A Ford trocou a alavanca de câmbio do Fusion 2017 por um novo seletor rotativo eletrônico, chamado E-Shifter, que além de criar um espaço mais funcional no console conta com uma função adicional de segurança. Quando o motorista vai sair do carro – situação que o sistema identifica usando vários sensores – ele coloca o câmbio automaticamente no modo de estacionamento para evitar acidentes.


Todas as versões do Fusion 2017 trazem esse recurso integrado na transmissão automática de seis marchas. A versão 2.5 Flex dispõe ainda da função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor, e a versão 2.0 EcoBoost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, além de “paddle shift” para trocas manuais.



Ao desenvolver o novo câmbio, identificou-se a oportunidade de incluir um software inteligente para evitar a movimentação do carro, mesmo se o motorista esquecer ou acidentalmente deixar o comando em outra posição, que não o P, ao estacionar. A tecnologia foi criada para colocar o carro automaticamente no modo de estacionamento em qualquer uma das seguintes condições:
  • O motorista desligar o veículo;
  • A porta do motorista for aberta quando o cinto de segurança estiver solto e o veículo parado;
  • O cinto de segurança for solto quando a porta do motorista estiver aberta e o veículo parado.
Sistema inteligente

O comando rotativo E-Shifter tem três diferentes módulos eletrônicos que monitoram a transmissão e as trocas: para um comando de marcha ser aceito, todos devem estar de acordo. O sistema evita também outras situações indesejadas, como o engate da ré quando se está acima de 8 km/h.


A tecnologia foi projetada para não agir se o motorista estiver com o cinto de segurança preso e abrir a porta com o carro em movimento para soltar o casaco preso na porta, por exemplo, ou se estiver estacionando e abrir a porta para ver as marcações na guia.


Acidentes desse tipo geralmente acontecem quando o motorista sai do carro com o motor ligado e o câmbio não está no modo de estacionamento, o que pode causar ferimentos graves em outros motoristas e pedestres. Segundo a administração de segurança no trânsito dos Estados Unidos, cerca de 2.000 pessoas são feridas por ano no país nesse tipo de acidente.

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Qual a diferença entre esse sistema e o uso do freio de estacionamento eletrônico? (O honda hrv, por exemplo, também imobiliza automaticamente o carro por meio do freio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O freio de estacionamento eletrônico é acionado automaticamente ao se desligar o carro.

      Neste sistema descrito na matéria, o freio é acionado com a saída do condutor com o carro ligado ou não.

      Se a grand cherokee tivesse esse sistema, por exemplo, o ator Anton Yelchin estaria vivo.

      Excluir
  2. A minha C180 tb tem isso...abriu a porta o câmbio vai direto pro Parking

    ResponderExcluir
  3. O Golf TSI Alemão faz a mesma coisa. Pode estar em D, se tirar o cinto parado, o freio de estacionamento aciona sozinho. O mesmo se vc abrir a porta com o carro parado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No casondo fusion o cambio tb muda para P. É mais seguro que apenas ativar o freio de mão.

      Excluir
  4. Item de segurança deveria ser de série, até porque é software, isto é, barato.

    ResponderExcluir
  5. Tomara que popularize esse tipo de seletor de câmbio, e tb o freio de mão eletrônico.

    ResponderExcluir
  6. Até o dualogic faz isso!!! Se abrir a porta do motorista com o carro engrenado, ele eletronicamente passa para o Neutro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro, o trancologic não faz isso, passar pro neutro é uma coisa, o carro pode descer e atropelar o motorista ou outra pessoa, como aconteceu com o ator russo.
      A questão é o carro mudar para P, evitando que o mesmo atropele alguém.

      Excluir
    2. Sim verdade...Mas foi o que eu disse.... "eletronicamente passa para o Neutro"... Bem diferente do cambio da S10, que se vc deixar em D e abrir a porta e tirar o pé do freio, o carro vai embora... O Dualogic, mesmo não colocando em P, já auxilia muito na segurança....

      Excluir
  7. Acabei de trocar meu fusion 2014 pelo 2017 AWD, mais na concessionária não disseram nada disso pra mim.
    Parabéns a reportagem da revista

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem