A montadora alemã de automóveis Volkswagen desfruta de uma liderança de mercado na China, tanto no segmento generalista, quando no premium, com a Audi, mesmo tendo demorado a responder ao forte apetite dos consumidores por crossovers e SUVs. Durante anos suas duas marcas de mercado de massa, Volkswagen e Skoda, tinham apenas três crossovers na China: VW Tiguan e Touareg e o Skoda Yeti.
Mas agora o fabricante de automóveis alemão está se preparando para lançar uma onda de crossovers e SUVs. Até 2020, a marca Volkswagen lançará 10 novos ou redesenhados crossovers na China. Os dois primeiros - o alongado Tiguan crossover e o SUV Teramont (versão chinesa do Atlas) chegam ao mercado chinês no primeiro semestre deste ano.
No mesmo período, a Skoda lançará quatro novos crossovers. O primeiro deles - o Skoda Kodiaq - estará à venda em fevereiro. A ofensiva de produtos da Volkswagen é aposta da Volkswagen para se manter à frente da General Motors e continuar a ser o fabricante de automóveis mais vendido da China.
Mas a GM também não está dormindo. Esta semana, a GM anunciou planos para introduzir nove novos ou redesenhado crossovers na China.
Mesmo com um mix limitado de SUV´s e crossovers, a VW foi a marca mais vendida da China em 2016, com um total de 3,98 milhão veículos, enquanto a GM ficou com 3,87 milhões. Para efeito de comparação, o que a VW sozinha vendeu na China em 2016 é o dobro de todo o mercado brasileiro inteiro.
Os consumidores chineses têm uma demanda insaciável por crossovers e SUVs. Em 2016, as vendas da indústria de crossovers e SUV subiram 45%, para um total de 9 milhões de veículos. Agora, apoiada por seu line-up expandido de crossovers e SUVs, a VW tem a chance de ampliar sua liderança sobre a GM.
Essa ofensiva no segmento de SUV´s e crossovers da VW e GM no mercado chinês certamente provocará uma reação das concorrentes menores, como Ford e Honda, em uma ação para evitar ficarem irrelevantes.
Mas, com tantos SUv´s e crossovers no mercado, em algum ponto do futuro esse mercado tende a ficar saturado.
Volkswagen quer domínio total no segmento SUV na China
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.