A indústria automotiva brasileira produziu 174,1 mil veículos em janeiro de 2017, aumento de 17,1% relativamente aos 148,7 mil produzidos no mesmo mês de 2016.
O crescimento de produção veio contrabalancear os números relativamente fracos de vendas, as quais caíram 5,2% nos períodos comparados. A maior produção mesmo com vendas menores se explica pelo fato de que as montadoras estão apostando na recuperação do mercado, o que levou a um aumento da cadência de produção para não deixar as concessionárias desabastecidas.
Segundo a ANFAVEA, a queda de 5,2% nas vendas foi uma surpresa negativa, pois se esperava uma interrupção na queda do mercado brasileiro, mas aposta-se em um crescimento ao longo do ano, com inversão já a partir do mês de março, quando o mercado já deverá superar 2016. No acumulado de 2017 a expectativa é de um avanço de 11,9% na produção, que poderá atingir 2,41 milhões de unidades, e de 4% nas vendas, para um total, de 2,13 milhões.
Montadoras e concessionárias fecharam o mês de janeiro com 186,4 mil veículos em estoque, o que é suficiente para 38 dias de vendas. Desse total, 51,4 mil estão nos pátios das montadoras, e 135 mil veículos nas concessionárias.
Além da recomposição de estoques, a maior produção foi direcionada também para exportação. Em janeiro foram exportadas 37.189 veículos - crescimento de 56% relativamente aos 23.834 unidades do mesmo mês de 2016, o que gerou US$ 810 milhões em faturamento, elevação de 47,9% no comparativo com janeiro de 2016.
A Argentina é o principal mercado brasileiro, absorvendo 50% do total, enquanto o México vem em segundo lugar, com 15%, mas Colômbia e Chile começam a comprar volumes mais significativos, e a expectativa é de crescimento ainda maior com a finalização do acordo de livre comércio com a Colômbia.
Recuperação do crédito
A redução da taxa SELIC, ainda que incipiente, começa a se refletir na oferta de crédito para o setor. Segundo a ANFAVEA, em janeiro de 2017, 54,5% das vendas foram financiadas, um crescimento de quase 10% sobre os 50,3% de novembro, que foi o pior mês nesse indicador da indústria.
Os 54,5% de veículos finados em janeiro ainda estão abaixo da média histórica do setor, que se situa entre 60% e 65%. Com o processo em curso de redução dos juros, a tendência é de crescimento do crédito, e, consequentemente, das vendas.
Com informações: [Auto Data]
Produção e exportação de veículos crescem em janeiro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Governo Temer colocando o brasil nos eixos! Muito bem!
ResponderExcluirE a VW ajudando o Brasil exportando muitos carros. A VW é a maior exportadora do Brasil de automóveis.
Com isso, ela gera emprego aqui, e, ao exportar, traz dólares para o Brasil.
parabéns VW e parabéns Temer.
Tudo farinha do mesmo saco.
ExcluirBolsonaro 2018.
A vw exportou menos carros que janeiro de 2016 neste de 2017
ExcluirKkkkk....boa Lourenço!
ExcluirTraz dólares para o Brasil ou para a Alemanha???
ResponderExcluirAí está o segredo da Alemanha ser tão rica e próspera!
ExcluirLógico, se empresa alemã vende carros no brasil ou fora do país, todos os dinheiros vai para onde? A-L-E-M-A-N-H-A !! é lógico né, porque Volks na Alemanha é Matriz, o restante nos outros países são filiais. Isso só fortalece para Alemanha e não no Brasil, mas por outro lado do nosso país fortalece empregos!
ExcluirA VW traz bilhões de dólares para o Brasil quando exporta.
ExcluirPor exemplo, os 45.000 Up´s que vendeu ao exterior, a média de 10 mil dólares cada um, isso resultou em US$ 450 bilhões de dólares, que entram nas reservas internacionais do Brasil. E ficam no Banco Central do Brasil, e passam a integrar as reservas BRASILEIRAS.
Quando esses dólares entram no Banco Central, ele converte em reais, e deposita na conta brasileira da VW do Brasil.
E a VW do Brasil usa esse dinheiro, em real, para pagar os fornecedores no Brasil, os funcionários no Brasil, os impostos no BRASILL.
O que ela manda para a Alemanha, só quando dá lucro no Brasil, e envia US$ 0,5 bilhões, que dá US$ 500 milhões, por ano, no máximo.
Ou seja, quando a VW Brasil vende no exterior, ela traz bilhões de dólares para o Brasil, ficam nas reservas internacionais do Brasil, administradas pelo banco central do Brasil.
É preciso desenhar, pois tem um pessoal muito limitado que não tentende nada como funcionam exportações, nada. Essa é educação brasileira.
Nossa senhora, quanta besteira em um post só. Essa é a educação brasileira.
ExcluirNão seriam 450 milhões de dólares? É preciso desenhar, pois tem um pessoal muito limitado que não entende nada como funcionam as exportações, nada.
ExcluirSim, US$ 450 milhões de dólares.
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