A Audi comemora a marca de 8 milhões de veículos equipados com a sua tradicional tecnologia de tração integral Quattro. O modelo ao coube registrar a conquista é um Audi Q5, fabricado na recém-inaugurada fábrica da empresa em San José Chiapa, no México.

Novo Audi Q5 2018 Quattro

A tração Quattro da Audi foi apresentada em 1980, no Salão de Genebra, na Suiça, e hoje integra mais de 40% dos veículos da marca vendidos em todo o mundo. Além de performance, o sistema é também um recurso de segurança.

Novo Audi Q5 2018 Quattro

Com o nome comercial quattro all-wheel drive system, o sistema é oferecido em mais de 100 versões e modelos da marca, entre os quais Q7, A4 allroad , A6 allroad, A8, R8 e em todos os carros das linhas S e RS.

Novo Audi Q5 2018 Quattro

Em 2015, 44% dos veículos Audi vendidos em todo o mundo dispunham de tração Quattro. O Audi Q5 é o modelo de maior venda contar com sistema, estando em cerca de 262 mil unidades negociadas.

Audi RS3 Quattro

A tecnologia tem diferentes versões adaptadas para cada modelo. Para os veículos compactos, com motor transversal, como o Audi RS3, uma embreagem com múltiplos discos com acionamento hidráulico, controlada eletronicamente, é montada no eixo traseiro.

Audi R8 V10 Quattro

Já no esportivo R8, que conta com central, a embreagem de múltiplos discos fica no eixo dianteiro. O sistema eletrônico distribui distribui o torque variavelmente entre ambos os eixos, de acordo com a demanda de condução.

1 Comentários

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  1. Hj há basicamente 3 versões. Plataformas com motores longitudinais clássicas usam "crown gear", com diferencial central, mecânico. São AWD Full time, com distribuição 40:60 em situações normais. Para as plataformas com motor transversal, a AUDI/VW ainda usa Haldex, com embreagem multidisco de acionamento hidráulico. É AWD apenas sob demanda. Em situações normais, é praticamente 100% tração dianteira. E o novo quattro Ultra, usado nas plataformas longitudinais novas de carros menos "brutos" (A4 e Q5 novas), fornecido pela Magna. Funciona sob demanda, como a Haldex, mas com vantagens: é eletromecânico, e não hidráulico, sendo muito mais rápido e suave; e consegue desacoplar totalmente o eixo, poupando energia e combustível. A AUDI pretende integrar o sistema Ultra a outros módulos do carro, como gps, para que o sistema funcione de forma preditiva, e não só reativa. O carro vai prever quando e como a distribuição nas quatro rodas ocorrerá. Eu, pessoalmente, ainda prefiro o bom e velho sistema com diferencial central e tração Full time...

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