A montadora de automóveis alemã Volkswagen apresenta no Detroit Motor Show o I.D. BUZZ, modelo que se consubstancia em uma Kombi da era moderna.
O VW I.D. Buzz simboliza essa mudança de estratégia da Volkswagen, com foco maior em veículos elétricos. A marca pretende vender, em 2025, um milhão de carros elétricos por ano. O novo e-Golf já oferece uma autonomia elétrica 50% maior. A partir de 2020, chega ao mercado a família I.D., uma nova geração de carros totalmente elétricos e totalmente conectados e mais acessíveis.
Com o veículo conceito I.D. BUZZ a Volkswagen está demonstrando em Detroit como a mobilidade elétrica do amanhã será rica em equipamentos. O modelo tem tração nas quatro rodas e motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, modo de condução totalmente autônomo (I.D. Pilot) e uma nova geração de indicadores e controles.
O I.D. BUZZ é o MPV (multipurpose vehicle – veículo multiuso) da próxima geração. Ele é baseado na nova Plataforma Modular Elétrica (MEB) e oferece conforto e espaço para longas viagens. Sua autonomia elétrica, pelos critérios do NEDC, chega a 600 quilômetros.
O I.D. BUZZ pode ser reabastecido de forma indutiva ou numa estação de recarga de energia. Com uma potência de carga de 150 kW, são necessários cerca de 30 minutos para recarregar até 80% da bateria.
Há apenas quatro meses, a Volkswagen apresentou o irmão menor do I.D. BUZZ no Salão de Paris: o I.D. – um carro elétrico compacto que será lançado em 2020, com autonomia de até 600 quilômetros.
O I.D. será o primeiro carro a entrar em produção baseado na nova plataforma MEB, para veículos elétricos. E o primeiro carro-conceito da Volkswagen que pode ser conduzido de forma totalmente autônoma.
Agora, o novo I.D. BUZZ será o primeiro MPV em que isso é possível: tudo o que é preciso é um leve empurrão no volante e ele se funde ao cockpit, trocando o modo manual para o modo de condução totalmente autônoma “I.D. Pilot” (previsto para 2025).
A partir disso, o banco do motorista pode girar e o condutor ficar de frente para os passageiros de trás. Scanners a laser, sensores ultrassônicos, sensores por radar, câmeras de área e uma câmera dianteira varrem o espaço em torno do carro, com outros dados do trânsito recebidos por meio de conexão à internet.
No I.D. BUZZ o cockpit convencional não existe mais. Em vez dele, o MPV projeta em 3D as informações mais importantes em um Head-up Display de realidade aumentada (AR) no campo de visão do motorista, em formato virtual sobre a estrada.
Itens como o sistema de informação e entretenimento e as funções do ar-condicionado são controlados por meio de um tablet removível. Enquanto isso, os controles principais para a condução estão localizados no volante. Sua parte interna não é equipada com raios e botões, como é normal atualmente.
No lugar deles, traz um tipo de touchpad (superfície de toque) com campos capacitivos, transformando assim o volante tradicional num volante multifuncional sensível ao toque.
A utilização do espaço no carro-conceito, que tem até oito assentos, é melhor do que em qualquer outro veículo elétrico. A disposição multivariável dos bancos e a integração interativa do I.D. BUZZ contribuem em grande parte para isso.
Graças à plataforma estendida MEB XL, este veículo conceito com 4.942 mm de comprimento, 1.976 mm de largura e 1.963 mm de altura disponibiliza, também no interior, dimensões espaciais extraordinárias.
Além disso, o I.D. BUZZ não é apenas um gigante em termos de espaço: graças ao seu design, também é um dos carros mais confortáveis do mundo. Ele tem grande distância entre-eixos (3.300 mm).
A bateria fica localizada no meio, sob o assoalho do veículo. Isso abaixa o centro de gravidade e garante perfeita distribuição do peso. A suspensão do I.D. BUZZ, com seus amortecedores regulados eletronicamente, garante também um conforto de alta classe. O sistema de tração integral com emissão zero e potência combinada de 374 cv, equivalente a 275 kW (os motores elétricos dianteiro e traseiro têm 150 kW cada) é a combinação perfeita para a personalidade dinâmica do carro. A versão do I.D. BUZZ apresentada em Detroit alcança 100 km/h em cinco segundos e sua velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
VW I.D. Buzz: a Kombi do futuro é elétrica e autônoma
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Me amarrei. Show de bola!!!!
ResponderExcluirAgora, no Brasil só em 2035.
Show! E o preço? Vai vendo...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.