A Audi do Brasil lança oficialmente no mercado nacional o A3 Sedan 2017 - veículo que chega com facelift externo, novidade no interior e uma lista de itens de série mais completa nas duas versões iniciais com motor Flex. Apesar do amento de preços, as versões Attraction, a R$ 115.190 reais e Ambiente por R$ 124.190 reais, estão mais competitivas e bem equipadas. A versão topo de linha, Ambition, será apresentada posteriormente.
Em termos estéticos, o Audi A3 Sedan 2017 brasileiro, fabricado em São José dos Pinhais, Estado do Paraná, recebeu a mesma atualização apliadada ao modelo europeu, que aproxima o design do A4 com uma nova grade dianteira com contornos mais nítidos, novos faróis, novas rodas de liga leve, e, na traseira, lanternas com elementos em LED redesenhado, assim como um novo difusor central.
As principais alterações, porém, estão no interior. O volante é novo, de três raios, com desenho mais esportivo, enquanto a haste de acionamento dos indicadores de direção vem do A4.
Outra novidade é a iluminação ambiente interna, agora totalmente em LED.
Há ainda novos difusores de ar, duas entradas USB (que permitem a conexão de smartphones sem cabo) e um novo sistema de informação e entretenimento MMI com tela de 7 polegadas e com capacidade de espelhamento de tela de smartphone Android e Apple.
Itens das versões
Com o motor bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam incluem, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista.
Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction, traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
Há ainda o sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode fornecer até 10% de economia de combustível, sobretudo nas grandes cidades. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio com 16 polegadas.
A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.
Opcionais
Há dois pacotes de equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, e o pacote Ambiente Plus, que traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
Em relação à motorização, foi mantido o motor 1.4 TSI flex de 150 cv associado com a transmissão automática de seis marchas, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 sm para atingir uma velocidade máxima de 215 km/h.
Em termos dimensionais, o A3 Sedan permanece com 4,46 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,42 m de altura, 2,64 m de entre-eixos, 425 litros de capacidade volumétrica do porta-malas e peso em ordem de marcha de 1.240 kg.
Conclusão
O Audi A3 Sedan 2017 em suas versões flex chegam com estética atualizada, interior mais esportivo e, principalmente, com uma gama de equipamentos de serie condizente com a categoria premium.
Audi A3 Sedan 2017: preços, especificações e desempenho
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A 2.0 Ambition atual está sendo vendida por 131 mil reais. Se continuarem praticando esses preços na nova versão eu fecho negócio ainda nesse 1 semestre.
ResponderExcluirEsqueça. Se a versão 1.4 sai por 124 mil, a 2.0 repaginada virá por no mínimo 145 mil.
ExcluirControle de cruzeiro opcional? Isso é um absurdo. Tem gente que sente falta dele até no hb20
ResponderExcluirPor este valor o Jetta TSI 2.0 é melhor negócio
ResponderExcluirEstive na Audi Center de Curitiba e percebi que as lanternas traseiras não possuem mais a iluminação em LED. O vendedor disse que somente na versão Ambition 2.0 teriam elementos em LED. Vocês do blog sabem algo a respeito? Vi que na reportagem vocês citam o contrário.
ResponderExcluirOutra situação que observei, na versão Attraction, a iluminação interna não era em LED, mas sim aquela iluminação amarelada comum em todos os carros. Espero ter ajudado com essas informações.
O volante desse carro é simplesmente lindo!!!
ResponderExcluirQuanto aos pacotes de opcionais, se o camarada quiser só os bancos de couro mas não quer teto, é obrigado a pagar por isso???? Ajuda aí gente!!!
Agora, já comentei aqui e reitero!
ResponderExcluirEu só compraria um Audi hoje, se ele fosse comercializado conjuntamente nas CSS VW.Pois são poucas CSS Audi no Brasil, dificultando o acesso à essas CSS Audi.Só tem praticamente nas grandes metrópoles.
Com vendas conjugadas às grandes CSS VW seria uma boa.
A versão não apresentada Ambition de longe é a mais interessante da linha. E a mais próxima do que se espera de um Audi. Essas versões 1.4 foram reduzidas a um simples sedã médio nacional, sem nenhum diferencial que justifiquem seus valores. Hilário é o esforço do texto tentado nos convencer que há algo significante nessa versão 2017 do modelo, exaltando o novo volante de três raios e as hastes de acionamento dos indicadores de direção à la A4. Aí a gente repara nas fotos e percebe que o modelo/versão 2017 nem sequer teve a dignidade de evoluir nas lanternas traseiras, talvez inspiradas agora no Voyage... Ausência de Cruise Control num sedã acima de 100 mil reais é difícil de engolir. Asim como a opção de bancos de couro (medíocres) apenas para a versão intermediária da linha Ambiente. Ausências dignas de se rasgar o catálogo. Destaco os pontos positivos a evolução do sistema multimídia MMI e a estréia do Virtual Cockpit prometida para a topo de linha.
ResponderExcluirOutra coisa que me chamou atenção foi a baixa qualidade do ensaio fotográfico de divulgação do modelo, provavelmente registrado por algum principiante no campo de provas. Sinal de que a marca está improvi$ando mais do que nunca em terras tupiniquins.
"A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17." 10.000 a mais por isso????????
ResponderExcluirR$ 125.000,00 sem couro?????
Honda Civic agradece! E nem se fale em qualidade, porque qualidade da Honda é indiscutível.
Se forem colocados os opcionais, melhor comprar um A4.
ResponderExcluirA4 Attraction estão pedindo R$ 160mil e o completo R$ 200mil. O A3 completo deve vir na faixa dos R$ 150mil.
ExcluirConcordo sobre Civic cada vez se torna mais interessante frente aos concorrentes.
Civic? Dá um tempo, se é pra gastar mais de 100 mil num HONDA que vá de Accord!
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