Desse total, 256.514 unidades foram do Suzuki/Maruti Alto, os quais lhe rendem o título de sub-compacto mais vendido do mundo, mesmo com queda de 18,3% relativamente a 2015.
A segunda família de modelos sub-compactos mais vendida do mundo é a do Volkswagen Up!, cujas vendas globais somadas do Up!, Seat Mii e Skoda Citigo, somaram 221.614 unidades - retração de 8,1% em relação a 2015.
Essa retração de 8,1% nas vendas do Up! pode ser explicada pelo fato de que a família Up! recebeu uma atualização de meio de ciclo de vida na Europa, e, na América do Sul, o modelo teve sua produção interrompida por quase três meses.
O terceiro modelo sub-compacto mais vendido do mundo é o Chevrolet Spark, com 220.211 unidades - avanço de 9,9% sobre 2015.
Já a quarta colocação fica para o Fiat Panda, com aumento de 11,4% em suas vendas de 2016, para um total de 187.749 unidades.
A quinta colocação cabe ao Fiat 500, com 181.387 unidades vendidas - queda de 5,2% sobre igual período de 2015.
Ranking de 5 veículos sub-compactos mais vendidos no mundo em 2016
Rank | Modelo | 2016 | 2015 | Δ [ 2016 / 2015 ] | |
1 | Maruti | Alto | 256.514 | 313.783 | -18,3% |
2 | VW Up! + Seat Mii + Citigo | 221.614 | 241.025 | -8,1% | |
3 | Chevrolet | Spark | 220.211 | 200.335 | 9,9% |
4 | Fiat | Panda | 187.749 | 168.582 | 11,4% |
5 | Fiat | 500 | 181.387 | 191.391 | -5,2% |
6 | Maruti | Wagon R | 172.175 | 170.467 | 1,0% |
7 | Hyundai | Grand i10 | 171.101 | 163.272 | 4,8% |
8 | Volkswagen | Up! | 163.463 | 179.265 | -8,8% |
9 | Daihatsu | Tanto | 160.603 | 157.756 | 1,8% |
10 | Hyundai | i10 | 147.144 | 168.227 | -12,5% |
11 | Ford | KA | 135.678 | 164.728 | -17,6% |
12 | Suzuki | Alto | 129.745 | 159.903 | -18,9% |
13 | Kia | Picanto | 122.178 | 115.114 | 6,1% |
14 | Suzuki | WagonR | 104.247 | 120.953 | -13,8% |
15 | Kia | Morning | 97.239 | 103.531 | -6,1% |
16 | Maruti | Celerio | 89.353 | 86.878 | 2,8% |
17 | Nissan | Dayz | 88.528 | 150.696 | -41,3% |
18 | Honda | NWGN | 87.377 | 96.038 | -9,0% |
19 | Daihatsu | Move | 86.055 | 120.835 | -28,8% |
20 | Smart | Fortwo | 82.130 | 76.863 | 6,9% |
21 | Daihatsu | Mira | 79.835 | 92.988 | -14,1% |
22 | Toyota | Aygo | 78.480 | 77.869 | 0,8% |
23 | Suzuki | Spacia | 78.113 | 79.375 | -1,6% |
24 | Daihatsu | Cast | 76.932 | 32.324 | 138,0% |
25 | Haval | H1 | 76.056 | 74.571 | 2,0% |
26 | Citroen | C1 | 68.089 | 67.714 | 0,6% |
27 | Hyundai | Eon | 64.731 | 75.838 | -14,6% |
28 | Peugeot | 108 | 55.730 | 59.327 | -6,1% |
29 | Opel | Adam | 51.056 | 54.553 | -6,4% |
30 | Renault | Twingo | 48.835 | 53.368 | -8,5% |
31 | ChangAn | Benben | 48.476 | 47.312 | 2,5% |
32 | Volkswagen | Fox/CrossFox | 47.984 | 79.590 | -39,7% |
33 | Toyota | Agya | 47.922 | 56.683 | -15,5% |
34 | Fiat | Uno | 43.711 | 86.759 | -49,6% |
35 | Suzuki | Beidouxing | 41.602 | 50.328 | -17,3% |
36 | Daihatsu | Ayla | 41.472 | 36.522 | 13,6% |
37 | Opel | Karl | 37.831 | 21.767 | 73,8% |
38 | Skoda | Citigo | 36.915 | 37.533 | -1,6% |
39 | Suzuki | Mehran | 36.470 | 35.489 | 2,8% |
40 | Suzuki | Celerio | 35.236 | 33.661 | 4,7% |
41 | Mitsubishi | eK | 29.946 | 26.501 | 13,0% |
42 | Chery | 26.202 | 28.778 | -9,0% | |
43 | Maruti | Ritz | 25.899 | 19.809 | 30,7% |
44 | Ravon | Spark R2 | 22.415 | 6.080 | 268,7% |
45 | Seat | Mii | 21.236 | 24.227 | -12,3% |
46 | Toyota | Pixis | 19.778 | 18.550 | 6,6% |
47 | Honda | NOne | 19.045 | 22.829 | -16,6% |
48 | Ravon | Matiz R1 | 17.678 | 2.790 | 533,6% |
49 | FAW | Xiali N3/N5/N7 | 17.170 | 26.658 | -35,6% |
50 | Opel | Mokka | 17.158 | 18.292 | -6,2% |
51 | Skoda | Octavia | 16.980 | 14.199 | 19,6% |
Porque o Picanto e o Morning estão separados? São o mesmo carro somente com nome diferente mesmo caso do Up que existe outros nomes no mesmo carro.
ResponderExcluirUno e panda...
ExcluirExatamente, o Picanto é vendido com o nome de Morning em alguns mercados, inclusive na Coréia. Outras coisas incríveis: Opel Mokka que no Brasil é conhecido como Chevrolet Tracker entrou na lista bem assim como o Skoda Octavia que é o equivalente do Jetta.
ExcluirRealmente, falta de noticiário para descrever por aqui.
ResponderExcluirMatéria totalmente desnecessária ...
notar que o ford ka figura na lista, sendo vendido apenas no brasil, 2017 será vendido na europa com grande possibilidade de figurar no top five
ResponderExcluirNa realidade o ranking do ka é uma falsidade, pois soma o Ka europeu e o Ka+ europeu, que nada mais e que o nosso ka melhorado em muito e nao tem nada a ver com o ka europeu,
ExcluirO Karl é ate fabricado na mesma linha do Spark na Coreia... Tem tudo haver... Mesma plataforma.. Mesma mecânica...
ExcluirOu seja, FIAT Panda + 500 + Uno = mais de 400.000 unidades. Bacana!
ResponderExcluirNo total, 35 mil unidades a menos em 2016, no principal mercado da Fiat. Por isso, a Fiat está com problemas financeiros.
ExcluirSe foram somados VW Up! + Seat Mii + Citigo, pq não somar juntos também Chevrolet Spark + Opel Karl + Vauxhall Viva + Holden Barina, se são basicamente os mesmos carros também?
ResponderExcluirQuanta besteira. O Spark não tem nada a ver com o Karl. E o Holden Barina é o Sonic, não tem nada a ver com o kakl ou spark.
ExcluirAcho interessante como as moças ficam bravas com o fato de o UP ser o segundo sub-compacto mais vendido do mundo.
Detalhe. O Novo up chegou a Europa com motor tsi apenas em dezembro, entao é provavel que o up seja em 2017 o mais vendido do mundo,
Estou a poucos dias com o up e a cada dia, o que me surpreende, é o seu espaço.
ResponderExcluirE prepare-se para se surpreender com a economia de combustível e o desempenho do carrinho.
ExcluirSimplesmente, sensacional.
Parabéns pela compra.
Prepare para broxar tb quando olhar aquela frente q parece um focinho de jegue q acabou de lamber sal mineral.
ExcluirO seu up é o tsi?
ExcluirOs Fiateiros ficam doidos de raiva com essa tabela.
ResponderExcluirNão sou "Fiateiro", é a marca que menos gosto das 4 principais, mas entre Fiat Panda e 500 venderam quase 370 mil, mais do que somar todos os VW da lista.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.