Modelos exemplares desse processo eram o Chevrolet Omega CD 3.0 - um sedã de luxo praticamente idêntico ao modelo europeu - e o Fiat Tempa, primeiro modelo brasileiro a adotar um cabeçote de quatro válvulas por cilindro. Esses eram um dos modelos mais rápidos na aceração de 0 a 100 km/h, com 10,16 segundos para o Chevrolet, e 10,22 segundos para o Tempra.
Havia porém modelos mais antigos, mas que receberam tecnologias modernas, como o Volkswagen Gol GTI, que chegou ao mercado um pouco antes, em 1989, mas, com seu motor 2.0 8V, conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 10m34 segundos.
Esse tempo do Gol GTI era sem dúvida um número bom, mas pouca coisa melhor que seu irmão mais barato (que custava quase a metade do preço), o Gol GTS, que, com um quatro cilindros 1.8 8V com comando de válvulas esportivo, fazia a mesma prova em 10,6 segundos.
O quinto modelo nacional mais rápido na década de 90 era o Chevrolet Monza SE, com 10,8 segundos.
Ranking - 23 modelos nacionais mais rápidos - 0 a 100 km/h
Rank | Modelo | 0 a 100 Km/h [s] |
1 | Omega 3.0 CD | 10,16 |
2 | Tempra 2.0 16V | 10,22 |
3 | Gol GTI | 10,34 |
4 | Gol GTS | 10,60 |
5 | Monza Classic SE | 10,80 |
6 | Kadett GSI | 10,93 |
7 | Santana GLS 2000 | 11,12 |
8 | Versailles 2.0 Guia | 11,20 |
9 | Opala Diplomata 4.1 | 11,22 |
10 | Kadett GS | 11,26 |
11 | Elba CS 1.6 | 11,30 |
12 | Voyage GLS | 11,40 |
13 | Saveiro GL 1.8 | 11,42 |
14 | Uno 1.6 R | 11,82 |
15 | Voyage GL 1.8 | 11,84 |
16 | Escort XR-3 | 12,11 |
17 | Parati GL 1.8 | 12,30 |
18 | Verona GLX 1.8 | 13,04 |
19 | Escort L 1.6 | 13,19 |
20 | Apollo 1.8 GLS | 13,41 |
21 | Fiorino | 13,90 |
22 | Logus GLS 1.8 | 13,96 |
23 | Gol CL 1.6 | 14,34 |
24 | Pampa 1.8 S | 14,72 |
25 | Chevette Junior | 21,58 |
26 | Uno Mille | 24,62 |
Fonte: Vídeo comparação carros dos anos 90 - Richard Lowenthal
bons tempos. sonhava com um gol GTI OU GTS rsrsrs. ....
ResponderExcluirVoyage GLS 1.8 com bancos Recado, que diferença para esses acabamentos toscos de hoje.
ResponderExcluirMeu sonho de consumo era ou Kadet Gsi, ou Gol Gti ou Voyage Sport. Aliás a Chevrolet foi quem inaugurou os painéis digitais no Brasil. O do Ômega era LINDO!
ExcluirBancos RECARO, amigo!
ExcluirExiste a possibilidade do Gol gti 2018 continuar no G3 ou até ser o primeiro!
ResponderExcluirE o uno turbo???
ResponderExcluirAqui? Os caras odeiam a Fiat. E o Tempra Turbo e Marea Turbo? Mas também, em uma matéria cheia de erros de português fica complicado....
Excluir"-Ômega CD, um modelo praticamente idêntico ao europeu...". Realmente o cara que escreveu essa matéria entende.....sqn
ExcluirO mais rápido era o uno turbo
ResponderExcluirAqui perto de casa tem um Tempra que está se deteriorando... Uma pena, e parece que ainda era da versão topo de linha ser o turbo.
ResponderExcluirEsqueceram do Uno Turbo.
ResponderExcluirEstranho esta lista.
ResponderExcluirAnos 90 compreende 1990 a 1999 e sinto falta de muitos modelos como o já citado uno turbo, até mesmo o Tempra turbo e Marea turbo.
Bons tempos como este deixam saudades.Decadas de 70 - 80 e parte da década de 90 .Época em que os carros eram tratados como integrantes das famílias, diferente da época atual em que o veiculo é visto de maneira fria ,destinado apenas a uso para posterior descarte .
ResponderExcluirFaltaram corsa gsi, uno turbo, tempra turbo, marea turbo, escort zetec, golf gl/glx,
ResponderExcluirVECTRA GSI
ResponderExcluirCaramba. A GM Já era ineficiente desde aquela época. Diplomata com motor 6 cilindros 4.1 tomando pau de Santana 2.0...afff.
ResponderExcluirJesus Cristo! Como a tietagem cega as pessoas. Vou te ajudar, volta lá e lê de novo, até o Gol Gts 1.8 era mais rápido que o Santana.
ExcluirO Escort Zetec era mais rápido do que o Santana e tu não fala nada, aliás, mais rápido até que o Gol GTS 1.8
ExcluirSO VEJO Q O VECTRA 96 ATINGE O 100KM EM 8,5 SEGUNDOS KAKAKAKA
ExcluirTirando o Gol GTS, todos os APs 1.8 tomando toco da Elba 1.6, sinistro... Será que era uma Elba com escadinha no teto?
ResponderExcluirBons tempos!
ResponderExcluirCoitado do ford focus geração 2, em 1989 já havia carro com o tosco desempenho dele hoje. Coitado do focus, lerdão, pesado e chocho.
ResponderExcluirCorsa gsi,uno turbo, marea turbo,escort zetec, gol gti 16V ventra gsi e etc... lista de quem não viveu os anos 90 . Esperamos que pesquisem antes de postar
ResponderExcluirCorsa gsi,uno turbo, marea turbo,escort zetec, gol gti 16V ventra gsi e etc... lista de quem não viveu os anos 90 . Esperamos que pesquisem antes de postar
ResponderExcluirCorsa gsi, uno turbo, tempra turbo,vectra gsi, marea turbo ,gol gti 16V e outros . Poderia pesquisar um pouco antes de postar meu amigo
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.