita certamente o gerente...), mecânicos com jeito malandreado, vendedores desinteressados, muito menos ficar paparicando o cliente e depois quando e se surgir algum transtorno com veículo, ficar na empurroterapia. O problema das CSS no Brasil em geral não as marcas, mas sim os brasileiros, com a velha mania de fazer tudo de qualquer jeito quando não tem ninguém vendo, fazer de qualquer jeito quando sabe que é parceirão do chefe, fazer de qualquer jeito quando sabe que é bonita e por aí vai.

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  10. Não ponho a mão no fogo por marca nenhuma, mas quem estiver duvidando do bom atendimento das francesas e sentindo falta de mais japonesas, dá uma olhada no Reclame Aqui, especialmente no índice "voltaria a fazer negócio".

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  11. Genti, a Toyota não deve estar essa lista mesmo. Eu já tive Toyota e nunca mais na minha vida quero carro dessa marca pois o pos venda foi pssimo... meu carro ficava parado na concessionaria e nao resolviam o problema, queriam cobrar por um serviço que deveria ser feito na garantia e ainda bateram meu carro na concessionaria e eu sei disso pois o para-lama tinha marca de tinta.

    Então nunca mais quero Toyota. Agora estou na VW e o atendimento e pós venda da está um showwwwwwwwwww! AMO demais.

    Tudo que uma pessoa pode pedir estou tendo...eles agendam com hora marcada....o atendimento é educado, tudo rápido, e ainda tem atendimento expresso...que A-M-O. Muito rápido.

    Tenho muitas amigas que estão com carros VW que indiquei...e sempre que precisaram de revisão ou quaquer problema, viram boa vontade e solução imediata do problema, tudo na garantia e grátis...

    então..;.todos os meus amigos e amigas estão A-M-A-N-D-O!!!!

    Outra coisa que gosto é revisões a cada 1 ano. E as peças ? A VW tem a linha "Economy"...de peças originais muito baratas. um amigo trocou pastilhas de um passat 2012 e pagou R$ 250 reais....na concessionaria da vW. sabe quanto custa uma peça dessa na mercedes? mais de 1.700 reais.

    A Toyota cansei de pagar 600 reais em pastilhas. e na VW tem pastilha original por 250 reais..

    Gente, quem usa é que sabe. A VW está aprimorando seu pos-venda e estou adorando..revisoes baratas, peças originais com preço acessível, não preciso recorrer a mercado paraleo, garantia de tres anos mesmo em carros seminovos.

    Tipo...sei que Renault é boa também. Tenho amigas com Renault e todas gostam muito...mas tem pouca concessionária...

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    1. Também nunca tive boas experiências com a Toyota, não entendo como elogiam tanto. Se bem que quando tive Toyota sempre levei na mesma css.

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    2. Toyota é Toyota.
      O resto é resto.

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    3. Toyota é lixo, que só ignorante compra, pagar mais de 100 mil em um corolla com acabamento de plastico e sem um mísero ESP

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  12. O texto está errado, porque cita "....trazendo a montadora francesa Renault na liderança, com 89.91..." mas a TABELA mostra que o valor de 79,91 é do UBER e que o da Renaut é 75.78!

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  13. Eu já estou no meu segundo Corolla e 5 anos de Toyota. O atendimento é horrível.

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  14. OFF TOPIC! Engraçado ver as luzes diurnas de led ( que podem ser usadas no lugar do farol durante o dia, segunda a nova lei do farol aceso ), ficam na altura dos faróis de neblina no Fluence e no Corolla e a própria lei não permite o uso dos faróis de neblina no lugar dos faróis baixos!! ÔÔÔ Brasil!

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  15. O atendimento das "japonesas" tÊm caído de q2ualidade no Brasil, pois os brasileiros que trabalham nelas, "se acham"! Um exemplo disso, um amigo do trabalho teve o New Fiesta roubado e foi ate uma CC da Honda, pois se interessou pelo FIT, mas ao chegar e perguntar sobre: desconto, taxas e parcelas, eles disseram que não tinham nada disso, pois "não estavam em crise"! Daí, o amigo comprou outro new fiesta mesmo!!!

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  16. Comprei um Sandero privilége zero km com 6 meses o motor tava com barulho de gol chaleira, levei na concessionária disseram que tinha que regular válvulas e que a garantia não cobria isso kkkkkk vendi essa bosta

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  17. Fiattt ???? Precisei mandar um email a Fiat Italia para fazer valer a garantia.. deve ser piada isso!

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  18. Não avalio a Renault do Brasil tão bem assim!
    Renault Duster Dynamic 2012/2013 perde os freios e Incendeia em rodovi
    texto: É #RenaultdoBrasil, passei por uma situação muito complicada no dia 18 de janeiro! Peguei minha Duster Dynamic 1.6 2012/ 2013, totalmente revisada para viajar de férias com a família, andamos aproximadamente 450 km, quanso estavamos na rodovia Marechal Rondon, a 4 km de Araçatuba, trafegando a aproximadamente 100 km/h, derrepente o motor simplesmente morreu, reduzi para 4° marcha e nada! No mesmo momento a Luz do ABS acendeu, ouviu-se um estouro e os freios simplesmente acabaram, fui reduzindo as marchas para diminuir a velocidade e encontrar um local seguro para parar o carro, quando o carro parou, o cofre do motor estava em chamas, graças a Deus, tirei o meu filho de cinco anos de idade, minha esposa, minha cunhada e minha sogra idosa de dentro do carro, corri com o extintor de incêndio para abrir o capô, assim que abri vi o motor totalmente em chamas em com muita fumaça preta! Corri para tentar apagar, mas o extintor acabou! Graças a Deus na mesma hora, pelo menos mais cinco pessoas ou mais pessoas correram com os seus extintores de incêndio e ajudaram a controlar as chamas! Mesmo assim, o motor, toda a parte elétrica e a parte de baixo ficaram completamente destruídos! Meu carro foi PERDA TOTAL ! Foi um sufoco, mas graças a Deus, nada aconteceu com a minha família! Atenção proprietários de Duster! Pelo que vi na Internet não foi o primeiro caso de problemas nos freios ABS! Encontrei isso pesquisando!
    https://www.proteste.org.br/carros-e-mobilidade/seguranca-automotiva/noticia/proteste-pede-apuracao-de-defeito-em-duster

    Gostaria de saber o que foi feito sobre isso! E o que Poderá Ser feito sobre o meu caso!

    Entrei em contato com a Renault, me pediram um monte de coisas, informações e etc, mas não fizeram nada de efetivo no meu caso, terei de recorrer a justiça!

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  19. Pq pulou a citroen? Lá na revista ela tá na frente da FIAT.

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