Todas as versões do Fusion 2017 trazem esse recurso integrado na transmissão automática de seis marchas. A versão 2.5 Flex dispõe ainda da função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor, e a versão 2.0 EcoBoost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, além de “paddle shift” para trocas manuais.
Ao desenvolver o novo câmbio, identificou-se a oportunidade de incluir um software inteligente para evitar a movimentação do carro, mesmo se o motorista esquecer ou acidentalmente deixar o comando em outra posição, que não o P, ao estacionar. A tecnologia foi criada para colocar o carro automaticamente no modo de estacionamento em qualquer uma das seguintes condições:
- O motorista desligar o veículo;
- A porta do motorista for aberta quando o cinto de segurança estiver solto e o veículo parado;
- O cinto de segurança for solto quando a porta do motorista estiver aberta e o veículo parado.
O comando rotativo E-Shifter tem três diferentes módulos eletrônicos que monitoram a transmissão e as trocas: para um comando de marcha ser aceito, todos devem estar de acordo. O sistema evita também outras situações indesejadas, como o engate da ré quando se está acima de 8 km/h.
A tecnologia foi projetada para não agir se o motorista estiver com o cinto de segurança preso e abrir a porta com o carro em movimento para soltar o casaco preso na porta, por exemplo, ou se estiver estacionando e abrir a porta para ver as marcações na guia.
Acidentes desse tipo geralmente acontecem quando o motorista sai do carro com o motor ligado e o câmbio não está no modo de estacionamento, o que pode causar ferimentos graves em outros motoristas e pedestres. Segundo a administração de segurança no trânsito dos Estados Unidos, cerca de 2.000 pessoas são feridas por ano no país nesse tipo de acidente.
Qual a diferença entre esse sistema e o uso do freio de estacionamento eletrônico? (O honda hrv, por exemplo, também imobiliza automaticamente o carro por meio do freio)
ResponderExcluirO freio de estacionamento eletrônico é acionado automaticamente ao se desligar o carro.
ExcluirNeste sistema descrito na matéria, o freio é acionado com a saída do condutor com o carro ligado ou não.
Se a grand cherokee tivesse esse sistema, por exemplo, o ator Anton Yelchin estaria vivo.
A minha C180 tb tem isso...abriu a porta o câmbio vai direto pro Parking
ResponderExcluirO Golf TSI Alemão faz a mesma coisa. Pode estar em D, se tirar o cinto parado, o freio de estacionamento aciona sozinho. O mesmo se vc abrir a porta com o carro parado.
ResponderExcluirNo casondo fusion o cambio tb muda para P. É mais seguro que apenas ativar o freio de mão.
ExcluirExcelente tecnologia!
ResponderExcluirItem de segurança deveria ser de série, até porque é software, isto é, barato.
ResponderExcluirBMW e Land Rover tb faz isso.
ResponderExcluirTomara que popularize esse tipo de seletor de câmbio, e tb o freio de mão eletrônico.
ResponderExcluirAté o dualogic faz isso!!! Se abrir a porta do motorista com o carro engrenado, ele eletronicamente passa para o Neutro....
ResponderExcluirNão meu caro, o trancologic não faz isso, passar pro neutro é uma coisa, o carro pode descer e atropelar o motorista ou outra pessoa, como aconteceu com o ator russo.
ExcluirA questão é o carro mudar para P, evitando que o mesmo atropele alguém.
Sim verdade...Mas foi o que eu disse.... "eletronicamente passa para o Neutro"... Bem diferente do cambio da S10, que se vc deixar em D e abrir a porta e tirar o pé do freio, o carro vai embora... O Dualogic, mesmo não colocando em P, já auxilia muito na segurança....
ExcluirAcabei de trocar meu fusion 2014 pelo 2017 AWD, mais na concessionária não disseram nada disso pra mim.
ResponderExcluirParabéns a reportagem da revista
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.